plurall

Voltar   plurall > Plurall.doc > Reviews

Reviews Aqui a equipe do Plurall e convidados fazem reviews exclusivos sobre eventos no Brasil e no mundo

Resposta

LinkBack Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico Modos de Exibição Translate
  #1 (permalink)  
Antigo 27-01-2009, 11:29
Admin

Valeu: 5
Recebeu 1,374 valeus em 245 Posts
Padrão [Texto] Universo Paralello - Impressões de um participante em hipnose regressiva

Foi tentando quebrar aos poucos meus preconceitos sobre pequenas partes do mundo que embarquei na minha saga de ano novo rumo a um festival de música eletrônica no litoral da Bahia. Ituberá foi o lugar que abrigou o evento cujo nome, já sugestivo, me dava indícios do que eu viveria durante quase duas semanas entre estradas, belas paisagens, calor e poeira: Universo Paralello.

O festival é algo de surreal. Logo no início acabei reconhecendo meu próprio preconceito ao dizer e propagar a idéia de ser um festival de música eletrônica, porque são muitos locais, muita música, muitas oficinas, muita gente de tudo que é jeito, e infinitas culturas representadas. Claro, o grosso das atrações é o tum-tsh-tum dos computadores e CDJs dos djs, mas não dá pra ignorar a música regional, a MPB, a mistureba com a música celta, a música de relaxar, a música indiana, o rock, a capoeira, as oficinas de dança, de cozinha, de sustentabilidade, os grupos de hare krishna, de hippies, de playboys e patricinhas, de clubbers, toda a boa comida que tinha pra comprar, e aquele clima quente e poeirento que te expulsava da barraca logo as 7 da manhã.

No fim das contas é tudo uma grande pajelança de grupos étnico-político-psico-culturais, com os mais variados sotaques, idiomas e objetivos. Uns, pra pagar a viagem, vendiam artesanato. Outros, pra sustentar o próprio cotidiano, vendiam idéias e talentos em formas variadas. Alguns faziam sexo em troca de dinheiro dos espectadores, e investiam isso na própria subsistência peregrina e na proteção da natureza. Uma mistura muito louca, num cenário que nos embalava dando uma sensação de moleza, de embriaguez, e de vontade de fazer tudo o que se podia, e de fazer nada ao mesmo tempo. E foi assim, um dia depois do outro, um cenário de cada vez, bem devagarzinho que eu, um cara que não sabia direito nem onde colocar as mãos enquanto dançava, passei, senão a gostar daquilo tudo, a admirar a fascinante cultura dos festivais.

O que não consegui explicar ainda foi o motivo de não ter conseguido conhecer e trocar muitas idéias com as pessoas, com algumas raras exceções. O lado negativo do UP talvez se explique pelo fato de cada grupo já ir fechado e ficar convivendo sempre entre os mesmos, além da própria introspecção contemplativa que acompanhava os corpos dançantes de cada pista. O clima de pegação é nulo, as pessoas mal se olham (além de metade do povo usar óculos escuros, o que também dificulta...), e por conta disso a riqueza inter-pessoal fica de lado, pra dar todo o enorme espaço pra riqueza cultural.

Ahhh... e nesse campo é difícil encontrar, na vida, algo grandioso como o Universo Paralello. Eram 5 pistas enormes, que misturavam as batidas e elementos musicais internacionais dos mais variados países (Escócia, Israel, Índia, Brasil e tantos outros) decoradas surrealmente com muita lycra, coqueiros, areia, bambu, espelhos, materiais reaproveitados e uma criatividade que até agora eu estou me perguntando de onde vem (nem efeito de psicotrópicos pode ser suficiente pra criar e fazer aquilo tudo). Ao mesmo tempo que se ouvia o silêncio dos meditantes, a fuzarca das boates, a alegria hari-bo e as lendas e boatos sobre a vida de Juninho 7 quadrados, dormia-se, dançava-se e ria-se muito. Via-se peixes voadores, cidades em chamas, luzes, brilhos, cores e movimentos. Uma ovação sem igual que deixaria Salvador Dali em puro estado de ecstasy!

Enfim... o festival é de verdade um Universo Paralelo. Uma pequena cidade que é erguida, todos os anos, pra celebrar e abençoar 10 mil sonhos de um mundo melhor. E muito mais colorido...

Pra todos os UPviventes, um bom 2009, boas vibes e até o ano que vem.

Rolf Bateman (batmanbio@hotmail.com) é carioca, biólogo formado e o UP#9 foi seu primeiro evento de música eletrônica. (10/01/09)

Essa é sua casa virtual.

Participe, interaja, explore!

Peace, Love, Unity & Respect for All

Última edição por PLURall; 27-01-2009 às 11:31.
Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiTweet this Post!
Responder com Citação
Os seguintes 12 usuários disseram valeu para PLURall por este post:
  #2 (permalink)  
Antigo 27-01-2009, 11:59
Proghedelic

Valeu: 2,124
Recebeu 1,796 valeus em 447 Posts
Padrão Re: [Texto] Universo Paralello - Impressões de um participante em hipnose regressiva

Se vc tava assim nesse, imagina nas edições anteriores q foram bem melhores!
Universo continua sendo mt bom! Mas pra mim boa parte da mágica se perdeu...

soundcloud.com/karmatron
soundcloud.com/djflek

"Se cada um fizesse a sua parte, ao invés de tentar mudar o mundo inteiro; que bem isto realmente seria em prol do mundo."
Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiTweet this Post!
Responder com Citação
Os seguintes 3 usuários disseram valeu para FleK por este post:
  #3 (permalink)  
Antigo 28-01-2009, 23:57
Only 4 big riders

Valeu: 3
Recebeu 10 valeus em 4 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para _mavericks_
Padrão Re: [Texto] Universo Paralello - Impressões de um participante em hipnose regressiva

muito bom.

bacana q vc sentiu tudo isso e conseguiu pegar a magia do lugar.

evoluçao, la teve..e quem viu sabe q existe mto trabalho feito para o conforto e diversao de todos seja 2 mil, 4 mil, 10 mil...

vida longa

abs

Vida Longa aos Povos da Floresta!
Responder com Citação
  #4 (permalink)  
Antigo 29-01-2009, 00:43
Membro Avançado

Valeu: 30
Recebeu 41 valeus em 24 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para roczasi

...essa é a magia que todos tentam buscar *-*
é bom ver que essa magia não foi totalmente estragada,
ela está acesa dentro de cada um de nós que participa ativamente e faz isso acontecer!

a psicodelia nos une, nos faz dançar, nos faz viver de uma tal forma, que não tem como explicar, e isso é lindo, não tem palavras pra descrever... apenas sentir!

viva a psicodelia, viva toda essa cultura belíssima

paz.

P.eace L.ove U.nion R.espect

Responder com Citação
O seguinte usuário disse valeu para roczasi por esse post:
  #5 (permalink)  
Antigo 29-01-2009, 12:58
Linaaaa

Valeu: 236
Recebeu 353 valeus em 109 Posts

Que bom que vc conseguiu sentir isso td la .. Foi exatamente o que eu senti ha 5 anso atras quando estava indo pela primeira vez para o Universo Paralello ... mas acho que com o passar do tempo , se popularizou muito , e com isso acho que muita magia que havia naquele lugar pelo menos para mim se perdeu bastante. Quando eu pus meu pé naquela praia pela primeira vez foi uma experiencia unica, mágica , mas quando fui esse ano e pus o meu pé la nao senti nada. Uma pena .. pq é um dos poucos festvais que vale a pena ir

Responder com Citação
  #6 (permalink)  
Antigo 30-01-2009, 17:20
Sigo o Som

Valeu: 409
Recebeu 223 valeus em 63 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Rodolfooo

Texto muito bom retrata em algumas partes o que senti quando fui pela primeira vez!

A respeito da galera estar falando que a magia se perdeu o meu primeiro UP foi o #7 e todos falavam na época que estava popularizado d+ e não era mais o UP de 3 anos atrás. Mas mesmo assim foi e festival que mudou meu jeito de ver o mundo e as pessoas!

Será que a magia que vcs falam que se perdeu não é pq na primeira vez é tudo novo e apartir dai vamos acostumando com o modelo do festival e com isso as outras edições não nós surpreendem mais como da primeira vez???

Flw
Responder com Citação
Resposta

Favoritos

Tags
festival , hipnose , impressões , paralello , participante , regressiva , review , texto , universo

Usuários Ativos Atualmente Vendo Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada
Modos de Exibição

Regras para Posts