plurall

Voltar   plurall > Plurall.doc > Colunas

Colunas Espaço pra textos especialmente produzidos pela equipe Plurall.

Resposta

LinkBack Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico Modos de Exibição Translate
  #1 (permalink)  
Antigo 10-03-2008, 18:25
poesia ou morte!

Valeu: 2,365
Recebeu 3,607 valeus em 931 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Roosevelt Soares Enviar mensagem via Yahoo para Roosevelt Soares
Padrão Bala Juquinha pra todos

Bala Juquinha pra todos

“Juquinha quando tá chupando bala, não fala;
Não fala, não dá bola nem dá bala, Juquinha...”
:: Parte do slogan usado pra vender a bala nos anos 80 ::

Senhoras e Senhores sinto informá-los que o caso é grave.
Além de crescer assustadoramente o número de pessoas que vem tomando gosto por chupar papel vazio, ainda estão tentado nos subornar com bala Juquinha.

Quem é que não gostava do Juquinha? Aquele lorinho sorridente que vinha estampado no papel amarelo da mais famosa bala dos anos 80.
Pra mim era terrível chupar aquela massa doce, que grudava no céu da boca, tendo que ficar tirando com a língua quando não com o dedo. Mas fazer o que? Tem gosto pra tudo. Hoje a bala que é uma criação brasileira, é exportada pra mais de 40 países.

Eu gostava mesmo é daqueles pirralhos, um negrinho e um branquinho, que vinham estampados naquela caixinha vermelha imitando cigarreira. Com cara de sapeca, com sorriso no rosto e um belo cigarrinho na mão.
Quem é que nunca experimento um cigarrinho de chocolate PAN?

Realmente o chocolate em si, tinha gosto de tudo menos de chocolate.
O verdadeiro barato estava no ritual lúdico de comprar aquela carteira, com todos aqueles cigarrinhos embrulhados em papel de seda, distribuir entre a rodinha de amigos e ostentar nas mãos, aquele saudável prazer de “fumar como gente grande” um cigarrinho de brinquedo comprado com alguns cruzeiros.

Se procurarmos esse cigarrinho de chocolate hoje, vamos encontrar a mesma caixinha vermelha, só que os moleques que vinham estampados na caixa, foram absorvidos pelos novos tempos.
O nome agora é “rolinhos de chocolate” e os garotinhos tem um sorriso amarelado no rosto. Sua mão já não ostenta mais o cigarrinho, no lugar uma mão postiça faz o sinal de “positivo”.

Há 10 anos, eu pensava que em 2010 os carros voariam, que apertaria um botão no telefone e a imagem da pessoa surgiria em pleno ar em minha frente.
Jamais poderia imaginar, que com um pouco mais de 3 anos para completarmos a primeira década do segundo milênio, estaríamos diante de um apagão aéreo, energia, água e muito menos que Sylvester Stallone, após ter sido processado na Austrália por entrar no país com várias cápsulas de anabolizantes, teria a cara de pau de protagonizar "Rambo 4" aos 60 anos de idade.

É galerinha, bem vindo aos novos tempos. Onde o óleo de peroba vem encanado e ideologias são feitas de trapos ao acaso. Onde infelizmente uma grande parte das pessoas perdeu a visão e já não sabem mais a que se apegar.

São tempos de hippie’s de boutiques, descobrindo na pseudo “busca espiritual”, a licença que faltava pra viver um grande barato. Tempos de pit-boys tatuados, de óculos escuro e importado, falarem em paz, amor e usarem teses da Super Interessante pra defender seus vícios ou maus atos.

Mas do que nunca é tempo de descobrir que conhecimento é mais importante do que informação. Que isso sim expande a consciência mais do que qualquer droga psicodélica. Que ler Caros Amigos é mais interessante do que a Super. Que se comunicar através da musica e da dança é uma realidade vazia se não conter originalidade e auto-expressão.

É tempo de aceitar de uma vez por todas que já fomos absorvidos pela indústria e empacotados para venda.

“Se é inevitável essa absorção, vamos então fazer com que essa absorção seja feita de modo a talvez preservar o que seja, o que mereça ser preservado, o que é a essência da coisa.”
Essa é uma afirmação de Jorge Mautner, um poeta da contracultura.

Vocês por acaso perceberam que a mídia e os governantes sérios, vem tratando o fenômeno da musica eletrônica e sua problemática de drogas com muito mais cautela e aceitação?
Com estudos inteligentes, sabem de cada passo dado, de gírias usadas, e comportamentos adotados.
Por acaso você acha que eles fazem isso por acreditar em nosso lindo rosto sorridente, dançando quase que inocentemente sobre noites de luar, sol escaldante ou chuvas torrenciais?

Fazem porque tem noção de nossa base independente. Sabem que a ausência de um estado totalitário, que intervém em toda e qualquer manifestação individual, desestimula a rebelião, que é muito mais forte diante de um sistema de repressão.

É hora de invocarmos nossa herança cultural, já que nossa subcultural já foi absorvida.Construir um futuro melhor começa com a experiência adquirida com o passado. Isso comprova a idéia de que a História não é uma simples coleção de fatos bonitinhos, distantes de nós, mas sim um processo vivo e contínuo, em que todos estão incluídos como personagens.

Diante disso, você pode se descabelar, se posicionar dentro, fora ou apenas se contentar em chupar sua bala Juquinha.

“Bala Juquinha pra todos com síndrome de vaso decorativo, daqueles que você bate palma e a florzinha dança.”

Roosevelt Soares
conexaopsy@hotmail.com
Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiTweet this Post!
Responder com Citação
  #2 (permalink)  
Antigo 30-06-2008, 18:49
MODERADOR

Valeu: 1,525
Recebeu 986 valeus em 351 Posts
Enviar mensagem via ICQ para Renan Reis Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Renan Reis Enviar mensagem via Yahoo para Renan Reis Enviar mensagem via Skype para Renan Reis
Padrão

Adorei a correlação com a bala Juquinha, mas teve um ponto que daria outra perspectiva.

Quando você fala sobre a "precaução" do Estado em relação a cultura eletrônica, não acredito que seja por precaução a revolução, ou mesmo devido a um regime totalitário, até porque não acredito que vivenciamos um!

Acho na verdade que a progressiva aceitação ocorre paralelamente com uma progressiva repulsão. Como?

Acho que o estado como forma de governo rejeita nossa cultura, digo o estado pois ele é a única força expressiva que batalhamos que possui moral, digo isso no sentido político, pois sua moral é contestável, apesar de ser de fato existente, só é repulsiva. Por outro lado, temos nosso sistema econômico, o neo-liberalismo se apropria de tudo o que possa lhe dar lucro, a três décadas atrás ele levou a indumentária hippie para a moda, depois a cultura black, cultura pop, etc. Atualmente ele aproveita de forma óbvia a cultura eletrônica, começando pela cultura gay.

Isso possui dois aspectos, um bom e um ruim. O ruim é o uso midiático (o da mídia), que tem por natureza difundir informação sobre o prisma da moral da sociedade que por sua vez também é espelhada pelo Estado (a moral do estado corresponde a moral da sociedade, mesmo que hajam divergências, as mesmas ocorrem como um fato de mudança da moral). Mas também temos o lado positivo, que não é utilizado, pois é a possibilidade da difusão da cultura real por seus integrantes.

Pois bem, essa é uma perspectiva minha, acredito que a repressão ocorra juntamente com o modismo, sendo uma ação do estado e outra ação do sistema econômico, e não uma causa unilateral.

Namastê
  #3 (permalink)  
Antigo 30-06-2008, 19:39
a m b i e n t

Valeu: 790
Recebeu 1,664 valeus em 472 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Flict
Padrão

Relmente o Mautner sabe o que fala.

Os tempos mudam? Com certeza... E mais do que nunca podemos sentir isso no nosso dia a dia. Hoje a velocidade é enorme!

Cabe a nós aproveitarmos o impulso e fazer da mudança uma verdadeira evolução.

Excelente texto! :clap:

Flict DJ Sets (Soundcloud)
Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiTweet this Post!
Responder com Citação
  #4 (permalink)  
Antigo 08-07-2008, 21:54
Moderador Global

Valeu: 49
Recebeu 21 valeus em 8 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Gatta
Padrão Maraaa...

Nossa, a tempos nao lia um artigo show dos bailes... :clap:

Adorei essa iniciativa viu!!!

Vale para nós abrirmos nossos olhos remelentos de um sono patetico... vale para que nós tenhamos uma visão do nosso lado inteligentemente falando....

Quando li o artigo Roosevelt, só me veio a cabeça uma coisa que a anos atrás na aulinha de história eu mesma me perguntava: "pra que eu quero aprender isso?, pra que eu vou usar isso??..."

Eis a questão... e sempre voltamos a "idade antiga"... Como já diziam os Cézares de Roma e não diferentemente os Cézares de hoje, " Enquanto houver pão e circo o império vai bem e a sociedade permanecerá entretida no que mais lhe convir"

Hoje em dia eu sei porque tia Célia (prof de história) eu usarei isso, pra confirmar que antigamente, hoje e futuramente, a cabeça dos "Srs. do poder público" (privado a eles) nunca mudará!

Vlw Roosevelt! (meu herói, rs)
E vivam as balas Juquinhas, na nossa boca doce e na mente alheia! (adorei o trocadilho do contexto).

ps: se tivesse uma nota maior que 5 eu daria!! adorei!
♪ F I R E _ S T O R M ♪
|::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: ::::::::::::::::::::::::::|
Responder com Citação
  #5 (permalink)  
Antigo 15-08-2008, 17:34
Sawabona Shikoba

Valeu: 329
Recebeu 409 valeus em 94 Posts
Padrão

Excelente texto, parabéns!

Feliz é quem tem a oportunidade de sentir o silêncio e buscá-lo através dos atos de sua vida.

Última edição por Gatta; 29-01-2009 às 13:32.
Responder com Citação
  #6 (permalink)  
Antigo 21-08-2008, 15:33
poi spinning girl

Valeu: 747
Recebeu 239 valeus em 66 Posts
Padrão

muito bom artigo, roosevelt! como sempre!!
you'll be alright, i promise
just concentrate,
and trust the music!

:dance3:

Última edição por Gatta; 29-01-2009 às 13:33. Motivo: alterando cor de fonte
Responder com Citação
  #7 (permalink)  
Antigo 26-08-2008, 23:29
Junior Member

Valeu: 0
Recebeu 0 valeus em 0 Posts
Padrão

muito bom!!!!..

nao tenho como discordar de nada...é exatamente a realidade
e ainda me trouxe um gostinho tao nostalgico daquele chocolatinho

abraçoss
Responder com Citação
  #8 (permalink)  
Antigo 27-08-2008, 02:03
Membro Avançado

Valeu: 24
Recebeu 217 valeus em 88 Posts
Padrão

Roose,

Não vou fazer elogios a ideia do texto acho que isso ta mais que comprovado.

A escrita ta muito boa.

Boa tecnica de redação

Parabens

Rapido direto e nao se perdeu nas colocações...
  #9 (permalink)  
Antigo 11-11-2008, 03:30
Junior Member

Valeu: 0
Recebeu 0 valeus em 0 Posts
Padrão

excelente post... parabens rosevelt

dj gopan
(I.T.D / From Hell Rec.)

dark de noite, prog de dia, e viva a psicodelia
Responder com Citação
  #10 (permalink)  
Antigo 08-03-2009, 12:23
Vsound Sonorização

Valeu: 43
Recebeu 21 valeus em 13 Posts
Padrão Re: Bala Juquinha pra todos

bom gostaria de dar alguma contribuição ...... vou tentar......

gostaria de comentar essa parte do texto.....

Mas do que nunca é tempo de descobrir que conhecimento é mais importante do que informação. Que isso sim expande a consciência mais do que qualquer droga psicodélica. Que ler Caros Amigos é mais interessante do que a Super. Que se comunicar através da musica e da dança é uma realidade vazia se não conter originalidade e auto-expressão.

neste trecho fica claro um dualismo comportamental e ou ideativo em relaçao as coisas.....
o dualismo é uma das bases de nossa cultura.......nao critico o trecho e sim quero q pense um pouco ..... ate onde se define compotamentos certos e erroneos ...ou mais atitudes(que é entendido nao soh como comportamento e sim como conduta afetivo,socio,comportamental)

ate q ponto a sociedade e no9ssa cultura esta imersa nesses dois polos (bem e mal ,, certo e errado ) ate q ponto isto influencia nosso pensamento........
EX: onde esta o problema da nossa sociedade ?
no estado q é omisso ou no popúlação q é alienada........

bom a pespectiva psicologica socio historica diria q a culpa nao é nem de um nem de outro por que um depende do outro pra existir.... a culpa entao estaria na relaçao de um com o outro,......

se é de interesse roosevelt procure textos sobre psicologia socio historica........ nao sei qual é sua formação porem é de grande valia .........
como sempre suas contribuiçoes aki sao otimas......

soh oque eu quis salientar aki é

como nossa sociedade nos ensina a pensar (mesmo os intelectuais)

qual é o resultado disto na cultura que é fruto e raiz nesse processo.........

sera que a problemarica relativa a musica eletronica bebe nessa fonte ideativa cultural....?

doque nossa sociedade e cultura precisa de respostas .....
ou de questões mais precisas sobre os fatos?

fica a questão..............

huahauhuah

"É hora de invocarmos nossa herança cultural, já que nossa subcultural já foi absorvida.Construir um futuro melhor começa com a experiência adquirida com o passado. Isso comprova a idéia de que a História não é uma simples coleção de fatos bonitinhos, distantes de nós, mas sim um processo vivo e contínuo, em que todos estão incluídos como personagens."

termino recitando esse trecho........pq faz todo sentido depois de todas as questoes levantadas.......
O seguinte usuário disse valeu para DJ Jhonez por esse post:
Resposta

Favoritos

Tags
bala , juquinha , pra , todos

Usuários Ativos Atualmente Vendo Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada
Modos de Exibição

Regras para Posts