| E-Music Pra falar sobre chill out, postar entrevistas com artistas, letras de músicas, perguntar qual é a música e outros assuntos relacionados ao Psytrance e que não se encaixam nos demais fóruns. |  | | 
26-01-2010, 14:34
|  | Redação * Moderador | | Registrado em: Mar 2005
Valeu: 2,005
Recebeu 3,098 valeus em 795 Posts
| | Tocar música sem pagar ao ECAD não é crime 
O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) concedeu habeas corpus em favor dos sócios da Anzu Club, uma badalada casa noturna em Itu, no interior paulista, por entender que a execução de obras musicais no interior de danceterias sem pagamento de direitos autorais não é crime.
A decisão, dada no fim do ano passado mas só divulgada hoje, abre um novo cenário para o entendimento jurídico que envolve os direitos autorais, segundo o advogado Jaime Rodrigues de Almeida Neto, autor da medida julgada pelo TJ. "O tribunal paulista deu um importante sinal, de que apesar de haver discussão sobre os valores a serem pagos pelos direitos autorais, isso não significa que haja crime, devendo a questão ficar circunscrita ao âmbito civil", explicou.
Para o TJ, a lei penal se destina a reprimir a cópia e reprodução da obra intelectual em prejuízo do artista, não a simples execução de músicas. Nesse caso, a discussão sobre o pagamento dos direitos autorais deve ocorrer na esfera cível. O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD) informou que entrará com recurso contra a decisão.
O advogado também foi autor de uma ação inédita no Estado de São Paulo contra o órgão, que exigia o pagamento de direitos autorais em músicas tocadas durante festas de casamento. Na época, tanto o caso quanto a sentença, confirmada pelo TJ, ganharam repercussão nacional e serviram de orientação para o julgamento de casos semelhantes. Por: Agência do Estado/ Cena Salvador | | Os seguintes 8 usuários disseram valeu para Roosevelt Soares por este post: | | 
26-01-2010, 15:13
|  | Proghedelic | | Registrado em: Aug 2005
Valeu: 1,134
Recebeu 960 valeus em 259 Posts
| | Re: Tocar música sem pagar ao ECAD não é crime
Agora alguém me explica, qq o ecad faz pelos artistas??
__________________ Enlight Crew Mind Tweakers Records myspace.com/karmaflek
soundcloud.com/djflek
"Se cada um fizesse a sua parte, ao invés de tentar mudar o mundo inteiro; que bem isto realmente seria em prol do mundo."
| | O seguinte usuário disse valeu para FleK por esse post: | | | Os seguintes usuários disseram que esse post é caído para FleK: | | 
26-01-2010, 15:23
|  | DJ | | Registrado em: May 2004
Valeu: 15
Recebeu 8 valeus em 6 Posts
Posso estar enganado, mas a melhor forma de divulgar uma musica minha é fazendo ela ser tocada nos dj´s set pelo mundo a fora. Ou não?
Se o DJ não compra a faixa, ai tudo bem, mas se o cara gasta uma grana para ter tracks de qualidade e ao mesmo tempo divulgar o artista em questão, porque cobrar direitos autorais. É uma mão lava a outra, o artista faz seu trabalho produzindo, eu pago pelo trabalho dele, uso no meu e ainda divulgo 0800 o trabalho dele. Nada mau desse ponto de vista ne?
abraços.
__________________ Plantam-se algumas árvores, constrói-se um ecossistema. Cria-se uma casa para a natureza, ela a transforma em seu lar.
________________________________________________ DJ SI7737 http://www.soundcloud.com/dj-si7737 Contatos: +55 21 94170074 djsi7737@hotmail.com | | Os seguintes 2 usuários disseram valeu para Lellis por este post: | | 
26-01-2010, 16:48
|  | Member | | Registrado em: Mar 2009
Valeu: 205
Recebeu 131 valeus em 38 Posts
O ECAD é só forma legal de tomar dinheiro dos produtores de festa... pq na real, nenhum artista recebe nada e os próprios fiscais botam a grana no bolso...
| | Os seguintes 2 usuários disseram valeu para hugo_wolf por este post: | | 
26-01-2010, 18:08
|  | Enfim ô.Ô | | Registrado em: Jan 2005 Localização: Rio
Valeu: 29
Recebeu 229 valeus em 76 Posts
| | Re: Tocar música sem pagar ao ECAD não é crime Citação:
Postado Originalmente por FleK Agora alguém me explica, qq o ecad faz pelos artistas?? |
Além de der uma forma legal de tomar dinheiro dos produtores da festa, também toma dinheiro dos artistas, já que estes pagam para terem esta "defesa" de seus direitos por parte do ECAD.
A situação parece até piada de mau gosto. E infelizmente é.
E é isso.. Vlw ae!
__________________ :bleh: :drool:JUST BE YOURSELF:drool: :bleh: | | O seguinte usuário disse valeu para Tchop por esse post: | | 
27-01-2010, 10:37
|  | DJ | | Registrado em: Mar 2009
Valeu: 265
Recebeu 455 valeus em 108 Posts
Se for acabar com o ECAD me avisa ai, pois tenho que pagar essa taxa até pra microevento de café da manhã em hotel com música ambiente!
E vou falar... Conforme você vai criando contato com os caras você percebe que é o lance é bem obscuro.
Sempre que fazemos a simulação de orçamento da taxa de ECAD para um evento no site deles o valor é absurdo, mas depois ligamos pras pessoas da área de eventos e conversamos, pedimos, choramos até abaixarem o preço. Em alguns casos quase pela metade do que foi dado como valor na simulação do site. Ou seja, não tem regra! Eles cobram o que querem sem senso e critério que seja do entendimento de todos. Tem cara de mutreta, não acham?
PAZ
| | Os seguintes 2 usuários disseram valeu para Janzito por este post: | | 
27-01-2010, 11:33
|  | a m b i e n t | | Registrado em: Jul 2006 Localização: Dark side of the moon
Valeu: 488
Recebeu 1,059 valeus em 318 Posts
Cara de mutreta? Só cara?
__________________ | | Os seguintes 3 usuários disseram valeu para Flict por este post: | | 
27-01-2010, 18:49
|  | MuNdO SeM VoLtA | | Registrado em: Mar 2007 Localização: Realengoélongepracaramba!
Valeu: 1,363
Recebeu 997 valeus em 299 Posts
| | Re: Tocar música sem pagar ao ECAD não é crime Citação:
Postado Originalmente por Flict Cara de mutreta? Só cara? | CARA, PERNINHA, RABINHO E NARIZ...
Pqp, isso é Brasil, minha gente.
Conheci essa HOJE, através de uns amigos com quem estou organizando uma PVT... PUTZ
__________________ Sıll ıll ıll >>"TeMos a aRtE pARa quE a VerDadE nãO noS DeStRua"
NiEtZsChe <<
| | Os seguintes 2 usuários disseram valeu para Sil... por este post: | | 
27-01-2010, 19:39
|  | Redação * Moderador | | Registrado em: Mar 2005
Valeu: 2,005
Recebeu 3,098 valeus em 795 Posts
| | Re: Tocar música sem pagar ao ECAD não é crime O ECAD já teve a cara de pau de aparecer na loja em que o curso de dj da Conexão PSY funcionava na parte de cima. E ele apareceu por la pra cobrar até pelo som que era tocado dentro da loja. O som era ambiente, só pra dar uma descontraída, nada diferente das milhares de loja por ai. Ai o cara do Ecad me disse que fora da nossa casa, todo som que for tocado, executado ou reproduzido, com mais de uma pessoa ouvindo, fora de nossa residência, uma quantia em dinheiro deve ser pago pro Ecad, que misteriosamente identifica tudo que foi tocado, encontra os artistas e deposita na conta deles a grana por alguém ter tocado, executado ou reproduzido o som do artista. Eu perguntei ingenuamente se eles instalariam algum programa, alguma coisa que iria identificar todos esses sons na loja, ai ele disse que não. Que existia um calculo e que mesmo que não fosse identificado os artistas, o dinheiro ficaria guardado na conta do Ecad, pra um dia, se o artista descobrisse que sua música foi executada por la, pela loja, ai ele poderia ir no Ecad e retirar essa grana...ABSURDO MASTER. No fim das contas tiramos o radio, pois antes de colocar o radio eu nunca tinha visto alguém do Ecad. Depois que os colocamos, os representantes do Ecad aparecia quase diariamente. Eles com certeza andam por ai recolhendo rios de dinheiro com esse papo...
Última edição por Roosevelt Soares; 27-01-2010 às 19:42.
| | Os seguintes 3 usuários disseram valeu para Roosevelt Soares por este post: | | 
28-01-2010, 08:32
|  | a m b i e n t | | Registrado em: Jul 2006 Localização: Dark side of the moon
Valeu: 488
Recebeu 1,059 valeus em 318 Posts
Gente, dica que ja funcionou com "um amigo" diversas vezes:
O ECAD não tem como conhecer todas as musicas do mundo.
Se o som for underground (musica eletronica por exemplo, ou bandas estranhas, etc) não tem como o fiscal dizer se é uma musica registrada ou não.
Nada impede de que todas as musicas tocadas tenham sido feitas pela propria pessoa (ou você mesmo).
Aí não tem que pagar nada... Entenderam? ;-)
__________________ | | Os seguintes 3 usuários disseram valeu para Flict por este post: | | |
Usuários Ativos Atualmente Vendo Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes) | | | | Ferramentas do Tópico | Pesquisar no Tópico | | | | | Modos de Exibição | Modo Linear |
Regras para Posts
| Você não pode postar novos tópicos Você não pode postar respostas Você não pode postar anexos Você não pode editar seus posts Código HTML Não | | | plurall.com - plurall@plurall.org - 2004-2009 |