| Produção e Equipamentos Pra falar de produção, equipamentos, softwares... |  | | 
21-03-2008, 15:54
|  | UNiT | | Registrado em: Jun 2006
Valeu: 73
Recebeu 33 valeus em 6 Posts
| | Noçoes sobre Bassline, Kickdrums e suas aplicações. Bem galera, começando a reformular essa Área do nosso fórum, vamos mensalmente postar uns tópicos relacionados à Produção Musical, Mixagens e futuramente sobre Masterização.
Nessa primeira parte vamos nos restringir ao que na minha opinião é a parte mais importante de uma track.... a sua base.
Geralmente é composta pelo Bassline e pelo Kickdrum e através desse tópico, iremos esclarecer aos usuários interessados algumas partes obscuras do mistério que é fazer uma boa base. Noçoes sobre Bassline, Kickdrums e suas aplicações. 1- Freqüências: KICK: É normalmente situado em freqüências baixas, por volta de 50 Hz a 100 Hz. BASS: Geralmente é situado entre 100 Hz e 200 Hz. Isto não é uma lei universal, mas somente o kick é ajustado numa freqüência baixa, o bass deve ter um pitch um poco mais alto. É também legal mixar em notas baixas o bassline, com o kick ajustado um pouco mais agudo, acima do bassline. Isso dá um efeito muito bom no contexto geral. 2 – Distorção para o Bass: Adicionando distorção no bass fará ele mais “crispy” ( áspero ) e a sua textura será um pouco mais notável. Apesar que algumas pessoas tb adicionam distorção nos kicks, o que não se acha tão recomendavel. Os plugins que mais se utilizam para distorção são o Quadrafuzz do software Cubase SX, o Bitcrusher do Logic Audio e o Izotope Trash da M-Audio. 3 – Filtro ADSR (Attack, Decay, Sustain e Release): Este é o mais importante dos elementos para ser trabalhado nos basslines.
Normalmente trabalha-se o tamanho da nota do bassline no midi, quantizado quase sempre em 1/16 ou 1/32 ATTACK: 0 RELEASE: entre 0 e algum número bem baixo. SUSTAIN: 0 DECAY: eu configuro do jeito que eu curto. Lembre-se que ao baixar o nível da config. do decay, isso trará um pluck/attack no bass cada vez mais notável
Importante você também confiar em seus ouvidos durante a configuração e contar com a resposta dos monitores de referência, lembrando que quanto maior a
resposta de frequência, mais caro o monitor.
Como exemplo, cita-se os monitores da Genelec, da Alesis, da Dynaudio dentre outros. 4 – Filtro Cutoff: Através do uso deste elemento é que quando nós poderemos decidir, quão "liso" ou "áspero" será a textura do bass, em relação a sua identidade original. Abra tudo e feche tudo, ajuste pra experimentar conforme o seu gosto, até conseguir equilibrá-lo com a batida do kick harmonicamente. 5 – VSTi: Não iremos nos aprofundar quanto aos VSTi, mas Albino, ES-M, VB1, z3ta, Cronox, Vanguard, Trilogy e Scorpion são ótimos exemplos de VSTi para basslines. 6 – Equalização: Corta-se praticamente tudo abaixo de 30Hz até 35 Hz do bass.
Geralmente também corta-se abaixo de 20Hz do kick. Provavelmente você não notará a diferença se não tiver perto de um par de monitores, mas em monitores profissionais de masterização isto faria total sentido. Outro ponto interessante é o uso um analisador de spectro (Spectral Analysis) para estar 100% certo das freqüências do kick e do bass. Então, se a principal freqüência do kick estiver entre 50Hz e 100 Hz e o bass entre 80Hz e 200Hz, sugere-se uma redução - 1db ou – 2db mas tudo isso depende da situação. No kick e cortar por volta de 110 Hz pra cima até 200Hz com um limite suficiente e configurações do Q para ambos (kick e bass). 7 – Compressão: Compressor é um equipamento que reduz o nível de um sinal quando esse ultrapassa um determinado volume. Uma breve noção de compressão e seus elementos: THRESHOLD: O volume a partir do qual o nível deve ser reduzido. RATIO: Especifica de quanto devera ser essa redução. Se estabelece em forma de proporção/razão. ATTACK: É o tempo que o compressor leva para reagir ao fato do sinal ter ultrapassado o ponto de Threshold. RELEASE: o inverso, o tempo que o compressor leva para deixar de atuar, uma vez q o sinal caia abaixo do Threshold. Output Gain ou Makeup: Uma vez que a compressão esteja funcionando, ajusta-se o ganho de saída para o valor desejado. Normalmente não se usa compressão em tracks individuais como no bass e no kick individualmente. O ideal é agrupar os elementos em uma “Group Track/Bus Channel” e então, aplicar uma compressão, pois isto faria compacta-los mais. A redução dos Peak-Gain (ganhos de pico) devem ser realmente sutis. Geralmente usam-se ratios na casa de 4:1, comprimindo por RMS e com redução de ganho na casa de 3db a 6 db.
Para evitar o Pumping, que é o aumento de chiado entre notas bem longas, basta aumentar o tempo de release, e para Slap-Bass, caracterizado por notas mais curtas, os tempos de attack e release deverão ser ajustados para deixar o compressor sensível às rápidas variações do sinal. 8 - Side Chain: Os compressores permitem que o áudio que está na sua entrada seja comprimido através do volume de outro áudio. Para que isso aconteça, o áudio que comandará a compressão deve ser ligado à entrada Sidechain do compressor.
Toda vez que o volume do áudio, entrando no sidechain, ultrapassar o threshold, o áudio que está no input do compressor será atenuado. Basicamente você pode usar a compressão sidechain só pra se certificar que o fim do bass nota (4/4) não ficara junto com o começo do kick nota (1/4).
Normalmente se utilizam compressores para que se realize o sidechain e como exemplos citam-se, o famoso C1-sc da Waves, o Oxford Dynamics da marca Sonnox, o GUP-1sc (Golden Uni-Pressor) da Kjaerhus Audio, o Compadre Beatpuncher da OtiumFX, o compressor nativo do Logic Audio, bem como muitos outros. A melhor maneira de colocar o kick junto com o bass é se utilizando da Pattern clássica Kbbb (onde K=kick, b=bass). E também pode-se monitorar a redução do ganho através dos plugins meters.
:wink2: Através dessas BREVES orientações fica bem mais facil se conseguir uma boa base para a criação de uma track.
Mês que vêm a gnt volta com outro tópico relacionado à produção.
Espero que a galera goste e aproveite as dicas para as suas próprias tracks.
Grande Abraço !
:thumb:
Keep Going!!! |  
23-03-2008, 15:17
|  | Junior Member | | Registrado em: Mar 2008
Valeu: 0
Recebeu 0 valeus em 0 Posts
| |
Legal!
Vamos ajudar aqueles que precisam.
Muitíssimo obrigado.
Abraço.
| 
24-03-2008, 14:16
|  | UNiT | | Registrado em: Jun 2006
Valeu: 73
Recebeu 33 valeus em 6 Posts
| | É isso aí galera,
a intenção é essa msm!!!
Aos users que quiserem acrescentar mais alguma informação, não se acanhem, pois o tópico foi aberto justamente para que todos participem e dêem as suas opiniões.
Portanto tragam suas opiniões, técncas, críticas e informações galera, para debatermos, com o intúito de aprimorar o que sabemos e aprendermos coisas novas, que ainda não sabíamos
Que todos os interessados possam ter acesso a essas dicas e que possam tb, pelo menos, tentar aprender !!!
:thumb:
Keep Going !!! | 
09-06-2008, 19:29
| | Junior Member | | Registrado em: Jun 2008
| | oi
´primeira vez eu aki
to fazendo algumas musicas mas
nao manjo muito de tecnicas
so fan do fl studio + tmb uso o live e to aprendendo o cubase
+ isso soh para q voces intendam a minha situaçao
qual seria a patern ideal para um psy pq "kbbb" n da mt certo nao fica feio nao acho q seja o arranjo ideal ja tentei varias variantes do bass de tempo de inicio tempo final
mesclar os bass separar ajuntar + n fica akelas coisas
se alguem puder me ajudar talvez ateh me mandar uma patern pra eu tirar o modelo
ah eh isso ai espero q alguem me ajude a virar um Void
vlw
e quanto ao vocoder meu computador eh esquema de duas placas + ou - e eu nao consigo configurar o in como mic + eu sei q da
eh isso por enquanto falô
| 
22-06-2008, 13:47
| | algum tempo depois ja to cum track dark progressivo
logo + vo bota adsl e compra um teclado e um pcdash
dai me segura
se alguem quiseh ajuda preciso de varias dicas sobre masterizaçao
CRACK DO FL + NOVO Q 4.5.2
PRECISO SOH PRA APROVEITA O EMBALO
EH ISSO AI FALEI | 
22-06-2008, 17:21
|  | DJ | | Registrado em: Oct 2006
Valeu: 1
Recebeu 6 valeus em 1 Post
| |
humanos ouvem musica eletronica?
caramba canedo
parabens
achou um aapostila bem explicadinha ai
da pra ter uma grande noção agora mas po nao esquece de falar sobre os VSTi nao q é importante...pelo menos os exemplos foram mt bons
vlw mesmo
| 
30-06-2008, 16:42
| |
Legal o texto...
Até agora estou na segunda etapa...
Alguém poderia me ajudar comentando um pouco mais sobre os filtros ADSR e Cutoff, pois até então eu procurei por mais informações no manual e em outros textos ( orkut e psyte ) mas ñ achei nada a respeito !!
Acredito que pelo - estes ñ sejam outros vst...
qualquer coisa vlw ai!!
flw
| 
01-07-2008, 07:14
|  | Ecletic | | Registrado em: May 2005
Valeu: 762
Recebeu 254 valeus em 53 Posts
| | Citação:
Postado Originalmente por FelipeCastro Legal o texto...
Até agora estou na segunda etapa...
Alguém poderia me ajudar comentando um pouco mais sobre os filtros ADSR e Cutoff, pois até então eu procurei por mais informações no manual e em outros textos ( orkut e psyte ) mas ñ achei nada a respeito !!
Acredito que pelo - estes ñ sejam outros vst...
qualquer coisa vlw ai!!
flw |
Iae brow... Vou tentar te da uma força resumidamente, espero que de um gas ae...
O ADSR é o envelope. Attack, Decay, Sustain e Release são as partes da onda(começo,curva,corpo, e rabo), q vc tem que regular para modular o formato do synth, o timbre, e mt mais coisas. Se liga na imagem...
No caso o Canedo ta falando do envelope do filtro aonde vc meche com o timbre. O quanto vc por de ADSR vai para o knob envelope, e o quanto vc por nesse knob vai fazer com q o seu ADSR sejam mudados pelo filtro.
O Cutoff é o corte de freqüências de acordo com o modo do filtro que vc escolher. Vc pode escolher bypass, Lowpass, HighPass, Notch, Band, etc etc etc. Ai vc regula o q vc vai cortar de acordo com oq vc ta fazendo. Se vc poe High-Pass e deixa ele aberto, ele vai deixar apenas algumas frequencias de agudo no som, c vc diminui vai ganhando mais frequencias pro lado do médio. Tipo isso...
Qlker coisa pega um tutorial de qlker VST instrument que explica isso, todos tem cutoff e envelope.
Valew!
|  
01-07-2008, 13:32
| |
ae alguem poderia colocar uma apostila on neh
pq ainda nao achei nenhuma
to pegando varias manha + tudo sozinho pegei a manha do vocoder q tesao em
vlw flw
| 
02-07-2008, 18:47
| | Citação:
Postado Originalmente por Felipe Rope Iae brow... Vou tentar te da uma força resumidamente, espero que de um gas ae...
O ADSR é o envelope. Attack, Decay, Sustain e Release são as partes da onda(começo,curva,corpo, e rabo), q vc tem que regular para modular o formato do synth, o timbre, e mt mais coisas. Se liga na imagem...
No caso o Canedo ta falando do envelope do filtro aonde vc meche com o timbre. O quanto vc por de ADSR vai para o knob envelope, e o quanto vc por nesse knob vai fazer com q o seu ADSR sejam mudados pelo filtro.
O Cutoff é o corte de freqüências de acordo com o modo do filtro que vc escolher. Vc pode escolher bypass, Lowpass, HighPass, Notch, Band, etc etc etc. Ai vc regula o q vc vai cortar de acordo com oq vc ta fazendo. Se vc poe High-Pass e deixa ele aberto, ele vai deixar apenas algumas frequencias de agudo no som, c vc diminui vai ganhando mais frequencias pro lado do médio. Tipo isso...
Qlker coisa pega um tutorial de qlker VST instrument que explica isso, todos tem cutoff e envelope.
Valew! | Po valeu deu para sakar bem... é como se tivesste a crista e o vale da onda sonora !!
O Caso é q eu to tentano trabalhar em cima do vb-1 e ate agora eu consegui distocer com o Quadrafuzz e só. O que eu n to sakano msm é o que é o filtro e aond eu posso modifacá-lo ?! Seria no mixer aond eu mexo no equalizador ?! E tpw essas opçoes de bypass low pass ... eu já até vi para outros vst instruments agora relacionado ao vb-1 são outros ñ é?! tpw akelas opçoes do tpw de baixo a escolher... e tpw Knob do envelope?!Ond q fica?
+ vlw ae broder pela ajuda... vo procura por alguma apostila... por enquanto to lendo somente o manual!!!
flw!!
|  |
Usuários Ativos Atualmente Vendo Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes) | | | | Ferramentas do Tópico | Pesquisar no Tópico | | | | | Modos de Exibição | Modo Linear |
Regras para Posts
| Você não pode postar novos tópicos Você não pode postar respostas Você não pode postar anexos Você não pode editar seus posts Código HTML Não | | | plurall.com - plurall@plurall.org - 2004-2009 |