participei uma vez de um tópico onda se discutia a qualidade dos festivais de trance que rolaram em 2003. vo colar meu post aqui pra servir como referência de um lado nem sempre lembrado da trancendence...:wink2:
a trancendence2003 foi a festa mais comercial que eu já fui na vida!!! (prioridade máxima: encher o bolso de grana até não caber mais)
comparativo com a solaris 2003 (festival que rolou mais ou menos na mesma época):
1- é claro que tb considero a solaris um festival comercial, mas toda aquela estrutura montada (pista, banheiro, etc) mostrava o trabalho e o dinheiro que investiram para fazer, ou seja, não dá pra dizer que os caras tavam querendo tirar o dinheiro da galera a qualquer custo. havia mtas opções de alimentação a preços decentes. de bebida eu não sei dizer porque bebo pouco. e além de todo esse cuidado, ainda montaram um line-up que, apesar de predominantemente formado pelos artistas da hommega, tb teve live do TRUE TO NATURE e os sets do JAMES MONRO, do JOKKE, do ALHAD, da tati, do matera, do brio... ou seja, mesmo que esses nomes não representem nenhum tipo de apelo comercial para a galera se sentir atraída pela festa, eles investiram pra manter o line-up com um mínimo de sentido (coerência com os horários) e variedade. não é porque foi uma festa comercial que eu vou desprezar todo esse cuidado que eles tiveram. claro que não foi uma festa nos moldes que mais me agradam, mas blz, valeu a grana que eu paguei e se rolar outra no mesmo estilo, to lá de novo.
2- INVESTIMENTOS (e PREÇOS) feitos pela organização da trancendence:
-o local da festa da trancendence pertence à família da galera do gms;
-no line-up predomina gms family (é como se na solaris, o line-up fosse ocupado na maioria do tempo por gente da tribe. dj e live "de casa" custa MTO menos);
-a estrutura do chill-out é exatamente a mesma do ano anterior (não tiveram nem gastos nem trabalho para montar, já estava lá pronto);
-não houve investimento em atrações (sets e lives) do chill-out, nunca vi tantos sets e lives tão lixo qto os que eu vi lá;
-o principal live anunciado para a festa foi o do hallucinogen, sendo que o simon, por já ter furado com a org da trancendence em anos anteriores, ofereceu fazer o live apenas pelo preço da passagem, a apresentação seria de graça, mas obviamente ninguém anunciou isso ao público.
ou seja, em comparação com os gastos que têm as orgs de outros festivais grandes, o custo para realizar a trancendence 2003 foi simplesmente ridículo de barato. só sobraram praticamente os gastos com coisas mais baratas referentes às estruturas tipo banheiro, etc, que, sendo apenas aquela tosquera que a gente viu lá, tb não deve ter custado mta coisa. mas mesmo com MTO menos gastos do que os demais festivais, a trancendence teve:
-ingressos no mesmo valor ou mais caro do que os demais festivais;
-opções de alimentação mto mais caras, sendo que a galera cobrava até pra te dar um pouco de água quente caso vc quisesse comer alguma coisa que vc trouxe de casa e preços de bebidas tb igualmente caros;
-um público absurdamente grande, gastando mta grana com isso tdo que eu falei.
melhor negócio do que fazer a trancendence, até hj eu não vi.
3- o LINE-UP. antes de comentar sobre o line-up, contarei o seguinte caso: um amigo meu estava divulgando um evento de música eletrônica
próximo de uma micareta que tava rolando. aí ele entregou o flyer para um playboy de abadá que perguntou pra ele "vai ter gms nessa festa?!" e meu amigo, com pouca habilidade para o marketing respondeu "po, felizmente não" e o playboy disse "então nem rola de ir", aí amassou o flyer e jogou no chão.
por que que eu contei isso?! simplesmente porque não existe nada dentro do trance que seja tão famoso ou com tanta força comercial qto o nome GMS, todos eles conhecem, todos eles adoram. aí vão lá os caras da trancendence e entopem o line-up com gente deles, ou que toca o estilo deles, melhor marketing para o evento não há.
aí a gente chega lá e tem que ficar vendo os sets e lives: riktam, banzi, riktam vs banzi, poli, shanti, nakov, xp, soundaholix, jp, space cat, avi, mack, feio, ekanta, mais outro vs entre uns caras da spun, etc, etc, etc.
fora que não houve nenhuma sentido na distribuição das atrações ao longo dos horários e dias. matera e tati, os únicos djs de progressivo do line-up inteiro (só pra ninguém dizer que não teve...) tocaram um depois do outro, no primeiro dia de festa e com o SOL RACHANDO!!! quer dizer, naquele dia em que ainda tinha gente chegando, a coisa tava só começando, botaram logo pra tocar nos horários mais inadequados para o estilo de som que tocam (entre 9 da manhã e 2 da tarde) os 2 únicos djs de progressivo da festa!!! e aí, qd chega a NOITE daquele mesmo dia, vemos riktam e banzi tocando "acid for nothing", "seek & destroy" (detalhe: uma seguida da outra) e outros lixos do estilo.
4- O GRANDE DESTAQUE DA FESTA: sabem aquele nome de live que fica escrito de outra cor, diferente até da cor dos outros gringos?! pois é, foi assim que anunciaram o hallucinogen, um tempo razoável antes da festa.
eu, que não iria pra lá de jeito algum, pensei "primeira vez, nesses anos todos que o SIMON POSFORD vai tocar aqui no brasil, momento histórico com ctz!!!". aí resolvi encarar a guerra só pra ver o live do hallucinogen... e lá fui eu sem saber as condições da tal apresentação "histórica" do hallucinogen. como já expliquei anteriormente, o simon ofereceu tocar de graça, só pelo preço da passagem, meio que como um favor já que nos anos anteriores, ele havia furado com a trancendence, acertou vir e não veio.
mas isso eu só pude saber DEPOIS da festa, através do forum da twisted (gravadora do hallucinogen). claro que ninguém falou nada disso antes. eu, com ctz, ia ficar na dúvida pensando se valeria a pena ir, sabendo que o cara iria tocar naquela condição. e aí fui esperando ver o imperdível live do hallucinogen e fui obrigado a ver lá o simon fazendo um live amostra-grátis depois de ter feito um incrível dj set de 15 MINUTOS!!!
4- CHILL-OUT: como já disse, foi, em relação a sets e lives, o de pior qualidade que já conheci. numa festa dessa, não te darem pelo menos a salvação de um chill-out com som decente é mta sacanagem!!!
5- CAMPING: nunca estive num camping de festa que se assemelhasse tanto a uma favela qto aquele. a coisa virou um lixão ao longo dos dias, e quase tinha barraca sendo montada uma em cima da outra. qd vc pensava que não cabia mais nem formiga, via mais gente chegando. isso é que é empenho pra lotar a festa... e nenhum respeito à natureza daquele espaço tão lindo...
6- APARÊNCIAS: como a galera se ilude mto com isso, classifica o que é roots ou não de acordo com as aparências...
-sobre o banheiro: playboy louco se submete a situações mto mais bizarras do que usar um banheiro que se limita a um buraco feito no chão. esse estilo de estrutura tem mais a ver com economia nas despesas do que com intenção de limitar a festa a pessoas roots. ou vc acha que o brasil tem milhares de roots amantes de trance com grana pra gastar em festival?!
-esclarecimento sobre os chamados roots: anoitecendo na cidade de alto paraíso (a temperatura lá despenca qd anoitece) tava eu e um amigo lá sem grana e sem casaco precisando voltar pra festa. mto perrengue! ficamos num posto tentando arrumar carona. depois de esperar mto tempo, aparece um carro com 3 garotas vestidas bem hare e com dread nos cabelos que tavam indo pra festa. eu e esse amigo explicamos pra elas a situação que a gente tava e pedimos uma carona. aí elas disseram que rolava se cada um desse 10 contos. só que a gente realmente tava ali sem essa grana. aí sabe o que elas fizeram?! partiram pra festa e deixaram a gente lá fudidos! depois, graças a Deus, 2 meninas nada roots, mas bastante humanas nos salvaram e nos deram a urgente carona. no dia seguinte, vemos nossas 3 "amigas" roots sorridentes e bombando na pista da festa.
-frequentadores da pista: nunca vi uma concentração tão grande num festival de gente na pista. a playboyzada dançando no palco achando que era trio elétrico tb foi cena constante na festa. e o animador de festa, que se diz dj, o tal XP, da spun, com sua performance perfeita de dançarino fanfarrão conseguiu entusiasmar a galera a ponto da pista se transformar numa verdadeira micareta. se eu te mostrasse fotos da maior parte do tempo da pista da trancendence cortando dela a paisagem e o palco do dj, ia ficar difícil adivinhar se aquilo havia sido tirado num evento trance ou num carnaval fora de época.
PS: ficou faltando citar alguma coisa pra que eu possa considerar a tão mística trancendence não só um festival comercial, como o mais comercial de todos que já fui?! pseudo-psicodelia fede... a solaris pelo menos demonstra respeito por quem paga seu ingresso.