plurall

Voltar   plurall > Música & Artistas > E-Music

E-Music Pra falar sobre chill out, postar entrevistas com artistas, letras de músicas, perguntar qual é a música e outros assuntos relacionados ao Psytrance e que não se encaixam nos demais fóruns.

Resposta

LinkBack Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico Modos de Exibição Translate
  #1 (permalink)  
Antigo 20-03-2005, 13:07
Boldin Girl

Valeu: 0
Recebeu 0 valeus em 0 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Pirrilla
A Repercursão das raves na Mídia

Olá amigos lindos... Encontrei uma matéria super interessante sobre a repercursão negativa das raves na mídia. Putz, é tudo que penso e mais um pouco. Vejam só::blink:

Ao que tudo indica as raves parecem ter definitivamente ter saído do underground para cair na mídia. Desde o dia 13/02/05 com uma matéria sobre as raves apresentada no programa Domingo Espetacular da Rede Record, a palavra “rave” teve seu significado distorcido e a cena sofreu um certo tremor (lembram da matéria da Globo em 2002 depois do Celebra Brasil 2??).

A reportagem de formato tendencioso, dizia que essas festas eram locais de pura libertinagem juvenil, onde as drogas e sexo rolam livremente, sem qualquer intervenção ou fiscalização por parte de autoridades.

O que a rede Record fez foi apenas mostrar os aspectos negativos dessas festas e que com certeza não se limitam somente a estas e sim a quase todos os locais de diversão, sejam eles pagodes, micaretas, boates ou até mesmo inofensivos churrascos, isso sem contar o carnaval, que é o maior festival sazonal, aparecendo em todas as emissoras de tv e ocorre em todas as cidades brasileiras.

Com textos sensacionalistas como "o amanhecer da rave tem cheiro de *******” e depoimentos de ex-viciados que freqüentavam raves, a reportagem teve a intenção de desmoralizar um tipo de festa onde existem pessoas e empresas sérias trabalhando e tem patrocínio de grandes empresas, generalizando inclusive que todos que freqüentam e produzem são usuárias ou tolerantes ao uso de drogas.

Em um dos principais veículos de divulgação e troca de idéias sobre raves na Internet no Brasil, o Orkut, esse golpe foi sentido. A repercussão causou a apreensão e revolta das pessoas que estão cadastradas em várias comunidades que tratam do assunto (leia o depoimento no final da matéria)

Um grande problema gerado por esse tipo de reportagem é a impressão criada de que as raves são eventos que giram em torno das drogas, marginalizando os freqüentadores de raves como usuários. A verdade é que, a grande maioria das pessoas freqüentam as raves por gostarem do som, para encontrar os amigos, por apreciarem a vibe desse tipo de festa e/ou por se sentirem parte daquela cena.

A reportagem deixou muitos pais de cabelo em pé e muitos jovens inocentes de qualquer acusação estão sendo proibidos de ir a raves. Mas ai vem a pergunta pertinente do momento e que a mídia ainda não quis explorar, talvez por falta de interesse ou por que não dá ibope: onde esta o contra-ponto?

Em nenhum momento foi mencionado que nas raves a ocorrência de brigas é minúscula e muitas vezes nula, ou então onde até a mais reprimida das pessoas consegue se soltar e fazer amigos, onde as boas e grandes organizações conseguem trazer artistas de excelente qualidade, onde há o contato com a natureza, onde há festas que conseguem mobilizar pessoas do Brasil inteiro?

Quando se quer obter ibope, usa-se o sensacionalismo e generalizam os fatos para denegrir a imagem destas. Os aspectos positivos são deixados de lado, são desinteressantes para o público em geral, e por isso não geraria a audiência pretendida.

Estaria sendo hipócrita em dizer que não há drogas em raves, assim como existem em colégios, empresas e até mesmo em instituições do governo... afinal aonde não há??

Outro ponto importante a ser ressaltado, é que como festas relativamente caras, as raves são freqüentadas geralmente por pessoas de classe média e alta, que trabalham, estudam, fazem faculdades, tem metas e planos de vida e não por um bando de perdidos em busca da próxima dose, como apregoou a dita reportagem.

Esse site tem como objetivo divulgar raves e ressaltar o lado positivo delas e, enquanto acreditarmos nestas idéias, estaremos apoiando o trabalho sério dos diversos organizadores de festa, trazendo informação de confiança e promovendo campanhas anti drogas. Vamos assim defender veementemente essas festas que todos nós tanto gostamos.

Por último temos o depoimento do criador da comunidade “RAVES” do ORKUT, Mauro Fernandes, sobre a reportagem:

“Bom, sobre as raves eu acredito que este tipo de reportagem só quer enxergar o lado sensacionalista, o que dá ibope mesmo, primeiro foi com o FUNK nos morros (onde a TV dizia que "quem vai em baile funk vai para fazer orgia"), depois o alvo da mídia foram as festas RAP ("festas de muita violência, onde todos vão armados") e agora infelizmente é a nossa vez, com o jargão "quem vai em rave, vai para se drogar". Eles ganham ibope, nós nos ferramos e quem assiste e não conhece, (telespectadores) ficam com a idéia do que eles passam. Só aspectos negativos. Poderiam mostrar que estas festas juntam milhares de pessoas que gostam de dançar, fazer amizades e que todos se respeitam. Não mostram o belo trabalho artístico que os DJ´s produzem. Não há uma única confusão. Isso eles não mostram. Não daria ibope. Nem dinheiro.

No caso específico na rede RECORD, eu fico ainda mais puto da vida porque a igreja universal (que manda na RECORD) faz parecer que tudo o que eles pregam é a verdade absoluta, uma verdadeira manipulação da massa. É aí que lanço pergunta: nunca fui em um culto religioso, quem vai é para sofrer exorcismo? Parece-me ,aliás, quem vai tem demônio no corpo e pecados na mente ? Isto daria uma bela polêmica não?

Bom, quanto à comunidade Raves, eu realmente não estava 100% presente para saber tudo que estava acontecendo por lá. Depois da reportagem fiquei ciente que eu tenho um canal de comunicação e expressão que precisa de cuidados pois estava sendo mal utilizado. Pior. Foi utilizado CONTRA nós. O propósito NUNCA foi de fazer apologia à drogas, assim como NENHUMA rave tem este propósito. O problema é que muitas das pessoas que escreveram besteiras (e a maioria das que foram mostradas na reportagem) eram o que chamamos de "bogus", ou seja, pessoas que criam falsos profiles e entram nas comunidades (não só a Raves) para fazer estardalhaço.

Depois disso, fiquei assíduo, bani e continuo banindo todos que fazem apologia à drogas e apago todos os tópicos relacionados. Não gostaria que fosse assim, mas por causa desses "bogus" e 1/2 dúzia de moleques inconseqüentes tive que tomar estas ações.

A comunidade Raves está e sempre estará de braços abertos para divulgar as festas e transmitir tudo o que elas tem de bom a oferecer. Sempre estará aliada ao BaladaPlanet e a todos que gostam e querem fazer o melhor para que não consigam acabar com a NOSSA festa. A música não pode parar ,obrigado !”

Como já disse antes: Quando é que será que os bons ventos sopraram ao nossa favor?:huh:
:yu:www.flogao.com.br/pirrilla:clapping:
Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiTweet this Post!
Responder com Citação
  #2 (permalink)  
Antigo 20-03-2005, 14:37
Junior Member

Enviar mensagem via Windows Live Messenger para belouca
Padrão

putz... é fod*
mais uma vez a midia informando as pessoas, ou seja, colocando todos dentro de formas... o pastor guiando o rebanho....
a grande maioria ve uma reportagem dessas e acha que é isso mesmo...
meu pai é um exemplo... eu explico pra ele o que é a rave, mando vários textos maravilhosos, troco uma idéia super legal sobre o assunto... aí ele lê uma matéria no GLOBO e esquece de tudo que a gente conversou... as pessoas cedem muito facilmente a tudo que o jornal e TV falam.
se eu fosse trilionária compraria a GLOBO!! :w00t:
imagina como seria
Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiTweet this Post!
Responder com Citação
  #3 (permalink)  
Antigo 20-03-2005, 14:47
Member

Recebeu 3 valeus em 2 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Rave Warrior
Padrão

Bem, tardo mas não falho pirrila

Fico irritado quando leio isso em qualquer jornal ou ouço noticias atraves da tevê ou simplesmente quando tenho que ouvir do meu pai e da minha mae ¬¬'

E apesar de ser absurdo o conteudo supracitado no texto, ele realmente acontece. Muitas familias hoje em dia CONDENAM, ISSO MESMO CONDENAM, os filhos, sobrinhos, irmaos que se amarram nessas coisas... Logo pensam que somos drogados, malucos, entre outras coisas (apesar de sermos só um poquinho... brincadeira).

Eu por um exemplo, sempre que saio para uma festa 10 da noite e volto meio dia do outro dia, meus pais chegam a ficar semanas sem ao menos falar comigo. Meus avós, nem conto pra eles senão é capaz de terem um infarte. Meu tio, não posso contar com a mentira com ele porque ele é pastor de igreja, não mente nem que pague. Meus primos, (filhos do tio pastor) são como ele, acham que tem uns 100 zilhoes de demonios dentro das raves...

Sinceramente, fico sem palavras... Santa ignorancia.

Marcelo :matrix:
Silencer of Ecstasy."
Responder com Citação
  #4 (permalink)  
Antigo 20-03-2005, 15:49
ADMINISTRADOR

Valeu: 250
Recebeu 918 valeus em 166 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para wilmar Enviar mensagem via Skype para wilmar
Padrão

sensacionalismo é o que vende nessa nossa sociedade não é mesmo??? então é por isso que veiculam a coisa dessa maneira...não tem jeito...
falo com meus pais que vou pra rave e eles associam logo a gente drogada e tal, mas sabem que não é bem assim, que isso é algo individual....mas nós podemos fazer algo sim, mandar carta spra jornais ja ajuda, as vezes publicam alguma coisa... não custa tentar...
Responder com Citação
  #5 (permalink)  
Antigo 20-03-2005, 16:04
Member

Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Shadz
Padrão

entao velho o negocio e não dar ouvidos, eu sempre achei a televisão um tipo de controle remoto para o "POvão" se aperta um botão e manipula 100 milhões de pessoas . Pra te uma ídéia eu so ficuqie sabendo da reportagem da record por amigos meus,e logo achei ridículo a televisão e uma merda eu so vejo filmes dvd e etc alias nem antena tem aki em casa
pra min quem assiste a um canal igual a record e nao quer ver sensacionalismo é idiota, logico q nao estou tentando ofende ngm ateh pq aposto q quem viu a reportagem foi pq foi avisado antes da mesma, so falei isso porque e obvio q em um canal onde o nivel e tão baixo eu nao do ouvidos a nada, nem minha família, por isso nem tive problemas nem nda.
  #6 (permalink)  
Antigo 20-03-2005, 16:13
ADMINISTRADOR

Valeu: 250
Recebeu 918 valeus em 166 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para wilmar Enviar mensagem via Skype para wilmar
Padrão

eu acabei vendo pq me avisram da reportagem...meus pais nem assistiram, mas já viram, outras reportagens associando trance a drogas...infelizmente não são só redes toscas como a record que fazem isso, passa em canais um pouco menos degradados, eu pessoalmente praticamente aboli a tv da minha vida, acho que consigo informaçõe smlhores ainda no jornal, na internet dependendo do lugar...não ofendeu não cara..tranquilão...
Responder com Citação
  #7 (permalink)  
Antigo 21-03-2005, 22:37
Member

Enviar mensagem via ICQ para melao Enviar mensagem via Windows Live Messenger para melao
Padrão

O pior é que eu acredito que muitas raves estão se desvirtuando.
Muita gente vai para se drogar mesmo. Muita gente vai para raves esperando que "seja facil de pegar mulher, pq todas elas estão doidonas".

Somando isso à reportagens desinformadas e preconceituosas, eu vejo uma conjuntura altamente desfavorável para a cena.

Tomara que esse hype criado em torno de raves vire um pouco o jogo para o lado do bem.

Excelente post Pirrita! :thumbsupu
Responder com Citação
  #8 (permalink)  
Antigo 22-03-2005, 13:45
Member

Padrão

gostei tanto da matéria que vou até enviar via email pra minha mãe....

aaauhauuhauhauha

ela ficou super preocupada depois dessa matéria da record...aff! :thumbdown
  #9 (permalink)  
Antigo 22-03-2005, 15:03
Membro Avançado

Padrão

gallera temos q pensar positivo...

A Xxxperience ajudou muito a mudar essa imprensão errada q tinham das raves, afinal drogas existe em qq lugar!!!:doh:

Tava lendo uma parada q o Feio escreveu e só foram apreendidos 26 usuarios e 2 traficantes de exctasy... parece muito, mas se for párar pra pensar 28 pessoas em 12.000 pessoal não é nada, são só 2% da festa!!!:blink:

vamos fazer por onde melhorar as raves do rio, atrves de conscientização do publico!!!:thumbsupu

beijos e boa páscoa:thumb:
  #10 (permalink)  
Antigo 22-03-2005, 15:04
Membro Avançando

Valeu: 15
Recebeu 64 valeus em 21 Posts
Padrão

Faze o q? fala pra as emissoras colocarem q na rave naum tem briga, niguem se olha de cara feia(naum com vontade de brigar rssrsrs), todo mundo danca muito, pula muito e quando se esbarra pronto... arrumou um amigo, onde mais acontece isso??? soh em evento de ME, sem contar q a espinha dorsal das raves eh o contato com a natureza ki por si soh ja deixa tudo mais alegre e bonito...

Mas eles querem eh o sensacionalismo, pq naum atacam eventos de hip-hop q soh da pseudomarginal, pq naum faz a PALHAÇADA ki fizeram na XXX quando tem PLAYER'S, ou show como o do snoop dog(que faz apologia as drogas, e fez em seu show aki, evento ki foi NO MESMO LOCAL DA XXX) pq quem faz esses eventos eh gente grauda, conhece fulano aki beltrano ali...

Pq naum vaum la no show da ivete??? pra pega os micareteiros cheirando lolo e lança... pq a ivete eh quiridinha da midia...

eh ... eh foda... a nossa cena depende MUITO de nox, eh espero q continuemos lutando pelo nosso direito de naum ser teleguiado
Responder com Citação
Resposta

Favoritos

Tags
das , mídia , raves , repercursão

Usuários Ativos Atualmente Vendo Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada
Modos de Exibição

Regras para Posts