plurall

Voltar   plurall > Música & Artistas > Produção Musical

Produção Musical Assuntos referentes a produção músical (Tutoriais; Novas produções; Equipamentos; Dúvidas&Dicas)

Resposta

LinkBack Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico Modos de Exibição Translate
  #1 (permalink)  
Antigo 17-10-2009, 13:40
Member

Valeu: 73
Recebeu 37 valeus em 20 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para SublimeNaos
Question Cara ao Tapa

Cara ao Tapa

Galera, socorro! Preciso de Ajuda, to produzindo há pouco mais de um ano, usando o Ableton que até agora tem suprido as minhas necessidades básicas como seqüenciador. Trabalho num Home estúdio com monitores Sanson e uma placa de som da M-Audio PCI Audiphile 192. Já tenho algumas tracks produzidas e gostaria de convidar a todos os amigos para acessar o meu myspace http://www.myspace.com/sublimenaosproject para escutar e me ajudar numa questão... O que esta acontecendo com o som? Tudo que produzo, no meu ouvido soa abafado. Não sei se podia colocar aqui o link para o meu myspace, se os moderadores quiserem eu tiro mas é que é preciso ouvir para entender o qu eu to tentando dizer.
Tenho noção e sempre procuro equalizar como me foi ensinado. Procurando no spectro do samples as freqüências estridentes e tento suavisar os seus ganhos. Corto a 300hz os graves de todos os elementos que não precisam de grave por se tratarem de médios e agudos e também tento na medida do possível fazer o mesmo na equalização do baixo e do Kick (cortando os agudos) que até onde me passaram são as únicas coisas que são GRAVES mesmo na música.
As vezes passo um tempão poluindo o ouvido no estúdio nessa rotina que para quem já fez sabe que é muito chata. E qual o resultado disso? Música abafada! Parece que ta mono, não tem aquele som que parece que abraça a gente, cito um exemplo de um cara que admiro as produções e participa desse fórum o Analog Drink.
Vamo lá, como é que eu to masterizando essa história toda? Basicamente as minhas masters eu to tentando ajustar a equalização, comprimindo e jogando um Limiter para não passar de 0.
O que ta faltando pra mim galera? É equipamento? É ouvido? É tempo? É algum Plugin mágico? Idéias não me faltam, conhecimento musical também tenho algum, to louco pra desenvolver meu próprio Live mas não faço por que sinto vergonha de largar uma track minha numa festa. No som do PA ela fica pior ainda!!! É algum detalhe que ta faltando? Apago tudo e começo denovo? Aprendo a tocar tamburim? To dando minha cara ao tapa na maior das humildades. Acho que tem muita gente boa nessa fórum que sabe um monte sobre produção e pode me dar um help.

Agradecendo desde já a atenção dispensada!
Abraço a todos
Responder com Citação
Os seguintes 2 usuários disseram valeu para SublimeNaos por este post:
  #2 (permalink)  
Antigo 17-10-2009, 21:40
a m b i e n t

Valeu: 790
Recebeu 1,664 valeus em 472 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Flict
Padrão Re: Cara ao Tapa

Dificil opinar seriamente da produção na qualidade myspace... Tem como disponibilizar uma ou duas em lossless?

Flict DJ Sets (Soundcloud)
Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiTweet this Post!
Responder com Citação
O seguinte usuário disse valeu para Flict por esse post:
  #3 (permalink)  
Antigo 18-10-2009, 12:47
Member

Citação:
Postado Originalmente por Flict Ver Post
Dificil opinar seriamente da produção na qualidade myspace... Tem como disponibilizar uma ou duas em lossless?
Sem problemas Flict, só primeiro tenho que descobrir como converter depois me manda teu e-mail que eu te encaminho o mais breve possivel.

Valeu
Abraço

Última edição por SublimeNaos; 18-10-2009 às 12:50.
Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiTweet this Post!
Responder com Citação
  #4 (permalink)  
Antigo 22-10-2009, 18:22
a m b i e n t

Fala cara,

Bom, vamos lá (sem entrar na subjetividade da composição):

Você comentou que esta sentindo ela "abafada". Bom, realmente o baixo+kick estão puxando bastante para o grave sem muito médio + médio agudo.

O baixo me parece ter sido equalizado ao extremo. O corte de LowPass foi bem agressivo. Ele ficou "abafado" e sem corpo. O timbre em sí tambem não é muito do meu agrado, mas aí já é gosto (subjetivo). Minha sugestão: Tente não EQ muito o baixo. Pelomenos tente achar um timbre que se encaixe bem quase de primeira (sem precisar modifica-lo muito).

O kick que você está usando parace ser um sample de baixa qualidade. Ele não tem muita definição e tem grave d+ sobrando. Como ele tem muito pouco médios e agudos você nem vai conseguir cortar essa sobra de grave sem que o timbre fique muito estranho. Sugestão: Não sei aonde você está buscando os seus samples de kick (ou vc mesmo está fazendo) mas se você não alterou muito ele com EQ (ele era assim mesmo), procure outro banco. Existem varios bancos de samples de bateria muito bons pela Internet.

Acho que esses dois são os seus principais problemas.

De resto, achei a musica um pouco seca (sem reverb) de mais, principalmente nos synths + leads. O efeito disso é uma musica sem profundidade, todos os elementos parecem estar chapados, no mesmo "nível". Brinque um pouco com quantidades de reverbs nos elementos, pensando quais você gostaria que estivessem mais a frente (secos) ou mais no fundo (molhados).

Tente criar mais "espaço" na mixagem. Teste aumentar os elementos em relação a bateria para dar mais "ar" ao mix. Pense tambem que as frequencias dos elementos tem que se completar. Se você faz um corte em um elemento, de um boost em outro (na mesma faixa de frequencia) que toca ao mesmo tempo.

Tambem achei que alguns synths estão muito finos, sem corpo. Provavelmente devido a EQ d+. Lembre-se, quanto mais EQ mais provavel de você estar criando um frankenstein que pode soar bem para você mas não vai transferir bem para outros soundsystens/sons.

Espero ter ajudado!
Qualquer duvida é só falar.

abx

Responder com Citação
Os seguintes 4 usuários disseram valeu para Flict por este post:
  #5 (permalink)  
Antigo 22-10-2009, 22:39
Member

Valeu meu caro, muito obrigado pelas dicas, vou tentar ajustar essas coisas todas.

Grande abraço
Responder com Citação
O seguinte usuário disse valeu para SublimeNaos por esse post:
  #6 (permalink)  
Antigo 22-10-2009, 23:51
a m b i e n t

Estamos aí! Sempre que precisar espero poder ajudar! Quantos mais gente criando melhor!
abs

Responder com Citação
  #7 (permalink)  
Antigo 23-10-2009, 15:05
Ecletic

Valeu: 762
Recebeu 254 valeus em 53 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Felipe Rope Enviar mensagem via Skype para Felipe Rope

Não sei se é compátivel com o Ableton, mas experimente instalar o Waves Mercury pack de plugins. Lá tem muitos plugins q eu uso muito. Os citados abaixo vao te ajudar bastante.

*Trans-X-Multi -> compressor multibanda, muito bom pra usar em basses, da muita vida ao timbre. Com certeza vai te ajudar mto e não é dificil de mecher.

*RBass -> da um gás no sub do bass. Tem configurar de acordo com a frequencia q é o tom que vc está colocando(pesquisa a tabela tom x frequencia). As x necessario samplear nota com configurações diferentes qd ouver dinamica d tons.

*s1-comp-sc -> pra fazer sidechain(comprimir um elemento através de outro), em bass é fundamental fazer isso para que kick e bass nao se embole. comprima o bass através do kick.

Algumas dicas a mais.
*Use distorção nos pratos para eles ganharem vida. Nos synths tb.(no cubase a distorção chama-se overdrive) Cuidado tambem pra nao por muito e causar ruidos.
*Como disse o Dan aqui em cima, reverb tambem da um gás. Use em tudo praticamente. Alguns bem pouco, outros mais, ai depende.
*Crie grupos de subcanais para fazer a mixagem mais facil. assim vc joga N canais para um canal soh e meche diretamente nele. por exemplo se vc tem 10 canais de pratos, botano ele num grupo, vc ira mecher em 1 canal pra todos eles. vc pode por plugins diretamente nesse canal tambem q atingirá a todos os outros. bem mais facil, e gasta menos memoria. Botando a distorção overdrive no subgrupo de pratos, atigira a todos os canais de pratos. Faz subgrupo pra tudo. kick e bass, percução, pratos, synths graves, synths medios, acids(synths curtos de fundo), FX, vocais, etc.
*Se tiver dificuldades para equalizar no ouvido assim de incio, use algum equalizador com spectro para vc ter uma imagem de frequencias do q esta acontecendo. (Voxengo GlissEq)
*Kick de psy eu gosto de fazer com o bazzism. mas isso é subjetivo. o importante é o sample ter pressão pra nao ficar abafado.
*Experimente baixar os packs de samples do Tomas Penton, DeadMau4, VEC, VM. são os mais conhecido e tem ótimos samples de percusão e pratos.
*O mais importante é sempre estudar, ler, ler, ler, ler, ler e ler. Tem também muita video-aula boa na net q pode ajudar.

Espero ter ajudado, abraxx!
  #8 (permalink)  
Antigo 28-10-2009, 21:58
Member

Pode crer Felipe, valeu as dicas. Já tenho instalado o Waves e usava só o RComp e o Limiter justamente por saber pouco sobre o funcionamento dos outros plugins. Vou tentar usar esses comentados no teu post. Tava usando o sidechain do compressor do próprio Ableton para o Bass.

Quanto aos grupos e subgrupos de canal, esse "jogar" tudo para um canal só que tu te referes é tipo dar um send no audio para um canal de Return e lá jogar os plugins e ajustar o volume certo? Não renderizar tipo a prataria e jogar esse render num canal e ai ajustar o volume!

Outra coisa que eu achei legal de tu teres comentado é que usas o BAZZISM para fazer o kick, tambem to usando ele aqui. e ai Vai outra pergunta: Faz diferença deixar esse canal em MIDI ou depois de ajustado o timbre o melhor e transformar ele num sample de audio para colocar na música? Me expliquei?

Galera, valeu as dicas até aqui!
Abraço a todos
Responder com Citação
  #9 (permalink)  
Antigo 28-10-2009, 23:50
a m b i e n t

Teoricamente não faz diferença.

Mas samplear é sempre bom. Te da mais versatilidade em manupulações possiveis no audio (o que não rola com midi).

abx

Responder com Citação
Os seguintes 2 usuários disseram valeu para Flict por este post:
  #10 (permalink)  
Antigo 29-10-2009, 00:56
Ecletic

Valeu: 762
Recebeu 254 valeus em 53 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Felipe Rope Enviar mensagem via Skype para Felipe Rope

Eu gosto de samplear tudo q nao precisa ser automado nos envelops de amp e filtro e também os LFO's durante a musica. Leads e noizes praticamente são as ultimas coisas q eu vou samplear.

Além do q o Flct falou aqui em cima que é a grande BOUA de samplear, é bom também pra gastar menos memória e deixar o Software longe de travamentos. Lendo o audio, se gasta mto menos do que lendo os VST onda e emulando tudo por onde ela passa...

O lance dos grupos é chamado de submix. Mas se liga, sends vc vai estar enviando e nao vai conseguir manipular legal pq o canal ainda vai estar saindo no Master. O lance é o seguinte, aonde ta escrito pra sair pro master, vc poe pra sair pro Grupo q vc criou.

Sends são TOP's pra se usar em efeitos. Vc envia o canal pelo send de um grupo com um efeito N, e dai ele passa ter esse efeito. É ótimo para reverbs, distorções e delays. Dai vc regula o quanto que ele vai enviar que vai ser o quanto ele vai ter. Mas assim, se por exemplo vc tiver um sends de reverb e outro de delay, os delays não vao estar reverberados pq estao em sends diferentes. Estariam se vc tivesse posto um send de delay+reverb(um grupo com delay e reverb). E o sends também tem uma grande diferença do que se por um efeito no canal diretamente. Qd se poe o efeito no canal direto, vc vai estar mixando audio/midi X efeito. Por exemplo qd se por 100% de mix em um reverb, ele fica só o reverb se for posto diretamente. No send's não, é o audio inteiro nitidamente + o efeito. É como se fosse uma camada.
Resposta

Favoritos

Tags
cara , produção , tapa

Usuários Ativos Atualmente Vendo Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada
Modos de Exibição

Regras para Posts