Citação:
Postado Originalmente por Tchop Pergunta para levantar outra bola no debate, porque tenho minhas teorias mas quero ler as de vocês: Até que ponto vocês pegam as teorias filosóficas ditas "cultas" e seus contrapontos, a filosofia simples e popular, juntam com seus próprios conceitos tanto ambientais quanto individuais para criar a concepção própria de bem ou mal, ou até, bem vs mal? Conseguem mensurar cada conceito ou o deixam livres?
E claro, ótima discussão!
E é isso.. Vlw ae!:thumb: |
Quanto a isso, eu tenho uma parada pra flr... teve um
pré socrático, acho q foi o heráclito... não sei... é o cara q inventou o conceito do apeiron (tornar-se) q fala sobre as diferenciações q se fazem da matéria pela razão do tempo e estado (tipo não se entra no mesmo rio 2 vezes ou o exemplo do cara qdo tá vivo ele é dps ele era). Ele descreveu o conceito de bem e mal da melhor maneira q eu já vi... e tem mt a ver com o tao: O equilíbro desbalanceado entre o bem e o mal, no fim das contas pode se equilibrar no fim ou no início do tempo, mesmo q um reine durante a quase eternidade... por isso vc não poderia representá-lo por uma linha... teria que ser um ponto, q tem a maior selvageria do mal e a mais bela irradiação do bem, dentro desse simples ponto que contém todo o tempo.
Quanto ao ter q, eu já acho meio louco... ter que já nasceu morto... e esse não é papo de vagabundo não... mas o ter que só aparece pra quem não cria ou imagina... eu não tenho q comer no prato, eu posso usá-lo tb pra apoiar livros, me abanar ou sentar em cima. Eu não tenho q trabalhar todo dia, eu posso trabalhar pra minha subsistência apenas ou não trabalhar e viver de sorte... é a escolha q faz o ter q morrer.
vou fechar com o meu argumento pro-choice, baseada numa das mais célebres frases de sabedoria dos últimos tempos, vinda de um enorme pensador, q de tão bom, resolveu apenas alegrar o mundo com sua comédia atemporal:
"Quando me amei de verdade comecei a me livrar de tudo que não fosse saudável... Pessoas, tarefas, tudo e qualquer coisa que me pusesse para baixo. De início minha razão chamou essa atitude de egoísmo.
Hoje sei que se chama... Amor-
próprio."
Charles Chaplin
Quem quiser ler o texto inteiro, leia... ele é lindo e todos devem aprender um pouco dele.. pq esse sim é uma verdade, quase q absoluta.
Tag amor-próprio - Pensador