plurall

Voltar   plurall > Cultura Trance > PsyTrance: história, filosofias e ideais

PsyTrance: história, filosofias e ideais Sabe como tudo começou? Quer entender? Participe e divida seus conhecimentos!

Resposta

LinkBack Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico Modos de Exibição Translate
  #1 (permalink)  
Antigo 22-04-2010, 09:44
Controle Visual

Valeu: 1,560
Recebeu 2,012 valeus em 674 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Orion .. Enviar mensagem via Skype para Orion ..
Padrão Resgate da Cena

Eu li esse comentário no orkut de alguém:

Citação:
Na boa....fazer festa pra esse publico ridiculo daqui é suicidio....a nao ser que sejam festas bem restritas...tipo 300/400 ao maximo e com certeza a qualidade superará a quantidade..
Infelizmente essa de resgatar a cena do RJ nao vai dar certo mais...a nao ser que o 99% do publico do RJ mude de cidade...
bjs
Achei sensato, uma vez que o interesse por raves já ultrapassou os limites de classes, tribos e ideologias e isso não seria um fenômeno ruim se não tivesse sido adotado pelos piores representantes de cada limite citado acima.

É fato que está havendo um movimento de pessoas ligadas ao trance para reestruturar a cena e resgatar os valores originais ligados a cultura psicodélica e a cultura da paz. Desde o seu ínicio em goa as raves ligadas a esses valores possuíram a ligação com um tipo de som característico que mudou com o tempo e a evolução/Involução dos genêros musicais. Esse som característico unia as pessoas por identificacão e dava uma identidade a festa. Esse som característico costumava ser não muito assimilado pelas pessoas de sua época e assim tinha um público bastante restrito aos poucos "ligados" locais.

São dois fatos aí. Um é que 99% do público do rio de janeiro não vai se mudar, outro é que a música é também um fenômeno social que movimenta pessoas por identificação.

Talvez o resgate da cena não passaria pela reformulação do design de som de festas raves? Trazendo sons desconhecidos, e pouco digeríveis?

Sim, isso é um suícidio comercial.. Sim, essa é a idéia.

Ex: Chill Out no meio da festa E-solidária.

"Mas isso era apenas fantasia...
O muro era muito alto, como você pode ver.
Não importa o quanto ele tentasse, ele não poderia se libertar
E os vermes comeram seu cérebro..."

http://meadiciona.com/vjorion

Última edição por Orion ..; 22-04-2010 às 10:29.
Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiTweet this Post!
Responder com Citação
Os seguintes 9 usuários disseram valeu para Orion .. por este post:
  #2 (permalink)  
Antigo 22-04-2010, 11:30
DJ - 021

Valeu: 59
Recebeu 182 valeus em 82 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para pedrah
Padrão Re: Resgate da Cena

A globalização, inclusão digital e a mudança de gerações foram responçáveis pelo processo de descaracterização ou até mesmo banalização da cultura trance ... O que eu vi de 10 anos pra cá, foi a "brincadeira do telefone sem fio" descer a ladeira sem freio ... A algum tempo a palavra "resgate" entrou em evidencia como se isso fosse "o" idiferencial, tá na moda(pra variar) é muito lindo isso, porém até hj, nada do que vi com esse intiuto foi digno da proposta apresentada, pelo contrario, me indignou e me afastou cada vez mais ... Enquanto o cenário estiver girando em torno dos interesses,modismo, ciclo de amizades, marketing pessoal, egocentrismo, sensacionalismo, e blá blá blá blá ... O principal atrativo de uma festa RAVE, vai continuar a deriva na "brincadeira do telefone sem fio" expostos ao sucateamento eletronico ...
Cada um deve ter uma solução mirabolante e uma visão de futuro para esse fato. Botar a culpa em 99% do público é uma declaração muito complicada uma vez que o artista precisa dele ... é claro que de fato, ha uma parcela de sensatez nisso ... readaptação do publico ... sim o som é o fator principal ,se existe alguma ferramenta que tem o poder de transformar tudo de novo, seria o som ! mas não é só dar play em musicas que ninguem conhece,pq de barulho ja basta o caos da civilização... No fim de 2003 ja estava praticamente ausente das festas no rio... para não ser mal interpretado e gerar mais polemica , fico poraqui ...
e que venham dias melhores ...

" Retrodelic Long Life "

Última edição por pedrah; 22-04-2010 às 16:50.
Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiTweet this Post!
Responder com Citação
Os seguintes 2 usuários disseram valeu para pedrah por este post:
  #3 (permalink)  
Antigo 22-04-2010, 13:20
Junior Member

Valeu: 14
Recebeu 50 valeus em 18 Posts
Padrão

e que venham dias melhores ...

Já faço parte deste grupo que espera dias melhores...

:************

http://brisafeliz.blogspot.com/

http://twitter.com/BrisaFeliz

Última edição por gerk; 22-04-2010 às 13:33. Motivo: Unindo posts.
Responder com Citação
Os seguintes 4 usuários disseram valeu para FernandaBrisa por este post:
  #4 (permalink)  
Antigo 22-04-2010, 14:21
ADMINISTRADOR

Valeu: 250
Recebeu 918 valeus em 166 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para wilmar Enviar mensagem via Skype para wilmar

Acho que já tive minha dose de suicídio comercial, e isso aos poucos vai cansando.

Mas admito que tive uma experiência positiva nisso tudo, a Peace em abril do ano passado. Mesmo com um line quase todo de Dark, Suomi e sons dificeis de digerir com dois gringos no Line, 3 lives e a festa deu certo. Não bombou nenhum absurdo, pois o local comportava 1200 pessoas e tivemos cerca de 600 pagantes, mas a festa se pagou, mesmo com um bar ridiculamente barato (agua a 1 real por exemplo). Mas ai tivemos o golpe de não podermos mais usar o local para eventos com bilheteria, e sem bilheteria um projeto desses fica impossivel.

O problema é que o Topo é o único local parceiro hoje em dia. O unico local onde podemos arriscar fazer um evento e se der um puta prejuízo podemos contar com a ideologia do dono do local que é um cara engajado em mudar as cosias na cena.

Pra fazer um evento em outro local temos que arriscar. E esse tipo de suicidio comercial é só pra quem tem grana pra perder. E infelizmente eu não tenho. Trabalho que nem um FDP pra pagar minhas contas, pago aluguel e me viro como posso. Adoraria fazer uma festa mega conceitual e colocar todo dinheiro que eu conseguir juntar pra fazer algo foda num sitio irado, mas tomar um embargo na cabeça ou perder rios de dinheiro pq o pessoal nao curtiu um som dificil de digerir é foda. Vide a Infinity que conseguiu um local maneiro, fez um line foda e deu um puta mega prejuízo.

Nunca , em nenhum evento que eu fiz usei a idéia de recriar , resgatar, refazer, reconceituar, isso é apelação e sabemos disso.Se quer criar um novo conceito pega e cria sem fazer propaganda disso que as pessoas vão enxergar. Mas depois de fazer varios espaços culturais, com videos, filmes, documentarios informações, redução de danos, atividades fisicas em varios eventos no Rio e ficarem sempre vazios. Depois dos encontros de malabares e dos encontros espirituais terem sido descontinuados por falta de interesse do publico é dificil continuar jogando dinheiro no ralo, pq tudo isso custa bastante.

De toda forma, continuo tentando, e quem sabe uma hora vai dar certo. Até lá as tentativas vão ser poucas e esparsas, pq infelizmente não tenho esse dinheiro todo pra ficar perdendo.

Até lá, a solução é fazer eventos pequenos e fechados, com os amigos rachando os custos e se divertindo como se pode.

Já já eu tento de novo....

Abs

PLUR for ALL
Responder com Citação
Os seguintes 7 usuários disseram valeu para wilmar por este post:
  #5 (permalink)  
Antigo 22-04-2010, 17:32
Member

Valeu: 268
Recebeu 35 valeus em 11 Posts

Resgate da cena...

Temos que resgatar primeiramente os nossos valores internos. Estes foram perdidos ao longo do tempo, onde as festas foram crescendo, o público foi aumentando e o pensamento de lucrar por de trás disso tudo, veio com um apetite do cão. Culpa dos produtores? Não sei... Pode ser também a culpa do público que aceitou engolir tudo isso guela a baixo, pelo simples fato de ter alguma "boa" no FDS. Algum lugar onde eu possa encontrar a "euforia"... E satisfazer a vontade e o desejo... Não importa se é na boate, na praia, no sítio, no clube, no show... Não importa quem tá tocando, é e-music? Tem "euforia"?? Então tá bom...
Não sou o dono da verdade, longe disso! Mas na humilde opinião, música de boate é na boate. No meu minúsculo universo mental, Rave é lugar de Goa, Trance, Psy e Prog... Posso estar completamente enganado, mas vejo dessa forma. Eu acho estranho demais quando estou em uma indoor e não consigo olhar o céu, a lua, as estrelas e contemplar o nascimento do sol... Quero deixar bem claro aqui que eu vou em boate também, nada contra. Mas prefiro curtir um Dj nacional, de pouca expressão na cena, na beira da praia ou no meio do mato, do que um Dj famosão no mundo todo "trancado" numa boate.
Vou terminando por aqui senão os "rebolations" da vida irão ficar chateados comigo.

Na torcida por dias melhores...

Valeu!
Os seguintes 6 usuários disseram valeu para m4rc10 por este post:
  #6 (permalink)  
Antigo 22-04-2010, 19:02
Proghedelic

Valeu: 2,124
Recebeu 1,796 valeus em 447 Posts

Olha João, o público realmente não tem culpa de nada, mas o motivo desse problema todo é o público. Mas especificamente a mudança do público. E esse processo se iniciou na mão dos produtores de festa, e de outros fatores que só podemos especular.

Na época das festas com Fluorenzo e Bruno Braga o clima era sensacional, mas tinha mt produtor que fazia festa com o intuito de ganhar dinheiro vendendo drogas, e mesmo assim a coisa não descambava. A coisa foi mudando a partir do momento q a cena atrai a atenção das pessoas, de um público novo e da mídia que passou a crucificar a musica eletronica de td jeito q pode. Teve muito produtor querendo aproveitar esse boom, mas q só acabo dando mais motivo pros jornalistas meterem mais pau na cena, e pra policia faze mais apreensões.

Mas antigamente o momento era outro, era tudo novo, tudo alternativo, os motivos eram outros. Seila parece q as pessoas tinham menos preocupações, tinham um espirito mais livre. Hoje em dia isso não morreu aki no Rio, mas permanece vivo só em festas de amigo.

Ja pensei no começo q rolasse panela e tal, q era dificil entra nesse meio. Mas na boa, vc quer fazer uma festa conceitual q de retorno, mas nao tem grana ou não quer correr o risco de investir num alvará, numa divulgação grande e mermo assim babarem a sua festa. Acaba tendo q fazer festa pra amigos mesmo, com line de amigos, um ou outro destaque, eh como a coisa consegue funcionar...

Citação:
Postado Originalmente por wilmar Ver Post
Pra fazer um evento em outro local temos que arriscar. E esse tipo de suicidio comercial é só pra quem tem grana pra perder. E infelizmente eu não tenho. Trabalho que nem um FDP pra pagar minhas contas, pago aluguel e me viro como posso. Adoraria fazer uma festa mega conceitual e colocar todo dinheiro que eu conseguir juntar pra fazer algo foda num sitio irado, mas tomar um embargo na cabeça ou perder rios de dinheiro pq o pessoal nao curtiu um som dificil de digerir é foda. Vide a Infinity que conseguiu um local maneiro, fez um line foda e deu um puta mega prejuízo.

Nunca , em nenhum evento que eu fiz usei a idéia de recriar , resgatar, refazer, reconceituar, isso é apelação e sabemos disso.Se quer criar um novo conceito pega e cria sem fazer propaganda disso que as pessoas vão enxergar. Mas depois de fazer varios espaços culturais, com videos, filmes, documentarios informações, redução de danos, atividades fisicas em varios eventos no Rio e ficarem sempre vazios. Depois dos encontros de malabares e dos encontros espirituais terem sido descontinuados por falta de interesse do publico é dificil continuar jogando dinheiro no ralo, pq tudo isso custa bastante.

De toda forma, continuo tentando, e quem sabe uma hora vai dar certo. Até lá as tentativas vão ser poucas e esparsas, pq infelizmente não tenho esse dinheiro todo pra ficar perdendo.

Até lá, a solução é fazer eventos pequenos e fechados, com os amigos rachando os custos e se divertindo como se pode.
Exatamente o q eu penso Wilmar.
E parto do principio q se queremos ver alguma coisa mudar temos q nos unir. Produtores capacitados e com vontade estão voltando a surgir, só não podemos partir pro egoísmo, temos exatamente q nos apoiar, e estimular um público fiel, um NOVO público, pq a maioria da galera das antigas ja partiu pra outra. Mas com certeza ainda tem mt gente q c mantem na resistencia. Mas tbm não da pra remar contra a maré, o q tiver que ser vai ser, e se estivermos lutando por algo realmente bom, essa chama não vai c apagar...

soundcloud.com/karmatron
soundcloud.com/djflek

"Se cada um fizesse a sua parte, ao invés de tentar mudar o mundo inteiro; que bem isto realmente seria em prol do mundo."
Responder com Citação
Os seguintes 7 usuários disseram valeu para FleK por este post:
  #7 (permalink)  
Antigo 22-04-2010, 21:14
DJ - 021

O Flek, como dj, generalizar e jogar a culpa no publico e nos produtores antigos é muito facil ... De onde vc espera o retorno do seu trabalho ?
O Publico não esta se mantendo , apenas se renovando ...
De resto eu to achando meio perdidas suas colocaçoes sobre antigamente, esse BOOM ai e da epoca do fluorenzo, que me fazem automaticamente pensar no seguinte :
Vc frequentava as festas do Rica, fluorenzo e cia com que idade se vc tem 23 anos hj e eu to falando de 10 anos atrás ?

abrazzz

" Retrodelic Long Life "
Responder com Citação
  #8 (permalink)  
Antigo 22-04-2010, 21:19
MuNdO SeM VoLtA

Valeu: 1,935
Recebeu 1,519 valeus em 434 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Sililil

A melhoria tem que partir de dentro.
A melhoria abraça muitas outras coisas.
Qdo dizemos resgatar, pode ser uma " alusão " a psicodelia que sempre foi e sempre será perdida dentro de cada um.
Claro, queremos resgatar sim, uma única coisa: O fato das pessoas deixarem de se importar tanto com as coisas e participarem com um espírito mais aberto.
Que venha o novo, ele é sempre bom. Que venha a conscientização que o uso de psicoativos não pode ser banalizado. Que venha juntar forças o público que está a fim de melhoria contínua, imputida na evolução.

Sim, tudo evolui. Tá certo que a festa rave evoluiu e descambou.
Então vamos dimunuir tudo, mas não a vontade de lutar e fazer acontecer.
Concordo com o Wilmar qdo ele cita prejuízos. Senti isso na pele produzindo a Mystic Garden. A festa poderia ter sido menor. A festa poderia ter sido mais no meio do mato. Mas fomos audaciosos, com vontade de mostrar que tem gente que ainda faz por amor.
Eu ia fazer giro com o dinheiro dos outros (mesmo sabendo que não seria muito), se não fosse o prejuízo de qse 9.000,00 que levamos. Eu, não ganhei NADA com a festa, a não ser contentamento pessoal. E não entrei nessa para ganhar. Mas também não tenho para investir. E aí, guardo minha vontade e minha capacidade de fazer a roda girar bacana para me juntar a alguém que possa ter $$ para investir. Pq INFELIZMENTE pra fazer essa roda girar, tem que ter dinheiro no meio.

Sair de trás da telinha e marretar é fácil pra cacete. Difícil é sair de casa e apostar naqueles que vieram com alguma seriedade na proposta.

O público das festas do Fluorenzo já era.
As músicas daqueles tempos idem.
Mas temos a evolução e precisamos tirar dela a melhor atitude.
A psicodelia vai continuar perdida dentro de cada um de nós...
E a música de boate tem que permanecer dentro da boate.
E na Rave dá-se à noite o que é da noite e ao dia o que é do dia.
E dá-lhe o Psytrance e o PsyProg.

Eu sinceramente estou cansada das pessoas que criticam, mas não dão nenhuma parcela na melhoria.

Ahh! Foi no MEU ORKUT que o Orion viu esse recado. Ele foi direcionado ao fato de eu ter me jogado, literalmente, na organização da Mystic Garden...

>>"TeMos a aRtE
pARa quE a VerDadE
nãO noS DeStRua"
NiEtZsChe <<

Última edição por Sililil; 22-04-2010 às 21:23.
Responder com Citação
Os seguintes 4 usuários disseram valeu para Sililil por este post:
  #9 (permalink)  
Antigo 22-04-2010, 21:34
Progressive Life

Valeu: 1,007
Recebeu 750 valeus em 188 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para celinhaps

Só um comentário:
O Fluorenzo não tocava só a 10 anos atrás não.
Há apenas 5 me lembro dele e o Bruno Braga nas pvts.
Responder com Citação
  #10 (permalink)  
Antigo 22-04-2010, 21:52
DJ - 021

eu nao acho que o publico do fluorenzo, rica e cia( bunker rave, mega ohm, ohm, er rave e etc..) ja eram ,nem os sons daquela epoca ... sou mt grato ao que eles construiram e prefiro 1000x qq privatezinha num som 3x1 aiwa daquela epoca rolando SPIRITUAL HELLING a noite toda do que o que anda rolando porai ...

quanto ao prejuizo realmente é uma merda, mas as festas de hj querem placo mega estrutura, line array, telao de led e tudo mais ... sabendo-se da incognita do retorno financeiro ...como ja foi citado e novamente voltando ao passado ...

quanto mais precario melhor, sempre foi assim quando era bom ...

" Retrodelic Long Life "

Última edição por pedrah; 26-04-2010 às 18:49.
Responder com Citação
Os seguintes 2 usuários disseram valeu para pedrah por este post:
Resposta

Favoritos

Tags
cena , resgate

Usuários Ativos Atualmente Vendo Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada
Modos de Exibição

Regras para Posts