plurall

Voltar   plurall > Cultura Trance > Textos e Poesias

Textos e Poesias Lugar pra tudo o que a sua Intuição e Sensibilidade ache interessante compartilhar!

Resposta

LinkBack Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico Modos de Exibição Translate
  #1 (permalink)  
Antigo 11-10-2004, 02:09
Staff PLURall

Valeu: 0
Recebeu 0 valeus em 0 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para camis
Padrão rave como ritual

Rave
Ritual tribal contemporâneo
Por Carolina Borges

Rituais tribais existem desde os primórdios da humanidade. As sociedades tribais arcaicas utilizavam os rituais como forma sagrada de conexão com a natureza e seus deuses. Através de danças coletivas, música repetitiva, ervas para abertura da percepção, entre outros ritos, os povos tribais celebravam e se conectavam com os aspectos transcendentais da vida. A vida pulsando em Gaia.

Quando o ponto de conexão e sociabilidade entre os seres humanos se dá através da ressonância de afetos, da similaridade do modo de experimentar e vivenciar a vida, estamos diante de uma tribo; na medida em que a intenção da convivência é genuína e não imposta por alguma lei.

A história da civilização, a formação dos estados, a industrialização, e todas as leis e instituições hierárquicas – religiosa, política, econômica - aos poucos foram eliminando os aspectos tribais das relações, através da domesticação, catequização, e imposição de valores e verdades a fim de beneficiar as instâncias de poder e comando.

De selvagens, tribais e guerreiros, os habitantes de Gaia transformaram-se em um grande e maciço rebanho de ovelhas. Vidas foram sugadas através das leis, instituições e a imposição de um tempo artificial, a fim de homogeneizar as vidas do rebanho e conseqüentemente facilitar o controle do poder.

A natureza foi perdendo sua soberania, os próprios humanos que antes à veneravam, começaram a destruí-la e explorá-la. Os rituais deixaram de ser tribais e pagãos, dando origem a celebrações religiosas institucionalizadas de caráter transcendental, na qual a desvalorização do corpo e da vida telúrica, transformaram-se em realidade. O rebanho agora não celebra a vida, e sim, a “vida além da vida”. Com o fim dos rituais e celebrações tribais, deu-se início a era das celebrações mórbidas conduzidas por ideais acéticos.

Final do século XX, a humanidade chegando ao seu limite de artificialidade - através do desenvolvimento tecnológico, da ausência de relação com a natureza de Gaia, do rebanho/homem sendo conduzido por valores competitivos e progressistas - dá um “salto quântico em ondas espirais”, com o surgimento no final da década de 80 na Inglaterra das primeiras raves.

Com grande semelhança às cerimônias indígenas religiosas dos índios norte americanos Pow wows, tem-se início o retorno do sentido tribal e transcendental através da música eletrônica e a sua estrutura repetitiva – remetendo aos sons tribais produzidos durantes os rituais – o DJ como um xamã, conduzindo o êxtase e a vibração. A volta do paganismo e seu aspecto hedonista, na medida em que as relações entre os freqüentadores estão além de controles e comandos institucionais.

O ciberespaço como superfície de afeto e trocas de informações entre os ravers, Gaia pulsando com os fluxos de informações e conexões de seus habitantes.

Este ritual contemporâneo evidencia a transformação sem precedentes que vivenciamos, pois se trata de um ritual tribal planetário gerado somente e através da tecnologia, possuindo características idênticas em qualquer região de Gaia. Cidades nômades são formadas - em lugares onde há predominância da natureza - por alguns dias e vidas compartilhadas durante este ritual. Estamos diante de um forma de zona autônoma temporária (TAZ), evidenciando o aspecto anárquico e caótico que as raves apresentam, por tratarem de encontros e trocas de afetos sem controles e leis.

Eis a tecnologia proporcionando um retorno ao arcaico. Habitantes de Gaia retornam às suas condições de selvagens, assim como a natureza recupera seu aspecto soberano. Embora em lugares naturais e selvagens, as raves possuem a artificialidade em sua essência, visto que é a tecnologia o elemento que viabiliza este ritual.

É através do ciberespaço que as trocas de informações, como detalhes de horas e locais são realizados. A música é eletrônica, produzida através de softwares, as imagens projetadas são criadas também através de softwares, a importância da estética do corpo, tudo isso gerando um ritual pós-moderno de alguns dias, onde os habitantes de Gaia dançam e celebram coletivamente. O retorno do arcaico, na medida em que os principais aspectos dos rituais tribais ficam evidenciados.

Consumo excessivo de drogas, apropriação da rave como produto de consumo e alienação, coexistem com o movimento refletindo a atual sociedade que habita Gaia. Assim como os rituais tribais arcaicos refletiam cada tribo, a rave sendo o ritual tribal contemporâneo vai refletir a atual sociedade planetária. Impossível falar da atual sociedade sem falar de excesso de consumismo.

Rave como levante, zona autônoma temporária de sociabilidade humana, linha de fuga, subversão, anarquismo caótico, nomadismo, tribo, coletividade, festejo, celebração, paganismo, xamanismo, desterritorialidade, ritual. A era pós-moderna de Gaia e o surgimento do neo tribalismo.

"A TAZ envolve um crescimento do manso para o selvagem, um retorno que é, igualmente, um passo a frente. Uma lógica do caos, um projeto de elevados ordenamentos de consciência ou simplicidade de vida que se aproxima em um surfar nas ondas dianteiras do caos, de um complexo dinamismo. A TAZ é uma arte de vida em contínuo surgimento, selvagem, mas gentil...”
Hakim Bey

Carolina Borges, educadora multimídia, DJ, estudante da filosofia de Nietzsche e Deleuze com o Prof. Luiz Fuganti http://www.linhadefuga.com.br/, pesquisa cultura digital junto com Ricardo Barreto http://www.file.org.br/, colabora com o Projeto Metáfora. Escreve roteiros para documentários, performances e curtas metragens. Edita o blog Ciberutopias http://www.ciberutopias.blogger.com.br/
Fortaleça a imprensa independente do Brasil e a Livre Expressão disseminando este artigo para sua rede de relacionamento. Imprima ou envie por e-mail.

Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiTweet this Post!
Responder com Citação
  #2 (permalink)  
Antigo 11-10-2004, 09:40
*Dono da fabrica*

Valeu: 222
Recebeu 340 valeus em 113 Posts
Padrão

Camis, como sempre arrebentando nas literaturas

Esse texto eh daquele site q vc m passou ne ?

Po, acho q eh isso q falta as vezes em algumnas festas e na mente de algumas pessoas... A visao das raves e do trance como um movimento TRIBAL, RITUAL, TRANSCENDENTAL...

No encarte do cd xxxperience 1 tem um poema iradissimo que expressa bem essa visao ritualistica das raves, dps eu posto ele aqui...

Mas camis, vc ppode por favor so dar uma explicacao um pouco resumida sobre essa parada d TAZ q eu nao entendi direito? :wink2:

Minha mae e q trabalha c essas paradas d ciberespaço, ciencia da informaçao etc etc eu li a tese d mestrado dela e boiei... Vou dps ver s ela conhece essa parada e m da uma explicação tb, mas eu acho esses lances mto confusossss :wacko:

Mas o texto eh otimo, continue sempre compartilhando conosco essas informaçoes interessantes, pq tem mta gnt por ai c preguiça d ler esses textos e acaba perdendo uma informação importantissima, sem a qual nunca saberemos ql o verdadeiro contexto historico/cultural em q se encontram as raves e sem isso fica dificl captarmos sua verdadera essencia :smile2:

*
ChAnT aNd Be HaPpY
Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiTweet this Post!
Responder com Citação
  #3 (permalink)  
Antigo 11-10-2004, 13:33
Membro Avançado

Padrão

Muito bom esse texto!

Po, sempre que eu tento convencer alguem que eu acho que vale a pena a ir a uma rave, esse é um dos principais argumentos que eu uso. Que não é só um lugar onde as pessoas vão para se drogar(que é o que a maioria das pessoas acha), mas sim um ritual, uma comunhão das pessoas que através da música refletida na dança buscam uma elevação espiritual e expansão da consciência.

Se essa imagem do que é realmente uma rave, ou qualquer outro evento de música eletrônica, fosse difundida, não teríamos essa discriminação toda que existe. Mas é muito difícil falar e transmitir a mensagem do desenvolvimento espiritual, num mundo tão caótico, cético e consumista em que vivemos hoje em dia. Creio que essa organização atual da sociedade mundial está se alterando, de forma lenta mas gradual, e que a música eletrônica vai ser encarada como ela realmente deve ser.

Como o próprio texto disse, apesar de uma rave ser uma TAZ (wonka, foi um termo criado por um escritor que eu nao me lenbro o nome agora, que escreveu um livro em que disse que em certos momentos da humanidade, zonas são criadas fora do âmbito e do alcance da sociedade e das leis em que as pessoas se expressam livremente e fazem o que querem, como se num momento de total anarquia autocontrolada) ela reflete a sociedade atual, e por isso, vemos que em algumas pessoas que frequentam as raves existe a falta dessa visão transcendental. E a TAZ de hoje em dia já é bem diferente de como era quando começou. Alguns até sustentam que hoje, rave não é mais uma TAZ pois está submetida às leis da sociedade.

Mas é por aí que temos que seguir, divulgando o ritual em que todos nos unimos debaixo do lema Paz, Amor, União e Respeito, para através da dança transcendermos a consciência individual e alcançar a consciência holística da união do todo no uno e do uno no todo.

Beijos abraços e good vibes para todos! :smile2:

Keep the energy flowing: THINK!!!
Responder com Citação
  #4 (permalink)  
Antigo 11-10-2004, 13:45
*Dono da fabrica*

Padrão

Citação:
Postado Originalmente por e-tronic

(wonka, foi um termo criado por um escritor que eu nao me lenbro o nome agora, que escreveu um livro em que disse que em certos momentos da humanidade, zonas são criadas fora do âmbito e do alcance da sociedade e das leis em que as pessoas se expressam livremente e fazem o que querem, como se num momento de total anarquia autocontrolada)
Vlwww pela luz e-tronic :wink2: :thumb:

*
ChAnT aNd Be HaPpY
Responder com Citação
  #5 (permalink)  
Antigo 11-10-2004, 14:16
Staff Plurall.org

Enviar mensagem via ICQ para Sauron Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Sauron Enviar mensagem via Yahoo para Sauron
Wink

Citação:
TAZ, foi um termo criado por um escritor que eu nao me lenbro o nome agora, que escreveu um livro em que disse que em certos momentos da humanidade, zonas são criadas fora do âmbito e do alcance da sociedade e das leis em que as pessoas se expressam livremente e fazem o que querem, como se num momento de total anarquia autocontrolada
O nome do escritor é Hakim Bey e o nome do livro é TAZ: Zona Autônoma Temporária.

Abaixo a capa da edição brasileira e também o release da Conrad Editora.

Citação:
Postado Originalmente por Conrad Editora

TAZ, é um dos mais polêmicos livros do mundo contemporâneo. Seu autor, Hakim Bey, nunca foi fotografado, recusou-se a ser entrevistado pela Time, e quando mais jornalistas começaram a caçá-lo, desapareceu.

Apesar de seu anti-marketing, TAZ tornou-se um best seller. A partir de seu lançamento, no final dos anos 80, foi reproduzido infinitamente na Internet (com a bênção do autor, que é contra direitos autorais) e ganhou edições em dezenas de países. Surgiu até uma versão em disco, em uma parceria de Hakim Bey com o músico Bill Laswell (e não é o único disco de Bey: ele também gravou com William Burroughs e Iggy Pop).

É tamanha a “popularidade” que até um livro apócrifo de Bey foi lançado na Itália, no que ao final se revelou mais uma das ações de contra-informação de Luther Blissett (outro dos autores da coleção Baderna).

Os conceitos lançados por Bey tornam-se cada vez mais difundidos no universo do ativismo radical de esquerda. Principalmente o conceito de Zona Autônoma Temporária, mais conhecida pela sigla TAZ (de Temporary Autonomous Zone). A idéia de combater o Poder criando espaços (virtuais ou não) de liberdade que surjam e desapareçam o tempo todo.

Usando de sua inusitada erudição, Hakim Bey cruza as referências mais inesperadas: da filosofia sufi aos situacionistas franceses, de Nietzsche aos dadaístas. E vai buscar precedentes para a TAZ entre os piratas dos séculos XVI e XVII, nos quilombos negros da América e nas efêmeras repúblicas libertárias do início do século XX.

O conceito de TAZ foi imediatamente adotado por ativistas das mais diversas tendências e das mais diversas áreas. Inspirou, por exemplo, muitas das táticas de rua dos manifestantes já nos famosos acontecimentos de Seattle. Mais de uma autoridade policial constatou aterrorizada que era muito difícil acompanhar a estratégia dos manifestantes de formar grupos aleatoriamente, atacar e depois desmanchar aquelas formações para formar outros grupos, com novos objetivos.
A TAZ também foi adotada com entusiasmo por hackers mais politizados em seus combates virtuais contra as autoridades. E também foi adotada, em uma maneira menos virtual, nas raves inglesas, quando o governo inglês criou uma lei que reprime as festas ao ar livre não chanceladas.

Ao mesmo tempo que esses manifestos e ensaios de Hakim Bey passaram a receber a atenção de ativistas e das autoridades (algumas teorias conspiratórias, talvez não tão delirantes, dizem que um departamento do FBI teria sido criado para descobrir sua identidade e acompanhar seus passos), passaram também a receber elogios entusiasmados por sua qualidade literária. E foram elogios vindos de escritores de respeito como Allen Ginsberg, William Burroughs e Robert Anton Wilson.

Seja por sua importância histórica, seja por sua qualidade como literatura, TAZ é uma leitura obrigatória para entender o mundo atual.

O AUTOR
Não há fotos de Hakim Bey. Milhares de histórias a respeito de quem seria ele correm soltas pela Internet. A história mais freqüente diz que Hakim Bey teria sido um poeta em algum lugar do norte da Índia, que por questões políticas teria sido obrigado a fugir para a Inglaterra e depois, por causa do envolvimento em uma ação terrorista, teria fugido para Nova York. Outros dizem que ele seria a ovelha negra de uma família de milionários. A informação mais segura diz que ele seria um americano que viveu muito tempo no Irã, mas fazendo o quê é um mistério.

!!!O livro pode ser baixado em formato pdf aqui.!!!
Responder com Citação
  #6 (permalink)  
Antigo 11-10-2004, 14:29
Black Dog

Valeu: 2
Recebeu 11 valeus em 3 Posts
Enviar mensagem via ICQ para Bidu Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Bidu
Padrão Falou e disse

Citação:
Paz, Amor, União e Respeito, para através da dança transcendermos a consciência individual e alcançar a consciência holística da união do todo no uno e do uno no todo.

Beijos abraços e good vibes para todos! :smile2:
Lesk, muito bem colocado!!!! Vc resumiu em 3 frases um proceesso tão complexo, to abismado com a tua capacidade de síntese :surprise: Só um cara com a tua sensibilidade é capaz de enxergar e expor tão bem essa sensação que todos nós ravers pocuramos.

Muito bom!!!!
  #7 (permalink)  
Antigo 11-10-2004, 14:51
Staff PLURall

Enviar mensagem via Windows Live Messenger para camis
Padrão

éééé!!! mt bem lembrado, wonka... vo copiar o poema aqui pq tb acho ele mt bom!!! tinha me esquecido, q bom q vc falou nisso ;-) segue assim:

Citação:
SOMOS CRISTAL
Citação:
NO UNIVERSO
DISCO DA VIDA
VIVEMOS EM MOVIMENTO ESPIRAL
.

SOMOS CORPO CRISTAL
DIVINA MAGIA
MISTÉRIO E SABEDORIA
CONCENTRAÇÃO DE PURA ENERGIA VITAL
.

SOMOS MENTE CRISTAL
CAPTA GUIA
TRADUZ COM MAESTRIA
A MUSICA UNIVERSAL
.

SOMOS ESPÍRITO CRISTAL
SOMOS MUSICA
E EM TRANSE SOMOS ASSIM

INFINITOS
DE COMEÇO,
MEIO E FIM

(M.D.R)

e entra o texto do encarte...

Citação:
XXXperience é isso. É quando vc percebe que a música eletrônica é maior do que se imagina e que não deve ficar restrita só a clubes e lugares fechados. o trance, mais do que qualquer outro estilo, expandiu os limites das nossas pistas de dança - são praias, sítios, fazenda e qualquer outro lugar onde se possalevar um gerador elétrico e montar uma tenda com alguns djs. as pessoas chegam e a festa se forma naturalmente. quem já dançoiu até o sol nascer num lugar desses, sabe o que isso significa. é uma paixão pela música, pela natureza que transcende a dimples festa.
é encontrar o caminho da harmonia e da felicidade utilizando a sua energia física e espiritual. preparem-se para mais esse ritual XXXperience de psicodelia e celebração à vida. sejam bem vindos...
e daí vem as fotos do dj rica amaral, ainda de dreads não muito longos e ainda pouco tatuado... hehehe... faz tempo q uma XX era só um sítio e um gerador elétrico e um punhado de djs... faz tempo q as pessoas não dançam mais d noite esperando o sol nascer... mas... a gente ainda sabe que isso acontece em algum lugar... e isso já vale o sorriso ;-)

...

na real esse texto sobre rave como ritual eu achei na minha pesquisa sobre TAZ (valeu mt pelas explicações tb e-tronic... eu to com vários textos de taz aqui q vou ver se coloco logo mais... ) e infelizmente eu copiei as páginas de web mas acho n guardei os links, mas todas as matérias tão com referências e nomes de autor... nada q uma busca na web não encontra dnovo ;-)

falando um pouco ainda sobre a rave como ritual, eu n sei bem onde está, mas sei q tem um texto do goa gil q fala sobre isso... pra qm não sabe rola uma tese séria sobre isso... e podemos inclusive ver a cópia dela no site do goa gil... www.goagil.com

segue a introdução... ;-)

Citação:
Redefining the Ancient Tribal Ritual for the 21st Century

"Redefining the Ancient Tribal Ritual for the 21st Century:"

Goa Gil and the Trance Dance Experience

A Thesis

Presented to
The Division of Philosophy, Religion, and Psychology
Reed College

In Partial Fulfillment

Of the Requirements for the Degree
Bachelor of Arts

Michael Belden McAteer

May 2002

Abstract

A ritual studies analysis of Goa Gil's "Redefining the Ancient Tribal Ritual for the 21st Century," commonly known as the "Goa Trance Party" or "Psychedelic Trance Party." The phenomenon is looked at from the points of view of Emile Durkheim, Victor Turner and Max Weber. Dukheim's theories are used to establish the event as social or secular ritual. The phenomenon is then shown to fit Turner's conception of ritual structure, following the pattern of a rite de passage. Finally, the role of Weberian charisma in the figure of Goa Gil, the DJ, is considered. Ultimately the phenomenon is argued to be "ritual" contingent on all three points of view, the charismatic dynamic allowing for the successful application of ritual structure and resulting in a specifically "ritual" type of collective effervescence.

From the Author:

While all of the material on this Thesis is copywrited, please quote from it freely in your own academic papers if it is useful. The bibliography in the back will also be of help to anybody wishing to write about modern psychedelic rituals. Please cite my work anywhere it gets used, and for the sake of good times, write me a small note or send me your paper. I would love to know how its being used, as well as any comments that anyone may have.
Thanks!
Michael McAteer
Email:

Citação:

"redefinindo o antigo ritual tribal para o século 21"

goa gil e a experiência da dança do trance
OU
goa gil e a experiência do transe na dança

uma tese apresentada à divisão de filosofia, religião e psicologia da faculdade Reed
preenchendo parcialmente os pré requisitos para o diploma de bacharelado em artes

Michael Belden McAteer
Maio 2002

Resumo
uma analise e estudo do ritual de goa gil "redefinindo o antigo ritual tribal para o século 21", comumente conhecidos como "festas trance de goa" ou "festas de trance psicodélico". o fenômeno é observado sob o ponto de vista de emile durkheim, victos turner e max weber. as teorias de dukheim são utilizadas para estabelecer o evento como social ou como um ritual secular. o fenomeno então se mostra passível de encaixar-se na concepção de turner de estrutura de ritual, seguindo o padrão de uma cerimônia de passagem. finalmente o papel carismático definido por weber aparece na figura de goa gil, o dj. No final, o fenômeno pode ser descrito como um ritual se considerado dos três pontos de vista, o carisma energético permitindo o sucesso da aplicação da estrutura ritual e resultando em um tipo especifico de efervecência ritual coletiva.

Nota do autor:
apesar de todo o material desta tese ter direitos de autor, por favor citem-no livremente em seus próprios manuscritos acadêmicos se ele lhes for útil. a bibliografia no final também deverá ser útil àqueles que desejam escrever sobre os rituais psicodélicos modernos. por favor citem meu trabalho em qualquer lugar que ele for utilizado, e pela bondade dos velhos tempos, me mandem um avisou ou uma cópia do seu trabalho. eu adoraria saber dos seus comentários e onde ele está sendo utilizado. muito obrigada
Michael McAteer
Email: mcateermichael@hotmail.com
dowload da tese completa, em inglês, nos seguintes links

for Macintosh (in Word format)

for Windows (in Word format)

Responder com Citação
  #8 (permalink)  
Antigo 11-10-2004, 15:42
*Dono da fabrica*

Padrão

Que isso hein Camis, dedicação totaaaal!
Parabens, eh graças a pessoas assim, que se dedicam, q o trance vai p frente.
Qnt ao TAZ, vou procurar m informar melhor...
O poema era esse msm, legal ne ? Adoro ele tb! Quem sera MDR ???

*
ChAnT aNd Be HaPpY
Responder com Citação
  #9 (permalink)  
Antigo 11-10-2004, 19:41
Membro Avançado

Padrão

Hoje, na Reserva, mais uma TAZ carioca! Vamos com tudo!!! :thumb:

Keep the energy flowing: THINK!!!
Responder com Citação
  #10 (permalink)  
Antigo 11-10-2004, 22:32
Membro Avançado

Enviar mensagem via Windows Live Messenger para JUANA ANTUNES
Padrão trance

A primeira explicação sobre trance que ouvi foi muito legal e se tornou a minha base até hoje...
É muito importante cada elemento presente na rave, tudo é trance! A natureza, as cores vivas e alegres da decoração, o chill out bem preparado, as batidas e linhas da música e principalmente as pessoas de bem, receptivas e felizes.
O trance é como uma trança, tecida com as energias de cada elemento da rave, vc canaliza essa energia no som. Vc emana de volta pro mundo essa energia quando dança.
É quando vc tá ali, batendo o pé no chão, abraçando e tocando, trocando a felicidade de existir, que vc se entrega ao êxtase de saber que vc é parte de um universo tão grande e que ao mesmo tempo cabe dentro de vc.
É naquele momento que vc sabe que se vc é bom, o universo se torna tão bom quanto, mesmo que só por instantes.
É nesse momento também que vc quebra as barreiras com deuses e deusas e se torna mais um. Vc se torna universo.
E é tudo tão lindo, tão mágico, que não existe religião, não existe preconceitos, não existe mal, existe sim: paz, amor, respeito e união dentro de vc e transbordando pro mundo.
Quando esse momento acaba, por mais que se prolongue em afters e afters, horas e dias e vc volta a ser humano, vc traz incorporado dentro de si um pouco dessa compreensão.
Não são palavras, são sentimentos. Vc passa a se importar. Vc vê o mundo como seu, não como mais um habitante. Vc existe em sintonia com o universo.

ESSE É O MEU RITUAL!!!
Responder com Citação
Resposta

Favoritos

Tags
como , rave , ritual

Usuários Ativos Atualmente Vendo Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada
Modos de Exibição

Regras para Posts