plurall

Voltar   plurall > Cultura Trance > PsyTrance: história, filosofias e ideais

PsyTrance: história, filosofias e ideais Sabe como tudo começou? Quer entender? Participe e divida seus conhecimentos!

Resposta

LinkBack Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico Modos de Exibição Translate
  #1 (permalink)  
Antigo 21-05-2010, 21:23
Member

Valeu: 43
Recebeu 63 valeus em 40 Posts
Padrão O Desenvolvimento de Conhecimentos e Valores

Olá!

Sou novo poraqui. Neste fórum ainda não escreví. Contudo, passeio pelas páginas e textos, pelos blogs e outras localidades virtuais.

Gostaria de Aprensentar quem Sou.
Moro em Belém do Pará, norte do Brasil. Meus pais chamaram-me e registraram assim, Higor Tohany, no qual Tohany é o nome pelo qual me apresento.

Estou a algum tempo fomentando diálogos sobre o Desenvolvimento de Conhecimentos e Valores no cenário Cultural Eletrônico de minha cidade, através de comunidades, e conversas francas e abertas, deliberadas, com frequentadores e outras pessoas associadas à promoção dos eventos deste contexto.

Vou indo direto ao que gostaria de falar e propor como conversa e diálogo.

Lendo artigos e textos como "Diversão ou Trancendência" do nosso amiogo da comunidade DJ Cau, e participando de diversos eventos open air e indoor aqui em minha cidade, além de festivais desse contexto (FFT), percebo a carência da proliferação de conhecimentos essenciais ao melhor desempenho do indivíduo com a sociedade e consigo mesmo. Valores como respeito e União, aparecem na mitologia do ideal que é buscado nas raves.

tenho feito perguntas como:
O que é buscado nas raves?
O que é oerecido nas Raves?
O que é obitido como um produto cultural utilizável para a mudança que queremos no Mundo?

E outro ponto que acho que tem um debate viável:
Quem são os responsáveis pelo desenvolvimento, Crescimento e Evolução do cenário Cultural eltrônico (e psicodélico)?

Essa ultima pergunta tem como princípio e presuposto, ativar no indivídou (participante do ritual "rave") a memória e a sensibilidade de que ele é Autor de seus atos; que seus atos tem ligações diretas e indiretas no contexto que está sendo vivênciado coletivamente; Ampliar a percepção de que uma rave não é apenas um lugar para descarregar frustrações e encontrar amigos que não se via atempos, sendo também um lugar para aprendizagem e produção cultural;

Baseio nessas perguntas as minhas experências com eventos que participo onde o que é oferecido por quem promove apenas o comercial Dj's/Bar/Banheiros/Estacionamento/publicidade/decoração, deixando de trabalhar o lado imaterial, e também material de cunho artístico/produtivo.

Ao não promoverem a desenvolvimento cultural e a expansão consiêncial dos seus participantes, o evento mantem-se nos moldes de uma festa comum, onde as pessoas estão à merce de seus próprios interesses, esquecendo os interesses coletivos e comunitários, que são elementos fundamentais e de raizes ancestrais que ligam esses eventos ao misticismo e ao Holismo; elementos esses que trazem à tona a sensação antiga e borrada da trancedência e melhoria da qualidade e maneira de viver neste Planeta em meados de Mudanças Energéticas tão amplamente comentadas pelas comunidades esotéricas e filosóficas do mundo. Mudança de Era. NOvos Tempos. Era de Aquários.

O ser humano está No salão de entrada da Era Planetária. À sua frente está o novo mundo e os novos padrões comunitários. Por isso temos de dar mais atenção aos ensinamentos, ao que é passado para os jovens e mesmo para nós , de mesma idade.

Padrões que envolvem Energias Financeiras exarcebadas, consumismos desenfreados e inconscientes, estão e devm perder força nesses próximos tempos.

Acho que voei um pouco. Voltando ao desenvolvimento de conhecimentos e valores. Sugiro que nós, quanto participantes do cenário cultural eletrônico, consumidores tecnológicos e de bens participativos, pessoas ligadas às artes e à promoção de eventos, temos de inserir/exigir/fomentar Diálogos e oficinas, workshops e rodas de conversas, contação de histórias. Utilizar os métodos de reencantamento do mundo, amplamente difundidos no meio cultural eletrônico pelos festivais, e por outros meios culturais como encontros de comunidades alternativas (Aldeia da Paz, ENCA, Rainbow). Reencantar, esse é um tema muito importante que deve, em minha opinião, que não é uma opinião apenas minha, ser observado com mais atenção e amor.

Oficinas de mandala em grupo, origami, macramê, dobraduras de papel, colagens, contato e improvisação, cirandas, danças circulares, Mandalas em desenho, poesia, COntos, Histórias para as crianças. São oficinas que um dia de evento podem abranger. Só escolher uma ou duas, dar lugar a esse contexto cultural, dar espaço.

Aqui em belém é assim, só o comercial. Fazem texto lindos para o flyer, falam nesses textos das tags: cultura, natureza, paz, liberdade. e no entanto, fica so no texto, pois imaginar é mais fácilque cumprir. E as pessoas ao final do evento, acham que o saldo foi positivo, pois eles fizeram o que deu na telha deles. "Tem alguem pra limpar no final", infelizmente está sendo assim.

Penso nas oficinas como situações agregadoras, onde conhecimentos simples e de cunho valorosos, comportamentais, são levados em consideração, através de praticas de grupo.

Enfim, penso muito nessas perguntas fomentadoras, e acho que isso é algo que não deve ser pensado só por mim, apensar de quando e falo disso aqui onde eu moro, a maioria das pessoas acham que tou pensando algo novo, quando na verdade isso é algo que deve estar em nosso consciente coletivo, e me foi trazido à luz para que seja codificado em termos humanos, em palavras , em atitudes e idéias, para que seja transfigurado e tornado compreensível, para que alcance às pessoas, e para que delas, seja lançada à outras no univeso inteiro, e quem sabe assim, teremos um mundo mais PLURALL.
Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiTweet this Post!
Responder com Citação
Os seguintes 4 usuários disseram valeu para tohany por este post:
  #2 (permalink)  
Antigo 24-05-2010, 13:03
Member

Padrão Re: O Desenvolvimento de Conhecimentos e Valores

Bem, são muitos dias dePOst, talvez uns 3.

Gostaria de perguntar se alguém ja participou de dinâmicas do tipo: Rodas de Conversa, Diálogos temáticos?

Aqui em Belém, tem um segmento cultural que se chama cinecluebe,e a galera fez uma dinâmica chamada "Diálogos Cineclubistas". Estive presente da segunda edição deste diálogos. Haviam amantes do cinema, dramaturgos, escritores, poetas, cineastas, cinegrafistas e documentaristas, pessoas responsáveis por exibições cineclubistas de várias casas cineclubistas da cidade. Nesse evento, que durou um dia inteiro, em um instituto chamado Mãe Nagetu, que também é um cine-clube do Cine + Cultura, do MInistério da CUltura, foram dialogados vários pontos como as responsabilidades dos cineclubes, os objetivos das casas de exibição, seus papeis sociais e suas habilidades como ferramentas de mobilização social e mecanismo de melhora da qualidade de vida e desenvolvimento cultural e artístico.

Uma carta foi elaborada no primeiro diálogos cineclubistas: CARTA DOS CINECLUBISTAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM - RNC - Rede Norte de Cineclubes

sendo assim, queria saber se alguém aqui ja participou de eventos semelhantes que envolvessem o cenário cultural eletrônico?

Alguém já participou de rodas de conversa que tratassem do efeito social das raves?

talvez eu possa estar sendo, de certo modo, esquisito, ao faer perguntas assim, mas uso meus conhecimentos para conversar e dialogar, não sei usar mais que eles. Mas gosto de ouvir e de saber o conhecimento do outro. Muias vezes é neles que baseio minhas atividades.

Última edição por tohany; 24-05-2010 às 13:08.
Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiTweet this Post!
Responder com Citação
  #3 (permalink)  
Antigo 27-05-2010, 16:15
Member

Padrão Re: O Desenvolvimento de Conhecimentos e Valores

é né. Subi no Bond, pedí licensa, falei, mas esquecí de perceber que outros já subiram nesse bond e ofereceram palavras, também.

Contudo, jamais cairei na Controvérsia de acreditar que a história começa quando eu chego.
Resposta

Favoritos

Tags
conhecimentos , desenvolvimento , valores

Usuários Ativos Atualmente Vendo Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada
Modos de Exibição

Regras para Posts