plurall

Voltar   plurall > Cultura Trance > PsyTrance: história, filosofias e ideais

PsyTrance: história, filosofias e ideais Sabe como tudo começou? Quer entender? Participe e divida seus conhecimentos!

Resposta

LinkBack Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico Modos de Exibição Translate
  #11 (permalink)  
Antigo 27-05-2010, 16:56
Member

Valeu: 43
Recebeu 63 valeus em 40 Posts
Padrão Re: Quem está mudando é o objeto de observação ou o observador?

Citação:
Nossos ancestrais foram educados nas maneiras do silêncio.
E eles nos transmitiram este conhecimento.
Observa, escuta, e logo atua, nos diziam.
Esta é a maneira correta de viver.
Observa os animais para ver como cuidam de seus filhotes.
Observa os anciões para ver como se comportam.
Observa o homem branco para ver o que querem.
Isto foi postado pelo Orion em outro tópico, na parte de textos e poesias, é um techo de "O silêncio INdígena"

Esse trecho fala que os antigos foram educados de tal modo que passarm isso para os mais novos. De algum modo vejo a relação com as raves. O conceito tribal de estar dançando em uma batida repetitiva, que leva a um transe psiquico, (xamânico, alguns poderiam dizer).

Mas mais do que isso, a prliferação do conhecimento. Que aprendizado estamos passamos para as pessoas que estão vindo agora?

Eles vem agora e se tornam "fanfas" como alguns diriam, "fritos" como outros falariam, ou outras denominações pejorativas. Eles são as pessoas que estão chegando agora a uma tribo que não gera conhecimentos e respeito dos mais velhos para os mais novos. Pois os mais antigos largaram de mão a educação contextual dos mais novos. Largaram de mão a educação. Fui um fanfa, fui um frito. Gracias, tive ajuda de pessoas que vieram antes de mim, e que são até mais novas que eu. Me ensinaram valores, falaram sobre eles, conversavam abertamente sobre isso.

Lí um livro chamado Tariki, que quer dizer em japonês, o poder do outro. esse livro me fez lembrar do provérbio Cristão: Ama o próximo como a sí mesmo. Ser você mesmo é bom, mas seja você mesmo ajudando o outro a ser ele mesmo. Pensar só em sí no momento do evento é dar vazão ao EGO-ísmo. Somos ou não um grupo de pessoas dançando juntas? apenas dançamos juntas? acabou a rave acabou a amizade? Não! Definitivamente não!

Somos pessoas fora dalí. e é fora dalí que devemos ser mais nós mesmos ajudando os outros a serem eles mesmos. Generosidade é a virtude de quem sacrifica seus próprios interesses em benefício de outrém.

passo o bastão da Palavra. Aho!!
Os seguintes 2 usuários disseram valeu para tohany por este post:
  #12 (permalink)  
Antigo 02-06-2010, 21:27
Junior Member

Valeu: 15
Recebeu 54 valeus em 21 Posts

que texto muito doido!!!

tapa na cara de muito neguinho que só sabe reclamar mesmo.

ai jan.. virou redator heim....

parabéns pelo texto e espero que muitos tirem conclusões em cima dele

abçs
Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiTweet this Post!
Responder com Citação
Os seguintes 2 usuários disseram valeu para BrenoAguiar por este post:
  #13 (permalink)  
Antigo 03-06-2010, 19:59
Sawabona Shikoba

Valeu: 329
Recebeu 409 valeus em 94 Posts

Tudo muda com o tempo, essa é a verdade.
Realmente, antigamente não tínhamos quase nada, decoração, festas, Cds, e td mais ... mas tínhamos algo que hoje em dia quase não vemos e que pra mim é primordial: RESPEITO, EDUCAÇÃO, AMIZADE, ENERGIA POSITIVA, HUMILDADE, AMOR.

Não sinto mais vontade em ir a festas no Rio e em outros lugares tb, eu mudei, as festas mudaram e os frequentadores tb. Nada muda sozinho. E essa mudança fez com que eu olhasse as coisas de forma diferente.

Já reclamei muito de eventos comerciais, debati, briguei, me estressei e nada. No fundo, eu tinha a boba esperança de que tudo voltaria ser mágico como foi a minha primeira festa. Doce ilusão.

Cansei de me desgastar e resolvi mudar meu caminho, procurar por algo que pudesse me satisfazer. Sei que nunca vai ser igual, mas já tive momentos parecidos e até mesmo momentos melhores.

Hoje, quando vou a um festival / festa / encontro, ou o que for, eu penso antes, estou muito mais seletiva, pois prefiro ficar em casa do que me decepcionar.

Festas no Rio, "se vou", sei o que me espera, então não vou achando que vai ser mágico. Deixei de ir quando percebi que estava gastando tempo, dinheiro e energia por nada. E depois me aborrecia reclamando de um banheiro sujo, uma bebida quente, uma decor fraca, quando na verdade não era nada disso que me incomodava (afinal, quando comecei não tinha nada disso, rs), tanto que recentemente fui a festas onde passei perrengue, e com toda certeza, queria estar no perrengue até agora.

Hoje busco por estar bem no lugar, para poder sentir o som, e não simplesmente ouvir. Procuro por eventos onde os frequentadores, me agradem, pode ser preconceito meu, mas não suporto mais o desfile de moda que virou as festas. Isso sim me incomoda.
Gosto de estar em um lugar onde eu possa colocar meu pé no chão, sem ter alguém me olhando de cara torta, rs.

Não quero luxo, e não quero lixo! Quero apenas não ter que fechar os olhos para poder me sentir bem. Quero poder curtir de olhos abertos tb!

Saudades dos meus 17 anos!!!!

Feliz é quem tem a oportunidade de sentir o silêncio e buscá-lo através dos atos de sua vida.

Última edição por Ale Devecchi; 03-06-2010 às 20:04.
Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiTweet this Post!
Responder com Citação
Os seguintes 3 usuários disseram valeu para Ale Devecchi por este post:
  #14 (permalink)  
Antigo 04-06-2010, 11:21
Member

Valeu: 43
Recebeu 63 valeus em 40 Posts

Então existe uma ética comportamental, existe uma moral, existe um conjunto de valores prezados, existe um sistema aceitável e sentível, em nossa manifestação cultural Eletrônica e Psicodélica?

Sempre achei que sim, e isso é algo que passa pela educação. Onde, na educação dos mais novos, nós deixamos de prestar atenção?

Isso é essencial. Todos nós somos responsáveis pelo comportamento dos que vem depois de nós. Responsáveis pelo conjunto de valores que eles tomarão como exemplo. Como não assumimos essa responsabilidade, os mais novos entraram no meio cultural com os conhecimentos sociais ensinados e exemplificados por outros (mídias, moda, meios culturais materialistas).

Se ainda existe raiz, escondida no meio dessa densa folhagem comercial, entre propagandas e capitalismos, ela deve ser reconectada o encantamento.
Se Ainda existe Raiz, desta raiz deve partir os novos galhos,ramos,troncos e bela e frondosa folhagem. Deve partir dessa raiz, mas somente se ela for raiz de conhecimentos, não raiz de idade, raiz de tempos da árvore, que não absorveu o conhecimento da Era Planetária.
Se ainda existe Raiz, é dela que deve partir o movimento de Reencantamento do Mundo.

Precisamos reencantar, gerar novamente valores comportamentais e consciênciais, e mostrar, exemplificando e ensinando, como as coisas devem ocorrer dentro desses núcleos de Raiz.

Porque não dizer para a pessoa ao seu lado que ela esta acumulando um comportamento nocivo a mentalidade social e cultural que acordamos e prezamos? Não falar é não educar, é deixar como está.

A raiz, se profunda, deve, ainda, ser pequena, sem grandes proporções, e é assim que as coisas começam, sendo tão pequena e tão antiga, mas tão vital que torna-se semente novamente. Comecemos por festas pequenas, eventos pequenos onde no preocupemos com a educação uns dos outros, que nos ocupemos com nossas atividades, que não seja apenas para usar nossa vontade de extravasar.

A raiz do problema se perdeu, o que resta é a Raiz da Esperança e a sua história vívida. Olhemos para nós, se somos raízes, juntemos mais raizes, e façamos algo que não busque esse tal de lucro, que busque a qualidade, pois, o que é mais importante, Estarmos Reunidos para Celebrar, ou fazer festas cada vez maiores como simbolo de expansão e crescimento?

Acredito que nos reunimos para celebrar. Celebrar o conhecimento, o bem estar mútuo, Celebrar nossa capacidade de conviver em um Cultura de Paz, Celebrar nossa intenção de Amar ao próximo, Celebrar nosso intuito de nos Libertar de Amarras Sociais impostas e de impulsos destrutivos e auto-destrutivos, Celebrar nossa União. Quando vejo que é isso que acredito,vejo que não é um lugar lotado de pessoas que vai representar esse conjunto ideológico e sensitivo, pois nãoé quantidade, é qualidade.

Dez pesoas foram à Praia, numa parte afastada, levaram um PC e um Home Theather,levaram seus livros de poemas e cronicas, historias e contos, levaram, cada um, uma playlist de 11 musicas,levaram comida, suas barracas e utensílios, apenas dois alí não se conheciam. Fizeram uma círculo ao chegarem a um local que todos acharam bom, então deram as mãos em positivo e negativo,formando uma corrente, recitaram três vezes o Mantra Ohm e disseram seus nomes: Eu Tohany, Eu Samir, Eu Bárbara, Eu Déia, Eu Imô, Eu Bruno, Eu Louise, Eu felipe, Eu Eric, Eu Yasmin. "Viemos aqui para nos conhecer, para nos aprofundar na Natureza do Amor e da Amizade, viemos aqui para cantar e dançar, para fortificar nossos laços de União, com cada um de nós e com a Natureza de nossa Mãe Terra, Que nossa estadia nesse local não destrua nem desequilibre a nós mesmos e ao ambiente. Está declarado nosso intuito de paz e de aprendizado. Ahoo"

Um ritual, um reencantamento, uma mágica do momento, uma união que gera respeito,um respeito que gera amor, um amor tão respeitoso que é Libertário, Livre,Liberal, que por sua vez gera a Paz de espírito e de grupo.

Se nãopodemos fazer essas coisas em um evento é porque nós mesmos não procuramos fazer isso. Se formos os exemplos é provável que os mais novos queiram nos Seguir. Se eles não quiserem a culpa não é deles, é nossa, pois nós viemos antes deles, nós construímos o mundo pra eles, e ensinamos eles a contruir. Se eles estão construindo pequenos redutos destrutíveis, a responsabilidade é deles, mas quem ensinou foi nossa falta de atençao, nossa falta de cuidado.

Se pudermos voltar a nos organizar para pequenos incursões dentro de nosso espaço Interior, com dez, quinze, 20, 30, 50 pessoas, que isso seja mágico, qe alguém tome as rédeas da magia, e segure na mão de todos. Subir a um palco é dar foco comercial, é dar estrelato, é dar vazão ao desconhecimento energético que aquele ser tem para nos oferecer. Ele pode subir lá sim, mas antes ele deve segurar na mão das pessoas, ouvir seus nomes, olhar para elas. Caso contrário, a quem ele vai estar querendo se unir? a quem ele vai estar querendo respeitar? a quem ele vai estar querendo amar? a quem ele estará quendo libertar°?

Dj's que chegam no evento apenas para tocar seu Set e ir para outro evento, evidentemente está no ciclo materialista e capitalista da cena, isso nãoé ruim, mas não é mágico e muito menos encantado.

Última edição por tohany; 04-06-2010 às 11:38.
Responder com Citação
Os seguintes 3 usuários disseram valeu para tohany por este post:
  #15 (permalink)  
Antigo 08-10-2010, 18:14
Junior Member

Valeu: 2
Recebeu 34 valeus em 13 Posts

Muuuito boa reflexão

também me enche o saco a turma reclamando da "cena"

prefiro aproveitar o que tem de bom por ai ao reclamar de tudo
Responder com Citação
O seguinte usuário disse valeu para camiletepsy por esse post:
Resposta

Favoritos

Tags
estÁ , mudando , objeto , observação , observador , quem

Usuários Ativos Atualmente Vendo Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada
Modos de Exibição

Regras para Posts