| PsyTrance: história, filosofias e ideais Sabe como tudo começou? Quer entender? Participe e divida seus conhecimentos! |  | | 
20-07-2009, 12:11
|  | MODERADOR | | Registrado em: Jan 2005 Localização: Rio de Janeiro
Valeu: 1,525
Recebeu 986 valeus em 351 Posts
| | Re: Psycodelico?
Psicodélico é aquele que exercita a expansão da consciência.
Mas vejo o psicodelismo como algo além da manifestação cultural psicodélica, que reduz muito a questão, ao menos para os leigos.
ps:. não confundir psicodelismo com psiconautismo
Última edição por Renan Reis; 20-07-2009 às 12:13.
| | Os seguintes 3 usuários disseram valeu para Renan Reis por este post: | | 
20-07-2009, 12:55
|  | poesia ou morte! | | Registrado em: Mar 2005 Localização: Celtx
Valeu: 2,365
Recebeu 3,607 valeus em 931 Posts
| | Re: Psycodelico? Bem lembrado Renan. Acho que rolou uma confusão entre psicodelismo com psiconautismo. | | Os seguintes 2 usuários disseram valeu para Roosevelt Soares por este post: | | 
20-07-2009, 19:38
|  | Controle Visual | | Registrado em: Mar 2006 Localização: o.RIO.n
Valeu: 1,560
Recebeu 2,012 valeus em 674 Posts
| | Re: Psycodelico? Citação: |
Psicodélico é aquele que exercita a expansão da consciência.
| Através de substâncias psicodélicas.
Me desculpe mas pra ser psicodélico tem que entrar de corpo inteiro. Citação: |
Um psiconauta (do Grego ψυχοναύτης, significa literalmente um navegador da mente/alma) é uma pessoa que usa os estados alterados de consciência, intencionalmente induzidos, para investigar a mente dele (a), e possivelmente encontrar respostas para questões espirituais, através de experiências diretas. Psiconautas são pluralistas e buscam explorar tradições místicas de religiões variadas, meditação, sonho lúcido, tecnologias como brainwave entrainment e privação sensorial, e frequentemente drogas psicodélicas e enteógenas.
| Já o psiconauta não necessariamente busca através dos psicodélicos. A busca dos dois é a msm, sendo que o psicodélico essencialmente usa ferramentas psicodélicas enquanto o psiconauta nem sempre. O psicodélico é essencialmente um psiconauta, já o psiconauta não precisa ser um psicodélico.
Quanto ao psicodelismo eu o entendo tanto como um movimento social, quanto um movimento cultural, assim como um conjunto de práticas e um movimento ideológico. Citação: | Movimento social é uma expressão técnica usada para denominar organizações estruturadas com a finalidade de criar formas de associação entre pessoas e entidades que tenham interesses em comum, para a defesa ou promoção de certos objetivos perante a sociedade.
| Citação: |
Um movimento cultural é uma mudança no modo como diferentes disciplinas (artísticas, científicas, filosóficas, etc.) encaram o seu trabalho. É, em grande medida, uma distinção artificial, uma vez que raramente existe uma quebra radical, deliberada e consciente, antes as mudanças se processam lentamente e quase de forma inconsciente.
| Citação: | Movimentos ideológicos são mobilizações de pessoas, grupos e instituições em torno de idéias com relação a um determinado tema, que implica, geralmente, uma mudança no conteúdo e na forma como este é tratado em um determinado momento histórico.
|
__________________ MK-Ultra Visual Control
"Mas isso era apenas fantasia...O muro era muito alto, como você pode ver. Não importa o quanto ele tentasse, ele não poderia se libertar E os vermes comeram seu cérebro..." http://meadiciona.com/vjorion
Última edição por Orion ..; 20-07-2009 às 20:01.
| | O seguinte usuário disse valeu para Orion .. por esse post: | | 
21-07-2009, 00:22
| | Re: Psycodelico? Órion, o objetivo do psiconauta é "viajar" pela mente, o psicodélico não necessariamente. O objetivo do psicodélico é estimular a sua consciência de modo a reconstruir os conceitos da realidade. A questão de "viajar pela mente" é uma parte do psicodelismo, não a sua completude.
O psicodelismo aborda o inconsciente e o mundo externo de modo a torna-lo consciente e assim reconstruir a realidade.
Já o psiconautismo não, ele aborda o inconsciente para assim desenvolver novas ferramentas de apreensão do mundo externo, e não é interessado necessariamente em trabalhar o mundo externo. Isso é opção pessoal, ele pode simplesmente querer apreender o mundo inconsciente. Mas por este mundo ter uma relação muito ténue com o mundo externo, fica difícil não usar o inconsciente como ferramenta de apreensão da realidade externa.
Resumindo: - Psicodelismo aborda necessariamente: Mundo interno + Mundo externo
- Psiconautismo aborda necessariamente: Mundo interno
Última edição por Renan Reis; 21-07-2009 às 00:28.
21-07-2009, 11:07
| | Re: Psycodelico? Vc está quase totalmente certo renan com uma ressalva, o psicodelismo não aborda necessariamente o mundo externo. Não mesmo.
Um dos ocidentais que foi mais longe na psicodelia profunda foi John C. Lilly. Ele era um cientista muito bem conceituado e é conhecido principalmente pelo trabalho dele com golfinhos. Era uma época que a psicologia tava dividida entre duas correntes, uma acreditava que a consciência dependia dos estímulos externos da realidade pra existir e a outra acreditava que a consciência existia independente da realidade externa. Como era impossível estar na terra sem sofrer influência dos estimulos da realidade física externa a disputa ficava no campo teórico e não resolvida. Então o Lilly entrou na jogada pra resolvar a parada.
Pensando em resolver esse problema ele criou o tanque de isolamento. Nesse tanque a pessoa flutua em uma água com sais, em completa privação sensorial. Com o auxílio de roupas, e outras coisas que não são importantes agora ele conseguiu com que esse tanque cortasse 100% dos estímulos externos e chegou a conclusão de que sim, a consciência existe mesmo quando sem influência dos estímulos externos.
Isso foi na década de 50, e ele já havia conseguido experiências profundas no tanque sem o auxílio de qualquer substância, mas não havia ultrapassado os limites daquilo que em sua futura cartografia da mente ele viria a chamar de realidade interna. A coisa começa a acontecer no final dos anos 60, quando ele é apresentado para aquela substância psicodélica clássica.
Ele então resolveu que iria fazer experiências com ela no tanque e a partir daí isso se tornou o centro de toda a sua pesquisa posterior. Sendo que a sua busca era para responder se a consciência era contida ou não na mente. Ele considerava o cérebro um bio-computador e a mente o sistema operacional, mas e a consciência? era livre e não contida?
Através dessa experiências de substância psicodélica + privação sensorial ele ultrapassou os limites da realidade interna, passou por outros graus e chegou até o que ele chamou de realidade extraterrestre. Havia ele ultrapassado as fronteiras da mente e transformado a sua consciência na consciência universal?
Não importa. O que o lilly provou e que cabe nesse post é que a psicodelia não depende em hipótese alguma da realidade externa. E como ferramenta para viajar pela mente ela funciona perfeitamente bem.
Os bichos psicodélicos são uma fauna muito grande, variada e complexa. Tem bicho de todo tipo e o termo psicodélico é mais um rótulo mesmo. Contudo o ponto em comum que todo cara que é considerado psicodélico tem é o consumo de substâncias psicodélicas.
O psiconauta não..
Para mim essa é a principal diferença, o psiconauta é essencialmente um navegante, o psicodélico nem sempre, o psicodélico pertence à uma família grande e complicada.
Pode ser então que exista o psicodélico psiconauta, o psicodélico junkie, o psicodélico frito, o psicodélico místico, o fato que os liga é consumo de substâncias psicodélica.
Psicodelismo não chega a ser um movimento de pessoas querendo achar a verdade do universo nas drogas, é mais um rótulo mesmo para colocar em um saco pessoas, coisas e idéias, que possuem uma característica comum a todos. No caso do psicodelismo essa característica é o consumo e influência de substâncias psicodélicas.
No psiconautismo o que liga todos é a busca interna pela natureza da condição humana, mesmo que ela esteja travestida de busca espiritual ou viagem mental.
Na verdade eu acho que a busca interna pela natureza da condição humana é a busca geral da humanidade, sendo que essa busca é na maioria das vezes frustante pois não chega a uma resposta final e as respostas intermediárias costumam ser desorientadoras.
O que se faz muito é tentar reprimir essa busca por não saber lidar com a presença dela e dessa tentativa de oculta surge a necessedade de prencher esse buraco com valores materiais, vícios e alienação.
Acho que o psiconauta mesmo que de forma inconsciente assume essa busca como meta, e vai atrás das ferramentas e técnicas de avançar no caminho.
Já o psicodélico tbm está nessa busca, mas como o elo comum aqui são as drogas psicodélicas, acontece da grande maioria entrar acreditando que irá encontrar uma forma nova de preencher o vazio existencial e ocultar a busca verdadeira. Como as drogas psicodélicas são ambíguas principalmente em baixas doses, muitos encontram nas drogas psicodélicas a forma perfeita de escape e ficam parados em uma esquina no início do caminho do psiconauta. Enquanto outros encontram um atalho que dá acesso a um novo nível do caminho do psiconauta.
O termo psiconauta é auto-explicativo, Navegante da Psiquê. Navegar a psiquê para mim é uma das formas de realizar a busca pela natureza da condição humana e o elo central que liga os psiconautas.
A psicodelia que tbm é derivado de psiquê é tbm uma das formas de realizar a busca pela natureza da condição humana, através da mente como o psiconauta e se valendo essencialmente de ferramentas psicodélicas. Como a psicodelia é ambígua essas mesmas ferramentas servem para se distanciar da busca.
"Tem muita gente que toma só pra se divertir, como cerveja." Diversão é uma forma de preencher o vazio transcendental deixado pela busca frustrada ou não realizada.
Síntese: A pulsão da busca é inerente a todos, seja o psiconauta, seja o psicodélico, seja o careta. O Psiconauta escolhe o caminho da mente que cruza com o caminho das drogas e com vários outros caminhos, O Psicodélico escolhe o caminho das drogas que cruza com o caminho da mente e com vários outros caminhos.
O Psiconauta Psicodélico ou Psicodélico Psiconauta entendeu como cada caminho acelera o processo do outro e foi além.
(Gostei da discussão e vou transformar esse tópico em um post no ayakamanakam, vcs poderiam apontar os erros da minha argumentação?)
"Mas isso era apenas fantasia...O muro era muito alto, como você pode ver. Não importa o quanto ele tentasse, ele não poderia se libertar E os vermes comeram seu cérebro..." http://meadiciona.com/vjorion
Última edição por Orion ..; 21-07-2009 às 12:02.
| | Os seguintes 2 usuários disseram valeu para Orion .. por este post: | | 
21-07-2009, 12:27
|  | a m b i e n t | | Registrado em: Jul 2006 Localização: Dark side of the moon
Valeu: 790
Recebeu 1,664 valeus em 472 Posts
Muito legal tudo isso.
E o que caracterizaria a arte psicodélica? Mais especificamente a musica? Será subjetivo?
| | Os seguintes 2 usuários disseram valeu para Flict por este post: | | 
21-07-2009, 19:38
Esse casulo de isolamento de Lilly é preenchido por água? Se assim for, não importa a roupa ou os elementos postos ali, ele nunca iria anular as sensações, ainda existe o tato.
Esse casulo de isolamento só é possível no vácuo, e no vácuo o ser humano não vive. Poderia pensar que se assim for, é impossível haver vida sem estímulos externos.
Se o casulo dele é preenchido com água, ar, ou o que for, a tese dele irá por água abaixo. Ele tem que eliminar os 5 sentidos, inclusive o tato e o paladar. E realmente não sei como um casulo pode fazer isso. Como falei, somente no vácuo.
Pra mim o psicodélico necessita do mundo externo, pois se assim não for, ele não passaria de uma parte do psiconautismo, aquela parte que faz uso de psicoativos. O psiconauta se interessa pela mente, o psicodélico também, porém ele utiliza isso também para poder observar o mundo externo. Se assim não for, o que o distinguiria seria somente a sua atividade resumida ao uso das drogas?
21-07-2009, 23:25
Então quando o lilly se dispôs a investigar experimentalmente o conflito dessas duas escolas, ele estudou a luz e a estimulação que ela provoca nos olhos, o som e a estimulação nos ouvidos, o tato e a pressão e a estimulação que eles provocam na pele e na ponta dos orgãos, os efeitos da gravitação e a como isso determina a posição do corpo, além das diferenças de temperatura e os efeitos provocados pelo calor e frio.
O objetivo era reduzir ao mínimo todo o leque de estímulos que o corpo sofre, 100% só se ele fosse deus e gritasse desfaz o mundo.
O som e a luz ele eliminou através de câmaras escuras insonorizadas. Os movimentos do corpo ele descobriu que podiam ser anulados através de um relaxamento num plano horizontal, gravitacional e equipotencial.
Para resolver a questão tátil e de temperatura ele se sentiu inspirado a experimentar a flutuação em água. Descobriu que se a temperatura da água fosse regulada de forma a absorver o calor libertado pelo metabolismo corporal e cerebral, o problema da temperatura era resolvido. Descobriu também que a água sustenta o corpo sem estimular a pele desde que não houvesse nenhum movimento do corpo ou da água. A flutuação reduziria tbm as contra-forças gravitacionais que sustentam o corpo até um nível em que elas deixariam de ser detectadas pelas extremidades dos orgãos e pelo sistema nervoso central do corpo. Ele descobriu que os braços e as pernas tendiam a afundar na água de forma que eles ficavam suspensos por cintas de borrachas cirúrgicas que provocavam uma estimulação mínima da pele.
O resultado final mostrou que ele foi extremamente bem sucedido em reduzir todos os estímulos externos ao mínimo possível e é o mínimo mesmo, pois o tanque de isolamento (que na verdade é um tanque de flutuação dentro de uma sala de isolamento) é hj o grau máximo de privação sensorial que se pode obter neste planeta, mais que isso só morrendo.
Ao fazer sua primeira experiência psicodélica no tanque, segundo ele, a escuridão, o calor e a água sumiram restando apenas a consciência que tinha de si. Nas palavras dele, "Sou um pequeno ponto de consciência num vasto domínio que ultrapassa meu entendimento, sou um pequeno programa no computador cósmico, não há tempo , não há existência, não há ser, nã há futuro, não há passado, apenas isto, eternamente, para sempre" Citação: |
Pra mim o psicodélico necessita do mundo externo, pois se assim não for, ele não passaria de uma parte do psiconautismo, aquela parte que faz uso de psicoativos. O psiconauta se interessa pela mente, o psicodélico também, porém ele utiliza isso também para poder observar o mundo externo. Se assim não for, o que o distinguiria seria somente a sua atividade resumida ao uso das drogas?
| A psicodelia é uma parte do psiconautismo sim, exatamente aquela que faz uso de psicoativos. Ele, o psicodélico, tbm usa isso para observar o mundo externo sim, só que ao fazer isso ele percebe que o mundo externo que observa é uma construção mental, ele percebe e entende que há uma diferença entre o que ele vê como real e o que é real, e que o que ele vê como real é uma projeção mental carregada de significados resultante da interação dos seus sentidos com o real.
Ele percebe isso pq agora o mundo se apresenta para ele sem a costura da significação e do pensamento racional que une e organiza a realidade consensual, e ele se perde no caos. Então ele entende que observar a realidade externa é como olhar para dentro e que analisar a realidade externa é analisar a própria subjetividade. Então se ele tá esperto ele entende que está fazendo ginástica mental e explorando a própria mente e não a "realidade real". Então se ele é sagaz ele fecha os olhos e aponta para a direção certa entrando no caminho do psiconautismo.
Mas eu entendo a sua postura, essa idéia da interação com o real ela deriva da baixa dosagem psicodélica administrada pelos psicodélicos atuais e até msm os antigos. A substância psicodélica clássica em baixa dosagem não ultrapassa os limites da realidade interna, o que deixa grande parte dos psicodélicos satisfeito com as cores, a alta definição, as ilusões visuais, ou com o caos. Acontece que esse não é o fim em si, mas apenas lugares do caminho, onde as pessoas param para descansar e acabam ficando. A história da psicodelia foi construída em cima da afetação pop que rolou nos anos 60 e essa afetação pop atingia pessoas que tomavam alta e baixa doses. A diferença da substância psicodélica clássica para outros psicodélicos mais potente, é que na clássica vc precisa de uma alta dose para ser efetivamente lançado no segredo, e com outros a dose normal basta.
As próprias características dos efeitos da substância psicodélica clássica é que gera essa crença de que a experiência precisa do mundo externo, por ser ela um ilusógeno a interação com o mundo externo parece ser fundamental. Não é percepção sem objeto como uma alucinação. Nesse caso realmente o mundo externo parece fundamental, mas quando eu vejo o pano psicodélico vibrando em 4 dimensões, ele não está fazendo isso na realidade física externa, mas na minha construção mental alterada. O próprio pano foi criado pensando na ilusão que iria gerar diante dos meus olhos. Portanto se minha análise for mais profunda ela acaba chegando em como eu percebo a realidade e não na realidade em si. Ainda sim em altas doses essa substância que em baixas doses funciona como um ilusógeno eficaz, ela se torna uma profunda ferramenta do psiconautismo para separar a consciência do corpo.
Edit: Mais tarde vou filosofar sobre a pergunta do flict, por sinal acho que ele tem mais a dizer sobre esse tema do que eu, uma vez que ele é músico e psico...
Edit 2: Vou usar aqui as palavras do Terence Mckenna que foi um dos principais líderes da psicodelia ocidental e guru psicodélico dos ravers dos anos 90.
Entrevistador: Se as substâncias psicodélicas fossem legalizadas, e essa entrevista fosse parte de um curso introdutório sobre alucinógenos, qual o dever de casa que vc pediria para fazermos?
TM: Eu? Acho que pediria que vcs lessem um pouco de história e plantassem algumas sementes. Uma vez lida a história e cultivada as sementes, quando houvessem cuidado da planta, tendo ela atingindo sua plena expressão de produção de alcalóides, vcs estariam no limiar de sua carreira e eu encerraria o curso.
Última edição por Orion ..; 22-07-2009 às 11:15.
| | Os seguintes 2 usuários disseram valeu para Orion .. por este post: | | 
22-07-2009, 11:25
|  | poesia ou morte! | | Registrado em: Mar 2005 Localização: Celtx
Valeu: 2,365
Recebeu 3,607 valeus em 931 Posts
| | Re: Psycodelico? Muito bom tudo!
Acho que as substancias te mostram que não há caminho a seguir e sim a traçar. Então o psicodélico é aquele que traça seu próprio caminho, com as ferramentas que ele visualizou onde estava, durante o arremesso no caos.
Eu não levo fé em substancias nenhuma a não ser pra um mergulho bem traçado, por mais a deriva que você fique quando isso foge do seu ‘traço’, ainda assim você esta ciente de que aquele mergulho deve ser peneirado e que deve retirar desse mergulho só o que vai te servir de ferramentas pra você continuar a traçar seu caminho. E acho que esse movimento é que gera o Ser psicodélico.
Por isso ainda acredito que isso necessariamente NÃO exija substancias psicodélicas a não ser que você queira chegar ao cume do Ser psicodélico, um ícone, um avatar.. só que ai você corre o risco de ser fruto de uma química, um ícone sem vida, sem brilho próprio, caso retiremos o fator substancia psicodélica... uma analogia podre... uma mulher de 80 anos plastificada e com aparência de uma de 35 é tão remendada quando o ícone psicodélico...se você descosturar aqui e ali o que sobra é um esqueleto de pele flácida.
O Ser psicodelico então é autosustentavel pela construção de suas ferramentas e não dependente de uma "quimica"...sei la...rs.. viajei um pouco.
Última edição por Roosevelt Soares; 22-07-2009 às 11:27.
| | Os seguintes 2 usuários disseram valeu para Roosevelt Soares por este post: | | 
22-07-2009, 16:05
Deixa o timothy leary resolver a parada do que é ser psicodélico. SER PSICODÉLICO É TURN ON, TURN IN, DROP OUT. Como Sintonizar (Turne-in)
Você não pode ficar "Ligado" o tempo todo. Você não pode ficar em todo lugar o tempo todo. Isso é uma lei da evolução. Após a revelação, é necessário cair de volta para dentro (drop-back-in), retornar aos falsos adereços de TV e iniciar pequenas alterações que refletem a glória e o significado do termo "Ligar". Pode alterar a forma como você se move, a forma como te vestes, ou mudar o seu nicho na sociedade da TV. Você começará a parecer como um santo feliz! A sua casa torna-se lentamente um santuário. Lentamente, suavemente, você inicia sementes de transformação em torno de você. Arte Psicodélica. Estilo Psicodélico. Música Psicodélica. Dança Psicodélica.
De repente vocês descobrem que caíram fora. E voltando ao meu primeiro tópico repito: Ser psicodélico é igual a Ação + Manifestação
"Mas isso era apenas fantasia...O muro era muito alto, como você pode ver. Não importa o quanto ele tentasse, ele não poderia se libertar E os vermes comeram seu cérebro..." http://meadiciona.com/vjorion | | Os seguintes 2 usuários disseram valeu para Orion .. por este post: | | |
Usuários Ativos Atualmente Vendo Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes) | | | | Ferramentas do Tópico | Pesquisar no Tópico | | | | | Modos de Exibição | Modo Linear |
Regras para Posts
| Você não pode postar novos tópicos Você não pode postar respostas Você não pode postar anexos Você não pode editar seus posts Código HTML Não | | | plurall.com - plurall@plurall.org - 2004-2009 |