| PsyTrance: historia, filosofias e ideais Sabe como tudo começou? Quer entender? Participe e divida seus conhecimentos! |  | | 
02-08-2007, 00:47
|  | Spectral Moon Rec. | | Registrado em: May 2004 Localização: Imaginary World of Psytrance
Valeu: 202
Recebeu 152 valeus em 49 Posts
| | Importância da noite em uma festa trance E ae famíLLia ! Venho aqui disponibilizar uma REFLEXÃO / CHAMADO para a filosofia do som noturno em uma rave. Vejo que, cada vez mais, as festas perdem sentido e acontecem só visando uma unica coisa: "LUCRO", diferentemente de festivais e algumas festas pelo Brasil todo.
Pensem e reflitam sobre esse texto e sobre a importância da noite em uma festa. E na minha humilde opinião, NOITE NÃO COMBINA COM ELECTRO, PROGGY E AFINS ( tudo tem seu horário ) ! ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- IMPORTÂNCIA DA NOITE EM UMA FESTA TRANCE Texto por DJ Thomas ( Daime Tribe )
O ritual de uma noite inteira dançando é uma memória que corre profundamente dentro de nós todos. Uma memória que nos traz de volta a um tempo em que respeitávamos a grande Mãe Natureza e a todos os demais.
Fazíamos nossos rituais ao redor de fogueiras, dançando com o intuito de canalizar as energias cósmicas até nós, de ficarmos mais próximos de nossos deuses ou apenas celebrar uma boa caçada. Nesses tempos, o Xamã era nosso guia através de outras realidades. Ele induzia as pessoas ao transe através de poções mágicas a base de ervas em ação conjunta com a música tocada por tambores, flautas, dijeridos ou vozes, de acordo com a cultura de cada povo.
Mas com o surgimento de decretos durante a Idade Média, esses rituais pagãos foram reprimidos em diversas localidades do planeta pela mão da Igreja Católica, ressurgindo muitos séculos depois em nossa cultura ocidental através de diversas vertentes, entre elas a das festas TECHNO-TRIBAIS em Goa na Índia, nascendo então o GOA TRANCE e as FESTAS TRANCE.
A festa TRANCE é como uma jornada XAMÃNICA em que o DJ (Xamã) conduz o público até o ÊXTASE DO TRANSE PSICODÉLICO, guiando todos através de atmosferas e realidades criadas por sua musica; um guia que te leva através da noite, através da escuridão e do infinito, atingindo as áreas mais obscuras do subconsciente humano, escolhendo músicas que tem como objetivo ir além.
Existem momentos em que expor a agressividade através da música e da dança faz parte de todo o processo e após a agressividade, momentos de contemplação surgem com o nascer de um novo dia, momento de realmente celebrar. Sem esse processo completo, de uma jornada interior através da noite, o amanhecer e a festa perdem seu sentido de existência.
A noite começa lentamente nos CHAISHOPS, encontrando amigos, preparando-se para mais uma jornada através da musica. É quando os DJs começam a construir a longa história de uma festa, tocando musicas mais lentas e crescendo lentamente até as 3 ou 4 da manhã, o momento de pico, a preparação para a explosão do amanhecer.
Durante a noite o que se vê são as roupas fluorescentes das pessoas e uma decoração fluor feita para dar efeitos especiais à noite, sob luz negra. Assim que a escuridão da lugar à luz do dia, começamos a focar nossa atenção nas faces, reconhecendo pessoas no qual estivemos dançando a noite toda ao lado. É quando os sorrisos começam a ser trocados, espalhando-se pelo DANCEFLOOR até o momento em que o Sol se levanta e todos estão contagiados pela mesma energia.
Mas para sentir todo esse processo do amanhecer, é preciso vivenciar a jornada através da noite, conhecer ambos os lados, vivenciar o processo desde o início. Como um filme, você deve assistir desde o começo.
O filósofo taoísta Lao Tse, que viveu na China a mais de 2500 anos, descreve em um de seus versos do livro Tao Te Ching, o processo de vivenciar a dualidade para compreender o todo.
SÍNTESE DAS ANTÍTESES
"Só temos consciência do belo,
Quando conhecemos o feio.
Só temos consciência do bom,
Quando conhecemos o mau.
Porquanto o Ser e o Existir,
Se engendram mutuamente.
O fácil e o difícil se completam.
O grande e o pequeno são complementares.
O alto e o baixo formam um todo.
O som e o silencio formam a harmonia.
O passado e o futuro geram o tempo.
Eis porque o sábio age.
Pelo não-agir.
E ensina sem falar.
Aceita tudo o que lhe acontece.
Produz tudo e não fica com nada.
O sábio tudo realiza - e não se apega a sua obra.
Não se prende aos frutos de sua atividade.
Termina a sua obra,
E esta sempre no princípio.
E por isto a sua obra prospera."
Portanto, para vivenciarmos completamente a grandiosa experiência de uma boa festa TRANCE é estritamente necessário conhecer ambas as partes (a noite e o dia) que trarão a compreensão do todo (a festa TRANCE) e assim voltarmos para casa completamente satisfeitos e renovados, prontos para a próxima !
Resumindo em poucas palavras... de noite é quando você pode dançar como louco sem parar, surtar e fazer caretas na pista ou simplesmente fechar os olhos e delirar em suas visões. É o momento de libertar seus monstros através da dança, pirar na decoração, sair da realidade... enfim, "dançar como se ninguém mais existisse no mundo para ficar te olhando e fazendo comentários idiotas".
Quem é das antigas sabe do que estou falando, o início de Trancoso... pista bombamdo às 2 da manhã, malabares, fogueira, lua cheia, chillum e muito mais... como as boas festas de Goa; na praia esperando o Sol nascer !!!
As primeiras festas de São Paulo tinham essa cara tribal ! Era somente "party for fun" e nada mais. Hoje as festas viraram mais uma balada como qualquer outra. Já tem (des) organizador querendo fazer festa sem decoração e em baixo de uma tenda aglomerada de gente ! EU PERGUNTO: "Porque vocês não vão fazer sua festa em um clube como qualquer outro em vez de sugerir coisas tão idiotas ??"
Convido as pessoas que leram esse texto (principalmente os organizadores de primeira viagem) a refletir mais sobre o Trance e o futuro dele no Brasil, pois se não fizermos algo concreto, teremos em pouco tempo o TRANCE DO TIGRÃO e o fim trágico de algo maravilhoso... as festas de PSYCHEDELIC TRANCE. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Sem mais.
__________________ "À procura da mixagem perfeita..." Beat Culture Agency [RJ]
SPECTRAL MOON RECORDS [BRAZIL] |  
02-08-2007, 11:11
|  | MODERADORA | | Registrado em: Mar 2007 Localização: Neverland
Valeu: 910
Recebeu 169 valeus em 46 Posts
| | Esse texto é ótimo e traduz exatamente o que tento dizer quando falo que ir pra festa de manhã não tem graça e que pra chegar de manhã prefiro nem ir e as pessoas não me entendem. Não curtir a noite na festa deixa o dia completamente sem graça... Encontrar os amigos, dançar sem preocupações, comtemplar o céu estrelado, esquecer que existe o mundo do lado de fora, esquecer as preocupações, entrar em transe com a música...são coisas que só a noite permite e à partir disso a vibe do dia muda completamente.
>>O maior erro do ser humano é tentar tirar da cabeça quem não sai do coração<< A vida é um eco. Se não gosta do que está recebendo, observe o que está emitindo. ______________________________________________ O Plurall.org é a nossa casa virtual. Tem dúvidas? Use a ferramenta pesquisar. Não achou o que procurava? Pergunte, fale com a moderação ou traga o assunto. Interaja. Não tenha medo de expor sua opinião. Somos todos UM! paula@plurall.org |  
02-08-2007, 14:44
|  | Redação * Moderador | | Registrado em: Mar 2005
Valeu: 1,860
Recebeu 2,888 valeus em 739 Posts
| | Tive o prazer de ler esse texto do Thomas ainda no meu inicio. Logo que descobri o psy-trance. Esse texto reflete bem um conceito “ritualístico” de se fazer e explorar uma festa que no Rio de Janeiro vi pouquíssimas vezes acontecer (acontece mais em festivais sérios) ... Apesar de ser totalmente eclético concordo plenamente com o VINICIUS . A noite de uma festa é importantíssima não só pra vivencia de uma festa com “algo” a mais como também foi a destruição dela, e a perda do respeito por ela, que acredito ser um dos fatores gerador de toda essa bagunça que tem como gota final os dias de hj. Eu sempre encarei a noite como a alma de uma festa de trance psicodélico. Acho que cada gênero musical tem a sua casa e seu habitat natural. E quando removidos de seu habitat natural pra min perde totalmente a sua graça e o contesto. Em relação a isso sou completamente conservador e radical. Seria a mesma coisa que eu buscar conhecer os índios da amazônia trazendo uma tribo indígena pra morar aqui no meu prédio. Ou as agencias espaciais tipo a NASA, em vez de investir bilhões em pesquisas e estruturação pra chegar ate o espaço começasse a criar mecanismos pra aproximar os satélites, planetas e estrelas pra uma espécie de “astrológico” (trocadilho com zoológico) da terra. Depois que tivesse descoberto e exibido tudo sobre eles os empurrassem de volta pro seu lugar de origem. Parece ridículo, mas o ridículo disso tudo é que esse pensamento existe e vem disfarçado de um espécie de “conceito contemporâneo”. Onde alguns “produtores” e ‘publico” é gerado constantemente por uma forte comunicação, intensa em velocidade e nem sempre sustentável em conteúdo. Onde muitos estereótipos são encontrados e repetidos por afetos e identificações construídas em bases frágeis e zonas de sombra. Ou seja... um conceito dos “sem-conceitos”, puro desrespeito e despreparo guiados por uma necessidade urgente de satisfazer o ego e inovar (alienadamente). Ta certo que festa é uma coisa lúdica. É diversão e nada mais. Que musica idem. Alem é claro de ser um meio de sobrevivência pra muitos e eu me incluo ai. Porem cada noite foi criada pra funcionar dentro de um contesto. E que em minha opinião deveria ser antes de tudo entendido e respeitado dessa forma. As noites de uma festa de psy-trance era encarado como um horário extremista, que convidava os participantes da festa pra uma viajem mais obscura e introspectiva visando despertar uma consciência mais expandida proporcionada por um desengate da “normalidade”. Onde você era entregue a própria imaginação (prazeres e medos), numa quebra de referencias e identidades o som te guiava em uma jornada mais cognitiva do que reveladora. E de fato isso não se da com um electro, house, progressivo e subgêneros que por mais psicodélicos e introspectivos que possam ser em minha opinião não trazem nada alem de mais normalidades e subjetividades bobas. ... Quando eu queria curtir uma noite de electro, techno minimal, progressive, electro punk e etc... isso a pouco menos de 4 anos .. eu ia pra Dama de Ferro, Bunker, fosfo e algumas festas especializadas nesses gêneros. Ta certa que hoje em dia ate esses lugares são ridículos, pouquíssimas vezes se encontra de fato o que as festas estão se propondo a fazer. Isso porque o foco mudo e o conceito se prostituiu nas mãos de cafetões moderninhos que visam na verdade, na verdade... GRANA !!! Mais isso tb é outro assunto... que alem de virar off-topic não vale nem a pena ser discutido. Não julgo ninguém. Grana é bom e EU tb gosto (quem daqui não gosta?)... só que tem que existir uma troca e respeito acima de tudo. Lógico que essa é uma visão pessoal (e muito pessoal) e que com certeza , graças a deus existem pessoas pra descordar de min. Sou totalmente a favor da volta do som noturno pras festas de trance psicodélico (não confundir com eventos de musica eletrônica). Acredito que só a volta desses artistas aos line-up já trazem em si um novo oxigênio pra cena. Boa iniciativa VINICIUS. Tomara que realmente gere algum efeito na cabeça do publico e de produtores. Ou pelo menos que possa ser discutido. Abraço ai. |  
02-08-2007, 15:25
|  | DJ | | Registrado em: Feb 2005
Valeu: 12
Recebeu 19 valeus em 6 Posts
| |
Concordo plenamente.
a transformação da Noite em dia é um grande barato e tem sua simbologia.
aproveito para pedir mais projetos de Dark nas festas do Rio...
é dificil ver isso aqui. é só Israeli...(nada contra, são todos bons)
é isso... valeu.
02-08-2007, 17:06
| | Member | | Registrado em: Jul 2006
Valeu: 6
Recebeu 0 valeus em 0 Posts
| |
mto bom o texto !! pena q a vibe de manha aqui no brasil se chama passarela..
tb concordo q falta o dark na noite, pelo menos 1 DJ , sera q eh tao dificil ?
| 
05-08-2007, 01:34
|  | Sawabona Shikoba | | Registrado em: Mar 2007
Valeu: 42
Recebeu 77 valeus em 15 Posts
| | ImportÂncia Da Noite Em Uma Festa Trance O ritual de uma noite inteira dançando é uma memória que corre profundamente dentro de nós todos.
Uma memória que nos traz de volta a um tempo em que respeitávamos a grande Mãe Natureza e a todos os demais.
Fazíamos nossos rituais ao redor de fogueiras, dançando com o intuito de canalizar as energias cósmicas até nós, de ficarmos mais próximos de nossos deuses ou apenas celebrar uma boa caçada. Nesses tempos o Xamã era nosso guia através de outras realidades.
Ele induzia as pessoas ao transe através de poções mágicas a base de ervas em ação conjunta com a música tocada por tambores, flautas, didjeridoos ou vozes, de acordo com a cultura de cada povo.
Mas com o surgimento de decretos durante a Idade Média, esses rituais pagãos foram reprimidos em diversas localidades do planeta pela mão da igreja católica, ressurgindo muitos séculos depois em nossa cultura ocidental através de diversas vertentes, entre elas a das festas TECNO-TRIBAIS em Goa na Índia, nascendo então o GOA TRANCE e as FESTAS TRANCE.
A festa TRANCE é como uma jornada XAMÃNICA em que o DJ (Xamã) conduz o público até o EXTASE DO TRANSE PSICODÉLICO, guiando todos através de atmosferas e realidades criadas por sua musica. Um guia que te leva através da noite, através da escuridão e do infinito, atingindo as áreas mais obscuras do subconsciente humano, escolhendo músicas que tem como objetivo ir além.
Existem momentos em que expor a agressividade através da musica e da dança faz parte de todo o processo e após a agressividade, momentos de contemplação surgem com o nascer de um novo dia, momento de realmente celebrar. Sem esse processo completo, de uma jornada interior através da noite, o amanhecer e a festa perdem seu sentido de existência.
A noite começa lentamente nos CHAISHOPS, encontrando amigos, preparando-se para mais uma jornada através da musica. É quando os DJs começam a construir a longa história de uma festa, tocando musicas mais lentas e crescendo lentamente até as 3 ou 4 da manhã, o momento de pico, a preparação para a explosão do amanhecer.
Durante a noite o que se vê são as roupas fluorescentes das pessoas e uma decoração fluor feita para criar efeitos especiais a noite, sob luz negra. Assim que a escuridão da lugar á luz do dia, começamos a focar nossa atenção nas faces, reconhecendo pessoas no qual estivemos dançando a noite toda ao lado. É quando os sorrisos começam a ser trocados, espalhando-se pelo DANCEFLOOR até o momento em que o Sol se levanta e todos estão contagiados pela mesma energia.
Mas para sentir todo esse processo do amanhecer, é preciso vivenciar a jornada através da noite, conhecer ambos os lados, vivenciar o processo desde o início. Como um filme, você deve assistir desde o começo. O filósofo taoísta Lao Tse, que viveu na China a mais de 2500 anos descreve em um de seus versos do livro Tao Te Ching, o processo de vivenciar a dualidade para compreender o todo. SÍNTESE DAS ANTÍTESES Só temos consciência do belo,
Quando conhecemos o feio.
Só temos consciência do bom,
Quando conhecemos o mau.
Porquanto o Ser e o Existir,
Se engendram mutuamente.
O fácil e o difícil se completam.
O grande e o pequeno são complementares.
O alto e o baixo formam um todo.
O som e o silencio formam a harmonia.
O passado e o futuro geram o tempo.
Eis porque o sábio age.
Pelo não-agir.
E ensina sem falar.
Aceita tudo o que lhe acontece.
Produz tudo e não fica com nada.
O sábio tudo realiza - e não se apega a sua obra.
Não se prende aos frutos de sua atividade.
Termina a sua obra,
E esta sempre no princípio.
E por isto a sua obra prospera. Portanto, para vivenciarmos completamente a grandiosa experiência de uma boa festa TRANCE é estritamente necessário conhecer ambas as partes (a noite e o dia) que trarão a compreensão do todo (a festa TRANCE) e assim voltarmos para casa completamente satisfeitos e renovados, prontos para a próxima!
Resumindo em poucas palavras...de noite é quando você pode dançar como louco sem parar, surtar e fazer caretas na pista ou simplesmente fechar os olhos e delirar em suas visões. É o momento de libertar seus monstros através da dança, pirar na decoração, sair da realidade...enfim; Dançar como se ninguém mais existisse no mundo para ficar te olhando e fazendo comentários idiotas.
Quem é das antigas sabe do que estou falando, o início de Trancoso...pista bombamdo às 2 da manhã, malabares, fogueira, Lua cheia, chillum e muito mais...como as boas festas de Goa; na praia esperando o Sol nascer!!! As primeiras festas de São Paulo tinham essa cara tribal! Era somente 'party for fun' e nada mais. Hoje as festas viraram mais uma balada como qualquer outra. Já tem (des)organizador querendo fazer festa sem decoração e em baixo de uma tenda aglomerada de gente! EU PERGUNTO: 'Porque vocês não vão fazer sua festa em um clube como qualquer outro em vez de sugerir coisas tão idiotas??'
Convido as pessoas que leram esse texto (principalmente os organizadores de primeira viagem) a refletir mais sobre o Trance e o futuro dele no Brasil pois se não fizermos algo concreto, teremos em pouco tempo o TRANCE DO TIGRÃO e o fim trágico de algo maravilhoso...as festas de PSYCHEDELIC TRANCE. Texto por DJ Thomas (Daime Tribe)
__________________ Feliz é quem tem a oportunidade de sentir o silêncio e buscá-lo através dos atos de sua vida. |  
28-09-2007, 21:35
|  | Progressive Life Style | | Registrado em: Jun 2006 Localização: Juiz de Fora
Valeu: 0
| | Adorei o texto!!! Resumi e reflete muito a indignação de muitos quanto as principais festas brasileiras hoje. Infelizmente eu não pude estar presente ao início das festas no Brasil, pela minha idade. Assim como também ainda nao tive o privilégio de presenciar nenhuma festa que me deixasse totalmente satisfeito , uma festa festa com todo esse caráter tribal e ritualístico! Uma pena , mas até os festivais tem sofrido os efeitos da popularizaçao! :thumbdownApesar de ainda podermos considerá-los como os mais proximos das verdadeiras festas. Sobre a importância da noite, acho essencial a presença durante toda a festa.Não só pela "virada noturna" e a chegada de um novo dia, mas pelo próprio cansaço e pela capacidade que cada um tem de absorver o desgaste sofrido. Isso também é responsável pela alteração no estado da consciência. Apesar de tudo isso , prefiro ser otimista, e sempre esperar pelo melhor que certamente virá. Tenho certeza de que ainda existem festas "roots" expalhadas pelo mundo a fora. Estou certo também que essência e o objetivo real das festas prevaleceram no Brasil ! Roooooots :laugh:
__________________ :matrix: |  
28-09-2007, 22:34
|  | Member | | Registrado em: Oct 2006
Valeu: 0
| | Nossa Vinicius,fiquei ate arrepiada ao ler o texto muito bom...tb tenho a mesma linha de pensamento q o COIMBRA,existe pessoas fazendo festas com esse intuito sem perder sua essencia...infelizmente existe uma coisa chamada Midia...q está ai pra formar opinioes e passar informaçoes aos quais eles julgam ser o melhor...pra eles...,por isso daqui a algum tempo só os melhores continuaram na cena, seja fazendo festas ou progetos de música e é isso q me deixa de certa forma mais aliviada....ia pra festas ainda garota...sentia uma alegria mutua por estar compartilhando sorrisos com meus amigos,era tudo diferente isso realmente é notório, como o Vinicius,outras pessoas q conheceram essa época em q podiamos deixar nossas mochilas no chao sem se preocupar,onde abraçavamos pessoas ao nosso lado,onde tb nao dnçavamos em roda e sim um ao lado do outro,nos recebendo,onde se dividia água....e sorrisos...devemos mostrar a estas pessoas q estao conhecendo a cena como era boa aquela época,e convidá-las a também fazer parte dela,tudo na vida passa ..aquela época foi memorável para a cena tanto q os adeptos aumentram,mas com uma visao errada,por isso textos como esse ajudam as pessoas a refletir e entender o real sentido das coisas....a dança é milenar e é a coisa mais bonita e democratica q a natureza pode nos dar.É uma pena o q a mídia está fazendo com as festas ?sim sem dúvida mas atitudes como essa de Vinicius fazem com q eu reflita q nada esta tao perdido...ainda existem pessoas capazes de fazer valer a pena,por isso também temos q fazer nosso papel...o de informar as pessoas de que o NOVO (festas rave) ja nasceu VELHO....(peguei um trecho do rappa mas ta valendo rsrsrs). Enfim,precisamos dessas festas para celebrar a noite e o dia(a lua e o sol),assim como existem paises q celebram a primavera onde tudo recomeça,os frutos nascem.....energia pra mover o mundo...tb concordo com a paulinha pra que uma festa de meio dia se podemos usufruir deum dia inteiro,e acompanhar os passos da mae terra????? é isso nem tudo está perdido...
29-09-2007, 06:21
|  | Membro Avançado | | Registrado em: Mar 2006
Valeu: 3
Recebeu 8 valeus em 1 Post
| | Esse texto é fantástico, uma verdadeira aula para DJ'S, produtores e público em geral, amantes ou aventureiros.:clap: Cadê o som DARK, pesado, sério, agressivo, constante, surtante, louco, alucinógeno, aonde todos os monstros são soltos, aonde ninguém repara no jeito de ninguém dançar, aonde ninguém faz pose pra foto, ninguém fica analisando se o DJ errou um pentelhésimo na mixagem, aonde as pessoas simplesmente dançam, viajam no som?:matrix: Acredito que noite combina com escuridão, Lua, fogo, combina com aceleração, êxtase... A noite é Dark, e festa TRANCE têm que ter na noite DARK PSY. Tem hora pra tudo. Quem dera que todos os produtores fossem sérios e comprometidos com toda filosofia que envolve uma festa TRANCE. Para que fique bem claro, não tenho nada contra nada, e me refiro a uma festa dentro da filosofia. Outras festas (como a maioria absoluta que rola hoje em dia, tipo, SÓ Electro, SÓ Full On, etc.), são outras festas...
__________________ :vampire::diablo::holloween:alien:DARK PSY:alien::holloween:diablo::vampire: om bhur bhuvah svha tat savitur varenyam bhargo devasya dhimahi dhiyo yo nah prachodayat Bhaja Sri Krishna Chaytania Prabhu Nytiananda Sri Advaita Gadadhara Srivasadi Goura Bhakta Vrinda |  
29-09-2007, 10:39
|  | MuNdO SeM VoLtA | | Registrado em: Mar 2007 Localização: Realengoélongepracaramba!
Valeu: 1,223
Recebeu 930 valeus em 279 Posts
| | Mtoooo bom o texto... Explica exatamente o que veio se perdendo com o tempo e principalmente por entrar " lucratividade" no meio. :clap: Eu sinceramente acho que dinheiro ainda vai ser a maior desgraça do mundo. É ele e só ele que vem distruindo as coisas através dos tempos. :thurp: A simbologia de atravessar a noite e sentir a manhã chegando e celebrar tudo isso tem toda a ideologia que a música quer trazer. Mas tem gente que não entende, fazer o que... Enquando não houver pensamento-trancer só vão existir festinhas comerciais. Tô achando que tô começando a cansar disso. Pena não ter vivido o BUM e as verdadeiras realizações conceituadas da música eletrônica por aqui... PENA... :unsure:
__________________ Sıll ıll ıll >>"TeMos a aRtE pARa quE a VerDadE nãO noS DeStRua"
NiEtZsChe <<
| |
Usuários Ativos Atualmente Vendo Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes) | | | | Ferramentas do Tópico | Pesquisar no Tópico | | | | | Modos de Exibição | Modo Linear |
Regras para Posts
| Você não pode postar novos tópicos Você não pode postar respostas Você não pode postar anexos Você não pode editar seus posts Código HTML Não | | | plurall.com - plurall@plurall.org - 2004-2009 |