Começo sem saber se o que escreverei será gigantesco ou não. A ideia por trás do festival é, e toda a expectativa que o cerca nos meses preliminares, então é justo que as impressões sejam repassadas. Mesmo depois de 5 UPs, sempre há algo a se falar.
Chegada
Mas que falta de organização ridícula, patética e lamentável fora aquela da abertura do camping hein?!
Não falo pelo horário da troca dos ingressos pela pulseira, que acredito que deveria ser respeitado como fora divulgado anteriormente mesmo. Falo do fato de não terem dividido o espaço com cordas
antes do pessoal se instalar no meio da cobertura de palha da entrada. Faze-lo depois foi uma puta burrice - todos já estavam amontoados há horas, sem organização alguma, e tentar fazer com que uma massa de pessoas cansadas e castigadas pelo sol saia do lugar para que isso seja feito é realmente algo tenso demais. O que ocorreu foi apenas propício a confusões, mal estar físico entre os que estavam ali e empurra-empurra generalizado. Erro grosseiro da produção logo de cara, com uma coisa que deveria ser simples.
Camping
Quando cheguei o clima era de carvão em brasa de queijo qualho. Mesmo assim, ainda conseguimos andar até o final do camping com relativa tranquilidade e parar depois da alternativa. Era distante da entrada? Era, sim. Mas ainda assim um camping normal. Rolou uma contenda com uma galera que disse ter "loteado" o espaço previamente para uma excursão de BH, mas segundo os
próprios seguranças, qualquer um poderia acampar ali, então ficamos sem dar muita atenção a essa questão.
Banheiros
Acredito que a questão de não separarem o banheiro por sexo incomodou algumas pessoas, ponto que fora diferente de outras edições do festival. De fato, nem todo mundo está preparado para tamanha liberdade rs. Não me importo com isso, e sim com o fato da água empoçar no fundo do chuveiro - as canaletas centrais poderiam ser mais fundas para a água escoar com mais facilidade, não é algo que precise de um gênio da engenharia para ser pensado. E como em alguns casos, o público tem hábitos de higiene duvidosos - para dizer o mínimo - vários utensílios podiam ser encontrados no piso inundado do chuveiro, de camisinhas a tampax. Felicidade é isso...
No mais, tinha água. Quem foi no Garcez sabe o quanto isso faz falta, então amém a Pratigí por isso...
O modelo de sanitário fora bonito e com aspecto mais limpo, mais isento de maus odores e tal, mas também me levantou a dúvida sobre como era tratado aquele resíduo, uma vez que não vi nenhum caminhão de sucção retirando-os dali. Seria uma contaminação gigantesca tamanha diversidade de resíduos alocados numa lona que pode se romper tão perto de um mangue. A esperança é que tudo tenha o tratamento adequado.
Limpeza
Sobre os banheiros, já fora exposto. Sobre as pistas, não haviam lixeiras suficientes, nem bituqueiras. Lixo em abundância para um festival que diz ter isso como ponto fundamental é triste, espero que seja corrigido nas
próximas edições.
Comida
Comi bem todos os dias do festival. O risoto como sempre salvou, mas para mim a grande surpresa esse ano foi a batata com estrogonofe. Açaí de verdade a 10 reais como café da manhã, lanches variados. Não tenho do que reclamar, nem do preço, pois é aquilo mesmo, pelo local e logística para a execução de tudo.
Bar
Esse dá gostinho especial de falar que estava particularmente desonesto. E cito um dos exemplos de "desonesto" botarem "açaí 5 reais" como se não fosse mais um sabor daquele suco de caixinha, só pra faturar em cima (aliáis, o gosto do açaí de caixinha era HORROROSO). Pra que isso, havia essa necessidade? Wave bar está falindo para precisar utilizar desta manobra moral patética? Abominável, mesmo que tenham me atendido com sorrisos todos os dias. Não vale à pena quando os preços e as atitudes praticadas não são éticas. E isso foi tudo que a Wave Bar não praticou neste festival. Uma pena ter o treinamento no atendimento e esquecer o resto.
Intervenções culturais
Vi alguma coisa. Ouvi relatos de pessoas que vivenciaram algumas. Mas nada na intensidade e magnitude de outros tempos. Não é saudosismo, só não foi visto. Ora, onde estavam as intervenções da abertura das pistas, da virada do ano, onde estavam os malabares constantes por todo o festival? Apenas concentrar em um único espaço priva todos os outros de vê-las. Não sei se fora esta a intenção da produção, mas particularmente acredito que poderia ser MUITO melhor. Lembro-me bem da virada do ano do UP 07, e lembro que fiquei esperando esse ano por algo que me surpreendesse com intensidade parecida àquela edição. E a surpresa foi a ausência completa de quaisquer tipo de intervenção cultural. MUITO triste.
Decoração Chill Out - Nada tão fantástico com o Chill do UP 09, mas ficou bonitinho, simpático.
303 - Alguém sabe o que era o formato da pista? Achei a decór bem maneira, só com pouca sombra.
UP Club - Apesar de ter achado a pista beeeem chatinha, a decor ficou MUITO maneira. As projeções nos panos ficou iradíssima, à noite estava especialmente lindo o local.
Palco Principal - Achei a ideia fluor da decoração do palco principal até o dia 31 muuuuuuuito melhor do que o que ficou depois, com aquelas luzes infernais piscando sem parar. O clima de psicodelia era leve, sensacional, e estava perfeito, não precisava ter mudado para aquilo. Estava muito bonito, mas estragou. Os bonecos de garrafas pet davam o toque high-tech ao conjunto ficaram até legais, embora prefira coisas mais naturais.
Localização das pistas
ISSO SIM foi um dos grandes erros do UP 11 na minha opinião. O cara sai da casa dele para ir à um festival na PRAIA, e encontrar a pista principal longe do mar é realmente decepcionante. Fora o calor infernal que a amada Bahia nos presenteia, sem aquela possibilidade do banho de mar logo ali. Sei que houvera o problema das fazendas, passei pela fazenda ao lado e vi o antigo barquinho da pista alternativa ( deu até tristeza rs ) mas isso não muda o fato de que isso ficou ruim. Apesar das infos internas do festival estar 40% menor em termos de espaço físico, a sensação é de que se andava muito mais pelo fato de se andar em círculos. Fácil se perder dos amigos, fácil ficar procurando pessoas e não achar.
Pista principal fora da praia nunca mais, pelamor.
Line up
O mais fraco e sem inovações de todas as edições em que estive presente. Houveram artistas de peso? Sim, houveram. Mas não tenho recordação de dias de apresentações memoráveis como tenho de outras edições, com a pista inteira com energia a mil. Não sei a explicação para tal, realmente. Mas faltou alguma coisa, ou várias, ah faltou.
Curti este festival, mas não como todos os outros. Foi diferente, algo me dizia que não era muito UP. O Garcez por incrível que pareça me transmitiu mais sensação de UP do que esta edição. As pessoas que conhecia estavam lá, o clima de não fazer nada o dia inteiro, as risadas... Mas estava tudo mais desconexo, pessoas mais desconexas por conta da localização das coisas e pistas, falta do contato cultural mais
próximo, menos luzes infernais piscantes, enfim. Faltou o brilho mágico que vi em outras edições. Já passei por anos muito bons como fora o UP 07 para mim, e outros ruins. Este foi o pior, não pelos perrengues em si, aos quais acredito serem inerentes a qualquer festival ( embora sejam possíveis de se solucionar, afinal é por isto que fazemos nossas críticas e sugestões rs ) mas pela falta dessa magia toda. Algo faltou, algo se perdeu.
Volto ao UP, com certeza. Meu ciclo de festivais não acabou. Mas espero sinceramente por dias melhores.
E é isso... Vlw ae:thumb: