plurall

Voltar   plurall > Cultura Trance > PsyTrance: história, filosofias e ideais

PsyTrance: história, filosofias e ideais Sabe como tudo começou? Quer entender? Participe e divida seus conhecimentos!

Resposta

LinkBack Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico Modos de Exibição Translate
  #1 (permalink)  
Antigo 13-06-2011, 00:14
Junior Member

Valeu: 0
Recebeu 9 valeus em 6 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para geanrodriguez Enviar mensagem via Skype para geanrodriguez
Padrão Mal do Século: Hipocrisia

Após um bom tempo sem postar nada vim compartilhar com vocês esse texto de minha autoria.

As pessoas tendem, de um modo geral, a dizer que o mal do século é a depressão. Particularmente, eu discordo. Tem coisa pior do que sofrer de hipocrisia?
Segundo um conceito básico da Wikipédia, hipocrisia é o ato de fingir ter crenças, virtudes, ideais, e sentimentos que não possui. Em outras palavras, condenar algo que não conhece, também é um sinônimo da mesma, logo, associamos a hipocrisia as festas rave, que sofrem constantes atentados de uma sociedade hipócrita e preconceituosa.
Uma rave de verdade, é um evento cultural onde se preserva a paz, o amor, a união e o respeito. Mas a sociedade só a vê como uma grande massa de drogados e irresponsáveis. Em um mundo, onde até o natural é considerado droga, então as pessoas deveriam parar de tomar suas aspirinas e seus cházinhos de hortelã. De substâncias entorpecentes o mundo está cheio, sejam elas legais, ou ilegais. Mas e quem julga o que é legal ou ilegal?

"Um exemplo clássico de ato hipócrita é denunciar alguém por realizar alguma ação enquanto realiza a mesma ação."

Por que então, a sociedade nos julga, por fazer algo que eles também fazem? E que fique claro, não é todo mundo que vai em uma rave pra se drogar, assim como não é todo mundo que se droga com o intuito de ficar "doidão" e "fazer merda". As drogas mais populares em raves, tem todo um processo cultural por trás delas. Claro, que para os ignorantes a cannabis é só cannabis, e o LSD é só o LSD. A sociedade que julga as raves, deveras, não conhece a expressão: "expansão de consciência", vive com as suas cabeças minúsculas e fechadas a novas experiências em mundinhos hipócritas e preconceituosos, mas espere, não é esse o mundo em que vivemos?
Eu não, a tempos eu deixei esse tecido de realidade apodrecida e transcendi para algo além, salvo as vezes que eu retorno para defender estas fronteiras que tem sido ameaçadas por estas pessoas que vivem as suas vidas monótonas e desprezíveis.

"Nos anos 60, as pessoas usavam LSD para deixar o mundo estranho. Agora que o mundo é estranho as pessoas tomam Prozac para deixa-lo normal."

A minha parte eu faço, agora é com você. Abra essa sua mente.

Gean Rodriguez

Trecho do post: Open Your Mind - Mal do Século: Hipocrisia

Para ver este post, e outros, acesse:Open Your Mind
Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiTweet this Post!
Responder com Citação
Os seguintes 2 usuários disseram valeu para geanrodriguez por este post:
  #2 (permalink)  
Antigo 05-07-2011, 06:17
Membro Avançado

Valeu: 29
Recebeu 27 valeus em 19 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para cörner
Padrão Re: Mal do Século: Hipocrisia

Caro geanrodriguez hipocrisia é um mal do homem não importa o século.

Na grécia antiga os homens inventaram uma democracia para se diferenciar dos povos chamados bárbaros, democracia na qual só quem podia opinar e ditar os rumos da sociedade eram os ricos que podiam pagar professores de oratória.

No medievo as elites negavam o acesso ao conhecimento científico para manipular as massas através de tabus míticos travestidos de cristianismo, obviamente para não perder o poder.

Na modernidade a declaração universal dos direitos humanos mascarava um projeto de poder que dura até hoje no qual 90% da riqueza mundial se concentra em América do norte, Europa, Japão e na Austrália.

Bom, a hipocrisia é algo realmente sério. Isso mostra como o ser humano é um ser auto-complacente.

"fingir crenças, virtudes e ideais que não possui" é realmente um mal da humanidade, vale lembrar, que seguir determinados princípios mas depois errar em relação ao que eles determinam também é algo a que qualquer um esta sujeito, mas realmente fingir é complicado.

Tendo em vista nossa sociedade altamente digamos, mascarativa, pois, através da lógica midiatica perde-se a identidade cultural (Ver. Baudrillard, Anthony Giddens, Boff, Caio Prado Jr.) que é fracionada, fazendo o homem a viver uma vida insensata e sem para quê, como dizia Nietzsche.

Nesse sentido os maiores valores e princípios da nossa sociedade são a razão do capital, da quantificação e do lucro (próprio é claro), quando aparecem outros mais humanizantes na maioria das vezes é pura hipocrisia mesmo.

Honestamente, quando vc diz:

Citação:
Uma rave de verdade, é um evento cultural onde se preserva a paz, o amor, a união e o respeito.

É com pesar que digo que isto é uma grande hipocrisia. Raves não são eventos culturais descolados da cultura, entende? Pelo contrário são parte dela e revela os seus valores, salvo se fosse realmente uma proposta de inovação cultural.

Inovação cultural é um fenômeno que podemos definir como quando os desejos e anseios de determinado grupo cultural, ou parte dele não estão mais sendo atendidos pelas praticas que são mudadas. Infelizmente as raves reproduzem os valores e princípios os quais teoricamente quer se opor.

Algo deu errado meu caro. Parece que a lógica do capital fagocitou o embrião revolucionário-independente-underground-alternativo.
(Que se você for estudar esses conceitos também foram promovidos culturalmente, marketeiramente)

Em relação as drogas, não podemos continuar com essa argumentação infantil de que aspirina, artemisia, ou funcho é a mesma coisa do que lsd.

Tudo bem se você tomar chá de boldo em excesso pode ter edema do fígado e até problemas no sistema nervoso.

A sociedade é hipocrita? Quais foram as razões da criminalização do uso da maconha? Obviamente financeiras. (Caso Hearst e DuPont). Se não fosse assim criminalizava-se a cachaça que mata mais.

O que eu tentei dialogar nesse forum, o que não foi muito bem aceito diga-se de passagem pelo fato da grandeza e poder da propaganda, é que a cultura do lsd não foi alternativa, hipsters, etc. Foi inventada e massificada pela cia e pelos produtores culturais-zion. Era um produto.

Como rave, meu caro, um produto, como Che Guevara, um ícone pop que os descerebrados levam em camisas, ou qualquer outra coisa.

Falar que droga faz mal em um veículo como esse é logo demonizado, pois vai de encontro com todas as pretensas liberdades e valores nos quais os new-hippies acreditam. A tal da "expansão de consciência".

Mas se eu usasse termos como: "Drogas e bebidas causam furos no perispírito permitindo a influenciação de entidades de baixa frequencia" seria mais aceito. Linguagem é poder diria Nietzsche. No final das contas dá no mesmo.

Já tive várias experiências com drogas e até hoje não sei o que é expansão de consciência, se você puder me explicar eu agradeço. Que grande experiência as pessoas tem na miração, na onda etc que realmente mudam suas vidas, suas maneiras de agir e pensar.

A tal da "opens the doors of perceptions." não muda nada, é apenas uma reação química no cérebro que faz nós percebermos os afectos e sentimentos de uma forma diferente, não melhor, pelo contrário distorcida. É uma situação emocional totalmente passiva.

Acho que vou tentar expandir a minha com chá de hortelã e aspirinas então, são mais baratas, e são lícitas.

Pra mim o amor, então é a maior expansão de consciência, é ele que me faz mudar, me fazendo um homem melhor para minha família, minha esposa e para mim mesmo.

Não confunda lsd da década de 70 e até (muito raro) no final da década de 80 com essas anfetaminas baratas misturadas com cocaína que vem da Europa para cá. São duas coisas completamente diferentes e a expansão de consciência do lsd promoveu um surto de esquizofrenia e loucura, no final das contas os doidões resolveram então arrumar um trabalho e se tornar yuppie, a moda passou a ser cocaína, agora é md, speed etc, daqui a vinte anos já vai ter mudado. Vai depender do marketing.

Drogas é produto, tem que ter propaganda, será que não somos propagandistas para uma elite ficar milionária. Sem ganhar salário ainda, é como andar com Nike, Oakley no peito.

Que a Paz seja convosco.

Última edição por cörner; 07-07-2011 às 13:41.
Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiTweet this Post!
Responder com Citação
O seguinte usuário disse valeu para cörner por esse post:
  #3 (permalink)  
Antigo 21-01-2012, 04:58
Membro Avançando

Valeu: 15
Recebeu 64 valeus em 21 Posts

bom txt, minha opção curtir está desabilitada... alguém aih sabe o pq?
Responder com Citação
  #4 (permalink)  
Antigo 25-01-2012, 21:06
ADMINISTRADOR

Valeu: 250
Recebeu 918 valeus em 166 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para wilmar Enviar mensagem via Skype para wilmar

Por causa de bug do site mesmo
Estou tentando conseguir um tecnico pra consertar os diversos bugs q o site tem desde que foi derrubado, mas esta complicado. Se alguem conhecer um tecnico php barato, me avisa.

Bom texto, mas em parte concordo com o corner. E Corner, não acho que vc tenha sido demonizado, acho que as pessoas no geral demoram a perceber o que esta ocorrendo, quando se esta no meio de um movimento é muito complicado enxergá-lo como observador.

A filosofia primária em que o movimento "raver" foi baseado não tinha conceitos capitalistas primários , e a intenção de um movimento neo hippie para a maior parte das pessoas tbm não era essa. Mas certamente houve uma apropriação de conceitos e filosofias com o fim de se criar um mercantilismo forte e que durou alguns bons anos deixando uns poucos muito ricos.

Não acho que você esteja equivocado, acho apenas que seu ponto é um tanto quanto exagerado e até mesmo radical em algumas afirmações, mas certamente possuim muito de verdade.
Responder com Citação
Resposta

Favoritos

Tags
hipocrisia , mal , século

Usuários Ativos Atualmente Vendo Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada
Modos de Exibição

Regras para Posts