plurall

Voltar   plurall > Música & Artistas > Produção Musical > Produção e Equipamentos

Produção e Equipamentos Pra falar de produção, equipamentos, softwares...

Resposta

LinkBack Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico Modos de Exibição Translate
  #1 (permalink)  
Antigo 21-03-2008, 15:54
UNiT

Valeu: 73
Recebeu 33 valeus em 6 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para RodrigoCanedo Enviar mensagem via Skype para RodrigoCanedo
Post Noçoes sobre Bassline, Kickdrums e suas aplicações.

Bem galera, começando a reformular essa Área do nosso fórum, vamos mensalmente postar uns tópicos relacionados à Produção Musical, Mixagens e futuramente sobre Masterização.

Nessa primeira parte vamos nos restringir ao que na minha opinião é a parte mais importante de uma track.... a sua base.

Geralmente é composta pelo Bassline e pelo Kickdrum e através desse tópico, iremos esclarecer aos usuários interessados algumas partes obscuras do mistério que é fazer uma boa base.

Noçoes sobre Bassline, Kickdrums e suas aplicações.

1- Freqüências:

KICK: É normalmente situado em freqüências baixas, por volta de 50 Hz a 100 Hz.
BASS: Geralmente é situado entre 100 Hz e 200 Hz.

Isto não é uma lei universal, mas somente o kick é ajustado numa freqüência baixa, o bass deve ter um pitch um poco mais alto.

É também legal mixar em notas baixas o bassline, com o kick ajustado um pouco mais agudo, acima do bassline. Isso dá um efeito muito bom no contexto geral.

2 – Distorção para o Bass:

Adicionando distorção no bass fará ele mais “crispy” ( áspero ) e a sua textura será um pouco mais notável.

Apesar que algumas pessoas tb adicionam distorção nos kicks, o que não se acha tão recomendavel.

Os plugins que mais se utilizam para distorção são o Quadrafuzz do software Cubase SX, o Bitcrusher do Logic Audio e o Izotope Trash da M-Audio.

3 – Filtro ADSR (Attack, Decay, Sustain e Release):

Este é o mais importante dos elementos para ser trabalhado nos basslines.
Normalmente trabalha-se o tamanho da nota do bassline no midi, quantizado quase sempre em 1/16 ou 1/32

ATTACK: 0
RELEASE: entre 0 e algum número bem baixo.
SUSTAIN: 0
DECAY: eu configuro do jeito que eu curto.

Lembre-se que ao baixar o nível da config. do decay, isso trará um pluck/attack no bass cada vez mais notável

Importante você também confiar em seus ouvidos durante a configuração e contar com a resposta dos monitores de referência, lembrando que quanto maior a
resposta de frequência, mais caro o monitor.

Como exemplo, cita-se os monitores da Genelec, da Alesis, da Dynaudio dentre outros.

4 – Filtro Cutoff:

Através do uso deste elemento é que quando nós poderemos decidir, quão "liso" ou "áspero" será a textura do bass, em relação a sua identidade original.

Abra tudo e feche tudo, ajuste pra experimentar conforme o seu gosto, até conseguir equilibrá-lo com a batida do kick harmonicamente.

5 – VSTi:

Não iremos nos aprofundar quanto aos VSTi, mas Albino, ES-M, VB1, z3ta, Cronox, Vanguard, Trilogy e Scorpion são ótimos exemplos de VSTi para basslines.

6 – Equalização:

Corta-se praticamente tudo abaixo de 30Hz até 35 Hz do bass.
Geralmente também corta-se abaixo de 20Hz do kick.

Provavelmente você não notará a diferença se não tiver perto de um par de monitores, mas em monitores profissionais de masterização isto faria total sentido.

Outro ponto interessante é o uso um analisador de spectro (Spectral Analysis) para estar 100% certo das freqüências do kick e do bass.

Então, se a principal freqüência do kick estiver entre 50Hz e 100 Hz e o bass entre 80Hz e 200Hz, sugere-se uma redução - 1db ou – 2db mas tudo isso depende da situação.

No kick e cortar por volta de 110 Hz pra cima até 200Hz com um limite suficiente e configurações do Q para ambos (kick e bass).

7 – Compressão:

Compressor é um equipamento que reduz o nível de um sinal quando esse ultrapassa um determinado volume.

Uma breve noção de compressão e seus elementos:

THRESHOLD: O volume a partir do qual o nível deve ser reduzido.

RATIO: Especifica de quanto devera ser essa redução. Se estabelece em forma de proporção/razão.

ATTACK: É o tempo que o compressor leva para reagir ao fato do sinal ter ultrapassado o ponto de Threshold.

RELEASE: o inverso, o tempo que o compressor leva para deixar de atuar, uma vez q o sinal caia abaixo do Threshold.

Output Gain ou Makeup: Uma vez que a compressão esteja funcionando, ajusta-se o ganho de saída para o valor desejado.

Normalmente não se usa compressão em tracks individuais como no bass e no kick individualmente. O ideal é agrupar os elementos em uma “Group Track/Bus Channel” e então, aplicar uma compressão, pois isto faria compacta-los mais.

A redução dos Peak-Gain (ganhos de pico) devem ser realmente sutis.

Geralmente usam-se ratios na casa de 4:1, comprimindo por RMS e com redução de ganho na casa de 3db a 6 db.

Para evitar o Pumping, que é o aumento de chiado
entre notas bem longas, basta aumentar o tempo de release, e para Slap-Bass, caracterizado por notas mais curtas, os tempos de attack e release deverão ser ajustados para deixar o compressor sensível às rápidas variações do sinal.

8 - Side Chain:

Os compressores permitem que o áudio que está na sua entrada seja comprimido através do volume de outro áudio. Para que isso aconteça, o áudio que comandará a compressão deve ser ligado à entrada Sidechain do compressor.

Toda vez que o volume do áudio, entrando no sidechain, ultrapassar o threshold, o áudio que
está no input do compressor será atenuado.

Basicamente você pode usar a compressão sidechain só pra se certificar que o fim do bass nota (4/4) não ficara junto com o começo do kick nota (1/4).

Normalmente se
utilizam compressores para que se realize o sidechain e como exemplos citam-se, o famoso C1-sc da Waves, o Oxford Dynamics da marca Sonnox, o GUP-1sc (Golden Uni-Pressor) da Kjaerhus Audio, o Compadre Beatpuncher da OtiumFX, o compressor nativo do Logic Audio, bem como muitos outros.

A melhor maneira de colocar o kick junto com o bass é se utilizando da Pattern clássica Kbbb (onde K=kick, b=bass).

E também pode-se monitorar a redução do ganho através dos plugins meters.

:wink2:

Através dessas BREVES orientações fica bem mais facil se conseguir uma boa base para a criação de uma track.

Mês que vêm a gnt volta com outro tópico relacionado à produção.

Espero que a galera goste e aproveite as dicas para as suas próprias tracks.

Grande Abraço !

:thumb:

Keep Going!!!

Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiTweet this Post!
Responder com Citação
  #2 (permalink)  
Antigo 23-03-2008, 15:17
Junior Member

Valeu: 0
Recebeu 0 valeus em 0 Posts
Padrão

Legal!

Vamos ajudar aqueles que precisam.

Muitíssimo obrigado.

Abraço.
Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiTweet this Post!
Responder com Citação
  #3 (permalink)  
Antigo 24-03-2008, 14:16
UNiT

Valeu: 73
Recebeu 33 valeus em 6 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para RodrigoCanedo Enviar mensagem via Skype para RodrigoCanedo
Padrão

É isso aí galera,

a intenção é essa msm!!!

Aos users que quiserem acrescentar mais alguma informação, não se acanhem, pois o tópico foi aberto justamente para que todos participem e dêem as suas opiniões.

Portanto tragam suas opiniões, técncas, críticas e informações galera, para debatermos, com o intúito de aprimorar o que sabemos e aprendermos coisas novas, que ainda não sabíamos

Que todos os interessados possam ter acesso a essas dicas e que possam tb, pelo menos, tentar aprender !!!

:thumb:

Keep Going !!!

Responder com Citação
  #4 (permalink)  
Antigo 09-06-2008, 19:29
Junior Member

Padrão oi

´primeira vez eu aki
to fazendo algumas musicas mas
nao manjo muito de tecnicas
so fan do fl studio + tmb uso o live e to aprendendo o cubase
+ isso soh para q voces intendam a minha situaçao
qual seria a patern ideal para um psy pq "kbbb" n da mt certo nao fica feio nao acho q seja o arranjo ideal ja tentei varias variantes do bass de tempo de inicio tempo final
mesclar os bass separar ajuntar + n fica akelas coisas
se alguem puder me ajudar talvez ateh me mandar uma patern pra eu tirar o modelo
ah eh isso ai espero q alguem me ajude a virar um Void
vlw
e quanto ao vocoder meu computador eh esquema de duas placas + ou - e eu nao consigo configurar o in como mic + eu sei q da
eh isso por enquanto falô
Responder com Citação
  #5 (permalink)  
Antigo 22-06-2008, 13:47
Junior Member

Padrão

algum tempo depois ja to cum track dark progressivo
logo + vo bota adsl e compra um teclado e um pcdash
dai me segura
se alguem quiseh ajuda preciso de varias dicas sobre masterizaçao
CRACK DO FL + NOVO Q 4.5.2
PRECISO SOH PRA APROVEITA O EMBALO
EH ISSO AI FALEI
Responder com Citação
  #6 (permalink)  
Antigo 22-06-2008, 17:21
DJ

Valeu: 1
Recebeu 6 valeus em 1 Post
Enviar mensagem via ICQ para Luca Jr Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Luca Jr
Padrão

humanos ouvem musica eletronica?
caramba canedo
parabens
achou um aapostila bem explicadinha ai
da pra ter uma grande noção agora mas po nao esquece de falar sobre os VSTi nao q é importante...pelo menos os exemplos foram mt bons

vlw mesmo
Responder com Citação
  #7 (permalink)  
Antigo 30-06-2008, 16:42
Junior Member

Padrão

Legal o texto...
Até agora estou na segunda etapa...

Alguém poderia me ajudar comentando um pouco mais sobre os filtros ADSR e Cutoff, pois até então eu procurei por mais informações no manual e em outros textos ( orkut e psyte ) mas ñ achei nada a respeito !!

Acredito que pelo - estes ñ sejam outros vst...

qualquer coisa vlw ai!!

flw
Responder com Citação
  #8 (permalink)  
Antigo 01-07-2008, 07:14
Ecletic

Valeu: 762
Recebeu 254 valeus em 53 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Felipe Rope Enviar mensagem via Skype para Felipe Rope
Padrão

Citação:
Postado Originalmente por FelipeCastro Ver Post
Legal o texto...
Até agora estou na segunda etapa...

Alguém poderia me ajudar comentando um pouco mais sobre os filtros ADSR e Cutoff, pois até então eu procurei por mais informações no manual e em outros textos ( orkut e psyte ) mas ñ achei nada a respeito !!

Acredito que pelo - estes ñ sejam outros vst...

qualquer coisa vlw ai!!

flw

Iae brow... Vou tentar te da uma força resumidamente, espero que de um gas ae...

O ADSR é o envelope. Attack, Decay, Sustain e Release são as partes da onda(começo,curva,corpo, e rabo), q vc tem que regular para modular o formato do synth, o timbre, e mt mais coisas. Se liga na imagem...

No caso o Canedo ta falando do envelope do filtro aonde vc meche com o timbre. O quanto vc por de ADSR vai para o knob envelope, e o quanto vc por nesse knob vai fazer com q o seu ADSR sejam mudados pelo filtro.

O Cutoff é o corte de freqüências de acordo com o modo do filtro que vc escolher. Vc pode escolher bypass, Lowpass, HighPass, Notch, Band, etc etc etc. Ai vc regula o q vc vai cortar de acordo com oq vc ta fazendo. Se vc poe High-Pass e deixa ele aberto, ele vai deixar apenas algumas frequencias de agudo no som, c vc diminui vai ganhando mais frequencias pro lado do médio. Tipo isso...

Qlker coisa pega um tutorial de qlker VST instrument que explica isso, todos tem cutoff e envelope.

Valew!
  #9 (permalink)  
Antigo 01-07-2008, 13:32
Junior Member

Padrão

ae alguem poderia colocar uma apostila on neh
pq ainda nao achei nenhuma
to pegando varias manha + tudo sozinho pegei a manha do vocoder q tesao em
vlw flw
Responder com Citação
  #10 (permalink)  
Antigo 02-07-2008, 18:47
Junior Member

Padrão

Citação:
Postado Originalmente por Felipe Rope Ver Post
Iae brow... Vou tentar te da uma força resumidamente, espero que de um gas ae...

O ADSR é o envelope. Attack, Decay, Sustain e Release são as partes da onda(começo,curva,corpo, e rabo), q vc tem que regular para modular o formato do synth, o timbre, e mt mais coisas. Se liga na imagem...

No caso o Canedo ta falando do envelope do filtro aonde vc meche com o timbre. O quanto vc por de ADSR vai para o knob envelope, e o quanto vc por nesse knob vai fazer com q o seu ADSR sejam mudados pelo filtro.

O Cutoff é o corte de freqüências de acordo com o modo do filtro que vc escolher. Vc pode escolher bypass, Lowpass, HighPass, Notch, Band, etc etc etc. Ai vc regula o q vc vai cortar de acordo com oq vc ta fazendo. Se vc poe High-Pass e deixa ele aberto, ele vai deixar apenas algumas frequencias de agudo no som, c vc diminui vai ganhando mais frequencias pro lado do médio. Tipo isso...

Qlker coisa pega um tutorial de qlker VST instrument que explica isso, todos tem cutoff e envelope.

Valew!
Po valeu deu para sakar bem... é como se tivesste a crista e o vale da onda sonora !!

O Caso é q eu to tentano trabalhar em cima do vb-1 e ate agora eu consegui distocer com o Quadrafuzz e só. O que eu n to sakano msm é o que é o filtro e aond eu posso modifacá-lo ?! Seria no mixer aond eu mexo no equalizador ?! E tpw essas opçoes de bypass low pass ... eu já até vi para outros vst instruments agora relacionado ao vb-1 são outros ñ é?! tpw akelas opçoes do tpw de baixo a escolher... e tpw Knob do envelope?!Ond q fica?

+ vlw ae broder pela ajuda... vo procura por alguma apostila... por enquanto to lendo somente o manual!!!
flw!!
Responder com Citação
Resposta

Favoritos

Tags
aplicaçoes , bassline , kickdrums , noçoes , sobre , suas

Usuários Ativos Atualmente Vendo Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada
Modos de Exibição

Regras para Posts