Navegando por aí, encontrei essa matéria no blog Factóide e o Gabriel Lucas, um dos responsáveis pelo blog e autor da matéria gentilmente autorizou a reprodução na íntegra para discussão aqui no Plurall.
Blog:
Factóide!
---//---
Psychedelic House
Isso soa estranho, não?
Mas é assim que o britânico
Dave Mothersole, dj que possui o programa
New Groove na conhecida
Proton Radio.
Mas o que é essa Psy House? Fizemos essa pergunta a Dave, que gentilmente respondeu e nos indicou muitas faixas para ilustrar suas palavras:
“O House Psicodélico é somente um nome que pensei para descrever o que toco. Tento combinar o
groove sólido do Tech House, o estilo de mixagem do progressivo e toques melódicos ambos do
Detroit Techno e do
Trance Old School.
Tive minha educação na música eletrônica em Goa, entre o meio e o fim dos anos 80. Visitei lá duas vezes e passei muitos meses indo a festas, cujo principal dj era o pai de toda música trance, um francês chamado Laurent (
Nota do Factóide: mais dessa história do Dj Laurent, pode ser encontrada
aqui). Ele tocava uma mistura de industrial, hi-nrg, italo disco, new disco, ebm e synth pop.
Ele cortava vocais de partes que não gostava, estendia algumas das passagens instrumentais e misturava tudo com Walkmans profissionais da Sony. Fazia toda essa nova música eletrônica parecer bem cumprida, viajante e com um mutável groove psicodélico. Familiar, mas completamente diferente em outras palavras.
Quando voltei de Goa pela segunda vez, a
Acid House começava a tomar conta da Inglaterra e me envolvi muito com isso e comecei a discotecar, e desde aqueles dias procuro combinar essas influências.
Concernente ao que considero exemplos da Psy House, levando em conta (que para Dave) toda música é cor e matemática, o que faz uma faixa psicodélica é o balanço exato entre esses dois fatores. Gosto da repetição que transmorfa e muda com sutilmente com pequenos
twists e retornos.
Por exemplo, os trabalhos de Manuel Gottsching, tangerine dream, can, neu e outros projetos alemães dos anos 70 e 80, que seriam as melhores amostras do que verdadeiramente foi precursor da música house psicodélica.
Em maior parte, mas não totalmente, toda a música trance moderna é tão complicada e intrincada para ser realmente psicodélica para mim. Há muitas notas, e coisas como
At Les, de Carl Craig, é muito mais hipnótica e trance aos meus ouvidos.
A música “The Wipe” de Teste é fantástica, hipinótica, muito
dark e psicodélica, principalmente se você deixa-la mais devagar, por volta dos 125 BPMs.
Essa é outra música muito psicodélica do começo dos anos 90 que me influenciou bastante:
Exemplos mais recentes são faixas como
Schnee de Gabriel Ananda, música inspiradora com estilo de som do amanhecer.
Um produtor que estou gostando bastante atualmente é Rodriguez Jr., suas gravações capturam o perfeito “psy house” para mim.
Mas até mesmo algo como um som de Kevin Yost soar psicodélico, mas isso pode acontecer se a música for tocada da maneira certa. Essa é a favorita da vez, mas toco muitas das músicas dele:
Espero que ajude.”
Concordem ou não, Dave sabe muito bem o que toca e descreve de uma maneira muito inteligente o rótulo que criou.
A maioria dos seus programas (todos com tracklist) estão no
SoundCloud do Dave.
---//---