plurall

Voltar   plurall > Música & Artistas > E-Music

E-Music Pra falar sobre chill out, postar entrevistas com artistas, letras de músicas, perguntar qual é a música e outros assuntos relacionados ao Psytrance e que não se encaixam nos demais fóruns.

Resposta

LinkBack Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico Modos de Exibição Translate
  #1 (permalink)  
Antigo 05-11-2008, 09:31
Desperate Housevibes

Valeu: 14
Recebeu 19 valeus em 6 Posts
Padrão Perfect Stranger fala sobre a cena e seu novo álbum

Perfect Stranger fala sobre a cena e seu novo álbum

Redação Psyte

Confira a entrevista com Yuli Fershtat, dono do projeto Perfect Stranger, que acaba de lançar pela Iboga Records o álbum "Free Clouds", nada menos que seu 6º disco.

Como você entrou nesse mundo da música eletrônica?

Bem, em 1997, depois de muitos anos de festas, não sei por que meus amigos acharam que eu deveria fazer música, e então me fizeram uma surpresa me presenteando com um sintetizador Yamaha CSIx no meu aniversário de 27 anos. Claro que eu já tinha minhas raízes musicais, já que todas as mulheres da minha família eram pianistas e professoras de música, e eu tocava piano e violão, mas nunca havia pensado em fazer música eletrônica, ou qualquer outro tipo de música, na verdade. Desde que eu ganhei aquele sintetizador, comecei a brincar de fazer música com o software Cakewalk, e comprei mais um sintetizador, meu preferido, entre todos, um Roland JP 8000, e entrei de cabeça numa questão de dois meses. Acho que a partir daquele momento não saí de casa durante um ano.

Fale um pouco sobre o seu som; você é um desses artistas que conseguiram produzir um som único em sua produção, qual é o truque?

Não foi intencional, pelo menos, no início. Acho que tem a ver basicamente com a personalidade da pessoa. Eu sou um tipo ”estranho”, se é que posso generalizar, e a maioria das coisas que faço na vida são um pouco diferentes do que se espera. Um não-conformista? Sim! Sou muito influenciado por vários artistas, mas tenho que fazer do meu jeito. Portanto, meu som de hoje consiste do meu amor pelo som psicodélico, ranhuras do tecnho e ”backbone”, e profundidade monótona que se assemelha a um tipo de Mantra/Chant. Acho que ficam bem juntos, e é especial e diferente da maioria do que se ouve hoje.

Israel? O que há com esses produtores daí? Por que vocês têm uma concentração tão grande de artistas vindo deste pequeno país?

Israel é um lugar muito especial, com muitas coisas acontecendo diariamente e um estilo de vida estressante para seus cidadãos, não somente devido à região em que estamos situados, mas também por causa do chamado modo de vida Mediterrâneo dos israelenses e pela instabilidade econômica. Israel é o núcleo de muitas educações (formações) diferentes, já que os judeus do mundo todo têm migrado para cá nos últimos 60 anos. É uma sociedade jovem e multi-cultural. Esta é a razão pela qual muitos jovens direcionam suas energias à criatividade, e música definitivamente está relacionada a um caminho de criação. Dessa forma, algumas mega bandas foram criadas na cena trance nesta última década, como Infected Mushroom, Astral Projection, Skazi e Astrix com um sucesso internacional maravilhoso, foram uma grande inspiração para aqueles que eram ainda crianças quando estouraram nas paradas. Some a isto uma ”facilidade” explícita de criar um estúdio moderno (10 anos atrás uma pessoa precisava investir muito mais dinheiro em hardware; hoje você só precisa de dois monitores ativos e um computador pessoal decente). Tudo isto nos traz a Israel de hoje o orgulho de ter um monte de jovens artistas com ambições; alguns deles dentro do universo da música criativa, alguns devido à sua paixão pela música, outros porque querem ter a mesma fama e o sucesso das bandas aqui mencionadas.

Conte um pouco sobre a tendência de tantos artistas começarem a fazer músicas progressivas e minimalistas. O que aconteceu nos últimos dois anos?

Esta é uma questão delicada, já que minha resposta talvez não seja do agrado de todos, mas eu acredito que há dois grupos principais aqui. O primeiro grupo fez a mudança em direção ao som progressivo, simplesmente porque o gosto deles mudou; talvez tenha vindo com a idade, ou com a realização de algo muito bom acontecendo ali bem embaixo dos narizes deles, e talvez alguma coisa bem melhor do que vinham fazendo até o momento. Por isso, foi preciso ter muita coragem para abandonar algo que você conhece e pular dentro daquela ”piscina” desconhecida, mas foi feito por causa da paixão e do amor pela música e pela inovação. O segundo grupo fêz/faz isso porque está na moda hoje fazer canções mais lentas, e o som electro e techno estão muito populares (some a isso aquele full-on que está muito distante dos seus ”dias de glória” e eu tenho dúvidas de que voltará àqueles dias de glória em breve a não ser que alguma coisa drástica aconteça).

Onde fica a sua cena preferida e por quê?

Eu diria que tenho sido um fã incondicional do techno nestes últimos dois anos. É o que eu mais toco como DJ. Eu mencionaria os produtores com base alemã Stephan Bodzin e Oliver Huntemann como o núcleo dessa paixão, mas há muitos mais por aí, acredite em mim. Se eu precisar me concentrar eu diria que eu gosto mais do Crossover que aconteceu desde o ano passado, entre o techno, house e a cena psy. Há muitos super produtores arrasando e músicas sendo feitas, que são simplesmente um sangue totalmente novo, com uma pista de dança muito simpática e psicodélica. Na verdade, eu não poderia desejar algo melhor.

Diga quais são os seus 10 produtores favoritos e suas influências.

Dois deles eu acabei de mencionar na minha resposta anterior, mas vou citá-los novamente – devo deixar claro que 10 não é o suficiente mas vou tentar): Stephan Bodzin, Oliver Huntemann, Dubfire, Popof, Fergie, Kollektiv Turmstrasse, Miki Litvak & Ido Ophir, LOUD, Ace Ventura e Simon Posford.

Conte sobre o seu novo álbum “Free Cloud”, sua inspiração, o processo, os remixes etc...

Bem,”Free Cloud” começou oficialmente em março de 2008, quando eu percebi que precisava lançar um álbum, e já tinha duas ou três músicas que havia feito em 2007. Depois, comecei a pensar sobre um conceito, e era óbvio para mim desde o primeiro momento que eu estava às voltas com um álbum misto, que tentaria abraçar as coisas boas das duas palavras que me inspiram (ou seja, techno e psytrance). Antes de março de 2008, eu estive fazendo turnês e não tinha tempo de entrar no estúdio para valer, e então fizemos um intervalo na primavera; aí, passei muito tempo naquele estúdio e trabalhei fazendo novas músicas dentro do conceito, e criando esse som híbrido. Acho que naqueles cinco meses aprendi e tive um progresso no meu som e nas minhas idéias mais do que tive nos últimos três ou quatro anos. Não foi uma tarefa fácil, mas agora já terminamos e, na minha opinião, aquele esforço valeu muito a pena! Além disso tudo, esse álbum foi masterizado por um dos meus engenheiros de som preferidos (o Ido Ophir) e trará um monte de remixes vindos de bandas como Moonbeam, fiord, Miki Litvak & Ido Ophir, Maelstrom, Dickster, Eitan Reiter, e mais.Por isso, nós definitivamente estamos ”no pedaço”!

Para onde está indo a cena trance; olhe cinco anos à frente e diga o que você vê.

Acho que é uma época de algo novo que está acima de nós. A mim me parece que já que a internet está tão forte, e cada vez mais, a quantidade de dados que precisamos consumir todos os dias é simplesmente imensa. Estamos abertos a tantos gêneros e estilos musicais diferentes que é absolutamente impossível se fixar a somente um – no mundo de hoje isto parece tão “pobre” e de mente pequena...Acho que já estamos na época da música híbrida. Tire um pouquinho de tudo e crie algo seu. Quanto melhor você misturar, e rearranjar e tornar isso bem “seu”, melhores serão as reações. Aqueles que forem os melhores compositores, brilharão. Portanto, se continuarmos nesta linha de pensamento, daqui a cinco anos as fronteiras entre os gêneros gradualmente desaparecerão, novos sub-gêneros aparecerão, e a música para se dançar terá um espectro bem amplo de influências.

Fonte: Perfect Stranger fala sobre a cena e seu novo álbum @ psyte.com.br
Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiTweet this Post!
Responder com Citação
  #2 (permalink)  
Antigo 28-11-2008, 11:39
Progressive Life Style

Valeu: 0
Recebeu 0 valeus em 0 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Coimbra
Padrão

Interessante demaais a entrevista. Na verdade eh bom conhecer um pouco da personalidade e do conhecimento na e-music de produtores talentosos como ele.Suas produções digamos de passagem são finaas, eu fiquei satisfeitíssimo com algumas apresentações que assiti dele aqui no Brasil, seu estilo eh realmente único, e pra mim,além do talento, essa eh uma característica indispensável pra uma boa produção ou mixagem.
Essa questão do progressivo ter atingido seu auge na cena tem sido discutida diversas vezes entre amigos, e a posição de Yuli quanto ao fato eh muito parecida com a minha. São inúmeros os projetos que seguem a linha progressiva a tempoos, Tegma,Ticon,Symphonix,Day. Din entre diversos outros.Eh como se os produtores por trás desses projetos tivessem uma mente tão brilhante e evoluida que preveram as tendências e são hoje pra mim a Nata da música eletrônica sem dúvida.
O Minimal prog apesar de novo, sofreu muita influência desses projetos mais antigos, e esse estilo foi inclusive incorporado em muitas das músicas d projetos como Ticon e Tegma por exemplo. A linha realmente da um sangue totalmente novo a cena , torna a pista de dança mais simpática e psicodélica.
Um Luxooooooooooo de Festaaaa :w00t:
  #3 (permalink)  
Antigo 28-11-2008, 12:43
a m b i e n t

Valeu: 790
Recebeu 1,664 valeus em 472 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Flict
Padrão

Citação:
Postado Originalmente por Coimbra Ver Post
O Minimal prog apesar de novo, sofreu muita influência desses projetos mais antigos, e esse estilo foi inclusive incorporado em muitas das músicas d projetos como Ticon e Tegma por exemplo. A linha realmente da um sangue totalmente novo a cena , torna a pista de dança mais simpática e psicodélica.
Um Luxooooooooooo de Festaaaa :w00t:
Só uma correção:

O Minimal Prog Psy já é bem antigo! A época de ouro dele foi lá em 2001 com projetos como "Shiva Chandra", "Gnome Effect", o primeiro cd do "Son Kite" e os primeiros albuns da Zenon Records. Com a grande popularização do fullon ele foi caindo em esquecimento.

Hoje em dia está voltando a ativa com a popularização do Minimal Tech. Apesar do nome ainda ser o mesmo, Minimal Prog Psy, o som esta mudado e um tanto menos psicodélico na minha opinião.

abx

Flict DJ Sets (Soundcloud)
Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiTweet this Post!
Responder com Citação
  #4 (permalink)  
Antigo 28-11-2008, 12:58
Progressive Life Style

Valeu: 0
Recebeu 0 valeus em 0 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Coimbra
Booa parcero... O Son Kite mesmo por exemplo lançou o projeto MINILOGUE em 1999. Album toop. Mas os progresivos com os q eu citei, dentre muuuuitos são mais antigos sem dúvida.
Resposta

Favoritos

Tags
album , cena , fala , novo , perfect , seu , sobre , stranger

Usuários Ativos Atualmente Vendo Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada
Modos de Exibição

Regras para Posts