plurall

Voltar   plurall > Cultura Trance > PsyTrance: história, filosofias e ideais

PsyTrance: história, filosofias e ideais Sabe como tudo começou? Quer entender? Participe e divida seus conhecimentos!

Resposta

LinkBack Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico Modos de Exibição Translate
  #1 (permalink)  
Antigo 16-07-2006, 05:55
Controle Visual

Valeu: 1,560
Recebeu 2,012 valeus em 674 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Orion .. Enviar mensagem via Skype para Orion ..
Padrão Cena em israel...

Ok, não sei muito bem por onde começar esta coluna, já que fazem quase três anos que estou fora do Brasil e as experiências aqui e ali no mundo foram muitas. Claro que nem tudo girou em torno da música eletrônica (nem mesmo da música em geral), já que hora e outra as prioridades são diferentes das que gostaríamos que fossem... enfim.

Vou dizer isso uma única vez, aqui e agora, para que os primeiros leitores se localizem no espaço-tempo e para que não fique um repetivismo exibicionista nas próximas colunas: saí de Porto em 2003 para Londres, onde fiquei até Dezembro de 2005 quando vim para Israel. Nesse período passei pela Espanha, Amsterdã e França (infelizmente não mais que isso...), e sempre que possível eu escreverei aqui comparações e notícias entre esses e outros possíveis lugares, através dos olhos de expectadora e dos olhos de dj. Se alguém quiser mais detalhes, opiniões, respostas ou chalalá, me manda um mail, sem problema.

Tendo dito isso, avanti!

Então, cheguei de pára-quedas em Israel direto pra morar, sem nunca ter estado no país antes e sabendo só o que os meus queridos e lindos amigos israelenses tinham me contado em Londres. Esquece tudo que você pensa saber sobre este país – só estando aqui para entender (na verdade nem estando aqui você entende bem, mas pelo menos chega mais perto que fazendo elucubrações em estilo cabra-cega). Escolho Israel para começar a relatar pois quando estive no Brasil no verão de 2005 a cena “psy” tinha decolado a jatinho (e ainda hoje existem mega festas e festivais espalhados por todo o país) e eu sei que quase tudo que os brasileiros conhecem de Israel é justamente o psicodélico que sai daqui.

Pra começar então, a desmistificação: Israel not equals Psy. Seria mais correto colocar Israel=Music, mas não Israel=Psy, porquê isso é limitado demais. Ok, ainda existem inúmeros produtores, djs e live acts do estilo por aqui, mas a cena psy deles já é um Frankenstein mutante, que passou do criativo, underground e experimental para o mainstream, bate-estaca comercial.

Israel é um país de contrastes, em todos os possíveis sentidos: na maneira como as pessoas se relacionam, no trânsito, nas crenças, nos programas de televisão, na geografia, na política e, óbvio, também na música. A indústria fonográfica é muito parecida com a nossa (aliás, uma das tantas semelhanças, assim como o clima), quer dizer: é super desenvolvida no sentido do número exorbitantes de artistas que purulam por todos lados todo ano, mas faltam recursos profissionais para fazer bons acabamentos para todos esses artistas – faltam bons estúdios, faltam qualificados engenheiros e produtores (em Londres, por exemplo,

qualquer banda de fundo de quintal tem uma demo gravada num estúdio massa com um produtor bacana). Em meio ao mar de cantores, produtores, compositores e afins, somente alguns viram “celebridade” e conseguem tirar sustento com a música e, qui nem qui nóis, a música jeca-popular é infindavelmente maior que a música erudita.

É a mesma coisa com a música eletrônica. Os caras têm de tudo, do dance ao techno, mas o que tem mais espaço mesmo é o Psy e, mais recentemente em crescimento, o electro-house. Existem bandas de eletro sujão, outras festas de drumba e outras só de “happy house” (eu chamo de happy house o estilo todd terry, ibiza funky house, sácolé?) também.

Quanto ao psy: o estilo fica mais forte e é explorado de melhor maneira no verão, quando acontecem as festas ao ar livre, tanto no deserto quanto nas montanhas quanto na praia. Aí os caras piram o cabeção mesmo e põe toda energia criativa pra fora e fazem bonito na decoração, nas luzes, nas pessoas, etc etc etc. O ramo do psy que predomina sempre é o fullon e há de se entender o motivo: os caras aqui terminam o high school (2 o grau) e vão direto pra 3 anos de exército obrigatório (2 para mulheres). São 3 anos que você é tratado como objeto do governo, sem férias, muitas vezes longe de casa, aprendendo a matar palestino. Fala sério, os caras acabam os três anos e tudo que eles querem é FUGIR, literal e figurativamente. Quase todos fazem viagens de 6 a 12 meses pelo sul da Ásia, onde tudo é barato, todos fumam – cigarro e hash – que nem loucos e todos vão para festas pra afundar os pés no chão e dançaaaaaaaar (“to dig”). Estaria tudo bem, se não fosse o número ridículo de pseudo-djs tocando panela tuntistuntis-poh-poh que fazem tudo ficar banalizado – 2 horas da mesma música tocando em loop, basicamente. Saca os nossos “magais”? Aqueles marombados que vão nas festas encher o rabo de bala pra ficar suando sem camisa e fritando nas caixas de som? Pois aqui tem igual – os “achsim” (ch=rrrr), só que eles escutam fullonzêra ao invés de technêra, e foram justamente esses os caras que tiraram o psy do reduto LSD-psicodélico-paz-e-amor -natureba pra levar pro nível anfetaminado do ecstasy. Aí acaba que o bpm do bom tradicional puro psy não é suficiente, então tasca fullon na cachola.

Engraçado é ver esses caras passando na rua com os carros rebaixados, fake aerofólio, luz neon e a última do Skazi a todo volume. Hahaha....

Na próxima coluna eu escrevo sobre o outro lado da força: os bar-clubs que estão tocando electro e suas vertentes, daí eu vou poder contar um pouco da experiência como electro dj na terra do cogumelo.
Sobre a colunista:
Coral Michelin Basso (aka PunkAss), porto-alegrense desde 1980, amante de música eletrônica desde 1997 e dj desde 2005, regressa a pátria amada através desta coluna, onde escreverá desde impressões pessoais a relatos de festas, djs e festivais, por onde quer que tenha passado pelo mundo afora...
converse com o colunista pelo mail:coralmichelin@mac.com

Retirado do site cena eletronica.

E realmente o psy cumpre um ciclo que tem o mesmo final em qqr parte do mundo!

"Mas isso era apenas fantasia...
O muro era muito alto, como você pode ver.
Não importa o quanto ele tentasse, ele não poderia se libertar
E os vermes comeram seu cérebro..."

http://meadiciona.com/vjorion

Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiTweet this Post!
Responder com Citação
  #2 (permalink)  
Antigo 16-07-2006, 13:37
Member

Valeu: 0
Recebeu 0 valeus em 0 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Ro after
Padrão

Nossaaaaa! Interessantíssimo... Aliás, talvez o texto mais interessante dentre os últimos q eu tenho lido no Plurall...
Poxa, eu sempre tive curiosidade de saber mais sobre Israel, sobre como é a cena eletrônica lá, tb sempre achei q lá predominava o psy e o goa...
Obrigada e continue divindo conosco textos como esse, conte mais sobre o público, sobre os eventos, sb as pvts, sb os Djs, sb a cena como um todo, principalmente em Israel... Gostei demais desse texto!!!
Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiTweet this Post!
Responder com Citação
  #3 (permalink)  
Antigo 16-07-2006, 14:25
Dedicação e talento!

Valeu: 21
Recebeu 9 valeus em 1 Post
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para solto
Padrão

Citação:
Postado Originalmente por Orion ..

Aqueles marombados que vão nas festas encher o rabo de bala pra ficar suando sem camisa e fritando nas caixas de som? Pois aqui tem igual – os “achsim” (ch=rrrr), só que eles escutam fullonzêra ao invés de technêra, e foram justamente esses os caras que tiraram o psy do reduto LSD-psicodélico-paz-e-amor -natureba pra levar pro nível anfetaminado do ecstasy. Aí acaba que o bpm do bom tradicional puro psy não é suficiente, então tasca fullon na cachola.

E realmente o psy cumpre um ciclo que tem o mesmo final em qqr parte do mundo!
Acho que esse é um ponto interessante da coluna que Orion deixou!

Não é só no Brasil que as festas estão cheias de pastilhados inconvenientes...pelo visto, isso acontece no mundo todo. Não adianta querer ir pra Israel achando que vai mudar...la tambem ta assim!

Deixando um pouco isso de lado...A coluna de Coral Michelin é excelente...mostra a visão de uma brasileira ligada à musica, em Israel.
  #4 (permalink)  
Antigo 16-07-2006, 14:56
Controle Visual

Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Orion .. Enviar mensagem via Skype para Orion ..
Padrão

Hahaha mais fugir pra israel é sacanagem, imagina ter que encontrar com o skazi no restaurante todo dia, bad eterna!

Responder com Citação
  #5 (permalink)  
Antigo 16-07-2006, 15:19
Membro Avançado

Padrão Diretos dos Quadrinhos: "Zé Carioca" do Brasil e "Zé Soldado" de Israel

Eu li todo o texto, pois ele está super bem escrito; cativante do começo ao fim. No final fica ainda a vontade de querer saber mais sobre a cena de Israel. O gostinho do "querer mais" faz o bolso dos bons escritores...

Mas ae... Enquanto a descritiva era superficial, sobre a cena psy, estava muito bom; ao passo que, quando se aprofundou e deu uma de socióloga que acabara de cair de pára-quedas em uma cultura complexa como a do povo Judeu ou do Estado de Israel, acabou escorregando na casca de banana, levando um tombo e caindo dentro de sua própria boca.

Explicar que o full on predomina em Israel devido ao frequente estado de alerta de guerra ou ainda pelo estado de alerta pessoal (2 ou 3 anos) foi o que li de pior.
Na verdade não, me enganei... Li pior sim, a que diz que depois do serviço militar obrigatório "todos fumam cigarro e hash, e ainda tomam LSD" e que o motivo disto também é o período em que "o(a) coitado(a)" viveu em estado de alerta.

Fazendo uma associação entre o "constante estado de guerra de Israel com seus visinhos" e a "guerra civil não declarada nas principais cidades brasileiras", então seria correto determinar que o mesmo fator explicaria o motivo pelo qual o full on predomina no Brasil?

Não. Óbvio que não. Não é por aí não.
Pesquisemos a cultura (artes, música e comportamento) de um povo que encontraremos o porquê de suas predileções.

Assim como os americanos têm uma visão "Zé Carioca" do Brasil, Coral Michelin tem uma visão de "Zé Soldado" de sobre Israel.
  #6 (permalink)  
Antigo 16-07-2006, 19:05
Progressive Life Style

Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Coimbra
Mto interessante o texto....
Israel N é nd parecido com o q passava na minha cabeça....nem um pouco....
talvez de taum comercial o psy tem sido seria dificl achar um lugar como eu imaginava ...
talvez indonesia...N sei ...N posso dizer nunca fuui :rolleyes2
Pelo q li no texto a cena la se parece mto com a cena aki no Brasil mesmo...
O trecho dos caras passando com carrim rebaxado ouvinu skazi foi otimo hauheuaehuaheueuhae
adorei.... aki na minha cidade tem mto isso ...
FALO NADA!!!
  #7 (permalink)  
Antigo 17-07-2006, 08:56
Membro Avançado

Padrão

ae ,manda o link do site de onde vc tirou essa coluna... queria saber se tem mais coisa interessante de onde veio essa....

Abraaaaço.
Responder com Citação
  #8 (permalink)  
Antigo 17-07-2006, 09:27
Controle Visual

Padrão

http://www.cenaeletronica.com/tai o link drops

Responder com Citação
  #9 (permalink)  
Antigo 17-07-2006, 14:35
Membro Avançado

Valeu: 24
Recebeu 217 valeus em 88 Posts
Padrão

Só um comentário...

O pessoal que sai do exército sempre viaja pelo mundo, é como uma celebração do novo estágio de uma vida...

Agora nunca conheci um israelense que não quisesse servir o exército, todas fazem questão de ajudar o país que vive constantemente em conflito militar, talvez se não fosse essa consciencia e esse patriotismo, Israel não seria metada da potencia economica e militar que é hoje...

Abraços...
  #10 (permalink)  
Antigo 17-07-2006, 16:06
Member

Enviar mensagem via Windows Live Messenger para duduinrio
Padrão Texto importante pra se fazer comparativos

Israel...
Oriente Médio, país onde a história sempre lembrou e sempre lembrará como um país de referência nas áreas, culturais, militares, religiosas e na política.

Na cultura musical temos referências como Astrix(ainda fazerndo música boa), Infected(na XXX daqui na minha opinião deixou a desejar), Skazi(na Chemical não tocou nada pra mim foi e é um "show man") SUB6(Nessa última paz eletrôncia, foi mediano), entre outros...

Bom vamos ao tópico, acredito q essa sua comparação sobre o a cena Brasileira e Israelense é ótima. Tenho conversado com vários amigos do Sul do Brasil q curtem e-music e se interessam por ela no mundo, além de curtirem ela em país como Espanha, Portugal e até mesmo nos EUA, dizem q a tendência é o crescimento do electro, mas acredito q um bom psy sempre estará forte nas festinhas por aqui...

Sua comparação qto a bobados e carros rebaixando tocando skazi no último volume foi ótima! :smile2:
Pq nós Brasileiros temos mania de achar q isso só acontece aqui...:thumbdown

E sobre o exército obrigatório para mulheres e homens... bom cada país com suas leis e obrigações...

Agradeço por enriquecer um pouco mais meu conhecimento. No aguardo de notícias como essas!!!:thumbsupu

P.S Se possível passe o link do site. Abs!!!

:biggrin2: "A Humildade se perde qdo se pensa nela ou se fala nela":biggrin2:
Responder com Citação
Resposta

Favoritos

Tags
cena , israel

Usuários Ativos Atualmente Vendo Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada
Modos de Exibição

Regras para Posts