plurall

Voltar   plurall > Cultura Trance > Textos e Poesias

Textos e Poesias Lugar pra tudo o que a sua Intuição e Sensibilidade ache interessante compartilhar!

Resposta

LinkBack Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico Modos de Exibição Translate
  #21 (permalink)  
Antigo 11-03-2010, 11:42
Ohm, on and on...

Valeu: 186
Recebeu 206 valeus em 78 Posts
Padrão Re: Além do Bem e do Mal

Citação:
Postado Originalmente por Tchop Ver Post
Pergunta para levantar outra bola no debate, porque tenho minhas teorias mas quero ler as de vocês: Até que ponto vocês pegam as teorias filosóficas ditas "cultas" e seus contrapontos, a filosofia simples e popular, juntam com seus próprios conceitos tanto ambientais quanto individuais para criar a concepção própria de bem ou mal, ou até, bem vs mal? Conseguem mensurar cada conceito ou o deixam livres?

E claro, ótima discussão!

E é isso.. Vlw ae!:thumb:
Quanto a isso, eu tenho uma parada pra flr... teve um pré socrático, acho q foi o heráclito... não sei... é o cara q inventou o conceito do apeiron (tornar-se) q fala sobre as diferenciações q se fazem da matéria pela razão do tempo e estado (tipo não se entra no mesmo rio 2 vezes ou o exemplo do cara qdo tá vivo ele é dps ele era). Ele descreveu o conceito de bem e mal da melhor maneira q eu já vi... e tem mt a ver com o tao: O equilíbro desbalanceado entre o bem e o mal, no fim das contas pode se equilibrar no fim ou no início do tempo, mesmo q um reine durante a quase eternidade... por isso vc não poderia representá-lo por uma linha... teria que ser um ponto, q tem a maior selvageria do mal e a mais bela irradiação do bem, dentro desse simples ponto que contém todo o tempo.

Quanto ao ter q, eu já acho meio louco... ter que já nasceu morto... e esse não é papo de vagabundo não... mas o ter que só aparece pra quem não cria ou imagina... eu não tenho q comer no prato, eu posso usá-lo tb pra apoiar livros, me abanar ou sentar em cima. Eu não tenho q trabalhar todo dia, eu posso trabalhar pra minha subsistência apenas ou não trabalhar e viver de sorte... é a escolha q faz o ter q morrer.

vou fechar com o meu argumento pro-choice, baseada numa das mais célebres frases de sabedoria dos últimos tempos, vinda de um enorme pensador, q de tão bom, resolveu apenas alegrar o mundo com sua comédia atemporal:

"Quando me amei de verdade comecei a me livrar de tudo que não fosse saudável... Pessoas, tarefas, tudo e qualquer coisa que me pusesse para baixo. De início minha razão chamou essa atitude de egoísmo.
Hoje sei que se chama... Amor-próprio."

Charles Chaplin

Quem quiser ler o texto inteiro, leia... ele é lindo e todos devem aprender um pouco dele.. pq esse sim é uma verdade, quase q absoluta.

Tag amor-próprio - Pensador
Well, what's wrong with a little destruction?'

Última edição por tHiaGo_cAtalDi; 11-03-2010 às 11:51.
Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiTweet this Post!
Responder com Citação
Os seguintes 2 usuários disseram valeu para tHiaGo_cAtalDi por este post:
  #22 (permalink)  
Antigo 11-03-2010, 14:20
OM MANI PADME HUM

Valeu: 241
Recebeu 205 valeus em 81 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Hórus

acho que voce nao entendeu que nao foi uma critica aos católicos ... foi apenas um exemplo ...
  #23 (permalink)  
Antigo 11-03-2010, 21:30
poesia ou morte!

Valeu: 2,365
Recebeu 3,607 valeus em 931 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Roosevelt Soares Enviar mensagem via Yahoo para Roosevelt Soares

Citação:
Pergunta para levantar outra bola no debate, porque tenho minhas teorias mas quero ler as de vocês: Até que ponto vocês pegam as teorias filosóficas ditas "cultas" e seus contrapontos, a filosofia simples e popular, juntam com seus próprios conceitos tanto ambientais quanto individuais para criar a concepção própria de bem ou mal, ou até, bem vs mal? Conseguem mensurar cada conceito ou o deixam livres?

E claro, ótima discussão!
Citação:

E é isso.. Vlw ae!:thumb:

É difícil colocar isso em palavras.
Uma visualização do “bem e o mal”, pra mim tem que ser como um diálogo, e quando monólogo esta mais pra um maniqueísmo que ainda é uma corrente de pensamento que influencia nossa sociedade. Apesar de ambos, diálogo e monólogo, virem de um único Ser. Monólogo e diálogo, são bem diferentes.
Acho que a primeira noção de bem e mal acredito vir da ideia de responsabilidade, que é algo que vamos construído, apesar de também se misturar com instinto, sua base vem da projeção de sentimentos. “Não faça aos outros o que você não gostaria que fizesse com você”, é um ditado primitivo, bom pra expressar essas primeiras noções do “bem e mal”, cultural, que projeta no mal o que não queremos, o insuportável, a negação, o imediatismo de eliminar o indesejável. O que nos coloca em uma eterna disputa por destruição e conquista através de uma fria e rápida higienização.
Deixando um pouco de lado os escritos dos pensadores, o que fica de principal ferramenta pra dialogar entre o bem e o mal seria a capacidade de se colocar no lugar do outro, recriar situações de forma imparcial, tatear, sentir os odores, o sabor de ambos e chegar à uma conclusão, que apesar de tudo, não é estática. O zeitgeist de um tempo influencia na reconfiguração do que é bem & mal.

Rendeu bem isso tudo =]

Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiTweet this Post!
Responder com Citação
Os seguintes 3 usuários disseram valeu para Roosevelt Soares por este post:
Resposta

Favoritos

Tags
alÉm , bem , mal

Usuários Ativos Atualmente Vendo Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada
Modos de Exibição

Regras para Posts