plurall

Voltar   plurall > Música & Artistas > E-Music

E-Music Pra falar sobre chill out, postar entrevistas com artistas, letras de músicas, perguntar qual é a música e outros assuntos relacionados ao Psytrance e que não se encaixam nos demais fóruns.

Resposta

LinkBack Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico Modos de Exibição Translate
  #1 (permalink)  
Antigo 01-03-2010, 16:51
Moderador/Comercial

Valeu: 1,059
Recebeu 872 valeus em 266 Posts
Padrão Psychedelic House? Dave Mothersole explica

Navegando por aí, encontrei essa matéria no blog Factóide e o Gabriel Lucas, um dos responsáveis pelo blog e autor da matéria gentilmente autorizou a reprodução na íntegra para discussão aqui no Plurall.

Blog: Factóide!

---//---

Psychedelic House

Isso soa estranho, não?

Mas é assim que o britânico Dave Mothersole, dj que possui o programa New Groove na conhecida Proton Radio.

Mas o que é essa Psy House? Fizemos essa pergunta a Dave, que gentilmente respondeu e nos indicou muitas faixas para ilustrar suas palavras:

“O House Psicodélico é somente um nome que pensei para descrever o que toco. Tento combinar o groove sólido do Tech House, o estilo de mixagem do progressivo e toques melódicos ambos do Detroit Techno e do Trance Old School.

Tive minha educação na música eletrônica em Goa, entre o meio e o fim dos anos 80. Visitei lá duas vezes e passei muitos meses indo a festas, cujo principal dj era o pai de toda música trance, um francês chamado Laurent (Nota do Factóide: mais dessa história do Dj Laurent, pode ser encontrada aqui). Ele tocava uma mistura de industrial, hi-nrg, italo disco, new disco, ebm e synth pop.

Ele cortava vocais de partes que não gostava, estendia algumas das passagens instrumentais e misturava tudo com Walkmans profissionais da Sony. Fazia toda essa nova música eletrônica parecer bem cumprida, viajante e com um mutável groove psicodélico. Familiar, mas completamente diferente em outras palavras.

Quando voltei de Goa pela segunda vez, a Acid House começava a tomar conta da Inglaterra e me envolvi muito com isso e comecei a discotecar, e desde aqueles dias procuro combinar essas influências.

Concernente ao que considero exemplos da Psy House, levando em conta (que para Dave) toda música é cor e matemática, o que faz uma faixa psicodélica é o balanço exato entre esses dois fatores. Gosto da repetição que transmorfa e muda com sutilmente com pequenos twists e retornos.

Por exemplo, os trabalhos de Manuel Gottsching, tangerine dream, can, neu e outros projetos alemães dos anos 70 e 80, que seriam as melhores amostras do que verdadeiramente foi precursor da música house psicodélica.

Em maior parte, mas não totalmente, toda a música trance moderna é tão complicada e intrincada para ser realmente psicodélica para mim. Há muitas notas, e coisas como At Les, de Carl Craig, é muito mais hipnótica e trance aos meus ouvidos.

A música “The Wipe” de Teste é fantástica, hipinótica, muito dark e psicodélica, principalmente se você deixa-la mais devagar, por volta dos 125 BPMs.

Essa é outra música muito psicodélica do começo dos anos 90 que me influenciou bastante:

Exemplos mais recentes são faixas como Schnee de Gabriel Ananda, música inspiradora com estilo de som do amanhecer.

Um produtor que estou gostando bastante atualmente é Rodriguez Jr., suas gravações capturam o perfeito “psy house” para mim.

Mas até mesmo algo como um som de Kevin Yost soar psicodélico, mas isso pode acontecer se a música for tocada da maneira certa. Essa é a favorita da vez, mas toco muitas das músicas dele:

Espero que ajude.”

Concordem ou não, Dave sabe muito bem o que toca e descreve de uma maneira muito inteligente o rótulo que criou.

A maioria dos seus programas (todos com tracklist) estão no SoundCloud do Dave.

---//---
Tem dúvidas? Pergunte, fale com a moderação ou traga o assunto.
Interaja. Não tenha medo de expor sua opinião.
Somos todos UM!

gerk@plurall.org

Para negociação de mídia e parceria mande um email para comercial@plurall.org

Última edição por gerk; 01-03-2010 às 16:54.
Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiTweet this Post!
Responder com Citação
O seguinte usuário disse valeu para gerk por esse post:
Resposta

Favoritos

Tags
dave , explica , house , mothersole , psychedelic , psyhouse

Usuários Ativos Atualmente Vendo Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada
Modos de Exibição

Regras para Posts