| Produção Musical Assuntos referentes a produção músical (Tutoriais; Novas produções; Equipamentos; Dúvidas&Dicas) |  | 
26-10-2010, 17:48
| | SAKYAMUNI | | Registrado em: Jul 2009 Localização: Valinhos-SP-Br
Valeu: 0
Recebeu 33 valeus em 17 Posts
| | Envelope, como usar?
Salve salve, produtores.
Em algumas de minhas buscas por dicas e infos, encontrei que, para se fazer bons LEADS de PSYTRANCE, recomendam usar o envelope.
Eu estou utilizando, para isso, o Discovery Pro, no Logic 9.
Alguém poderia me ajudar a utilizar o tal do envelope??
Além disso, algumas dicas e truques na utilização dos Leads???
Perdoem a ignorância.
Agradeço o esforço de cada um em ajudar!
Namaste
/\
| 
26-10-2010, 17:54
| | Re: Envelope, como usar?
Será que "usar o envelope" é mexer no attack, sustain, decay e release????
| 
27-10-2010, 10:52
|  | DJ / Colaborador | | Registrado em: Mar 2006 Localização: Botafogo-RJ
Valeu: 753
Recebeu 602 valeus em 193 Posts
Fala Sakyamuni, blza??
Bom eu não posso me autotitular como produtor, mas to engatinhando nessa nova fase...
Cara eu utilizo o Ableton para produzir e, não sei se tem a mesma função, mas o "envelope" no ableton é utilizado para realizar automações em um clip. Por exemplo, você quer automatizar um efeito na música, mas não quer utilizar a automação da pista inteira, você vai no "clip view" e la tem um botão de "envelope" que você clica e faz a automação do clip em si, não do canal inteiro, sacou??
Ele pode ser muito útil para fazer automações mais delicadas e que em Leads podem dar outro sentido ao som que você ta produzindo...
Pelo menos eu utilizo o "envelope" nesse sentido, vou dar uma procurada pra ver se tem alguma outra função...
Espero ter ajudado!!
abraço!
__________________ Rodrigo Tomazetto Dj Heimdall / 2Komplex Live Colaborador Plurall.com http://soundcloud.com/2komplex |  
27-10-2010, 15:33
|  | a m b i e n t | | Registrado em: Jul 2006 Localização: Dark side of the moon
Valeu: 790
Recebeu 1,664 valeus em 472 Posts
| | Re: Envelope, como usar? Citação:
Postado Originalmente por Sakyamuni Será que "usar o envelope" é mexer no attack, sustain, decay e release???? | Exatamente.
Envelope nada mais é do que controlar estes atributos em relação a algum outro.
Por exemplo:
AMP ENVELOPE: Controla estes atributos em relação ao volume do timbre.
FILTER ENVELOPE: Mesma coisa, só que em relação a um dos filtros.
Em muitos synths é possível aplicar um envelope a praticamente qualquer parâmetro, utilizando-se a matriz de modulações.
Qqr duvida pode mandar!
| 
27-10-2010, 17:09
Ahnnnn....
Bom Tomfat, como eu nunca usei o ableton, fica mais dificil compreender, mas o que você está dizendo eu acredito que faço no logic, usando as automações em cutoff, glide, pan, etc...
Flict, eu estava no caminho certo então. Alguma dica básica na utilização desses parâmetros?
Por ex. no bassline eu gosto de deixar o atack zerado, bem como o release. Deixo um pouco de sustain e um pouco mais de decay.
De qualquer forma, já me ajudaram. Valeu ae galera!
/\
| 
28-10-2010, 12:43
|  | a m b i e n t | | Registrado em: Jul 2006 Localização: Dark side of the moon
Só cuidado ao zerar o ataque e a release. Em alguns synths isso faz o envelope "clipar" bizarramente. Bota um valor bem baixo (tipo 5), só não zero.
Uma dica legal (e um pouco mais avançada), caso o seu envelope não permita a escolha de diferentes curvas para o ataque, é você rotear NOTE PRESSURE -> ENVELOPE ATTACK. Desta forma ele força o ataque do envelope, antes uma reta, a virar uma curva! Se o valor do roteamento for positivo será uma curva concava e se for negativa convexa.
Fez sentido? ;-)
| 
04-11-2010, 13:47
| | Re: Envelope, como usar? Citação:
Postado Originalmente por Flict Só cuidado ao zerar o ataque e a release. Em alguns synths isso faz o envelope "clipar" bizarramente. Bota um valor bem baixo (tipo 5), só não zero.
Uma dica legal (e um pouco mais avançada), caso o seu envelope não permita a escolha de diferentes curvas para o ataque, é você rotear NOTE PRESSURE -> ENVELOPE ATTACK. Desta forma ele força o ataque do envelope, antes uma reta, a virar uma curva! Se o valor do roteamento for positivo será uma curva concava e se for negativa convexa.
Fez sentido? ;-) | Legal Flict, ta ficando cada vez melhor aqui!
Será uma honra ouvir vossos comentários quando a track estiver pronta.
/\
| 
04-11-2010, 18:02
Pode mandar que eu comento com prazer!! :-)
| |
Usuários Ativos Atualmente Vendo Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes) | | | | Ferramentas do Tópico | Pesquisar no Tópico | | | | | Modos de Exibição | Modo Linear |
Regras para Posts
| Você não pode postar novos tópicos Você não pode postar respostas Você não pode postar anexos Você não pode editar seus posts Código HTML Não | | | plurall.com - plurall@plurall.org - 2004-2009 |