plurall

Voltar   plurall > Cultura Trance > PsyTrance: história, filosofias e ideais

PsyTrance: história, filosofias e ideais Sabe como tudo começou? Quer entender? Participe e divida seus conhecimentos!

Resposta

LinkBack Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico Modos de Exibição Translate
  #1 (permalink)  
Antigo 28-02-2005, 18:12
------

Valeu: 0
Recebeu 4 valeus em 3 Posts
Padrão Diversão ou Transcendência?

Plurallis leiam esse texto com atenção e absorvam ao máximo! :thumb:

Rave. a melhor forma de diversão já inventada? O escape definitivo que a enlouquecida virada de milênio pede? ou uma nova maneira de ser e pensar, uma evolução na conscientização? Rave é tudo isso na verdade. Aliás, o mais correto seria dizer que rave é a melhor forma de diversão já inventada exatamente porque é a junção das descrições nas duas outras perguntas.

Diversão e transcendência. Escape e encontro. Essa dualidade sempre pareceu contraditória, a diversão superficial e a transcendência profunda. Mas as raves têm provado que naõ existe contradição. O jornalista inglês Simon Reynolds conclui seu brilhante livro Energy Flash (sobre a história da música eletrônica e das raves) justamente dizendo que a essência da balada são esses dois aspectos: "a eliminação da consciência e a elevação da consciência, " em suas palavras. Escape e encontro. Por um lado vc escapa de algo, a realidade ; por outro, vc encontra esse universo paralelo no qual as referencias materias e mudanças do mundo normal nao fazem o menor sentido. A coisá é mais complicada: boa parte das pessoas que vão à raves (talvez a maioria) não está ligada nas duas circunstancias ao mesmo tempo, ou enxergam um lado ou enxergam o outro.

Há, em muitos casos, inclusive hostilidade de um lado com o outro. para quem quer ir à rave só se desligar por varias horas, o papo de "ritual tribal", sinta a "energia fluindo" soa como trelelê hippie new age ( e é na maioria das vezes). Na outra ponta, que enxergam significados transcendentes nas festas condenam a balada "vulgar" sem limites dos cabeçudos. Só que, mesmo sem querer , os dois lados acabam sendo um pouco de cada. Quem entender que a rave é uma adição de uma coisa com a outra se sai melhor. Deixando retórica hiponga de lado, existe significado por trás de tudo isso, sim. Tanto é que vc pode realmente se jogar com tudo numa rave, cair na lama, e mesmo asim, alguns dias depois, se sentirá tudo, menos arrependimento. Pelo contrário, sentirá um misto de emoção e preenchimento por aquele fim de semana ao se lembrar de um instante eufórico da pista, de uma virada do Dj, de pessoas que conheceu ou de alguma figura com a car pintada de amarelo fluorescente.

Quer dizer, a festa mexeu com vc de alguma maneira. Isso tudo ajuda a começar a explicação de um outro ponto que eu tenho visto muito abordado por aí: rave é coisa de alienado.

Eu poderia começar respondendo que na Europa, a música eletronica e as raves estao muito ligados com movimentos culturais, ecologicos, anti-consumismo e direitos civis. E que na Inglaterra, devido as leis anti-rave que o governo passou, o ato de ir numa rave ganhou conotação política instantanea. Tudo isso está certo, mas o buraco aqui é mais embaixo. Dizem que milhares de pessoas dançando música eletrônica num sítio é mais um sintoma de juventude despolitizada e desinteressada. Quanto ao politizado, é uma questão de conceito.

Existe uma visão tradicional que acha que paraser político, qualquer coisa tem que envolver manifesto escrito, panfletos, discurso e gente num palanque falando, isto é , veículos de idéias convencionais. Eu acho que o fato de a rave promover idéias(sem falatórios, simplesmente deixando a coisa rolar assim) como a tolerancia e aceitação mútua entre diferentes classes, idades, raças, opções sexuais e estilos de vestir já é mais forte do que qualquer discurso. Machismo, homofobia, racismo, preconceitos em geral são mal vistos.

Em qual outra cena isto é tão evidente? Eu desconheço. Depois, a rave em como uma de suas características mais marcantes a não-violência, o pacifismo e a ausência de tensão e agressividade. Em algumas tribos ou cenas é bacana usar jaqueta de couro. Nas raves é bacana dançar em vez de brigar. Essa idéia e esse sentimento que se passa entre as pessoas é mais eficaz que mil panfletos. Há inumeros exemplos : o cara brigão que virou uma pessoa normal e serena; os moleques heteros que dançam ao lado de gays sem o menor incômodo ; o garoto travadão que agora fica com a camisa empapada de suor de tanto dançar ; a menina da periferia que ficou com o cara dos Jardins ; o cara que trabalhava na bolsa de valores e que largou tudo para se dedicar a fazer o que gosta, pintar.

Todo mundo que entra nessa pra valer está na verdade mandando um DANE-SE bem grande para a sociedade normal, do trabalho ingrato, da carreira profissional acima de tudo. Não que todo mundo saiu largando seus empregos ou escola. Mas, sim. que agora sabem que esses não são mais os modelos obrigatórios de felicidade, que tudo que dizem por aí não é necessariamente verdade.

Essas pessoas libertaram suas mentes e serão diferentes para o resto da vida. E, com certeza, enriqueceram seu gosto musical!!!
(C.Rocha/Dj World)
Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiTweet this Post!
Responder com Citação
  #2 (permalink)  
Antigo 28-02-2005, 18:41
Membro Avançado

Valeu: 8
Recebeu 31 valeus em 12 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Viber
Padrão

Em primeiro lugar queria agradecer a voce, Rodrigo, por ter trazido CONTEUDO pra ca, eh o que a gente mais ta precisando e acho que o meu falatorio chato la em Sao Pedro teve algum resultado.:thumbsupu Agora, minha opiniao...... Acho que eu NUNCA li um texto que resume o trance de uma forma TAO FODA, Parabens amigo, e 'Brigado Mesm....
:clapping: :clapping: :clapping:
[]'s Otavio
  #3 (permalink)  
Antigo 28-02-2005, 18:44
------

Padrão

Valeu viber!! é disso que a galera precisa mesmo! tb achei de extrema importância esse texto estar aqui no plurall pra todos terem a oportunidade de ver o verdadeiro significado do trance que se encontra meio perdido ultimamente! :wink2: ah! e gostei da assinatura aí "não se prenda a chave" :clap: Abraços!
Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiTweet this Post!
Responder com Citação
  #4 (permalink)  
Antigo 28-02-2005, 20:15
Membro Avançado

Recebeu 0 valeus em 0 Posts
Padrão

Que isso, Cau, o texto tá sensacional!

Esclarece muitas dúvidas e mostra com muita clareza o que todos que frequentam Rave procduram.

E o passo é esse mesmo: equilíbrio! Equilíbrio entre o escape e o encontro, entre o espiritual e o material, entre tudo.

É um ótimo texto pra voce ler e ver o ponto de equilíbrio de uma rave. E também pra ver onde voce se encontra em relação a esse ponto, para que lado voce está pendendo.

Show de bola, cara, o texto é muito bom. Parabéns!

Keep the energy flowing: THINK!!!
Responder com Citação
  #5 (permalink)  
Antigo 28-02-2005, 20:19
Member

Enviar mensagem via ICQ para paulad2 Enviar mensagem via Windows Live Messenger para paulad2
Padrão

Todo mundo que entra nessa pra valer está na verdade mandando um DANE-SE bem grande para a sociedade normal, do trabalho ingrato, da carreira profissional acima de tudo. Não que todo mundo saiu largando seus empregos ou escola. Mas, sim. que agora sabem que esses não são mais os modelos obrigatórios de felicidade, que tudo que dizem por aí não é necessariamente verdade.

Essas pessoas libertaram suas mentes e serão diferentes para o resto da vida. E, com certeza, enriqueceram seu gosto musical!!!
Foi exatamente isso q mudou o meu jeito de ser,quando eu começei a descobrir a música eletrônica .Que tudo o que antes eu achava mais importante agora não tem mais tanto valor. As coisas materiais q eu desejava, uma certa sensação de poder, de ser melhor que os outros.:thumbdown
Vi e percebi que os lugares, as pessoas q eu conheci, os sentimentos e as sensações q eu tive com o trance me fizeram muito mais feliz e satisfeita.De curtir aquele final de semana muito louco e nunca se arrepender, lembra dele a semana toda até vir o próximo.Esse texto explica isso direitinho...
Tanto é que vc pode realmente se jogar com tudo numa rave, cair na lama, e mesmo asim, alguns dias depois, se sentirá tudo, menos arrependimento. Pelo contrário, sentirá um misto de emoção e preenchimento por aquele fim de semana ao se lembrar de um instante eufórico da pista, de uma virada do Dj, de pessoas que conheceu ou de alguma figura com a car pintada de amarelo fluorescente.
É isso aí, gostei muito deste texto! :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
Boa semana procês!!!:dance: :bye:
Responder com Citação
  #6 (permalink)  
Antigo 28-02-2005, 20:57
Membro Avançado

Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Kalimi
Thumbs up

To de cara com esse texto!

Profundo, bem definido... Perfeito!
Esse com certeza eh o tipo de texto q todo mundo deve parar e ler com total atenção

Citação:
Postado Originalmente por Dj Cau
Por um lado vc escapa de algo, a realidade ; por outro, vc encontra esse universo paralelo no qual as referencias materias e mudanças do mundo normal nao fazem o menor sentido.

Eh.... a porta pro universo paralelo ta lá...
...mas nem todos a encontram....

Citação:
...agora sabem que esses não são mais os modelos obrigatórios de felicidade, que tudo que dizem por aí não é necessariamente verdade.

Essas pessoas libertaram suas mentes e serão diferentes para o resto da vida.

Lindo isso :clap: :clap: :clap:

Citação:
Em qual outra cena isto é tão evidente? Eu desconheço.
Eh... eu tbm !

Valeu pelo texto Rodrigo :wink2: muito bom!

( ( ( MY HELL ) ) )

Responder com Citação
  #7 (permalink)  
Antigo 28-02-2005, 22:14
Stereo Menag./Organik.Art

Valeu: 23
Recebeu 35 valeus em 13 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Pedro Kurdian
Padrão

Precisa dizer mais alguma coisa?

Como a lindinha da Kalimi falou... Fiquei de cara com esse texto!!!
Realmente quando vc entra pra valer na rave... vc se transforma... vc abre a cabeça pra outras coisas... e acaba saindo dessa babilonia do mundo real!
Acho que isso só acontece na cena eletronica...

To chocado com esse texto... sugou todo meu conceito de RAVE! To sem palavras! :clap:

PARABÉNS PARA NÓS RAVERS!!!!!

E que nós e nossa ideologia sirva de liçao pro mundo capitalista de hoje em dia!!!! :matrix:
  #8 (permalink)  
Antigo 28-02-2005, 23:04
Positive Vibration

Valeu: 1
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para rafatrance
Padrão

Mandou bem ....

gostei pacas do texto , me sinto privilegiado por estar aqui e ´´lá`` com vcs ...
realmente somos felizes

´´Conhece-te a ti mesmo``

´´Sábio é aquele que sabe que nada sabe``

...Baba Nam Kevalam...
Responder com Citação
  #9 (permalink)  
Antigo 01-03-2005, 00:07
DJ

Enviar mensagem via ICQ para Kali Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Kali
Talking Com certeza

Com certeza ...
Desde a primeira experiencia que foi na minha primeira festa senti isso tudo de cara quando olhei e vi o ambiente ...
senti isso tudo essa paixao intensa por esse estilo de vida ...
e hoje vivo pra isso vivo por isso e vivo disso!!!
Graças a deus e vivo bem de bem comigo de bem com a vida ..!!!
Com certeza mudou muito meu conceito e o geito de ver a vida depois da minha primeira festa corri atras pois tinha o proposito de viver p/ isso e hoje vivo e sou muito feliz agradeço por poder ter o direito de escolha e viver como quero!!!
Espero que pelo menos as pessoas possam sentir a experiencia do alternativo !!!
Cau não e de hoje que me surpreende com suas ideias e sua cabeça madura ...
pois nao e de hoje que te conheço ..e sim de antes desse divisor de aguas ...
mas graças a deus estamos juntos nessa hoje em dia!!!
Voce so soma!!! obrigada :clap:

Responder com Citação
  #10 (permalink)  
Antigo 01-03-2005, 00:15
------

Padrão

Citação:
Postado Originalmente por Kali
Com certeza ...
Desde a primeira experiencia que foi na minha primeira festa senti isso tudo de cara quando olhei e vi o ambiente ...
senti isso tudo essa paixao intensa por esse estilo de vida ...
e hoje vivo pra isso vivo por isso e vivo disso!!!
Graças a deus e vivo bem de bem comigo de bem com a vida ..!!!
Com certeza mudou muito meu conceito e o geito de ver a vida depois da minha primeira festa corri atras pois tinha o proposito de viver p/ isso e hoje vivo e sou muito feliz agradeço por poder ter o direito de escolha e viver como quero!!!
Espero que pelo menos as pessoas possam sentir a experiencia do alternativo !!!
Cau não e de hoje que me surpreende com suas ideias e sua cabeça madura ...
pois nao e de hoje que te conheço ..e sim de antes desse divisor de aguas ...
mas graças a deus estamos juntos nessa hoje em dia!!!
Voce so soma!!! obrigada :clap:
Poxa kali fico muito feliz q esse texto esteja fazendo ser relembrado o VERDADEIRO valor da nossa cena pela galera daqui!
Então gente, temos que colocar isso na prática! e só quem pode fazer isso somos nós mesmos: dj's, produtores, público etc... Conto com vcs!
Responder com Citação
Resposta

Favoritos

Tags
diversão , transcendência

Usuários Ativos Atualmente Vendo Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada
Modos de Exibição

Regras para Posts