plurall

Voltar   plurall > Cultura Trance > PsyTrance: história, filosofias e ideais

PsyTrance: história, filosofias e ideais Sabe como tudo começou? Quer entender? Participe e divida seus conhecimentos!

Resposta

LinkBack Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico Modos de Exibição Translate
  #31 (permalink)  
Antigo 22-05-2010, 00:04
Member

Valeu: 43
Recebeu 63 valeus em 40 Posts
Padrão Re: Resgate da Cena

Ólá, seguro agora o bastão da Palavra.

Contemplo muito do que foi dito, apertei valew em todos os posts que achei interessante.

Orion, acredito na Cultura de Paz como ferramenta para o Reencantamento do Mundo. Penso também que as festas raves tem um grande papel nesse contexto por aglomerar em um Espaço, varios outros espaços internos.

Musica, Artes visuais, plásticas, performárticas, mostras, Cinema, Diálogos, workshops e oficinas, são algumas das linguagens utilizadas nesse cenário. Estas linguagens, quando direcionadas, tornam-se capaz de transformar realidades e ideiais.

Quando você fala, Orion, de modelos de realização de eventos, transformas o construir em algo sustentável, humanamente sustentável. Quando todos dão o que podem, colaboram, o resultado final é animador. Bastando para que nao aja o contexto financeiro hierarquico de lucros.

É nesse plano de Economia Solidária que uma celebração pode vir a trazer diversão e conhecimentos. E assim eu penso que o cenário Cultural Eletrônico pode ter uma resignificação. Sempre existe algo que queremos melhorar, pois o tempo torna as coisas da vida ultrapassadas, e surge sempre uma "seleção natural" que agrega novos valores e novas formas, que no caso da cultura eletrônica, valores éticos e morais e formas de expressão.

Um evento "rave" é feito mais do que para dançar. Dançar é um momento da "rave". Sendo assim, em minha opinião, para a resignificação da Cena (resgnificar, não resgatar, porque li num outro post, que não participamos do passado para poder resgatá-lo), é preciso criar outros momentos, além do DJ' vs Público. Existe uma programação, e as público segue a programação.

exemplo: Abriu a pista, rola os 3 dj's, então, começa o segundo ato da programação, que nesse caso aqui será a mostra AudioVisual: Com o filme: La Belle verte (a visitante do espaço), que é um classico francês muito bom para o contexto de mudança consciêncial. após o filme, começa o terceiro ato, um Dj, depois o Dj convidado (atração ou LIve). Durante uma hora e meia de filme, podem estar ocorrendo simultaneamente, para 20 pessoas, ou 40 pessoas, uma oficina ou vivência em grupo, ou uma roda de conversa com um tema proposto, em algum outro ponto do evento. Tudo isso sendo registrado, para servir de produto cultural. e então, finaliza-se a pista, com mais música.

Eu percebí aí três momentos no evento, que tem motivos para acontecer. Como, por exemplo, A participação do público no contexto cultural proposto.

são idéias. Como alguns aí disseram, eu também não tenho dinheiro, além de vontade, mas sei que na tecnologia do possível, pela formação de parcerias e pelo esforço de todos os responsáveis e interessados, é possivel resignificar o que está acontecendo no agora.
O seguinte usuário disse valeu para tohany por esse post:
  #32 (permalink)  
Antigo 22-05-2010, 00:17
Member

passo o Bastão da Palavra!

aho!
  #33 (permalink)  
Antigo 23-05-2010, 20:54
poesia ou morte!

Valeu: 2,365
Recebeu 3,607 valeus em 931 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Roosevelt Soares Enviar mensagem via Yahoo para Roosevelt Soares

Primeiramente. Bem vindo a bordo caro Tohany. O Plurall é a melhor esquina virtual para trocarmos ideias sobre os mais variados temas, principalmente a respeito da música eletrônica e o meio psicodélico.

Li seus tópicos e posts. Me enxergo em suas palavras. E pensei muito antes de postar, pra que minhas atuais palavras não sejam má interpretada.

Percebo a ironia do mecanismo de transe agindo através de seu imaginário configurado por sistemas de memes. Um jogo reconfortante e, que de certo modo nos embriaga e nos polpa de um olhar mais frio e categórico... Que por sua vez, nada apresenta de mágico.
Temos o mesmo apetite por maravilhas; um apetite poético por encantamentos. Mas hoje sigo espalhando outro vírus. Encontrei falhas nesse sistema.

Acho as questões impressas aqui, são validas para reflexão. Porém ir além é fundamental para fugir do artificial, da síndrome do avatar. Estamos transbordando de copias ocas. O desencadear de pensamentos; despertar cósmico; atravessar as portas da percepção; expandir a consciência absorvendo informação útil a altas taxas é também um problema quando não se tem um antivírus afiado. Corremos o risco de naufragar na teoria de um futuro hipotético, centralizando nela nossa satisfação ao escapar do presente nada teórico. Contentando-nos com o vislumbre e uma dúzia de cacoetes que são apenas isso.

Hoje. Observo que as praticas proposta como “cultura zen” ou apenas conteúdo cultural alternativo, facilmente agem como dispersivos. É preciso alimentar a imaginação e despertar consciências. Não é aceitável catequizar ou recrutar militantes. É preciso respeitar o desenvolvimento de outros seres. Não é aceitável obrigações e codígos de conduta consagrado.

O senso de unidade simplesmente não existe. A preocupação com o agir em prol de algo maior, como as necessidades do coletivo, é algo ilusório. Um obstáculo criado para gerar mais sensação de satisfação. O bem coletivo, não inclui os não militantes, os índios não catequizados, os hereges. A esses, o paraíso é negado. O caido é clicado =]

Não que isso vá matar alguém. Mas é nítido que aquele que se propõe a desconstrução dos códigos ao utilizar seus proprios. É descartado. Pois no fim, não se trata de criar algo novo. Apenas repetir e repetir.

Essa é a cultura que deve ser reavaliada. Que tem enorme potencial. Apenas eu diria que precisa corrigir seu rumo.

Última edição por Roosevelt Soares; 23-05-2010 às 21:06.
Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiTweet this Post!
Responder com Citação
Os seguintes 2 usuários disseram valeu para Roosevelt Soares por este post:
  #34 (permalink)  
Antigo 24-05-2010, 10:56
Member

Quase compreendí. As vezes pensava que entendia, mas no outro paragrafo meus pensamentos abstraíam novamente, de modo que não alcancei o que vislumbrar. Tive de reler.

mas pontuando orações, como: "
Citação:
O senso de unidade simplesmente não existe. A preocupação com o agir em prol de algo maior, como as necessidades do coletivo, é algo ilusório
."

Percebo que não concordo nesse ponto. O senso de unidade existe, e mais que isso, o senso de coletividade ultrapassa esse senso. De modo contrário como explicar o altruísmo, a gentileza, generosidade, compaixão e fraternidade. De que maniera esses sentimentos e ações, manieras de agir, existiriam sem o senso de unidade. Penso e sinto, que Unidade passa pelo Cosmos, em progressão decrescente, ou passa pelas células e pelo Ser, de modo crescente. A unidade é a película, visível ou não, perceptível ou não, sentida ou não, que une o conjunto todo interligado na Teia da Vida (Fritjof Capra). A vida não evoluiu na terra senão pela cooperação e pelo trabalho e grupo (Fritjof Capra). Essa cooperação passa pelo senso de uniodade e de valorização desse contexto.

Pontuando:
Citação:
Acho as questões impressas aqui, são validas para reflexão. Porém ir além é fundamental para fugir do artificial, da síndrome do avatar. Estamos transbordando de copias ocas."
Imagino-me Oco. Mas é só imaginação. Não passaria disso. Abarrotado de Teorias e salpicado de Práticas do jeito que tou, ficaria difícil me encarar nessa realidade. Teria de passar por uma amnésia antes que isso ocorresse nos meus sentidos plenos. Aque em belém trabalhamos com o reencantamento do mundo, através de práticas sustentáveis no nível da permacultura, economia solidária, Arte-Educação e ecopedagogias. ( vide Coletivo Samaúma e Instituto Refazenda | Espiritualidade, Permacultura e Arte ). Estas práticas holísticas e presenciais, envolvem, muitas vezes, a retirada das pessoas do meio social que é a cidade, e e levem elas para o instituto para terem a vivência e participem de manifestações e expressões da Cultura de Paz.

pontuando:
Citação:
O bem coletivo, não inclui os não militantes, os índios não catequizados, os hereges. A esses, o paraíso é negado. O caido é clicado =]
Definitivamente discordo. Contudo aceito seu ponto de vista. O Bem coletivo Inclue os Não militantes, e claro, quando eles fazem parte da Causa terna-la-ão mais efetiva e mais forte. Ir contra não é pecado, nem proibido, mas lutar para destruir é nocivo. Índios não cateczados, hereges? bem, não me vejo assim. Sou índio, e posso ter o pensamento contrária ou diferente de um credo ou sistema de um ou mais credos religiosos, mas não crio problema nem desconstruções sobre o preceito de Deus. Muito pelo contrário, a cultura de paz passa pela mistificação, da recriação do mito e do resgate da antiga maneira de perceber o mito. Deus é o maio mito que existe, mas a publicidade e a propaganda, fizeram aparecerem outros mitos e fenômenos, materiais e físicos. Mas isso é apenas no material.

Descontruir códigos, mas não utilizar meus próprios. Descolonizar é uma idéia que não parte de mim. Dan Baron, da Aliança Mundial dos Artistas, Fala Bastante sobre essa visão e esse paradigma ( Descolonizando os territórios íntimos ), algo que não parte de mim, mas que está sendo transmitido como "sistema de Memes" (pelo que entendí) à vocês.

Penso na descontrução, para resgnificar, o modelo de apresentar o evento. No Festival Se Rasgun no Rock, o palco principal deixava suas apresentações para que as pessoas passeassem pelo evento, passagem nos espaços ecológicos, passeassem onde rolava oficinas, e depois de uma hora do palco parado, voltava outra atração, e lotava-se de novo o palco. Isso foi uma desconstrução para mim, que gerou uma dinâmica maior no evento, pois o evento saiu bem mais falado que seus antigos episódios, suas antigas edições.

Pare o Dj e coloque um audiovisual para a galera curtir. Gere outro momento para o público, crie algo para oferecer à eles, além de música, pois a linguagem da rave é maior, tem mais linguas e mais idiomas artísticos.

Se toda rave sair com o produto cultural: 10 pessoas participaram da oficina de origami, temos telefone, e-mail, e nome. 10 pessoas passaram na roda de conversa sobre direitos animais, temos telefone, e-mail e nome. 10 pessoas participaram dinâmica de grupo do parceiro cego, temos nomes, telefones e e-mails.

30 pessoas. só isso. coisas aocntecendo simultaneamente. Cultura não é pra todos no momento, mas é pra todos no contexto maior de vida. não precisa lotar a área cultural, mas é preciso que ela existe com o pouco e o mínimo, que é o máximo, e é o produto.

agradeço às boas vindas mano =]!!

ahoo!
Agradeço as boas vindas.
Resposta

Favoritos

Tags
cena , resgate

Usuários Ativos Atualmente Vendo Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada
Modos de Exibição

Regras para Posts