plurall

Voltar   plurall > Cultura Trance > PsyTrance: história, filosofias e ideais

PsyTrance: história, filosofias e ideais Sabe como tudo começou? Quer entender? Participe e divida seus conhecimentos!

Resposta

LinkBack Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico Modos de Exibição Translate
  #1 (permalink)  
Antigo 24-02-2005, 02:00
Gui Gui está offline
Junior Member

Valeu: 0
Recebeu 0 valeus em 0 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Gui
Padrão Trance no RJ - Reflexões

Li o manifesto Trance NÃo É O Novo Rock And Roll - Uma visao critica sobre o BOOM do trance, postado pelo Enzio no inicio do mês (que deve, aliás, ser louvado por todos), e me pus a refletir.
Não serei redundante a ponto de citar novamente os pontos abordados no texto, (até porque acho que todos deveriam lê-lo), mas basta aqui dizer que ele trata da popularização do trance, muitas vezes sem o respectivo cuidado para manter a qualidade do som e das festas.
Sou do Rio de Janeiro, cidade maravilhosa, mas que a cada verão tem que lançar um modismo novo, que posteriormente é incorporado ao resto do Brasil. Já foi o BRock; já foi o funk; já foi o pagode. Eis que no momento, e acho que os demais integrantes do fórum irão concordar comigo, sinto uma tremenda de uma forçação de barra por parte da mídia e de alguns produtores, para empurrar o trance como "nova onda do verão".
Isso pode não ser recente, mas acho que agora atingimos o auge, com bizarrices do tipo festas com bateria de escola de samba em uma pista, e trance na outra. Essa é uma parte do problema.
A outra é a cena trance em si, com seus vários anos de trabalho árduo, e que agora se ve invadida por uma horda de playboys, que só pensam em encher a cabeça de besteiras e "bombar". O que fazer?
Me preocupa, talvez mais até do que os playboys, a reação de algumas pessoas, inclusive aqui do fórum, que pregam o fechamento da "cena" como solução contra a popularização do trance. É preciso diferenciar o que é ´popular´ e o que é ´popularesco´.
É positiva a popularização do trance, desde que não acarrete perda de qualidade nas festas, e em especial nas músicas, que no final das contas é o que mais importa. Será que a solução é mesmo se fechar em ´privates´, frequentadas pelas mesmas pessoas? E o intercambio? E a renovação de idéias?
Admito que sou novato no meio; mas foi indo em festas "comerciais" que comecei a dar valor ao trabalho de projetos como o Esperança, Burn in noise, MPA, entre outros. E agora, que pretendo me aprofundar no som, o que encontro? Pessoas fechadas em seus casulos, com idéias fechadas, coisa totalmente distinta da filosofia pregada pelo trance. Hoje no rio de janeiro, quando se procura uma festa de trance para ir, as ofertas da "playboyzada" são muito mais numerosas, quando não são as únicas.
Temo que aconteça com a cena trance, o mesmo que vi acontecer com a cena alternativa aqui do rio ( de onde, aliás, venho): velhos lugares, frequentados há anos por velhas pessoas, ouvindo sons que, de tão repetitivos, já nascem velhos. É disso que eu esperava fugir quando descobri o trance. Terei me enganado?
Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiTweet this Post!
Responder com Citação
  #2 (permalink)  
Antigo 24-02-2005, 09:08
*Dono da fabrica*

Valeu: 222
Recebeu 340 valeus em 113 Posts
Padrão

Citação:
Postado Originalmente por Gui
E agora, que pretendo me aprofundar no som, o que encontro? Pessoas fechadas em seus casulos, com idéias fechadas, coisa totalmente distinta da filosofia pregada pelo trance.
Entao bem vindo a nosso forum :smile2:

TEnho certeza que aqui vc encontrara gente bacana que vai te ajudar a conhecer e aprender mais sobre tudo isso que vc procura, alem de, tb todos aprendermos com voce.

Todos juntos aprendendo e evoluindo como UM .

Realmente as vezes a situaçao da "cena" é preocupante.

Mas nunca deixe de acreditar no poder do trance, seja la o que isso signifique ou que nome tenha pra voce :

vibe / plur / energia / som / magia trance / cultura / festa

bla bla bla

o que importa é que nunca desista de acreditar nessa força e de manter ele vivo em voce :laugh:

[]s

*
ChAnT aNd Be HaPpY
Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiTweet this Post!
Responder com Citação
  #3 (permalink)  
Antigo 24-02-2005, 10:44
Alive and Kicking

Padrão

Oi Gui ... Seja bem vindo ...

Entendo seu ponto de vista. Acho que muita gente aqui se preocupa com esse assuto da mesma maneira que vc. E certamente vc vai econtrar aqui novos irmãos.

Todo o Bum ou explosão chega como um crescimento desenfreiado e descontrolado de alguma coisa ... isso sempre é um problema.

Realmente existe a chance do mundo "comercial" aproveitar o trance como uma nova ferramenta pra se alimentar.

Estamos hoje imaginando que a coisa esta ficando ruim mas sem querer ser pessimista mas sim um pouco realista devemos torcer pra ela nao ficar muito pior.

Sei que da vontade de ver uma ação conjunta de todas as pessoas da cena no intuito de conseguir controlar e dar um rumo positivo a essa explosão. Mas na realidade sera que seria possivel isso acontecer?

Qual vai ser o tamanho do boom? Sera que vamos ver nossos artistas, intelectuais e pessoas que compoem a cena sendo entrevistados no fantastico ou no jo? Será que pode chegar ao ponto de um alexandre pires da vida "cantar trance" no faustão domingo?

Que medo néh ... Talvez a ideia de se "fechar" um pouco seja uma ação natural desesperada das pessoas que nao tem uma solucao para o assunto ... existiria uma solucao? Conseguiria um grupo de pessoas do bem lutar contra a midia e os interesses captalistas? Será que uma luz pra solução vai aparecer no meio do caminho e tudo vai se resolver? so o tempo mesmo pra dizer...

Vivemos um momento onde a midia tenta massacrar essa cultura e o comercial procura nela elementos para ganhar dinheiro.

Todo o boom segue um ciclo ... ele expande e contrai novamente eu estou torcendo pra que a cena consiga manter alguma coisa positiva depois que a poeira baixar. Tb cruzo os dedos para o boom nao ser tao grande a ponto de abalar as raizes.

Eu tento pensar positivo ... se o boom vai ter que acontecer ... que tenhamos sorte de conseguir ver a cena "inteira" depois e que se deus quiser ela consiga ganhar alguma coisa com isso. Nem que seja pelo menos um pouco de divulgação correta dos ideais, maior liberdade pras nossas festas acontecerem ou que nos livrem da associação de drogas a essa cultura (pensa so ... pra acontecer um boom ... essas duas ultimas coisas nao poderiam existir)

Se o boom vier ... Que ele nao seja muito violento ... e vamos fazer cada um a sua parte para tentar preservar o maximo desse pedacinho da vida que amamos tanto.

Temos que nos unir mais e tentar fazer um pouquinho o tempo todo!

Abraços
:huh::smile2::laugh:

Responder com Citação
  #4 (permalink)  
Antigo 24-02-2005, 12:07
ilovetechno

Enviar mensagem via ICQ para Rafael_Bessa Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Rafael_Bessa
Padrão

acho que o BOOM do trance no Rio nao veio por agora e sim ha alguns anos atras e inclusive já veio outro boom (nova onda do verão) depois do Trance que foi o HipHop... ambos estabilizaram porém sabemos que de fato houve uma interrupção de grandes festas de Trance no Rio por causa da proibição e intervenção das autoridades nas festas que tinhamos. isso causou um certo choque e levou um tempinho até que nós (publico que curte / produtores de festas etc.) achassemos uma solucao para isso que é essa nova linha de festas em armazens e coisas do tipo. Tivemos um certo intervalo de tempo entre um e outro (época que ocorriam grandes festas a vontade independe do numero de horas e do local que fosse - época que voltamos a ter festas agora com varias restricoes dass autoridades) e devido a esse intervalo realmente tivemos um novo boom já que os eventos voltarama bombar.

na minha opiniao, o fato nao eh que a galera queira se isolar em privates
(fechamento da cena, como citou) mas sim por que gostamos de um outro tipo de festa e que não é mais possivel ter aqui no Rio a nao ser que seja private.
E o tipo de publico com certeza tambem mudou muito. nao por preconceito contra "playboys e bombados" ou "pessoas nadave" como mt gente reclama mas a realidade eh que:

em festas la nos cafundós do judas, em altos sitios e fazendas, comecando de noite e varando o dia seguinte: temos um publico que teoricamente curte mais o ambiente, foi até bem longe pra ta naquilo, quer aproveitar bem

em festas a 15 minutos de casa, em locais fechados e que nao se suja o tenis, que acabam em horarios "normais" e que o auge da festa eh de madrugada: há uma grande misturada de pessoas querendo ir numa coisa que ta na moda como vc citou e isso acaba incomodando muitos, nao por preconceito mas por se sentir melhor no outro tipo de ambiente

Responder com Citação
  #5 (permalink)  
Antigo 24-02-2005, 12:36
Alive and Kicking

Padrão

Citação:
Postado Originalmente por Rafael_Bessa
em festas la nos cafundós do judas, em altos sitios e fazendas, comecando de noite e varando o dia seguinte: temos um publico que teoricamente curte mais o ambiente, foi até bem longe pra ta naquilo, quer aproveitar bem

em festas a 15 minutos de casa, em locais fechados e que nao se suja o tenis, que acabam em horarios "normais" e que o auge da festa eh de madrugada: há uma grande misturada de pessoas querendo ir numa coisa que ta na moda como vc citou e isso acaba incomodando muitos, nao por preconceito mas por se sentir melhor no outro tipo de ambiente
Concordo com vc ... e isso nao atinge apenas o trance ... acho que
todos os ritmos ... vide o estado atual das casas noturnas "normais" nos dias de sabado ... escuto muitas pessoas que frequentam a noite "normal" dizerem que sao obrigados a nao sair mais no sabado e sim em dias de menor movimento como quarta ou quinta... quando saem no sabado buscam eventos ou festas fechadas. Esse tipo de atitude parece muito com a nossa tribo nao querendo ir ao armazem e buscando solucoes mais distantes pra se sentir melhor nas festas.

Abracos
:smile2::smile2::smile2:

Responder com Citação
  #6 (permalink)  
Antigo 24-02-2005, 14:48
Gui Gui está offline
Junior Member

Padrão

Em primeiro lugar, obrigado pelas boas vinda, wonka, provedel, e todos os outros. É reconfortante chegar em um ambiente novo como este e encontrar pessoas receptivas como vocês, sempre prontas a agregar e dividir o conhecimento. Espero um dia também poder realizar esse papel aqui no fórum.

Citação:
Postado Originalmente por Rafael_Bessa
na minha opiniao, o fato nao eh que a galera queira se isolar em privates
(fechamento da cena, como citou) mas sim por que gostamos de um outro tipo de festa e que não é mais possivel ter aqui no Rio a nao ser que seja private.

Rafael,

Em nenhum momento duvidei da intenção das pessoas que, por um motivo ou por outro, se "isolam" em privates e afins. Acredito sinceramente que, assim como voce, muitos outros façam isso nao por antipatia ou segregacionismo; mas com o real intuito de preservar o som e a cultura que voces tanto prezam.
O que me preocupa é que, mesmo sem esse intenção de segregar, isso acabe por restringir o conhecimento do trance a esse pequeno grupo de pessoas. Tenho dezenas de amigos que julgam ser o trance um mero ´tum-tum-tum´ comercial, e eles não fazem isso por mal; o fazem, simplesmente, porque não tiveram a oportunidade de ter contato com a música feita no "interior do movimento". Talvez se eles tivessem tido a oportunidade de conhecer uma dessas festas no "cafundo do judas" que voce citou, mudassem de opinião. Acho que esses espaços de convivencia com novas pessoas são importantes para qualquer movimento que se queira duradouro. Como este fórum por exemplo. Eu, apesar de novato, estou tendo a oportunidade de aqui me aprofundar no tema o que está sendo ótimo para mim; mas e as pessoas que não tem internet, ou por algum outro motivo não podem fazer o mesmo? Elas também poderiam somar bastante.

Abçs para todos
Responder com Citação
  #7 (permalink)  
Antigo 24-02-2005, 15:34
Staff Plurall.org

Enviar mensagem via ICQ para Sauron Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Sauron Enviar mensagem via Yahoo para Sauron
Padrão

Eu vou dizer que eu cheguei na cena achando tudo maravilhoso, enquanto que as pessoas que estavam na cena já falavam que não era mais a mesma coisa, que a cultura e os ideais estavam se perdendo e que as pessoas que chegavam (newcomers) só pensavam em encher a cabeça de idiotizantes.

De lá pra cá as coisas só pioraram e eu vejo as pessoas que chegaram na mesma época que eu repetindo as mesmas palavras, de que a coisa está piorando...

Ou seja, o movimento é cíclico. O nº de 6 mil pessoas que vão a uma festa grande no Rio é o mesmo de 2 anos atrás, mas não são mais as mesmas pessoas.

Por outro lado, a cena psy mundial caminha a passos largos para o mainstream, em muitos países, como Japão, África do Sul, Israel, Eslováquia, Russia ele já é o principal estilo dentro da cena eletrônica.

As músicas também estão se tornando mais palatáveis ao público comum, com a inclusão de vocais nas músicas (não confundir com samples) algo praticamente inexistente a 2 anos atrás.

Os eventos no Rio deixaram de ser legítimas raves, para serem apenas festas com música eletrônica.

A incorporação de termos com "Vibe" ao marketing da mega multinacional Coca-Cola dá um exemplo claro de como estamos caminhando muito perto de popularização. Nós temos sorte que ainda não tem rádio e MTV tocando música psy em sua programação, mas pode ter certeza que quando isto ocorrer, será inevitável.

Se vai ser o fim, eu não sei, mas que o psy nunca mais será o mesmo, isso eu tenho certeza.
Responder com Citação
  #8 (permalink)  
Antigo 24-02-2005, 16:11
MODERADOR

Valeu: 1,525
Recebeu 986 valeus em 351 Posts
Enviar mensagem via ICQ para Renan Reis Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Renan Reis Enviar mensagem via Yahoo para Renan Reis Enviar mensagem via Skype para Renan Reis
Padrão

acho ótimo o que vc acabou de dizer, tb sou novo no trance, conheci melhor atravez da rave do infected Mushroom, mas sei q sei muito pouco, assim como pouco memorizei nome de festivais (só o solaris) e djs, ainda estou entrano na sintonia para distiguir os tipos de e-music e tb a ir pra raves boas de baixo prço, pois quem realmente está na cena, as conhece e é por isso q vivem numa rave...

infelizmente a discriminação faz quase aprte da raça humana, ams seu q tento mudar, e mesmo que ninguém faça um esforço eu irei fazer, e rezar para esse meu esforço inspirar alguém e assim sucessivamente, e assim, realmente podemor viver no Plur e em harmonia.
  #9 (permalink)  
Antigo 25-02-2005, 00:46
Junior Member

Padrão Cultura Pop!

:wacko: É Vero! É fato! agora somos pop! não há como negar ...

Nós amantes do trance sentimos na pele esta mudança... seja no público, nos eventos, nas músicas e em toda sua variabilidade de gêneros e estilos (ainda dentro do psy), pessoas novas que acabam se incorporando precocemente no trance, pois agora é fato, o trance esta na porta de nossas faculdades, colégio, nos vídeos de surf, de skate, na malhação, é flyer com a cara de artista pop da globo...
enfim ...
Se estamos no mainstream, é porque merecemos!
A filosofia trance é uma das mais belas...
Eu acredito nisto... no trance e nas pessoas que amam a musica, a melodia!
Um forte abraço a todos .............................
Responder com Citação
  #10 (permalink)  
Antigo 25-02-2005, 02:26
Gui Gui está offline
Junior Member

Padrão

Citação:
Postado Originalmente por No commercial
Eu acredito nisto... no trance e nas pessoas que amam a musica, a melodia!
Com pouquíssimas palavras, definiu tudo. Pessoas que amam a musica e a melodia. É isso que devemos ser, acima de tudo.
Responder com Citação
Resposta

Favoritos

Tags
reflexões , trance

Usuários Ativos Atualmente Vendo Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada
Modos de Exibição

Regras para Posts