plurall

Voltar   plurall > Cultura Trance > PsyTrance: história, filosofias e ideais

PsyTrance: história, filosofias e ideais Sabe como tudo começou? Quer entender? Participe e divida seus conhecimentos!

Resposta

LinkBack Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico Modos de Exibição Translate
  #1 (permalink)  
Antigo 02-04-2007, 21:17
Membro Avançado

Valeu: 29
Recebeu 27 valeus em 19 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para cörner
Unhappy Porque não da vontade de ir para as raves grandes no Rio hoje em dia ?

Porque não da vontade de ir para as raves grandes no Rio hoje em dia ?

Ultimamente muitos fatores têm afastado as pessoas que gostam de música eletrônica, principalmente o público fiel ao psytrance, das festas dispostas na cena carioca.

Particularmente estava pensando nisso sábado 31 de março de 2007, no início da noite, passando pela Nyemeier e vendo o lume da lua cheia refletir-se no mar, com a noite inteira pela frente, pensava no que fazer para me divertir, tendo em vista minha predileção pela música eletrônica.

Havia o dance divas II que na verdade não ocorreu e outras opções de pvt’s.

No entanto, não que meus pensamentos tivessem relacionados especificamente com esse dia em particular, mas surgiam como um ruminar antigo de idéias formadas pela experiência.

Resolvi me desligar um pouco da música eletrônica para que afastado do objeto em questão pudesse eu vislumbrá-lo de um ângulo diferente, portanto mais crítico.

Algo que foi determinante na resposta a pergunta que do título a esse artigo, é que nas raves (grandes) de hoje em dia meu pensamento, idéias, ideais (mesmo que seja não ter ideal), filosofia etc, não tem mais ressonância nas festas raves.

Isto é, nada acrescenta no sentido do desenvolvimento que eu desejo para a minha consciência.

Acredito que isso ocorra com muita gente boa hoje em dia, mas que carrega o peso sem nada dizer, muitas vezes para não sobrecarregar a própria cena.

Acredito também que existe hora pra tudo. Hora de rir, hora de chorar, hora de sofrer hora de gozar.

Como existem muitos textos que apontam a felicidade ver o pôr do sol ouvindo um full on morning, com é espontâneo dançar como se ninguém tivesse olhando, como é inspirador distribuir sorrisos e cumprimentos e ser retribuído etc.

Todas essas coisas muitas das vezes abrem espaço para sentimentalismos fúteis, demonstração de carinho vazias, sorrisos forçados. Pessoas fazem isso para mostrar para os outros que estão fazendo e não por elas mesmas.

É a mesma coisa dessas pessoas que fazem caridade e fazem questão de sair por ai fazendo propaganda do que fizeram. Se ninguém soubesse será que verdadeiramente essas pessoas fariam caridade?

È por conta disso que muitos desse fórum fazem alguma coisa para acrescentar algo não sói na cena como no planeta.

Não estou querendo com esse texto ficar apontando apenas aspectos negativos mas, acredito que devemos aprofundar nosso senso crítico em relação a cena, não só observando o que acontece, mas, sobretudo olhando para o que deveria ser.

Pelo contrário, muitos são os aspectos positivos da cena, que podem ser apontados, também no desenvolvimento do tópico.

Entretanto esse texto aponta para um descontentamento devido ao desvio de foco do plur, para a bagunça que hoje em dia opera nas grandes festa no Rio de Janeiro.

Como com toda a nossa cultura adquirida, comentada, discutida, formulada, desenvolvida....

Como com toda nossa bagagem podemos querer ir à raves que nada cooperam para a atitude plur e educacional da nova era.]

Era um pouco sobre isso tudo que gostaria de discutir nesse fórum...

Vlw
:thumbsupu

Abrxxx a todos
Responder com Citação
  #2 (permalink)  
Antigo 02-04-2007, 21:45
Enteogenia

Valeu: 48
Recebeu 106 valeus em 33 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para sansao
Padrão

É corner, o que eu percebo bem é a energia, a energia que envolve o local está extremamente carregada, isso realmente me afeta, até entra a questão de você ir com seus amigos e tentar se blindar do externo com eles, mais não acho a solução, até porque o interessante sempre foi a interação, mais uma interação saudável, construtiva, e hoje em dia são raros os momentos em que isso acontece, uma entrega, um interesse maior por parte das partes.

Quem me conhece sabe que não carrego nenhum tipo de preconceito, sabe esse assunto ja até foi debatido de algumas formas no site, eu fico tentando entrar nessa análise ai que você fez de tudo e de você mesmo, tipo que ja tenho uma bagagem, uma vivência em relação a música e a vida, sei ja da maioria das minhas fraquezas e das minhas qualidades, então o que eu acho que acontece, é que ao longo do tempo você adquiri uma consciencia, uns rápido, outro demoradamente, e ai você passa a ter uma visão mais clara das coisas, ver elas de uma forma mais real.

É aquilo, o que você disse de distribuir sorrisos e abraços ao vento, a qualquer um, isso não dá, só rola com quem merece, com quem você sente que tem algo a deixar ou precisa muito receber, fiz muitos amigos em raves, alguns carrego até hoje, outros se distânciaram um pouco, mais sempre deixaram ou levaram algo bom, sempre houve troca.

Com a expansão das festas na mídia e o agregamento massiço do consumo, da moda, em fim do capitalismo, a filosofia que gera em torno fico, nem digo em segundo plano, fico em último plano. Até mesmo os festivais, ja sinto que a energia está em total conflito, antes você sabia que havia maus indivíduos lá, sempre tem e sempre vai ter, só que é crescente o numero deles. Pode ser que alguns se salvem e até nós deixemos nossa contribuição, em um momento inspirado que você se presta a conversa e ele se presta a escutar, coisa cada vez mais distante. Po, a parada ta séria mesmo, eu fui na Chemical, não consegui chegar perto da tenda aberta, a principal, pra mim era a visão do inferno literalmente, mais é tudo uma questão de apuração, de evolução.

Vo continuar indo, sempre que me der vontade, mais o que eu preciso mesmo ja a muito está longe das festas!!

Não so lá muito bom com as palavras, falando me expresso melhor!!

Apesar que de certa forma esse assunto ja tenha sido discutido aqui no site, acho mesmo que tem que ser discutido até o esgotamento, só assim alguns vão dispertar, até porque o plurall hoje é muito acessado praticamente como agenda de eventos e divulgação, muita gente que vem só pra ganhar dinheiro, muita propaganda enganosa, muito post sem conteúdo algum, emfim, reflexo da cena chegando aqui no site, que com certeza não tem esse objetivo!!

Mais sei que tem muitas pessoas iluminadas e de bom coração aqui, então é apartir dessa galera unida que se deve trabalhar e não deixar a coisa ir pelo ralo!!

Namastê!!
Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiTweet this Post!
Responder com Citação
  #3 (permalink)  
Antigo 02-04-2007, 22:02
Member

Valeu: 52
Recebeu 10 valeus em 2 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para nadinho_psy
Padrão

bem cörner acho que você tem razão pois a cena ganhou tao proporção que os produtores de festas grandes deixaram de pensar no P.L.U.R pois so estam pensando em seus rendimentos . Perdemos aquele contato com a natureza o belo o inusitado , nos vamos as festas agora é para tentar resgatar e vamos conseguir é o sentimento de felicidade de harmonia de repeito entre o homem e a natureza ver a galera toda em um clima de total interaçao uns com os outros independente de cor de pele de sexo e de etinia pois um trancer reconhecem-se pelo olhar porque a luz que brilha nos seus olhos é a mesma que brilha nas estrelas e nao se importam com o resto pois o que mais importa é o sentimento de alegria que nos contagia quando vamos aos festivais...

viajei um pouco mais ta legal...

abarço...
Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiTweet this Post!
Responder com Citação
  #4 (permalink)  
Antigo 02-04-2007, 22:10
Enteogenia

Valeu: 48
Recebeu 106 valeus em 33 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para sansao
Padrão

Citação:
Postado Originalmente por nadinho_psy
nos vamos as festas agora é para tentar resgatar e vamos conseguir é o sentimento de felicidade de harmonia de repeito entre o homem e a natureza ver a galera toda em um clima de total interaçao uns com os outros independente de cor de pele de sexo e de etinia pois um trancer reconhecem-se pelo olhar porque a luz que brilha nos seus olhos é a mesma que brilha nas estrelas e nao se importam com o resto pois o que mais importa é o sentimento de alegria que nos contagia quando vamos aos festivais...
Desculpa Nandinho, cada vez é mais difícil achar essa luz no meio da multidão, hoje é únicamente o divertimento, acho eu, que propulsiona a galera. E chega uma hora que esse tipo de energia unicamente ja não te recarrega mais, é preciso fazer mais, ir além!!
Responder com Citação
  #5 (permalink)  
Antigo 02-04-2007, 22:28
Black Dog

Valeu: 2
Recebeu 11 valeus em 3 Posts
Enviar mensagem via ICQ para Bidu Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Bidu
Padrão

Já pensaram na possibilidade de que toda essa frustração seja resultado de expectativas exageradas, criadas em relação a cena??

acho que esse sentimento de descontentamento é recorrente, vc não é o primeiro nem vai ser o último a sentir isso corner. E talvez isso sinalize que nós é que supervalorizamos as nossas experiências... Ou ainda mais importante, pode ser que faça parte da experiência, se descontar em um determinado momento.

As coisas acontecem de um determinado jeito, em um determinado momento, pra determinadas pessoas e o negócio vai evoluindo, se mexendo, mudando. Aliás os movimentos por natureza se movem, ou seja, não ficam parados (redundância intencional). E eu não tenho dúvida que a cena rave é movimento. Há 10 anos atrás quase ninguém sabia o que era psytrance, e hoje...

O ponto é, eu não to sendo pessimista com o que to falando, não é caso de pessimismo ou otimismo. Mas sim de aprender a aceitar as mudanças... externas e internas...
  #6 (permalink)  
Antigo 02-04-2007, 22:37
Member

Valeu: 52
Recebeu 10 valeus em 2 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para nadinho_psy
Padrão

Citação:
Postado Originalmente por sansao
Desculpa Nandinho, cada vez é mais difícil achar essa luz no meio da multidão, hoje é únicamente o divertimento, acho eu, que propulsiona a galera. E chega uma hora que esse tipo de energia unicamente ja não te recarrega mais, é preciso fazer mais, ir além!!

eu sei sansao que esta dificil encontrar a luz na multidao você diz que é preciso ir além mais entao todos nos que gostamos verdadeiramente do trance temos que ir alem e tentar regatar essa
luz ..
abraço amigo...:thumbsupu
Responder com Citação
  #7 (permalink)  
Antigo 02-04-2007, 23:01
Senior Member

Valeu: 0
Recebeu 0 valeus em 0 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para mads
Padrão

O que não me faz mais ter vontade de ir a festa são os seguintes aspectos:

1- Preço absurdo que a gente paga ao todo
2- Lugares que não possuem a mínima infraestrutura
3- Pessoas feias*
4- Voltar pra casa toda imunda pq não tem nem um chuveiro ou torneira pra me molhar
5- Passar mal de calor debaixo do sol por falta de sombra

* Pessoas feias eu digo pessoas desagradáveis de se ver e não esteticamente feias. Pessoas de compostura e comportamentos escrotos.
Responder com Citação
  #8 (permalink)  
Antigo 03-04-2007, 00:27
CUNARD Employee

Valeu: 0
Recebeu 0 valeus em 0 Posts
Padrão

eu soh acho meio injusto direcionar este descontentamento apenas a festas realizadas no rio de janeiro...

nao digo isso por ser carioca nao... digo pq fui em festas em sao paulo e uma em juiz de fora, e posso garantir q eh tao ruim quanto aqui...

e pior... as pvts q eu fui em sp sao, na verdade, festas grandes com um publico bem reduzido... ingressos MUITO caros, 0 sombra, 0 decor, 0 chuveiro, publico MUITO sem-nocao, e por ai vai...

e os festivais estao indo pelo mesmo caminho...

"Turn to the light but don't be frightened of the shadows it creates"
Responder com Citação
  #9 (permalink)  
Antigo 03-04-2007, 10:21
ADMINISTRADOR

Valeu: 250
Recebeu 918 valeus em 166 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para wilmar Enviar mensagem via Skype para wilmar
Padrão

Acho que a questão não é reclamar da produtora X ou Y, ou reclamar que as festinhas tem sido bem ou mal produzidas.

A questão é mais profunda, mais conceitual.

Os produtores de festas nunca foram pessoas altruistas que buscavam disseminar uma cultura mágica, sempre houve a busca pelo lucro, as pessoas vendem o que as outras querem comprar. Se antes vendia-se festas mais conceituais é pq só havia publico para elas, hoje em dia, o publico pede Eskimo. Não entendam como uma critica ao DJ, e sim como a questão POP.

Os produtores eram amadores buscando lucro, hoje são profissionais buscando lucro. Mas a busca por lucro exclusivamente sempre foi a mesma, só que hoje com mais competência.

O que existia em maior numero antes eram as privates. Privates mesmo, não festas de pequeno porte feitas por quem não tem CNPJ e que na verdade são apenas festas pequenas.

Private é a festa na casa do seu amigo, sem DJ nenhum conhecido, que a galera leva a cerva e racha os custos. Que tem no máximo 50 pessoas. Nessas festas sim vc achava e pode ainda achar o clima que procura. Basta se reunir com seus amigos, achar uma casa num lugar bem longe e organizar.

Não existem raves grandes na minha opinião, RAVE é por excência algo pequeno, com pessoas em busca de um ideal comum e de uma energia comum, existem eventos de musica eletronica, e nesses só vou se tem algum artista muito foda que eu queir amuito assistir, e geralmente vou, assisto e vou embora.

Se minhas expectativas foram altas, estou realocando elas, e direcionando pra onde elas se satisfaçam, enquanto isso, me esforço pra espalhar pras pessoas a cultura desse meio, e ver se consig contamina ro maximo de pessoas com ela, pra quem sabe um dia, num puta efeito dominó a cena melhore, cad aum conscientize quem está do seu lado e cheguemos um dia a atingir a maioria.

Abs

PURA
Responder com Citação
  #10 (permalink)  
Antigo 03-04-2007, 11:00
no céu com diamantes

Valeu: 284
Recebeu 122 valeus em 34 Posts
Padrão

Falei sobre isso em outro tópico ontem. Ñ tenho expectativas exageradas nem ideais de festas.
Gostaria apenas de ter a oportunidade de ir a uma festa que dure bastante tempo e assistir a atrações internacionais, sem ter que me aborrecer c/o comportamento de pessoas blablabla já falei mt sobre isso e sem me preocupar que amanhã saia no jornal que aconteceu na festa alguma coisa que meus pais ñ vão gostar de ler...
Espero que isso tb ñ aconteça nas pvts, pq nunca fui num festival, mas pelo que tenho lido até os festivais estão indo pro msm caminho...
Responder com Citação
Resposta

Favoritos

Tags
dia , grandes , hoje , nao , para , porque , raves , rio , vontade

Usuários Ativos Atualmente Vendo Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada
Modos de Exibição

Regras para Posts