plurall

Voltar   plurall > Cultura Trance > PsyTrance: história, filosofias e ideais

PsyTrance: história, filosofias e ideais Sabe como tudo começou? Quer entender? Participe e divida seus conhecimentos!

Resposta

LinkBack Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico Modos de Exibição Translate
  #1 (permalink)  
Antigo 05-02-2005, 11:11
MAD HATTERS

Valeu: 0
Recebeu 0 valeus em 0 Posts
Padrão Trance NÃo É O Novo Rock And Roll - Uma visao critica sobre o BOOM do trance

TRANCE NÃO É O NOVO ROCK AND ROLL

Aqueles que olham de fora para a cena trance (trance, psytrance, full-on, progressivo, trance-que-parece-house, trance-que-parece-techno) poderiam dizer "Uau! Olha quanta gente, quantos artistas, selos, festas! Isso deve dar fama e rios de dinheiro!".

Estão enganados!

A verdade sobre a cena trance é que é tão pequena que quase ninguém a conhece - em outras palavras, se você procurar nas Páginas Amarelas você não vai encontrar o "telefone da cena trance". Se você parar alguém na rua (com exceção de alguns lugares de Israel, Londres, Goa ou Hamburgo) e perguntar quem é Infected Mushroom, Hallucinogen ou qualquer outro artista que você considere"Top", as chances que esta outra pessoa conheça este nome é altamente remota.

Esse são os fatos, amantes do Trance: seus heróis não são ninguém!

A música é desconhecida, não é tocada na TV, nos radios, e não é comentada em publicações internacionais especializadas! Quando um A&R (Artistas e Repertório) de uma grande gravadora recebe uma demo de qualquer projeto que é recordista de vendas da cena Trance (algo em torno de 10.000 cópias vendidas) provavelmente será jogado no lixo, porque nada que venda menos de 75.000 cópias sequer é cogitado.

Muito bem, quem disse que precisamos das "grandes"? 10 anos atrás isso era simples, porque havia apenas um distribuidor, 5 selos, 20 artistas e 10.000 pessoas procurando por esse tipo de música. Hoje temos cerca de 10 distribuidores internacionais para mais de 50 selos, mais de 500 artistas conhecidos….e menos de 10.000 pessoas que pretendem gastar algum dinheiro comprando essa música.

Em um ambiente que exige novas músicas todos os dias, não há como se esperar grandes vendas e sets inovadores, DJs criativos e com flexibilidade artística - não apenas "divulgadores de marca", tocando música fácil para agradar um público que na maioria das vezes precisa ainda de muito conteúdo musical. Em um ambiente que qualquer um que tenha um computador e alguns softwares pode fazer ou tocar música, não se pode esperar qualidade constante. Em um ambiente onde "malucos-beleza" e "garotada pilhada" fazem negócios, não se pode esperar ausência de "panelismos", cumprimento de datas e contabilidade adequada.

Em um ambiente onde todos querem fazer parte da "máquina" só se pode esperar que logo mais a cena Trance será engolida por si mesma, porque não será capaz de sustentar a si própria.

Claro que a solução não está apenas na retórica ou na crítica publicada na internet. É preciso ação por parte de organizadores e empreendedores cheios de boa intenção mas sem noção de contabilidade; por parte de novos e velhos artistas em deixar o estrelismo de lado e se preocupar mais com conteúdo do que com o rótulo; por parte do público que sabe fazer suas reinvidicações tão bem quando a cerveja custa mais que R$ 3,00 em uma festa mas que se comporta na maior parte do tempo seguindo modismos e futilidades.

Seria um disperdício de talento e de anos de trabalho ver o Trance sucumbir ao próprio deslumbre, como aconteceu várias vezes em movimentos muito mais fortes, quantitativa e qualitativamente falando. Algumas sugestões para essa mudança:

1. Os artistas deveriam gastar mais tempo na produção de cada faixa ao invés repetir um mesmo protótipo. Isso educa o público iniciante, mostra novos caminhos aos veteranos e solidifica o estilo dentro de um parâmetro musical e não apenas de "bombação" burra. Os DJs deveriam pesquisar mais músicas, inovar sua idéia de discotecagem, ouvir outras coisas que não Trance (e trazer algumas delas para seus sets) e assumir - ou aprender - de uma vez por todas, que bons DJs não são aqueles que tocam o que a pista QUER e sim o que a pista PRECISA.

2. Sem prejuízo do incentivo a novos talentos (o que é sempre legal), organizadores deveriam observar os DJs que contratam, verificando o background artístico e o trabalho que já fizeram na cena. Decidir line up de festas em função de amizade ou mesmo de caches "econômicos" é devastador e transformaria as lindas festas trance em baladas 100% comerciais em pouco tempo - e provavelmente ninguém vai notar. Não confunda "viabilidade econômica" com marketing tipo "Show da Xuxa" - há um meio termo bem interessante e que vale a pena ser buscado com afinco.

3. Parte do público ou tem memória curta, ou se recusa a aprender. Vi algumas ações em foruns na internet para divulgar nomes de organizadores das festas ou festas que pisaram na bola, isso é ótimo - mas ainda não é o suficiente! Não basta apenas ter memória, mas também ficar esperto com "super festas" com line ups "Top stars de Shan-gri-la", toboáguas, piscina de bolinhas e Mc Donald's - e normalmente basta um nome famoso (e gringo, claro) no line up pra galera sair correndo pra "ver o fulano" e depois choramingar de pista com lama, CDs riscados, mixagens ruins, "lives" sem nenhuma produção prévia, carros roubados, etc etc etc. A cultura Pop não combina com o Trance justamente pelas razões de números citados acima - então, que tal entender a coisa pelo lado mais prático e menos "glamouroso"? E, claro, ninguém vai morrer de fome se vez ou outra comprar os originais de algumas de suas músicas…

Por fim, desejo a todos um ótimo 2004 - e que todos que trabalham e gostam de boa música eletrônica possam ter algo do que se orgulhar ao final do ano!

* Bruno Camargo aka Carbon23 é DJ profissional, produtor por hobbie e advogado por necessidade em São Paulo. Acha que famoso mesmo é o Pelé, é devoto de Santa Ignorância e às vezes acorda com o pé esquerdo, mas não perde o groove.

Contato: carbon23@chaishop.com

** Agradecimentos: DJ Yaniv - Hadshot Haheizar Records

retirado de
http://www.chaishop.com/divers/frame...country&skip=8
Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiTweet this Post!
Responder com Citação
  #2 (permalink)  
Antigo 05-02-2005, 12:23
* Admin *

Valeu: 216
Recebeu 216 valeus em 62 Posts
Padrão

Texto muuuuuuuuuuito manero!!!!!!!

apesar de todos dizerem que o trance está caindo no gosto do povo, o que não deixa de ser uma verdade, achu q isso torna-se algo mto relativo!

Muitos falam q gostam de trance, só porque vao pras festas encher a cabeça de drogas, ficar alucinado e etc... Mas se quando ela sair de lá e vc perguntar quem era que tava tocando (sem ser a atração principal), vc vai ver akela "cara de bunda" te dizendo: po nem sei!

Isoo é uma experiência própria; no dia 17 de dezembro do ano passado (quando rolou o infected mushroom aki no rio), encontrei uma amiga minha, enquanto o Esperança tocava.... eu estava altamente :drool: , afinal na minha opinião, é o melhor projeto brasileiro... eis que minha amiga me pergunta pq q eu estava curtindo taaaaaanto nakele momento. Não pensei duas vezes e respondi: Cara é o Live do Esperança.... ela fez uma cara do tipo.. kem!??!!

Depois dessa, falei: vo dar uma volta e já volto ae... A partir desse momento pude concluir que o que cai nas graças do povo não é a musica e sim as festas e drogas!!!!

Mas fico muito feliz por saber que EU posso dizer q conheço tal tal e tal projeto!! Tenho amigos que sabem conversar sobre a msm coisa cmg, trocar ideias sobre os projetos, musicas e etc...

Mas, fazer o q neh!? A tal cena trance, tá virando isso aki no rio!!! Espero que um dia, isso mude!!!

OBS: Não estou dizendo que a pessoa nao deva ir nas festas por nao conhecer os dj's e projetos... achu q tem q ir sim, mas com um objetivo de aprender a curtir o som, e kerer conhecer certos dj's e etc... Achu q se as pessoas que se dispoe a curtir as nossas festas, poderiam se dispor a entrar na cena, nem que fosse somente um pouco... Mas é a tal parada.. sempreeeeeee vai ter os "fanfarrões do trance"... Não importa em que lugar, não importa em que festa; eles sempre estarão lá!

mas fica aki minha opinião!!!!

:thumb:
Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiTweet this Post!
Responder com Citação
  #3 (permalink)  
Antigo 05-02-2005, 15:25
Member

Enviar mensagem via Windows Live Messenger para pedro >>> 3õ
Thumbs up

mt bom esse texto, concordo com td, e tb com o psytito. um otimo exemplo disso eh o live do protoculture no circo. ja escutei mt gente dizer : "caralho, protoculture no rio, q foda, nao posso perder, o cara espanca". mas depois qd vc vai trocar uma ideia sobre o projeto, as paradas q mais gosta, o q mais quer ver, etc percebe q a pessoa nao faz a minima ideia do que esperar, pq o interesse real eh ir pro circo, pastilhar, bombar um pouco pra depois dizer q curtiu mt doido um live.
exemplos assim tem de monte nessa cena carioca.. mas eh claro q excessoes existem e querem entender esse mundo trance, e assim que percebo o interesse sou o primeiro a querer trocar uma ideia, tentar passar o pouco q conheco.
acho mt dificil o publico das festas diminuir consideravelmente e os organizadores colocarem o dinheiro em segundo plano mas o tempo vai selecionar os frequentadores, aqueles que realmente gostam e querem ver a evolucao da cena e q nao estao nessa por modinha.

Responder com Citação
  #4 (permalink)  
Antigo 05-02-2005, 16:38
Membro Avançado

Enviar mensagem via ICQ para insane Enviar mensagem via Windows Live Messenger para insane
Exclamation

Belissimo texto... tava sentindo falta disso e n sabia ! :wink2: Pow aprendo bastante lendo isso e confesso-lhes q abriu minha mente em diversos sentidos sobre a cena... algo bem proveitoso... :rolleyes2 isso ae... :biggrin2:

. . . Extremer Psy-trancer . . .
Pq Trance não é SHOW, trance é NATUREZA, é PAZ, é IGUALDADE e UNIÃO !!!
Responder com Citação
  #5 (permalink)  
Antigo 06-02-2005, 02:18
DJ

Enviar mensagem via ICQ para Kali Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Kali
Talking

Brilhante colocação disse tudo.... :laugh:

Acho que muita gente precisa ler ou perceber .. isso... :blink:

Parabens ...
Obrigada Enzio ... pela oportunidade de ler isso ... :clap:

Responder com Citação
  #6 (permalink)  
Antigo 07-02-2005, 14:13
DJ

Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Dj FluorEnzo
Padrão

muito bom mesmo, 100% certo!

o texto ja diz tudo, q nem a Kali só tenho a agradecer...
Responder com Citação
  #7 (permalink)  
Antigo 09-02-2005, 12:24
Progredindo.

Valeu: 7
Padrão sensacional!!!!!!!!!!!

1. Os artistas deveriam gastar mais tempo na produção de cada faixa ao invés repetir um mesmo protótipo. Isso educa o público iniciante, mostra novos caminhos aos veteranos e solidifica o estilo dentro de um parâmetro musical e não apenas de "bombação" burra. Os DJs deveriam pesquisar mais músicas, inovar sua idéia de discotecagem, ouvir outras coisas que não Trance (e trazer algumas delas para seus sets) e assumir - ou aprender - de uma vez por todas, que bons DJs não são aqueles que tocam o que a pista QUER e sim o que a pista PRECISA.

Concordo plenamente com tudo que foi dito, mas faço um destaque para isso acima. Com certeza isso é um fator, digamos que um problema, que atrapalha e muito a cena. Assim como o pop usa de letras românticas como fórmula do sucesso, todos os outros estilos de música têm essas fórmulas, cada um as suas. Com o trance não é diferente, pois é muito comum aparecerem produções que caem na mesmice, mas com a garantia de dar certo. Muita coisa previsível. E pra quem entende de música, isso já é um bom motivo para considerar muita produção pouco criativa, o que é muito ruim, pois esse público entendedor pode difundir a cena com muito mais força do que a galerinha que só quer se drogar e bombar com os "hits do momento". Mesmo assim, vale dizer que também tem muita gente boa, que essa crítica não se refere a todos.
Enfim, excelente colocação...é sempre bom nos lembrarmos de determinados valores!!!
:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
Responder com Citação
  #8 (permalink)  
Antigo 09-02-2005, 16:01
Força e Honra

Enviar mensagem via Windows Live Messenger para NAVI
Padrão

:thumbsupu gostei muito do texto!! é tudo o que eu sempre achei sobre a cena nos ultimos tempos. não estão mais se preocupando com a qualidade das festas, mas sim com o retorno financeiro e marketing sobre os artistas. muito bom mesmo, o forum presisa de mais textos desse tipo. abraço...:thumb:

Não ha vitória sem sacrifício!
Responder com Citação
  #9 (permalink)  
Antigo 13-03-2005, 16:54
Junior Member

Padrão A dura realidade.

Po texto muito maneiro mesmo ,Parabens ai pra quem escreveu e posto ele aqui pra gente pode dar uma olhada.
Ae tava lendo a resposta do Psytito e o que ele falo e a pura verdade.
Sou do rio tb e o que + tem em festa aqui e nego que vai pra se droga ou entao arruma confusao.:thumbdown
Ae ja foge completamente do proposito do que realmente e o trance.Por causas dessas e outras uma coisa tao maravilhosa que e ir para uma festa e exatamente ver um live ou um dj tao esperado e poder realmente sentir o trance subir pela sua cabeça,entrar nas suas veias e bombiar com muita emoçao o seu coraçao ja sao valores que ja quase nao existem mais.
E se voce falar para uma pessoa + velha como uma mae ou um pai que vai a festival ou a raves voce e completamente rotulado de drogado e essas pessoas te olham com um puta preconceito.
Isso mt caido e espero do fundo do coraçao que isso melhore,pois se isso continuar assim como o Enzio disse a cena trance vai acabar se afundando dentro dela mesma
Abraços
Responder com Citação
  #10 (permalink)  
Antigo 15-03-2005, 18:59
MODERADOR

Valeu: 1,525
Recebeu 986 valeus em 351 Posts
Enviar mensagem via ICQ para Renan Reis Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Renan Reis Enviar mensagem via Yahoo para Renan Reis Enviar mensagem via Skype para Renan Reis
Padrão

koe enzio, muito bom esse seu texto, mas veja algo d epositivo nestas super-festas, ekas trasem para a cena, pessoas que servem perfeitamente para elas, mas não tiveram oportunidade o ciência em como realemnete era uma rave, esse foi o meu caso, entrei masi na cena quando houve a rave do Infected Mushroom, super comercial e produção 3 estrelas, ams achoq o que vc diz é correto, e graças a esse sie, estou conhecendoa origem do psy-trance e seus Djs (ainda esotu perdidão em relação aos Djs), mas acredtito que seguindo suas dicas podemos tb melhorar a cena, e claro, desceminando o PLurs tb, asssim como faço na escola e luigares que frequento...

agoera, espero q todos lhe escutem... e assim, unindo nossas mentes, podemos melhorar a cena e dar um melhr futuro ao trance no brasil...

Favoritos

Tags
boom , crítica , nao , novo , rock , roll , sobre , trance , uma , visão

Usuários Ativos Atualmente Vendo Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada
Modos de Exibição

Regras para Posts