Olá compatriota Kahi e Oi! a todos os restantes utilizadores :biggrin2:
Desculpa contrariar a tua visão sobre o panorama actual das festas Portuguesas...mas, generalizando, aquilo que se passa e tem passado desde +- o ano 2000, é, na minha opinião e salvo algumas raras excepções, muito semelhante ao que tem acontecido no Brasil...
Mas não me vou alongar muito mais sobre isso porque esse não é o assunto do tópico...
(...)
Fiquei muito contente por ver este texto aqui...até porque fui um dos envolvidos na revista (psyzine) onde ele saíu...e aproveito para sugerir aos users do Plurall uma visitinha a um fórum Português que tem semelhanças muito grandes com este (a todos os níveis)...e que até é o local em que todos os que participam na referida revista, se reúnem...o fórum é o:
www.elastiktribe.org ...e nele poderão constatar que as nossas preocupações, problemas e "realidades psicadélicas", são muito semelhantes às vossas...para além de nele estar prevista para breve a disponibilização on-line da tal Psyzine... :wink2:
Ainda em relação a este artigo, a minha opinião é que o "nosso movimento" sofreu de facto fortíssimas influências por parte da cultura psicadélica dos 60's, e por parte das referidas "crenças orientais"...embora considere que a "verdadeira influência" do mesmo tem muitos mais milhares de anos e remonta, para mim de forma clara, ao xamanismo...e aos seus rituais tribais que envolviam jornadas rumo ao transe...e a um modo de estar que envolvia uma profunda consciência ecológica e o respeito pelo
próximo...
E deste ponto de vista, e tal como referiu o t.f.p., não creio que estejamos, nem em Portugal nem no Brasil, a evoluir como "movimento" (porque nos estamos a afastar dos valores que estiveram na sua origem)...embora estejamos a evoluir como "cena musical" (cujo "valor" maior é o lucro e a necessidade de afirmação pessoal)...
Eu acho que o "movimento" poderá ganhar algo com o desenvolvimento da "cena" (em especial ao nível artistico, e na capacidade de sensibilizar e atrair para o seu seio um maior número de pessoas, embora isso não esteja a ser feito da melhor forma)...e parece-me claro que a "cena" vive bastante da "imagem" (que é comercialmente atractiva) do movimento...
Contudo acho que seria importante que fosse mais clara a distinção entre o que é um evento da cena e o que é um do movimento...porque acho que a fonte dos problemas do movimento está, em grande parte, nessa confusão...
Tenho para mim que um dos objectivos que está por trás da organização de um evento do movimento, é o da jornada rumo ao transe...enquanto que o da cena corresponde normalmente a uma "simples" jornada de promoção de artistas e obtenção de lucro...
E enquanto não encontrarmos forma de sensibilizar os intervenientes da cena musical para o facto de que o factor lucro não tem que ser incompatível com os valores do movimento (e/ou caso esses intervenientes insistam em passar por cima desses valores: enquanto não estivermos nós sensíveis para a necessidade de não alimentar e/ou promover como movimento os que se "mascaram" dele para simplesmente tirarem dividendos da cena), penso que vamos continuar a assistir ao desvirtuar do movimento...
Até quando não sei...e tenho saudades daquilo que ele é!...contudo acredito que estamos a atravessar um processo que nos vai levar a algo tão bom ou melhor do que aquilo que já foi... :wink2:
E já agora vou aproveitar para aqui deixar o link para um texto muito bonito que foi escrito pela mesma pessoa (a minha amiga Luar) que colaborou na psyzine com o texto que deu origem a este tópico:
http://elastiktribe.org//index.php?showtopic=1122 (chama-se "Acreditar", e estou certo de que vão gostar...)
Desculpem se me desviei muito do tópico... :tongue2:
Abraços.