| Produção e Equipamentos Pra falar de produção, equipamentos, softwares... |  | | 
30-08-2008, 14:03
| | Member | | Registrado em: Nov 2006
Valeu: 0
Recebeu 2 valeus em 2 Posts
| | É PossÍvel Um Software Queimar A Placa MÃe?
Olá pessoal.
Tenho uma dúvida talvez um pouco mirabolante mas que me deixou com a pulga atrás da orelha. Há dias atrás instalei um programa de produção musical chamado fruity loops em um PC fraco (HD de 20gb, processador metron de 1ghz e 512 mb de RAM, placa de som PCI onboard das mais simples). Pois bem, quando eu estava lá, explorando o programinha e me divertindo com a barulheira que o mesmo fazia, as vezes a barrinha de uso do CPU chegava ao máximo e o PC travava (o som que eu fazia tocava sem parar e nenhum comando era respondido). Sem alternativa (nem ctrl + alt + del respondia...) eu tinha que desligar o PC segurando o power alguns segundos.
Após isso ocorrer umas 6 ou 7 vezes, Fui ligar o PC e o mesmo só ligava a fonte e nada mais. Um amigo meu, entendido de hardware, abriu o indíviduo e descobriu que a placa mãe e o processador haviam ido pro saco. Levei na assistência técnica e realmente era verdade: o PC se foi...só deu pra aproveitar o HD, a memória RAM, a gaveta de CD, a fonte e a placa de rede. O resto que era direto na placa se foi também.
A minha pergunta é: será que ele queimou por causa do programa de produção que forçava bastante a CPU? Ou foi mero acaso?
Falow, um abraço a todos!!
__________________ P.O.S.I.T.I.V.E V.I.B.R.A.T.I.O.N pra mim, pra você e pra todo mundo... |  
30-08-2008, 14:16
|  | UNiT | | Registrado em: Jun 2006
Valeu: 73
Recebeu 33 valeus em 6 Posts
| | Citação:
Postado Originalmente por tizan Olá pessoal.
Tenho uma dúvida talvez um pouco mirabolante mas que me deixou com a pulga atrás da orelha. Há dias atrás instalei um programa de produção musical chamado fruity loops em um PC fraco (HD de 20gb, processador metron de 1ghz e 512 mb de RAM, placa de som PCI onboard das mais simples). Pois bem, quando eu estava lá, explorando o programinha e me divertindo com a barulheira que o mesmo fazia, as vezes a barrinha de uso do CPU chegava ao máximo e o PC travava (o som que eu fazia tocava sem parar e nenhum comando era respondido). Sem alternativa (nem ctrl + alt + del respondia...) eu tinha que desligar o PC segurando o power alguns segundos.
Após isso ocorrer umas 6 ou 7 vezes, Fui ligar o PC e o mesmo só ligava a fonte e nada mais. Um amigo meu, entendido de hardware, abriu o indíviduo e descobriu que a placa mãe e o processador haviam ido pro saco. Levei na assistência técnica e realmente era verdade: o PC se foi...só deu pra aproveitar o HD, a memória RAM, a gaveta de CD, a fonte e a placa de rede. O resto que era direto na placa se foi também.
A minha pergunta é: será que ele queimou por causa do programa de produção que forçava bastante a CPU? Ou foi mero acaso?
Falow, um abraço a todos!! | Tizan, sim, é possivel isso acontecer.
Tendo em vista que se o pc não é tão potente e vc tava dando uma carga mt grande nele, visto a barrinha do cpu bombando, fazendo trabalhar mais do q ele aguentaria normalmente.
O que poderia ocorrer acabou acontecendo, teu pc infartou uahhua :rip_1:
Agora é comprar um pc novo mais potente e uma fonte de alimentação boa.
De preferencia uma fonte real.
boa sorte !
:thumb:
Keep Going!!! |  
30-08-2008, 15:28
|  | Produtor Musical | | Registrado em: Apr 2007
Valeu: 17
Recebeu 14 valeus em 4 Posts
| |
provavelmente ele já estava nas últimas e essa carga extra fez ele esquentar d+, mórreu!
__________________ Enlight analog drink live @ universo paralello #9 | 
30-08-2008, 16:19
|  | aka diribuf | | Registrado em: May 2005 Localização: Rio de Janeiro
Valeu: 26
Recebeu 96 valeus em 32 Posts
| |
Na verdade a grande culpada na história toda é a fonte. Um software não tem como exercer sobrecarga sobre o hardware de um computador a ponto de queimá-lo, se o computador for de boa qualidade e tiver uma fonte decente.
O problema é que nesses micros montados, na grande maioria, a fonte é bem xing-ling, por que - também na média - os micros não são usados para grandes processamentos, então serve. Mas basta colocar pressão que a bichinha bota a lingua pra fora e ai podem acontecer duas coisas: 1) a fonte vai pro espaço ou pior 2) a fonte é tão ruim que não faz nenhum tratamento da sobrecarga e passa tudo pra placa, que queima.
Uma fonte razoavel, em sobrecarga, desliga o micro exatamente para não acontecer o que aconteceu com você. Se a sobrecarga for demais, queima a fonte, para proteger o resto do computador.
Mas a resposta a sua pergunta é: não, não existe software que queime placa mãe. O que queima a placa é uma fonte de má qualidade.
__________________ -- "Celebrate we will, cause life is short but sweet for certain" - Dave Matthews |  
30-08-2008, 16:43
|  | UNiT | | Registrado em: Jun 2006
Valeu: 73
Recebeu 33 valeus em 6 Posts
| | Citação:
Postado Originalmente por diribuf Na verdade a grande culpada na história toda é a fonte. Um software não tem como exercer sobrecarga sobre o hardware de um computador a ponto de queimá-lo, se o computador for de boa qualidade e tiver uma fonte decente.
O problema é que nesses micros montados, na grande maioria, a fonte é bem xing-ling, por que - também na média - os micros não são usados para grandes processamentos, então serve. Mas basta colocar pressão que a bichinha bota a lingua pra fora e ai podem acontecer duas coisas: 1) a fonte vai pro espaço ou pior 2) a fonte é tão ruim que não faz nenhum tratamento da sobrecarga e passa tudo pra placa, que queima.
Uma fonte razoavel, em sobrecarga, desliga o micro exatamente para não acontecer o que aconteceu com você. Se a sobrecarga for demais, queima a fonte, para proteger o resto do computador.
Mas a resposta a sua pergunta é: não, não existe software que queime placa mãe. O que queima a placa é uma fonte de má qualidade. | obrigado diribuf pelo esclarecimento técnico
:matrix:
Eu msm me enganei pois achava que poderia ocorrer uma sobrecarga, em função do uso excessivo da cpu, tipo um alto processamento, forçando o pc, sei la...
pelo uso do software mais pesado do que o normal...
:doh:
De acordo com a sua explicação, ficou claro que a causa, provavelmente, deve ter sido a fonte de baixa qualidade.
vivendo e aprendendo!
:thumb:
Keep Going!!! |  
01-09-2008, 10:19
|  | DJ / Colaborador | | Registrado em: Mar 2006 Localização: Botafogo-RJ
Valeu: 749
Recebeu 601 valeus em 192 Posts
| | Certeza... Não tem como um software queimar uma placa mãe, realmente a fonte e o cooler são vitais para que isso não aconteça... Mas antes de instalar qualquer programa, veja as especificações mínimas que o programa exige, para que nao haja outros problemas.
__________________ Rodrigo Tomazetto Dj Heimdall / 2Komplex Live Colaborador Plurall.com http://soundcloud.com/2komplex | 
02-09-2008, 16:59
| | Member | | Registrado em: Nov 2006
Valeu: 0
Recebeu 2 valeus em 2 Posts
| |
Ok pessoal, valeu pelo esclarecimento. Vou providenciar para esse PC que estou agora uma fonte mais decente, porque creio que essa também seja tabajara.
Abraço a todos!!
__________________ P.O.S.I.T.I.V.E V.I.B.R.A.T.I.O.N pra mim, pra você e pra todo mundo... | 
02-09-2008, 17:59
|  | DJ | | Registrado em: May 2004
Valeu: 184
Recebeu 146 valeus em 38 Posts
| |
nem tudo são flores my friend...
essa semana morreu um HD de 20 gigas aqui...
8 anos de uso... muitas alegrias... e hoje...
enterro do bixinho...
HD novo pro C: bombando.... voltando a vida...
__________________ A possibilidade de se realizar um sonho, é o que faz a vida interessante.
:rock::rock::rock:
| 
03-09-2008, 08:57
|  | SwáSthya Yôga | | Registrado em: Oct 2007 Localização: Zona norte - rio de janeiro
Valeu: 47
Recebeu 23 valeus em 11 Posts
| |
ta ai uma histórinha do nosso mundo tecnológico:
a uns anos atras me deparei com a seguinte cituação:
tive que fazer atualização da BIOS da placa mãe, durante o processo de atualização teve uma queda de luz na rua, fazendo com q o micro parace de funcionar...com a volta da energia pude perceber que a placa queimouu...
pergunta que naum quer calar... será q um software (atualização da BIOS) não teve grande influência na morte de minha placa??R?rsrs mesmo mediante desse caso ainda concordo com vcs "um software não queima um hardware"...porém é interessanteee...hehehe
abc®
__________________ psicodelia é onde o sagrado e profano se fundem na dança cósmica da renovação que nos ensina que sempre há lugar para melhoramento e inovação.
" A velha raposa perde seus dentes, mas não perde o seu vício"
UP^
;...|
Vibe.
| 
03-09-2008, 10:14
|  | DJ | | Registrado em: May 2004
Valeu: 184
Recebeu 146 valeus em 38 Posts
| |
no seu caso ae... acho que queimou por causa de um pico de energia...
acredito eu que um bom estabilizador teria salvo sua maquina...
ou um No-Break...
namastê
__________________ A possibilidade de se realizar um sonho, é o que faz a vida interessante.
:rock::rock::rock:
| |
Usuários Ativos Atualmente Vendo Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes) | | | | Ferramentas do Tópico | Pesquisar no Tópico | | | | | Modos de Exibição | Modo Linear |
Regras para Posts
| Você não pode postar novos tópicos Você não pode postar respostas Você não pode postar anexos Você não pode editar seus posts Código HTML Não | | | plurall.com - plurall@plurall.org - 2004-2009 |