| PsyTrance: história, filosofias e ideais Sabe como tudo começou? Quer entender? Participe e divida seus conhecimentos! |  | | 
23-12-2005, 12:05
| | Membro Avançado | | Registrado em: Dec 2004
Valeu: 0
Recebeu 0 valeus em 0 Posts
| | Citação: |
Postado Originalmente por diribuf Uma outra parada também que colabora pra esse "pirralhamento" da cena e que é mais suposição minha do que realmente experiência é que o jovem brasileiro se mantém jovem por muito mais tempo do que deveria.
Na Europa, EUA, etc, é comum um muleque de 18 anos sair de casa pra fazer facul em outro estado e ter que se virar lá, arrumar emprego, etc. Logicamente, amadurece muito mais cedo.
Se você mora numa cidade grande, ou até numa média, quantos amigos seus foram morar em outro estado pra fazer facul? Quantos sairam de casa antes dos 20 e poucos (ou muitos) anos. A maioria esmagadora dos meus amigos ainda moram com os pais.
Sendo assim, ALÉM da média de idade da cena la fora ser maior, aqueles que tem a MESMA idade já estão um passo a frente em maturidade, cultura e responsabilidades. Pagam as festas, as viagens, o transporte e as drogas que consomem com o proprio dinheiro, e isso, pode não parecer, mas muda MUITO os conceitos. | Eu morei fora durante 1 ano em duas ocasiões e fases diferentes da vida. Com 16 e com 20... Meu pai morou fora, meu irmão é mora na Europa e exerce a profissão dele legalmente lá. Acho que posso falar sobre isso.
Eu não tenho um único amigo que que tenha ido fazer alguma faculdade fora do GRANDE RIO. Todos estão dentro da cidade do Rio ou em Niteroi fazendo faculdade. Conheço muito poucos que estão fora do Rio ou do país, mas trabalhando já.
O fator principal de não haver gente se deslocando para estudar ou trabalhar é RENDA.
Pais não podem bancar faculdade + custos de vida + supérfluos para um filho ir do Rio para São Paulo estudar na Mackenzie.
E não há renda suficiente caso a atividade do jovem não seja definitiva. Os bicos no Brasil não pagam bem e não são socialmente aceitos.
É melhor para um pai dar uma mesada de sei lá quanto para um filho de 16-25 anos do que vê-lo trabalhando em 5-6h/dia um bar ou papelaria para ganhar 300-500 reais/mês com pessoas semi-analfabetas, de nível social muito inferior que precisam do $ pra sobreviver e não para VIVER a vida.
A sensação que tenho quando vejo ex-colegas de turma no 2o. grau trabalhando entregando fitas de vídeo de bicicleta ou no caixa do McDonald's é de pena. "Como um cara que estudou no mesmo lugar que eu chegou a essa situação?
Eu sou um cara tranquilo.. mas não consigo não me questionar sobre isso. E involuntariamente sinto que rola um preconceito da minha parte.
Os jovens brasileiros de classe média vivem uma realidade anormal no resto do mundo. E isso reflete no comportamento deles dentro de raves, dos clubs, micaretas, etc.
Quando que cada um de vocês começou a se preocupar com seu futuro? Com que idade perceberam - se é que já perceberam - que só estudando ou levando um trabalho muito a sério que conseguiram por conta própria ter o que seus pais hoje lhes proporcionam?
É brabo ser brasileiro... :smile2:
__________________ [I CHALLENGE YOU TO LIVE YOUR DREAMS] |  
23-12-2005, 12:14
|  | aka diribuf | | Registrado em: May 2005 Localização: Rio de Janeiro
Valeu: 26
Recebeu 96 valeus em 32 Posts
Postado Originalmente por thebadtrip É brabo ser brasileiro... :smile2: | Num é não cara. Mesmo com tudo isso que você apontou, e com o qual eu concordo, somos um povo que esbanja alegria e vontade de viver.
Somos apontados como o povo mais acolhedor e simpático que existe. Você mesmo falou e diversos artistas e músicos estrangeiros afirmam que não existe platéia mais animada que a brasileira.
A gente se fode, mais se diverte. Sem contar que vivemos no país mais lindo do planeta, temos a língua mais rica e as mulheres mais gatas, hehehehe. É nóis! =]
__________________ -- "Celebrate we will, cause life is short but sweet for certain" - Dave Matthews | 
23-12-2005, 12:26
| | Membro Avançado | | Registrado em: Dec 2004
Postado Originalmente por diribuf Num é não cara. Mesmo com tudo isso que você apontou, e com o qual eu concordo, somos um povo que esbanja alegria e vontade de viver.
Somos apontados como o povo mais acolhedor e simpático que existe. Você mesmo falou e diversos artistas e músicos estrangeiros afirmam que não existe platéia mais animada que a brasileira.
A gente se fode, mais se diverte. Sem contar que vivemos no país mais lindo do planeta, temos a língua mais rica e as mulheres mais gatas, hehehehe. É nóis! =] | Gosto daqui. Não conheço povo mais acolhedor, tipo de relacionamento mais verdadeiro do que o dos brasileiros.
Mas o foda é pra quem começa do zero.. sem papai e mamãe pra bancar, dar o ponta-pé inicial!
É disso que eu falo Os gringos vem pra cá fazer turismo.. Fazer um Tour pela Rocinha é maneiro. É fato.
Já viver lá por não ter outra opção... :huh:
Mas eu felizmente não tenho o que reclamar.
__________________ [I CHALLENGE YOU TO LIVE YOUR DREAMS] |  
23-12-2005, 12:37
|  | Klatu Barada Nikto | | Registrado em: Jul 2004
Recebeu 6 valeus em 3 Posts
| | Eu li o tópico e queria jogar algumas considerações...
Será que o TRANCE, e especificamente o PSYTRANCE é musica de "teenager"? Será que com 16, 17 anos, ou até 20... será que a garotada entende o que tá ouvindo, o que tá se passando à sua volta?
Será que a psicodelia é indicada pra pós adolescentes?
Será que isso não é um dos motivos da BANALIZAÇÃO da cena, da música, do consumo exagerado de drogas, sem PROPÓSITO?
Na argentina, europa, israel.....a média de idade do público é MUITO maior do que no Brasil.
Em Israel, com 18 anos TODO MUNDO é soldado. M-16 nas costas. Aqui, com 18, tá roubando carro dos pais, bebendo sem autorização, etc.
Sim, tem porra loucas em israel ou na Dinamarca tmb. Mas a SOCIEDADE os leva a um amadurecimento maior, culturalmente.
Cansei de ver Israelenses tentando entender a baixa média de idade do publico nos danceflloors de festivais tupiniquins.
Será que isso não é um dos motivos pelo qual a CULTURA psicodélica é mal compreendida, e deturpada, pelas gerações "quero me acabar na pista"?
Não quero colocar o brasileiro como sendo um público inferior ao gringo, mas é VISÍVEL que o comportamento do brasileiro, mesmo em mega festas, é mais "infantil", imaturo, tanto com a procupação CONSIGO proprio, quanto com o coletivo, meio ambiente, etc.
O fato da CRIANÇADA da classe média ter empregadinhas em casa limpando as merdas, reflete-se na total falta de comportamento nos eventos, pisoteando os outros, jogando lixo no chão ,etc.
Agente só dá valor quando precisa. E passar 3 anos no exército AMADURECE que é uma beleza!!
Sem falar na cultura AVANÇADÍSSIMA européia. LIberdade com respeito.
Alemanha, França, Holanda, Escandinávia, locais onde a média de idade, de profissionais e PÚBLICO é maior do que por aqui, que temos a cena praticamente levada por produtores tão novos quanto o público que eles levam pras suas mega festas.
Quantos produtores acima de 30 anos temos no brasil, que se destacam?
O trancen acional é feito pra criançada, por isso é ridículo buscar a verdadeira psicodelia por trás disso. Ensinar swahilli pra quem não sabe nem falar português?
A garotada quer MÚSICA, DANÇA E DIVERSÃO, e foda-se o resto.
A partir de um momento, acredito que os valores que a gente busca passam a ser diferentes, como ampliar horizontes, conhecer novas ideias, viajar, ouvir novas coisas, usar a música como ELEMENTO de enriquecimento individual.
Além da putaria de ficar se estragando nas festas, e nem saber quem tocou e o que tocou. Ah, bombou, fritou, tá otemo.
É um assunto complicado, envolve variáveis sociais e como o fenômeno tá se estabelecendo na classe média alta.
O trance era uma coisa de gente viajada, novas culturas, idéias, e hoje, toca na Jovem Pan. O psytrance virou um produto, e o PSY deixou de ter sentido.
Talvez seja essa a diferença, a verdadeira compreensão da psicodelia que não temos por aqui, pelo COMÉRCIO absurdo que o psytrance foi levado.
Não são as pvts qeu trarão a psicodelia de volta, nem sei se ela voltará, mas.....um cresimento orientado é MAIS que necessario.
Abs, |  
23-12-2005, 16:35
|  | **Cloth Doll** | | Registrado em: Jul 2005
| | Eu ainda não tive oportunidade de ir a nenhum festival :sad2:
E tenho muita vontade!!!
Vejo as fotos e acho lindo!!!
Lugares lindos pessoas lindas...cada uma do seu modo...
Principalmente nos festivais de fora!!!
E impossivel não comparar!!!!!!
Pessoas exoticas...estilos exotico...é encantador....
Lendo os comentarios a cima acho que consigo resumir o motivo dessa diferença em duas palavras:
*Cultura
*Educação
Não é a falta ou o excesso delas...e sim a forma com que são passadas...por mais que comparemos um lugar com o outro é dificio achar semelhanças nesses aspectos...pois somos povos destintos...de culturas destintas...mesmo existindo grupos como nos, que gostam e admiram estilos não caracteristicos da nossa região pois somos a menoria...e nossa cutura e educação taxa raves e festivais como um lugar de gente maluca e alucinada...e essa classificação acaba atraindo pessoas que frenquentam apenas pra zuar e fazer baderna...
Bem pelo menos e como penso....
bjão |  |
Usuários Ativos Atualmente Vendo Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes) | | | | Ferramentas do Tópico | Pesquisar no Tópico | | | | | Modos de Exibição | Modo Linear |
Regras para Posts
| Você não pode postar novos tópicos Você não pode postar respostas Você não pode postar anexos Você não pode editar seus posts Código HTML Não | | | plurall.com - plurall@plurall.org - 2004-2009 |