| Textos e Poesias Lugar pra tudo o que a sua Intuição e Sensibilidade ache interessante compartilhar!
|  | 
24-07-2008, 10:55
|  | aka diribuf | | Registrado em: May 2005 Localização: Rio de Janeiro
Valeu: 26
Recebeu 96 valeus em 32 Posts
| | Nunca tão atual (Rui Barbosa) A poesia de Rui Barbosa, transcrita a seguir,
poderia ter sido escrita hoje, sem mudar uma palavra... SINTO VERGONHA DE MIM Sinto vergonha de mim por ter sido educador de parte desse povo, por ter batalhado sempre pela justiça, por compactuar com a honestidade, por primar pela verdade e por ver este povo já chamado varonil enveredar pelo caminho da desonra. Sinto vergonha de mim por ter feito parte de uma era que lutou pela democracia, pela liberdade de ser e ter que entregar aos meus filhos, simples e abominavelmente, a derrota das virtudes pelos vícios, a ausência da sensatez no julgamento da verdade, a negligência com a família, célula-Mater da sociedade, a demasiada preocupação com o 'eu' feliz a qualquer custo, buscando a tal 'felicidade' em caminhos eivados de desrespeito para com o seu próximo. Tenho vergonha de mim pela passividade em ouvir, sem despejar meu verbo, a tantas desculpas ditadas pelo orgulho e vaidade, a tanta falta de humildade para reconhecer um erro cometido, a tantos 'floreios' para justificar actos criminosos, a tanta relutância em esquecer a antiga posição de sempre 'contestar', voltar atrás e mudar o futuro. Tenho vergonha de mim pois faço parte de um povo que não reconheço, enveredando por caminhos que não quero percorrer... Tenho vergonha da minha impotência, da minha falta de garra, das minhas desilusões e do meu cansaço. Não tenho para onde ir pois amo este meu chão, vibro ao ouvir meu Hino e jamais usei a minha Bandeira para enxugar o meu suor ou enrolar o meu corpo na pecaminosa manifestação de nacionalidade. Ao lado da vergonha de mim, tenho tanta pena de ti, povo deste mundo! 'De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, A rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto' Rui Barbosa
__________________ -- "Celebrate we will, cause life is short but sweet for certain" - Dave Matthews |  
24-07-2008, 11:08
|  | Member | | Registrado em: Mar 2008
Valeu: 0
Recebeu 0 valeus em 0 Posts
| | Citação:
Postado Originalmente por diribuf Tenho vergonha de mim pois faço parte de um povo que não reconheço, enveredando por caminhos que não quero percorrer... Tenho vergonha da minha impotência, da minha falta de garra, das minhas desilusões e do meu cansaço. Não tenho para onde ir pois amo este meu chão, vibro ao ouvir meu Hino e jamais usei a minha Bandeira para enxugar o meu suor ou enrolar o meu corpo na pecaminosa manifestação de nacionalidade. Ao lado da vergonha de mim, tenho tanta pena de ti, povo deste mundo! 'De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, A rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto' Rui Barbosa
|
muito bom o texto curti memu
vlw ae
flw
__________________ "A verdadeira estancia de ser se resume a nada mais do que existir, portanto aproveite a sua existencia" "E que a sedenta lógica da probabilidade afunde no mais calmo mar das tentações." |  
24-07-2008, 12:50
|  | DJ | | Registrado em: Sep 2006
Valeu: 52
Recebeu 11 valeus em 2 Posts
| |
Nossa Diribuf, Parabens!!! Eu sou uma completa admiradora do Trabalho e da vida de Rui Barbosa. So dando um comple aqui para quem ficar interessado por ele: Adovogado; Político defensor das eleições diretas e da abolição da escravatura; Ganhou projeção internacional durante a Conferência da Paz em Haia (1907), defendendo com brilho a teoria brasileira de igualdade entre as nações; Foi deputando Provincial; Rui Barbosa candidatou-se duas vezes ao cargo de Presidente da República - nas eleições de 1910, contra Hermes da Fonseca e 1919, contra Epitácio Pessoa - entretanto, foi derrotado em ambas, sendo o período durante a primeira candidatura o marco inicial e sua Campanha Civilista; Como jornalista, escreveu para diversos jornais, principalmente para A Imprensa, Jornal do Brasil e o Diário de Notícias, jornal o qual presidia; Sua extensa bibliografia recolhida em mais de 100 volumes, reúne artigos, discursos, conferências EE. questões políticas de toda uma vida; Sócio fundador da Academia Brasileira de Letras, sucedeu a Machado de Assis na presidência da casa; Acho que o primordial para se reconhecer uma genialidade é a maturidade a atualidade de seu pensamento. E as obras de Rui Barbosa sao exatamente assim, vc le e tem a ligeira impressao de que o texto tenha sido escrito nakele momento, para aquela atualidade.
__________________ "Nunca imites ninguém. Que a tua produção seja como um novo fenômeno da natureza." (Leonardo da Vinci) :thumb:lllılılı.lıı.lıılıılllıl Hobbit & Pam TsSlllılılı.lıı.lıılıılllıl :thumb: |  |
Usuários Ativos Atualmente Vendo Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes) | | | | Ferramentas do Tópico | Pesquisar no Tópico | | | | | Modos de Exibição | Modo Linear |
Regras para Posts
| Você não pode postar novos tópicos Você não pode postar respostas Você não pode postar anexos Você não pode editar seus posts Código HTML Não | | | plurall.com - plurall@plurall.org - 2004-2009 |