| PsyTrance: história, filosofias e ideais Sabe como tudo começou? Quer entender? Participe e divida seus conhecimentos! |  | | 
07-04-2005, 22:29
|  | Membro Avançado | | Registrado em: Mar 2005 Localização: Niteroi
Valeu: 2
Recebeu 1 valeu em 1 post
| | Intrometido
Vi o topico e li várias respostas querendo entender tudo o que as pessoas tem falado sobre a cena. Acho que não era nem pra eu opinar pois curto a pouco tempo, mas pensei POR QUE NÃO ?! Vou tentar dizer o que eu acho ...
Não curto a cena a muito tempo e não curtia antigamente pra opinar sobre o que mudou, mas acho que várias coisas que dizem fazem sentido e algumas são equivocadas.
Dizer que rave é moda é fato, mas recriminar os organizadores por faturarem por isso eu acho errado. Vivemos no capitalismo e as festas grandes, as vezes, são oportunidades das pessoas conhecerem a cena. Concordo que muita gente só se interessa na D***A, mas acho que muita gente que vai, quer entender e aprender sobre a cena e também percebo que muitas das pessoas que já curtem a mais tempo discriminam quem está começando, as vezes afastando as pessoas que realmente estão interessadas em aprender sobre a cultura. Realmente em pvts vejo pessoas que curtem mais a festa, o som e não vão somente para se drogar mas as festas grandes também são oportunidades pra se ver DJs de fora, que raramente vocês podem ver ao vivo. Também defendo as festas grandes por sua organização, que eu acho que ainda falta em algumas pvts.
Eu continuarei curtindo festas grandes, continuarei indo a pvts e em breve curtirei festivais e se o que vocês dizem: A MODA PASSAR, keru continuar curtindo porque foi um dos poucos lugares em que me encontrei e consegui sentir uma vibração que estou pra ver em outro tipo de festa.
Se me equivoquei ou falei alguma besteira, me corrijam, opinem e me ensinem porque estou començando agora, mas não viso de maneira nenhuma parar de curtir essa cultura.
Pronto , falei !! =P
Valeuz e abraços !
|  
07-04-2005, 23:46
| | Member | | Registrado em: Jul 2004
Valeu: 0
Recebeu 0 valeus em 0 Posts
| | Citação: |
Postado Originalmente por t.f.p olha, eu com ctza me sinto melhor numa private do que num mega-evento, mas acho mto limitado dividir a coisa apenas nesses 2 tipos de festa. claro que isso depende do SIGNIFICADO que se dá à palavra private.
private pra mim é festa fechada, entra gente que foi convidada, no máximo junto com amigos. alguém banca as despesas ou então divide entre a galera que tá participando da festa. é um tipo de festa legal, mas limitada no sentido de estrutura e de som, normalmente... | ta concordo contigo, private é uma festa fechada para um numero pequeno de pessoas, geralmente amigos. Mas vamos botar isso de lado cara, estou usando nomeclaturas.
Privates seriam as festas de menor proporção que respeitam os ideais e a filosofia, assim como a musica e o publico entendido do psy.
Mega-eventos seriam essas festas feitas, como disse o amigo, para expremer o suco da laranja e só deixar o bagaço. Essas festas não respeitam em nada os ideais e a filosofia.
Tá talvez devessemos mudar essas nomeclaturas pois acredito que possam existir raves de maiores proporções, vide festivais como o Universo paralelo. Citação: |
Postado Originalmente por t.f.p tb acho mto importante apoiar iniciativas legais, senão elas não vão pra frente.
qto a boicotar mega-festas de psy, de boua, acho isso o MÍNIMO. sinceramente, não vejo motivo nenhum pra ir, custo-benefício PÉSSIMO e de cena não tem nada... a última festa grande que eu fui aqui no rio foi uma rave omega com dino psaras em 2002. depois disso só fui a uma festa de um dia grande, que foi uma tribe nos primeiros dias de janeiro de 2003. to fora de mega-festa, sem condição...
PS: cheguei depois disso tdo a ir na festa que teve live do paste no cais do porto, mas foi uma festa normal na minha opinião, não chegou a ser mega... | É isso ai irmão, vamos se unir e tentar construir novamente um ambiente onde se possa presenciar a paz, o amor, a união e o respeito, onde haja um clima agradável para a transe e as expêriencias psicodélicas.
Acho que essas discussão é um passo importante para isso, a união faz a força!!! A cena é nossa, quem faz ela somos nós, então vamos começar a fazer algo por ela, porque do jeito que tá, tá díficil!!!!! Citação: |
Postado Originalmente por t.f.p eu não acho que só existam sets bons de brasileiros, mas um pouquinho de realismo não faz mal pra ninguém qd se quer discutir uma idéia que tem a pretensão de se tornar realidade.
o custo de um gringo tocando, salvo situações excepcionais, é mto alto. fazendo live então...
qual som tocado por um gringo num live não pode ser tocado tb num set de um brasileiro?! no cenário atual do psy, duvido que consigam pensar num único caso assim, de faixa que só possa ser escutada num live gringo...
esse padrão live é coisa de mega-evento, invenção desse tipo de iniciativa comercial. se a intenção for manter esse padrão, melhor nem tentar pq fica inviável economicamente. o que não quer dizer que em questões musicais a festa seria prejudicada. tópicos sobre lives e dj sets dão uma noção legal sobre o assunto... | Quanto ao que você disse sobre os lives e sets, eu te entendo, mas entenda que é legal ver um live de um projeto que você admira musicalmente, ou um set de um dj que você admira (Dimitri Nakov por exemplo)!!! Talvez dê para se organizar festas de proporções médias, onde se venham tocar somente um live ou dj estrangeiro. Realmente não sei se isso é economicamente viavel. Acho que o jeito no momento é esperar os festivais para ver os lives e sets desses caras, porque ir para esses mega-eventos sinceramente não dá mais, por questões ideologicas e de prazer também (sinceramente não me divirto mais nessas festas).
ABRAÇO!!!!!
|  
07-04-2005, 23:55
Postado Originalmente por ThOTh entao: discussao pegando fogo! exelente!!
primeiro:
se liga obino, ta vendo, ainda tem pessoas aqui q nao tem como principal objetivo, falar de coração apaixonado, brincar de meu passado me condena (sem preconceito), se iludir q os line ups's das festas aqui sao exelentes (nao eh muito raro de se ler em topicos de festas comuns com posts de q "esse line up eh o melhor q eu ja vi na minha vida...") e principalmente ficar mandando beijos pros AMIGUINHOS (isso virou mania, ta parecendo ICQ). Ainda tem jente q quer discutir(q na minha apniao eh a melhor coisa pra se fazer pra mudar), dar opniao e realmente fazer acontecer... exelente topico...:thumbsupu .
Agora indo ao ponto da discussao, eu realmente acho q nao pode-se chamar de CENA esse publico q vai as festas tipo XXX, Groove, e-quality etc... Na minha concepção se define por CENA pessoas q de alguma forma ajudam o "movimento", a cultura PSYTRANCE, os Ideais da ME a crescerem, e nao quem usa as nossas festas como "LARANJAS", expremem ate sair todo o $$uco, quando soh sobra o bagaço jogam fora, e ai sobram as pessoas q realmente tinham algum envolvimento com a cultura. Eu acho q essa seria uma soluçao, esperar q passe a moda do TRANCE (alguem tem "coragem" de dizer q trance hj em dia nao ta na moda?), e ai a turma q sobrar "junta os cacos" e temta começar de novo!!!! mas pra isso a gente tem q esperar algum tempo, ate q esses produtores (expremedores de $$uco, da NOSSA laranja) partam novamente pra fazerem shows do 50cent. nada mais a declarar.
exelente topico mais uma vez!! | Mas ai fica uma pergunta, séra que essa onda passa??? e se passar, séra que já não vai ter causado danos serios demais a nossa cena????
Também temos que ver irmão que não é só um problema com as orgs, é um problema também com os produtores e djs que tem se comercializado. Num tópico anterior a esse foi levantado a pergunta se realmente existia chacota. E vi algumas pessoas chegarem a conclusão que as chacotas são musica feitas na intenção de alcançar um publico maior, são musicas comerciais, que infrigem os ideais de transe e psicodélia.
então o problema transcende as orgs e o público. Esses mega-eventos incentivaram uma produção de musicas comerciais. Então acho que se um dia a moda passar talvez os danos causados por ela sejam irreversiveis!!!!
Temos que começar a agir logo contra essa desvirtualização dos ideais e da filosofia!!!!!
ABRAÇO!!!!!!
|  
08-04-2005, 00:18
Postado Originalmente por aMeNDuiM Vi o topico e li várias respostas querendo entender tudo o que as pessoas tem falado sobre a cena. Acho que não era nem pra eu opinar pois curto a pouco tempo, mas pensei POR QUE NÃO ?! Vou tentar dizer o que eu acho ...
Não curto a cena a muito tempo e não curtia antigamente pra opinar sobre o que mudou, mas acho que várias coisas que dizem fazem sentido e algumas são equivocadas.
Dizer que rave é moda é fato, mas recriminar os organizadores por faturarem por isso eu acho errado. Vivemos no capitalismo e as festas grandes, as vezes, são oportunidades das pessoas conhecerem a cena. | Em primeiro lugar não estamos recriminando os organizadores por quererm lucrar, mas sim por desrespeitarem a filosofia e os ideais para alcançarem altos lucros. Isso é o que se chama olho grande! Em segundo lugar nada contra festas grandes, só contra o desrespeito e a comercialização!!!! Existem festas de grande porte que são muito boas, a exemplos de festivais (não todos)!!!! Citação: |
Postado Originalmente por aMeNDuiM Concordo que muita gente só se interessa na D***A, mas acho que muita gente que vai, quer entender e aprender sobre a cena e também percebo que muitas das pessoas que já curtem a mais tempo discriminam quem está começando, as vezes afastando as pessoas que realmente estão interessadas em aprender sobre a cultura. | Acho que isso realmente acontece, mas parece que agora todas as pessoas que curtem rave a mais tempo são vilões. Você tem que entender cara que tem muita gente de saco cheio de ver uma bando de fanfarrão acabar com algo tão bonito e importante. E posso te dizer que conheço muita gente que recebe os novatos de braços abertos, então vamos parar com esse discurso de que os veteranos são os lobos maus que querem papar os novatos indefesos. Vamos se unir em vez de segregar. Citação: |
Postado Originalmente por aMeNDuiM Realmente em pvts vejo pessoas que curtem mais a festa, o som e não vão somente para se drogar mas as festas grandes também são oportunidades pra se ver DJs de fora, que raramente vocês podem ver ao vivo. Também defendo as festas grandes por sua organização, que eu acho que ainda falta em algumas pvts. | Quanto a essa questão também me preocupo, mas se não for viavel fazer raves no rio com djs e projetos de fora, sempre terá os festivais. Agora quanto a questão de organização já soube de mega-evento mandar mal, vide infected no MAM e em compensação já vi private muito bem organizada, vide after da XXX. Citação: |
Postado Originalmente por aMeNDuiM Eu continuarei curtindo festas grandes, continuarei indo a pvts e em breve curtirei festivais e se o que vocês dizem: A MODA PASSAR, keru continuar curtindo porque foi um dos poucos lugares em que me encontrei e consegui sentir uma vibração que estou pra ver em outro tipo de festa. | Realmente não posso te obrigar a parar de ir em mega-eventos, mas cara te peço que você reflita bem antes de ir numa festa. Não vá a um evento onde os mesmos só querem explorar e destruir em prol do dinheiro. Quanto a ir em festivais apoiadissimo, espero curtir um um com você em breve irmão!!!!! Agora acho dificil você sentir essa vibração nesses mega-eventos, agora nas privates já é mais fácil e em festival eu nem te conto, vá e veja com os seus próprios olhos!!!!!! Citação: |
Postado Originalmente por aMeNDuiM Se me equivoquei ou falei alguma besteira, me corrijam, opinem e me ensinem porque estou començando agora, mas não viso de maneira nenhuma parar de curtir essa cultura.
Pronto , falei !! =P
Valeuz e abraços ! | Mando muito bem em ter falado irmão, sua opnião é importante, o tópico foi aberto para a galera conversar, mostrar a su opnião e tentar construir algo. As divergências de idéias são importantes para construção de algo melhor!!!! Seja bem vindo a nossa cena!!!!
ABRAÇO!!!!!!
|  
08-04-2005, 00:48
| |
Ai galera embarcando na discussão convido a todos que participaram do topico para ir na after da groove attack. Vamos dar valor as orgs que ainda respeitam o psy. Com certeza lá se encontrará a cena psy do rio, e espero que possamos nos conhecer e conversar mais sobre esses e outros assuntos importantes.
OBS: Não tenho nenhum vínculo com a flower power, só estou querendo que a galera de valor a eventos que respeitam os ideais e a filosofia.
ABRAÇOS!!!!!
| 
08-04-2005, 01:09
|  | Houaiss/Aloha | | Registrado em: Feb 2005
Postado Originalmente por Daniel Obino É uma ideia legal, mas segregadora não acha?????
Tá deveriamos botar os nomes na porta, mas abrir um espaço para quem tiver com o nome na porta poder levar convidados, que tal????? Assim abriria espaço para as pessoas poderem levar gente nova interessada em conhecer algo novo e em somar!!!!!
ABRAÇO!! | claru.. mas issu jah foi pensado.... ex: daniel obino +3 amigos
na porta vai aparece daniel obino + 3 amigos....simples:biggrin2:
__________________ Eu agradeço a Deus quando tudo tá bem, quando tudo tá mal agradeço ele também. | 
08-04-2005, 14:41
|  | Membro Avançado | | Registrado em: Jun 2004 Localização: Campinas-SP
Valeu: 6
Recebeu 26 valeus em 21 Posts
| |
daniel, o problema dos gringos é que o preço dos lives deles tá ultra-inflacionado. e sendo um tipo de atração totalmente dispensável num evento que preza mais pela qualidade musical do que pelo apelo comercial de um nome gringo constando no line-up, acho que a presença gringa não deve ser prioridade. mas claro que, numa ocasião ou outra, em que isso seja viável, ou pelo gringo ter tocado numa grande festa por aqui ou por estar na área de bobera e quiser fazer um preço camarada já que o objetivo da festa não é encher o rabo de grana, natural que role um ou outro gringo de vez em qd...
:wink2:
sobre o lance da nomenclatura, acho complicado usar a palavra private para caracterizar este outro possível tipo de cena psy pq acredito que gere confusões. festas de pequeno porte, isso acontece por aí aos montes fora do psy, não tem que ser necessariamente uma private...
__________________________________________________ ______________
thoth, esse papo de moda do psy já rola há uns 3 anos, contando desde que eu ouço falar sobre isso. as mega-festas casam perfeitamente com o gosto e a demanda da playboyzada. a playboyzada não vai deixar de existir, assim como os orgs não vão deixar de querer ganhar dinheiro.
qd o chuck berry aloprava com a guitarra nos anos 50, começava a entrar na moda uma coisa chamada rock. hj em dia, meio século depois, um show de rock atrai qtas pessoas?! pois é...
__________________  t.f.p = The Fanfarra Project 
Derrick May: "Basically, I'm trying to save the world from bad music!"
Hi-Tek-Soul
|  |
Usuários Ativos Atualmente Vendo Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes) | | | | Ferramentas do Tópico | Pesquisar no Tópico | | | | | Modos de Exibição | Modo Linear |
Regras para Posts
| Você não pode postar novos tópicos Você não pode postar respostas Você não pode postar anexos Você não pode editar seus posts Código HTML Não | | | plurall.com - plurall@plurall.org - 2004-2009 |