plurall

Voltar   plurall > Cultura Trance > Textos e Poesias

Textos e Poesias Lugar pra tudo o que a sua Intuição e Sensibilidade ache interessante compartilhar!

Resposta

LinkBack Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico Modos de Exibição Translate
  #1 (permalink)  
Antigo 01-08-2008, 11:03
poesia ou morte!

Valeu: 2,365
Recebeu 3,607 valeus em 931 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Roosevelt Soares Enviar mensagem via Yahoo para Roosevelt Soares
Padrão A raposa eo príncipe - Antoine de Saint-Exupéry

E foi então que apareceu a raposa:

- Bom dia, disse a raposa.

- Bom dia, respondeu polidamente o principezinho que se voltou mas não viu nada.

- Eu estou aqui, disse a voz, debaixo da macieira...
- Quem és tu? perguntou o principezinho.
Tu és bem bonita.

- Sou uma raposa, disse a raposa.

- Vem brincar comigo, propôs o princípe, estou tão triste...

- Eu não posso brincar contigo, disse a raposa.
Não me cativaram ainda.

- Ah! Desculpa, disse o principezinho.

Após uma reflexão, acrescentou:
- O que quer dizer cativar ?

- Tu não és daqui, disse a raposa. Que procuras?

- Procuro amigos, disse. Que quer dizer cativar?

- É uma coisa muito esquecida, disse a raposa.
Significa criar laços...

- Criar laços?

- Exatamente, disse a raposa. Tu não és para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos.
E eu não tenho necessidade de ti.
E tu não tens necessidade de mim.
Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás pra mim o único no mundo. E eu serei para ti a única no mundo...

Mas a raposa voltou a sua idéia:

- Minha vida é monótona. E por isso eu me aborreço um pouco. Mas se tu me cativas, minha vida será como que cheia de sol. Conhecerei o barulho de passos que será diferente dos outros. Os outros me fazem entrar debaixo da terra. O teu me chamará para fora como música.
E depois, olha! Vês, lá longe, o campo de trigo? Eu não como pão. O trigo para mim é inútil. Os campos de trigo não me lembram coisa alguma. E isso é triste! Mas tu tens cabelo cor de ouro. E então serás maravilhoso quando me tiverdes cativado. O trigo que é dourado fará lembrar-me de ti. E eu amarei o barulho do vento do trigo...

A raposa então calou-se e considerou muito tempo o príncipe:

- Por favor, cativa-me! disse ela.

- Bem quisera, disse o principe, mas eu não tenho tempo. Tenho amigos a descobrir e mundos a conhecer.

- A gente só conhece bem as coisas que cativou, disse a raposa. Os homens não tem tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo prontinho nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos. Se tu queres uma amiga, cativa-me!
Os homens esqueceram a verdade, disse a raposa.
Mas tu não a deves esquecer.
Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas"

Antoine de Saint-Exupéry

Le petit prince (o pequeno príncipe)

Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiTweet this Post!
Responder com Citação
  #2 (permalink)  
Antigo 01-08-2008, 11:32
Progredindo.

Valeu: 7
Recebeu 0 valeus em 0 Posts
Padrão

Citação:
Postado Originalmente por Roosevelt Soares Ver Post
- Procuro amigos, disse. Que quer dizer cativar?

- É uma coisa muito esquecida, disse a raposa.
Significa criar laços...
Criar laços. Vivemos em uma época em que isso se tornou algo muito difícil. Buscamos, pelas mais variadas razões, superficialidades. Pode ser por comodismo, por medo de se envolver, por praticidade ou até por medo de se conhecer, mas o fato é que entrar na toca do coelho é mais difícil do que imaginamos. E, ainda que vc queira e se esforce para tal, não necessariamente terão pessoas no mesmo barco.
O "amor" é declarado com muita facilidade. As pessoas se auto-intitulam amigas antes de se tornarem efetivamente, antes de conhecerem suficientemente a ponto de notarem e aceitarem os defeitos uns dos outros e se amarem apesar deles. Porém tudo tem um preço e o de uma relação superficial é sua volatilidade. Somente uma relação sólida, de amor verdadeiro pode superar os obstáculos que a vida impõe. Então antes de optarmos por uma relação desse tipo, devemos analisar se podemos bancar suas conseqüências.
Não é fácil conquistar um amor (conceito que se expande a todo tipo de amor), mas eu sou do tipo que acredita que as coisas mais valiosas da vida realmente "custam" mais caro. Definitivamente, é uma grande responsabilidade, "tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas", mas as relações são vias de mão dupla, de modo que uma troca sincera e verdadeira deixa de ser um encargo e passa a ser pura felicidade.

Boa Roosevelt! :thumb:
Responder com Citação
Resposta

Favoritos

Tags
antoine , príncipe , raposa , saintexupéry

Usuários Ativos Atualmente Vendo Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada
Modos de Exibição

Regras para Posts