plurall

Voltar   plurall > Cultura Trance > PsyTrance: história, filosofias e ideais

PsyTrance: história, filosofias e ideais Sabe como tudo começou? Quer entender? Participe e divida seus conhecimentos!

Resposta

LinkBack Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico Modos de Exibição Translate
  #1 (permalink)  
Antigo 12-02-2005, 16:48
*Dono da fabrica*

Valeu: 222
Recebeu 340 valeus em 113 Posts
Padrão * DanÇa *

DANÇA
Texto e contexto
Para compreendermos os significados da dança, devemos considerar além do contexto social, cultural e histórico em que ela ocorre, o texto expresso pelos movimentos corporais realizados...
A visão de mundo dos diferentes grupos sociais molda a forma de suas danças, que podem ser entendidas como composições rítmicas de movimentos corporais não-verbais, intencionais, organizados culturalmente a partir da perspectiva do performer, que usualmente é compartilhada pelo público.
Potencial simbólico
Não se trata, portanto, de uma atividade motora qualquer, mas sim de movimentos específicos, dotados de valores estéticos e potenciais simbólicos inerentes. Um símbolo é algo que condensa um certo número de associações de idéias dentro de determinado sistema de significados.
Os símbolos expressos na dança a tornam uma forma através da qual as pessoas representam-se para si mesmas e para os outros. Por isso ela possui um papel importante nas identificações étnicas, por exemplo.

Dança como linguagem
Das pesquisas sobre cognição, emoção e comunicação não-verbal, sabemos que as imagens cinéticas da dança são como uma linguagem, que requere as mesmas faculdades cerebrais de conceituação, criatividade e memória, tal como a linguagem verbal escrita e falada. Ambas possuem vocabulário (passos e gestos na dança), gramática (regras para a junção de vocabulário) e semântica. A dança, entretanto, usualmente une esses elementos de uma maneira que se assemelha mais à poesia, com seus significados múltiplos, simbólicos, emocionais e alusivos. Mais do que uma linguagem universal, a dança representa uma infinidade de linguagens e dialetos.

Multisensorialidade
A dança e a música são multisensoriais, pois atraem a atenção dos sentidos (visão, movimento, sonoridade) e evocam respostas fisiológicas nos performers e nos observadores. Músicos e dançarinos possuem a habilidade de alterar o tempo, levando os indivíduos a estados alterados de consciência. O performer movimenta-se ou produz sons intencionalmente, com o objetivo de transmitir uma informação. Através da performance, mensagens são enviadas.

Artigo baseado no texto Dance, de Judith Lynne Hanna.
Traduzido e adaptado por Luna Negra.

*
ChAnT aNd Be HaPpY
Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiTweet this Post!
Responder com Citação
  #2 (permalink)  
Antigo 12-02-2005, 22:28
Positive Vibration

Valeu: 1
Recebeu 0 valeus em 0 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para rafatrance
Padrão

dançar é bom demais , nós fazemos movimentos que nunca faríamos se não estivessemos sob o efeito de uma boa música .....
nosso corpo nos leva a se comunicar com outros que dançam perto de nós ...... é alucinante !!!

valeu Wonka ..... braço !!!

´´Conhece-te a ti mesmo``

´´Sábio é aquele que sabe que nada sabe``

...Baba Nam Kevalam...
Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiTweet this Post!
Responder com Citação
  #3 (permalink)  
Antigo 14-02-2005, 19:36
uno uno está offline
Member

Valeu: 0
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para uno
Padrão

Agora na Solaris deu pra ver mais uma vez como o nosso modo de dançar é parecido como o dos nossos ancestrais. No telão eram projetadas imagens de rituais em tribos africanas, na minha frente as pessoas dançavam do mesmo jeito...
  #4 (permalink)  
Antigo 01-04-2005, 22:03
Junior Member

Padrão

PO...show..

Sempre pensei em algo do tipo qdo dançava e via as pessoas dançarem..e é um lance totalmente significativo mesmo...otimo texto...afinal..s as pessoas se esforçam tanto para decifrar o q a outra quer dizer com apenas um gesto sutil, imaginem com a movimentação inteira provocada pela dança..nada mais maneiro que ver uma pessoa com um estilo de dança irado..mto bom...:thumbsupu
Responder com Citação
  #5 (permalink)  
Antigo 08-04-2005, 09:48
Moderador Global

Valeu: 49
Recebeu 21 valeus em 8 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Gatta
Padrão maneirooo.....

Olá Wonka.... se tá totalmente sumido né..... :wink2:

Bom eu já tinha lido algo sobre a linguagem corporal.... tipo era o livro "O Corpo Fala" e pude perceber em mim que vários movimentos q faço estou me comunicando com outra pessoa.....

Movimentos elétricos, sensuais, engraçados.... tds, tds mesmo.... são forma de comunicação....

Eu procuro sempre dançar de uma forma que estravaze meu estress....
e da mesma forma q estravaza eu automaticamente me nutro de energias boas, a partir do momento em que a música domina esses meus movimentos!!

:dance: EU AMOOOOOO DANÇARRRRRR..... :dance:

e enquanto tiver música ou enquanto tiver pernas, dançarei!!! :bleh:
♪ F I R E _ S T O R M ♪
|::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: ::::::::::::::::::::::::::|
Responder com Citação
  #6 (permalink)  
Antigo 08-04-2005, 12:08
Membro Avançado

Padrão

Legal o texto.

Vi outro dia um programa no GNT sobre Ecstasy e e-music. Em um dostrecho do programa um DJ dizia fazer as músicas dele verificando as ondas cerebrais com um aparelho específico p/ isso. Ou seja, e-music mexe meeeesmo com nosso cérebro hehehehe e, por causa disso, dançamos sem vergonha, fazemos os movimentos de acordo com a nossa vontade.

Por isso eu amo TRANCE.

SURFCORE
Sempre marcando presença
Responder com Citação
  #7 (permalink)  
Antigo 08-04-2005, 13:23
Flutuance

Recebeu 1 valeu em 1 post
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Mascotte
Padrão

Galera tinha um texto do Rica Amaral das antigas em que ele falava da Cura pela Dança ele falava dos efeitos da musica+dança sobre um corpo doente........

Irado o texto vou ver se localizo na net e adiciono no topico

"Fui arrastado em turbilhão atraves de uma experiencia que poderia ser descrita em muitas metaforas extravagantes, mas que, acima de tudo e fora de dúvida, era a mais profunda experiencia religiosa de minha vida" Dr Timothy Leary.

"Pedi a meu assistente de laboratorio que me acompanhasse até a casa. Mesmo no caminho para casa, de bicicleta, evidenciou-se que todos os sintomas eram mais intensos que da primeira vez. Eu ja sentia a maior dificuldade em falar claramente e meu campo de visão ondulava e estava destorcido como a imagem num espelho curvo. Tinha a impressão de que não me adiantava no caminho, embora meu assistente mais tarde me contasse que estavamos indo mais rapido que de costume"
Albert Hofmann 21 de abril 1943
Responder com Citação
  #8 (permalink)  
Antigo 08-04-2005, 22:47
*Dono da fabrica*

Valeu: 222
Recebeu 340 valeus em 113 Posts
Padrão

Citação:
Postado Originalmente por Mascotte
Galera tinha um texto do Rica Amaral das antigas em que ele falava da Cura pela Dança ele falava dos efeitos da musica+dança sobre um corpo doente........

Irado o texto vou ver se localizo na net e adiciono no topico
po, seria otimo, fiquei curioso :smile2:

no mais, sobre isso o q sei do efeito da musica na cura é, alem da musicoterapia, o uso dos mantras e princ, os mantras especificos dos chakras correspondentes para ativar uma energia especifica.

sobre a dança, a meditaçao nataraja tem efeito sobre nosso ser integral alem das tecnicas especificas corporais para ativaçao da kundalini.

*
ChAnT aNd Be HaPpY
Responder com Citação
Resposta

Favoritos

Tags
danÇa

Usuários Ativos Atualmente Vendo Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada
Modos de Exibição

Regras para Posts