16-09-2009, 10:16
|
 | poesia ou morte! | | Registrado em: Mar 2005 Localização: Celtx
Valeu: 2,365
Recebeu 3,607 valeus em 931 Posts
| |
Jan Rose Kasmir 
No capitulo anterior de Segredos do Transe, “Yippies revolucionários”, utilizei a foto histórica de uma adolescente americana de 17 anos que enfrenta os soldados americanos da Guarda Nacional com uma flor nas mãos, durante o protesto anti-Vietnã, em março de 1967, onde milhares de manifestantes se reunirão em torno do Pentágono, em Washington D.C, pra de forma simbólica, tentar levitar o Pentágono.
O nome dessa jovem é Jan Rose Kasmir e sua ousadia de não só oferceer flores aos soldados, como colocar a flor no cano da arma de um dos soldados, foi registrada pelo fotógrafo francês Marc Riboud, um apaixonado pela notícia e pelo seu envolvimento em situações históricas. “De repente percebi que eles (soldados) que estavam na minha frente eram seres humanos como eu, e poderiam aderir ao nosso protesto. Eles não eram a guerra, eram apenas jovens cumprindo ordens. Então, passei a me divertir com a situação, hippie viaja na realidade,” declarou Jan Rose. 
Após esse inicio, o movimento anti-Vietnã, reuniu entre 700 mil a 2 milhões de pessoas, e a imagem de Jan Rose Kasmir, ajudou a transformar a opinião pública americana sobre a guerra, que até então era favorável à invasão do Vietnã.
Jan Rose vive atualmente com a sua família na Dinamarca e ainda é comprometida com os mesmos ideais da juventude. Ela foi fotografada novamente por Riboud em outro protesto pela paz, dessa vez em Londres, durante as manifestações por liberdade para a Palestina e pelo fim da guerra do Iraque, em 15 de fevereiro de 2003. Ela aparece segurando um cartaz com a sua foto de 67. 
O trabalho de Marc Riboud, atualmente com 85 anos, pode ser conhecido em seu site |