| PsyTrance: história, filosofias e ideais Sabe como tudo começou? Quer entender? Participe e divida seus conhecimentos! |  | | 
17-07-2009, 16:54
|  | Sigo o Som | | Registrado em: Apr 2007 Localização: Goiânia
Valeu: 409
Recebeu 223 valeus em 63 Posts
| | Psycodelico? Em um tópico o Orion se intitulou PSYCODELICO... dai tava aqui pensando o que é ao certo uma pessoa psycodelica sei q pode haver várias respostas diferentes pq isso é meio subjetivo mas quem tiver tempo pra responder esse tópico vai ajudar a tirar minhas dúvidas.
Vlw
17-07-2009, 18:14
|  | Controle Visual | | Registrado em: Mar 2006 Localização: o.RIO.n
Valeu: 1,560
Recebeu 2,012 valeus em 674 Posts
| | Re: Psycodelico?
Uma pessoa psicodélica é uma pessoa que utiliza ou estuda substâncias psicodélicas e manifesta as influências sofridas por elas....
Essa manifestação pode acontecer em nível estético, comportamental, artístico, existencial...
A prática da psicodelia não consiste apenas na experiência, mas também na tradução e aplicação da experiência na vida cotidiana.
Por exemplo, eu tomei uma substância psicodélica, eu sou psicodélico? Não. Mas a partir do momento que essa experiência teve influência sobre vc e vc passa a atuar sob essa nova perspectiva, vc é um psicodélico.
Eu sou psicólogo e tomei uma substância psicodélica, minha vida e forma de encarar o mundo mudou, agora eu me movimento de acordo com essa minha nova perspectiva, eu sou um psicólogo psicodélico? Não. Vc é apenas psicodélico, mas se você aplicar a psicodelia na sua prática ou teoria da psicologia vc é um psicólogo psicodélico.
Na verdade, qualquer um pode se considerar psicodélico é apenas um rótulo, mas em tese é o cara que pratica a psicodelia e volta com novidades.
Sem mais, nem menos.
E ressaltar que ser psicodélico não é sinônimo de quebrar a lei. Existem terapias psicodélicas que não usam psicodélicos portanto seja um bom cidadão e procure alternativas legais!
ahia
__________________ MK-Ultra Visual Control
"Mas isso era apenas fantasia...O muro era muito alto, como você pode ver. Não importa o quanto ele tentasse, ele não poderia se libertar E os vermes comeram seu cérebro..." http://meadiciona.com/vjorion
Última edição por Orion ..; 17-07-2009 às 21:37.
Motivo: E ressaltar que ser psicodélico não é sinônimo de quebrar a lei. Existem terapias psicodélicas que não usam psicodélicos portanto seja um bom cidadão e procure alternativas legais!
| | Os seguintes 4 usuários disseram valeu para Orion .. por este post: | | 
17-07-2009, 18:33
|  | MuNdO SeM VoLtA | | Registrado em: Mar 2007 Localização: Realengoélongepracaramba!
Valeu: 1,935
Recebeu 1,519 valeus em 434 Posts
| | Re: Psycodelico? Ou aquela que naturalmente não bate muito bem da bola e tem uma mente psicodélica, por questões imaginativas rs
0/
Se o Orion quiser se aprofundar no assunto, tô com ele...
Porque realmente vai muito além da brincadeira que eu fiz! 
__________________ Sil ill ill >>"TeMos a aRtE pARa quE a VerDadE nãO noS DeStRua" NiEtZsChe << | | Os seguintes 4 usuários disseram valeu para Sililil por este post: | | 
17-07-2009, 18:48
| | Re: Psycodelico? Citação:
Postado Originalmente por Orion .. Uma pessoa psicodélica é uma pessoa que utiliza substâncias psicodélicas.... Tava aqui pensando sobre a influência de tais substâncias na pessoa... no estilo de vida pq pra mim naum basta apenas usar tem q aprender e evoluir com a experiência e assim melhorar como pessoa.
Pq tem muita gente q usa psycodelicos como se estivesse bebendo cerveja só pra ficar de onda por algum tempo.
É por isso q tow a tempos pensando seria o melhor conceito de psycodelicos a galera alternativa q leva a vida na simplisidade e no respeito mútuo...
Então se der pra dar uma resposta mais profunda englobando diversos aspectos seria bom para um melhor entendimento!
Valew | Sim, sim. Completei o post. Quando vc respondeu eu tava no edit. Citação: | Ou aquela que naturalmente não bate muito bem da bola e tem uma mente psicodélica, por questões imaginativas | Esse é o louco rsrsrsrs
Já as coisas criadas que são psicodélicas, não precisam necessáriamente terem sido feitas por psicodélicos. Há fórmulas, estéticas e conceitos psicodélicos pré-estabelecidos que podem ser utilizados por qualquer um. As vezes por acaso o cara cria algo que é totalmente psicodélico.
O que acontece é o seguinte, a experiência psicodélica transcende os limites do ato de tomar uma droga e atinge os limites da mente, da existência e da experiência humana. E como todos somos humanos, todos temos acesso a esses níveis. As substâncias psicodélicas são ferramentas que criam atalhos e abrem portas. A PONTAPÉS.
Portanto, por vezes ocorre de surgirem coisas criadas com todo o tipão de sub-produto psicodélico mas feita de forma inconsciente, ou consciente se o autor tiver tentando atingir algum público.
A experiência psicodélica subjetiva é algo abrangente que envolve diversos aspectos da condição humana.
Já o termo psicodélico foi criado para designar substâncias que provoquem este tipo específico de alteração da consciência. Por isso a experiência é psicodélica, pq ela foi gerada por uma substância psicodélica, mas ao mesmo tempo a experiência é por si só.
Pra mim isso tudo significa que uma pessoa psicodélica é aquela que não apenas toma a substância, mas que absorve a experiência e traduz sua influência positiva ou negativa através de manifestações e atos na realidade consensual.
Essas manifestações e atos não são necessáriamente fruto de querer se mostrar como psicodélico. Na verdade essas manifestações e atos na maioria das vezes são resultados não-conscientes dos processos inconscientes modificados pela experiência psicodélica. Essa é a sútil diferença entre o poser e o psicodélico. Enquanto o poser tenta de todas as formas parecer psicodélico, o outro simplesmente é e talvez nem saiba o quanto. Isso não desvaloriza o poser, pois é possível ser poser e psicodélico ao mesmo tempo, como a maioria dos astros do rock.
E para vc que tá de fora vendo é praticamente impossível diferenciar um do outro, uma vez que vc só tem acesso a casca da pessoa. E até mesmo o discurso pode ser pré-fabricado.
O psicodélico por orion então é o cara que combina Teoria + Ação + ManifestAÇÃO.
Uns deixam a barba crescer, outros largam o emprego e vão viver de mochilão, outros fundam comunidades alternativas ou até mesmo uma nova psicologia como stanislav grof.
E ressaltar que ser psicodélico não é sinônimo de quebrar a lei. Existem terapias psicodélicas que não usam psicodélicos portanto seja um bom cidadão e procure alternativas legais!
"Mas isso era apenas fantasia...O muro era muito alto, como você pode ver. Não importa o quanto ele tentasse, ele não poderia se libertar E os vermes comeram seu cérebro..." http://meadiciona.com/vjorion
Última edição por Orion ..; 17-07-2009 às 21:38.
Motivo: E ressaltar que ser psicodélico não é sinônimo de quebrar a lei. Existem terapias psicodélicas que não usam psicodélicos portanto seja um bom cidadão e procure alternativas legais!
| | Os seguintes 4 usuários disseram valeu para Orion .. por este post: | | 
17-07-2009, 19:42
|  | poesia ou morte! | | Registrado em: Mar 2005 Localização: Celtx
Valeu: 2,365
Recebeu 3,607 valeus em 931 Posts
| | Re: Psycodelico? Acho que ser psicodélico é praticar a expansão de consciência. No caso que o Orion citou, através de substancias psicodélicas, há uma diferença na intenção de quem usa. Pois se você busca expansão da consciência, você não pode usar uma substancia pra perder a consciência, por escapismo e sim pra somar novas percepções, um reencontro. "Na Expansão de Consciência, nossa mente transcende os limites do espaço, do tempo e da causalidade linear. Confundida, muitas vezes, com "estado alterado", "modificado" ou "estado não ordinário de consciência", ela é, pelos seus objetivos e resultados, muito mais ampla pois, como o nome mesmo indica, não há perda da consciência, nem nenhum tipo de descontrole. A consciência que o indivíduo tem de si mesmo apenas se expande, se alarga, abrangendo outras dimensões de si mesmo, enquanto consciência individual e coletiva. Sem perda da identidade própria, a pessoa sente que é, simultaneamente, alguém ou algo mais e que está, ao mesmo tempo, em outro lugar, pois é a consciência que transcende os limites do espaço, do tempo e da causalidade linear. De certa maneira, estando a consciência em expansão, o indivíduo, durante um período, transcende o tempo linear, mergulhando num universo governado pela "sincronicidade"* (no sentido junguiano). Nesse período, ele vive experiências que desafiam o paradigma científico existente e o chamado "bom senso" defendido pelo nosso mental. Como a expansão da consciência ocorre em consequência de uma decisão consciente do indivíduo, ela seguramente leva a uma evolução espiritual e a um despertar dos potenciais inconscientes, tais como habilidades, conhecimentos e sabedoria que toda pessoa possui. Realizada a partir de técnicas de relaxamento profundo, viagem imaginária, respiração "holotrópica", e/ou substancias, ela conduz à meditação, à regressão, à projeção no futuro, às chamadas experiências oceânicas ou cósmicas e às de identificação, isto é, ela conduz ao mergulho nas profundezas do inconsciente individual e até mesmo no inconsciente coletivo e no planetário. Por isso, ela permite o acesso às memórias inconscientes de nossa infância, nascimento e vida fetal, ao despertar dos potenciais individuais, como também ao futuro, que depende da consciência do presente para se realizar. Nessa viagem interior, não há guia, não há mestre, pois o próprio indivíduo - visto e sentido como ser holístico, global - é que é o guia, o mestre, não importa qual é seu ponto de partida, sua religião, suas crenças ou em que nível de consciência ele se encontra naquele momento. *Sincronicidade, no sentido junguiano, é a ocorrência de eventos que coincidem no tempo e no espaço, que nem sempre obedecem às leis da causalidade, mas que estabelecem conexões psicológicas significativas." O termo psicodélico tem origem grega e quer dizer “o que faz brilhar a alma”. | | Os seguintes 4 usuários disseram valeu para Roosevelt Soares por este post: | | 
17-07-2009, 20:01
Concordo e discordo.
A psicodelia envolve expansão da consciência. Mas expansão da consciência não depende da psicodelia, ela se basta.
O monge budista pratica expansão da consciência e não é psicodélico (A gente até acha ele psicodélico. Isso acontece pq a psicodelia é também expansão da consciência e não pq a expansão da consciência é psicodelia).
Já o psicodélico mesmo contra sua vontadade estará praticando a expansão da consciência. Quem usa substâncias psicodélicas de forma recreativa faz isso em baixa dose, pois assim se o sujeito tiver um um ego forte ele mantém o controle da realidade. Contudo se a dose ativa do remédio for atingida a expansão da consciência não é o bônus, é a coisa em si, não tem fuga. (Eficaz é mais preciso, pois o remédio é ativo mesmo em baixas dosagens apesar de não ser eficaz).
Portanto o Psicodélico é também aquele que pratica a expansão da consciência mas via substância psicodélica.
Isso é uma lei, o pré-requisito para começar a ser psicodélico é utilizar ferramentas psicodélicas. O cara pode até viver sob valores psicodélicos, neo-hippies ou o que for, mas enquanto ele não utilizar psicodélicos estará vivendo de descrição.
Já o cara que busca expansão da consciência, procura em vários caminhos, entre eles está o caminho psicodélico que é como um elevador que leva ao topo do everest.
Mas vamos ser sincero e falar a verdade, desde 1967 psicodelia se tornou sinônimo de uso de drogas psicodélicas ilegais de forma recreativa, sem compromisso e descontrolada. Woodstock não foi um paraíso místico, tava mais para afetação pop movida a drogas da moda.
O que eu chamo de minha missão é mostrar o outro lado, o lado não-recreativo e sério que é o campo onde eu milito.
ahua
Última edição por Orion ..; 17-07-2009 às 21:39.
Motivo: E ressaltar meus amigos, ressaltar, re-saltar, salto real...
| | Os seguintes 2 usuários disseram valeu para Orion .. por este post: | | 
17-07-2009, 20:11
|  | poesia ou morte! | | Registrado em: Mar 2005 Localização: Celtx
Valeu: 2,365
Recebeu 3,607 valeus em 931 Posts
| | Re: Psycodelico? É, realmente existe diferenças. Mas você pode já ter tido experiências psicodélicas, com substancias psicodélicas, de uma forma satisfatória, nem que seja uma única vez e depois nunca mais usar. Da forma que eu interpretei o que você escreveu, parece que o sujeito psicodélico tem que se manter constantemente utilizando substancias, ai eu discordo totalmente. | | Os seguintes 2 usuários disseram valeu para Roosevelt Soares por este post: | | 
17-07-2009, 20:19
Não, não, ele não tem que se manter utilizando psicodélicos desde que a transformação causada pelo uso seja duradoura.
Caso contrário ele esquece o aprendizado (Ou reprime caso tenha algum psicanalista lendo) e volta a ser Baunilha (Baunilha é um termo que eu adaptei do sadomasoquismo que designa aqueles que fazem sexo careta, no nosso caso aquele que só percebe a realidade consensual{ilusão}).
O cara deve se manter tomando psicodélicos até que chegue um ponto em que ele considera que não precisa mais tomar psicodélicos para atingir os resultados de sua busca.
Ex: O cara só precisa usar o google até que ele decore o endereço do site.
Mas mesmo o cara que só tomou psicodélicos uma vez e saiu correndo pode ser considerado psicodélico desde que ele manifeste as transformações. Manifestar as transformações pode ser muito sutil e isso leva a outra questão, vc precisa ser psicodélico para vc e não para os outros. As mudanças sutis, subjetivas, pessoais, pouca gente vai perceber e vão rolar coisas que são só suas, portanto para os outros basta o "Parecer Psicodélico". Eu usei antes o termo poser da forma errada, o poser tenta parecer algo que ele não é. Já o Afetado Psicodélico precisa contar pra todo mundo o que ele é. Para o afetado psicodélico não basta ser psicodélico pra si, ele quer ser psicodélico pra todo mundo.
Contudo covenhamos que a primeira experiência é na maioria das vezes um vislumbre das possibilidades infinitas que se tem ao estar dentro de psicodélicos. Mas para alguns o vislumbre é mais do que o suficiente para causar transformações profundas.
Obs: Não citem nomes de drogas para podermos continuar discutindo de forma não-apológica.
ahuehua
Última edição por Orion ..; 17-07-2009 às 21:56.
Motivo: rebolation, créu, michael jackson com charles chaplin, bengala psy, gripe suína, brasil
| | Os seguintes 2 usuários disseram valeu para Orion .. por este post: | | 
18-07-2009, 00:11
|  | a m b i e n t | | Registrado em: Jul 2006 Localização: Dark side of the moon
Valeu: 790
Recebeu 1,664 valeus em 472 Posts
Uma vez aberta, a porta estará sempre aberta...
| | Os seguintes 3 usuários disseram valeu para Flict por este post: | | 
18-07-2009, 01:06
|  | Enfim ô.Ô | | Registrado em: Jan 2005 Localização: Rio
Valeu: 53
Recebeu 367 valeus em 115 Posts
| | Re: Psycodelico? Citação:
Postado Originalmente por Flict Uma vez aberta, a porta estará sempre aberta... |
Não necessariamente. Existem diversas pessoas que tiveram o vislumbre mas não o seguiram, por diversos motivos, e um deles é que simplesmente não conseguiram encontrar esta porta de novo. Nem todo mundo acha a toca do coelho, e quando acham, pode ser apenas por pouco tempo.
Obviamente isto acontece com mais frequência com que utiliza substâncias psicodélicas apenas de forma recreativa.
Há a visão da estrada, mas não se segue o caminho.
E é isso... Vlw ae
__________________ :bleh: :drool:JUST BE YOURSELF:drool: :bleh: | | Os seguintes 4 usuários disseram valeu para Tchop por este post: | | |
Usuários Ativos Atualmente Vendo Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes) | | | | Ferramentas do Tópico | Pesquisar no Tópico | | | | | Modos de Exibição | Modo Linear |
Regras para Posts
| Você não pode postar novos tópicos Você não pode postar respostas Você não pode postar anexos Você não pode editar seus posts Código HTML Não | | | plurall.com - plurall@plurall.org - 2004-2009 |