| Espiritualidade Se você se interessa por Hinduísmo, Calendário Maia, Xamanismo, etc...
Fale disso pra gente!
|  | | 
27-08-2010, 09:41
|  | DJ | | Registrado em: Mar 2009
Valeu: 618
Recebeu 947 valeus em 222 Posts
| | Re: O Deus vingativo de Kardec
Tem gente que acha que fazer ciência é só escrever uns livros e fazer umas palestras sem pé nem cabeça.
Como pessoa que trabalhou no meio acadêmico por anos e vivenciou o processo cientifico como ele é de fato, nas maiores universidades do país, só digo uma coisa: Não me afrontem dizendo que existe ciência no espiritismo!
PAZ
| 
27-08-2010, 11:44
|  | a m b i e n t | | Registrado em: Jul 2006 Localização: Dark side of the moon
Valeu: 790
Recebeu 1,664 valeus em 472 Posts
"Shroder levanta algumas questões pertinentes no que diz respeito à relação da ciência com temas como a reencarnação. Uma é que esse tipo de pesquisa não permite que se faça uma investigação em laboratório, uma vez que estamos nos referindo a fenômenos ou declarações espontâneas. “Tais casos”, ele explica, “só podem ser investigados como se faria com um crime, ou um processo legal – com entrevistas, cruzando informações de várias testemunhas com evidências documentadas. Embora isso possa ser feito com bastante cuidado, alguém sempre pode descartar o caso como ‘evidência fantasiosa’ e, portanto, não confiável”."
Acho que a sua concepção de ciência esta um pouco distorcida, Sansão.
(na boa mesmo)
Da uma olhada aqui: Método científico - Wikipédia, a enciclopédia livre
Última edição por Flict; 27-08-2010 às 11:50.
| | Os seguintes 2 usuários disseram valeu para Flict por este post: | | 
27-08-2010, 12:53
|  | Enteogenia | | Registrado em: Jan 2005
Valeu: 48
Recebeu 106 valeus em 33 Posts
Mas em momento algum eu disse que há uma prova cabal científica do mundo espiritual, porém existem inúmeros trabalhos sobre o assuntos.
Janzito, quem acha que ciência é isso? Será que os doutorandos e phd´s que defendem o espiritismo? Que não só conhecem o método científico, como vivênciam ele a todo momento.
Volto a repitir que vocês falam sem base alguma de conhecimento profundo sobre o assunto, e provavelmente não se deram o trabalho de ler os links!
Cara, KArdec codificou o espiritismo muito recentemente, é uma religião que aceita as criticas,se modifica, agrupa novos ensinamentos. Existem erros, sim, existem, progressivamente eles vão sendo concertados e adaptados.
Acreditar na ciência, exige tanta fé quanto crer em Deus, em muitos casos!
No mundo real, encontraremos cientistas tão fanáticos quanto o mais exaltado dos padres inquisidores. Encontraremos indivíduos que de bom grado mandariam queimar todos os que ousassem desafiar o “mainstream” científico.
Não estou dizendo que a ciência não é importante, embora a ciência esteja conosco de forma razoavelmente bem estabelecida há apenas 200 anos, já fez mais pelo bem-estar da humanidade do que todas as rezas e mandingas de religiosos durante milênios.
E digo também, a doutrina espírita é pra mim, a que tende a explicar melhor o inexplicável!
Eu respeito a posição de vocês, sou super aberto a esse tipo de discussão, mas chega num ponto que ela trava, acho que chegamos lá!
É isso!
Última edição por sansao; 27-08-2010 às 13:29.
| | O seguinte usuário disse valeu para sansao por esse post: | | 
27-08-2010, 15:10
|  | a m b i e n t | | Registrado em: Jul 2006 Localização: Dark side of the moon
"E digo também, a doutrina espírita é pra mim, a que tende a explicar melhor o inexplicável!"
Blz. Mas ainda é uma explicação humana para algo que ninguem disse quie temos que saber nem que vamos, um dia, conseguir saber... É a sua verdade...
| 
27-08-2010, 15:43
|  | DJ | | Registrado em: Mar 2009
Valeu: 618
Recebeu 947 valeus em 222 Posts
| | Re: O Deus vingativo de Kardec Citação:
Postado Originalmente por sansao Mas em momento algum eu disse que há uma prova cabal científica do mundo espiritual, porém existem inúmeros trabalhos sobre o assuntos.
Janzito, quem acha que ciência é isso? Será que os doutorandos e phd´s que defendem o espiritismo? Que não só conhecem o método científico, como vivênciam ele a todo momento.
Volto a repitir que vocês falam sem base alguma de conhecimento profundo sobre o assunto, e provavelmente não se deram o trabalho de ler os links!
Cara, KArdec codificou o espiritismo muito recentemente, é uma religião que aceita as criticas,se modifica, agrupa novos ensinamentos. Existem erros, sim, existem, progressivamente eles vão sendo concertados e adaptados.
Acreditar na ciência, exige tanta fé quanto crer em Deus, em muitos casos!
No mundo real, encontraremos cientistas tão fanáticos quanto o mais exaltado dos padres inquisidores. Encontraremos indivíduos que de bom grado mandariam queimar todos os que ousassem desafiar o “mainstream” científico.
Não estou dizendo que a ciência não é importante, embora a ciência esteja conosco de forma razoavelmente bem estabelecida há apenas 200 anos, já fez mais pelo bem-estar da humanidade do que todas as rezas e mandingas de religiosos durante milênios.
E digo também, a doutrina espírita é pra mim, a que tende a explicar melhor o inexplicável!
Eu respeito a posição de vocês, sou super aberto a esse tipo de discussão, mas chega num ponto que ela trava, acho que chegamos lá!
É isso! | Amigo
Não havia te citado, mas como você me passou um recibinho, vamos lá:
Existir inumeros trabalhos sobre espiritismo não quer dizer absolutamente nada. Fazer um trabalho não está atrelado a se praticar ciência. Além disso, trabalho é coisa de outra religião (que emporcalha a ruas, trilhas e cachoeiras da cidade).
Você não deve ter lido meu primeiro post quando fala que não conhecemos (acho que o recado é pra mim e pro Flict) essa religião que você defende, mas vou repetir. Tenho família espirita. Durante toda a infancia e adolescencia acompanhei minha mãe (médium) em inumeros centros da cidade.
Se tem alguma religião que me sinto a vontade para falar é do espiritismo. E volto a falar, nao tem nada de diferente das outras.
Quanto aos phds que seguem o espiritismo, isso é uma coisa. Comprovar cientificamente fenomenos religiosos é outra totalmente diferente. Existem inumros cientistas religiosos. Não confunda as coisas.
Talvéz falte a você noção do que é ciência.
Normal, visto que para enteder sobre isso existe uma demanda de estudo, predisposição, tempo e talento. Não é algo para todos.
Mainstream da ciência?!
Nossa.... Realmente de ciência você não saca nada.
Como você disse, a discussão travou, até porque para seguir com esta eu teria que perder o tempo de uma vida te explicando o que é ciência.
Sem resentimentos amigo, apenas vejo religião como algo nocivo à nossa sociedade. Entre elas o espiritismo.
Mas fique a vontade para praticar sua religião. Cada um escolhe o que é melhor para si mesmo. Jamais me meteria nessa decisão que é só sua.
So lembre que as religiões e o espiritismo não explicam o inexplicavél, elas explicam o que a ciência já mostrou que não existe há tempos.
Mundo feito em 7 dias, céu, inferno, reencarnação, mulher vinda da costela do homem, dízimo, milagres..... Afff.....
Como estamos falando de ciência e religião, fica abaixo o link de uma pesquisa científica feita na London School of Economics and Political Science que mostra que altos índices e QI (coeficiente de iteligência) está altamente relacionado ao ateísmo.
Pense nisso.... Why Liberals and Atheists Are More Intelligent ? Social Psychology Quarterly
PAZ
|  
27-08-2010, 16:24
Falando sobre isso, tem varios estudos interessantes correlacionando religiosidade de um pais com sua taxa de prosperidade, paz e etc.
---------------
O chamado "Ranking da Paz 2009", um estudo estatístico realizado pela ONG Vision of Humanity, demonstra que os países com menos influência religiosa tendem a ser mais pacíficos. Por isso, Nova Zelândia, Dinamarca e Noruega, países em que o conflito religioso na sociedade é praticamente inexistente, lideram o ranking. Na outra ponta da tabela aparecem Iraq, Afeganistão e Israel.
No estudo foram avaliados 23 critérios, incluindo guerras estrangeiras, respeito aos direitos humanos, conflitos internos, número anual de homicídios, comércio de armas, número de presidiários e níveis de democracia.
O "Ranking da Paz" ratifica a opinião de alguns sociólogos que apontam as religiões como parâmetros para os índices de violência. Apesar da maioria das religiões basear sua filosofia no amor e na paz, enormes atrocidades marcaram a história e estão ligadas ao sentimento religioso.
Dentre os 144 países que constam no ranking, o Brasil aparece na 85ª posição. Historicamente, o país não está envolvido em guerras, mas a violência interna é suficiente para colocar o Brasil numa posição intermediária.
Segundo levantamento recente, 95% dos jovens brasileiros (entre 18 e 29 anos) explicitam suas ligações religiosas. De acordo com a pesquisa do instituto alemão Bertelsmann Stifung, o jovem brasileiro é o terceiro mais religioso do mundo, atrás apenas dos nigerianos e dos guatemaltecos.
Veja abaixo quais os países mais (e menos) pacíficos segundo "Ranking da Paz 2009":
1º Nova Zelândia - 1.202 pontos
2º Dinamarca - 1.217
2º Noruega - 1.217
4º Islândia - 1.225
5º Áustria - 1.252
6º Suécia - 1.269
7º Japão - 1.272
8º Canadá - 1.311
9º Finlândia - 1.322
9º Eslovênia - 1.322
66º Argentina - 1.851
83º Estados Unidos - 2.015
85º Brasil - 2.022
134º Geórgia - 2.736
134º Zimbabwe - 2.736
136º Russia - 2.750
137º Paquistão - 2.859
138º Chade - 2.880
139º Congo - 2.888
140º Sudão - 2.922
141º Israel - 3.035
142º Somália 3.257
143 Afeganistão - 3.285
144º Iraque - 3.341
| | O seguinte usuário disse valeu para Flict por esse post: | | 
27-08-2010, 16:32
[quote=Janzito;230668]Amigo
Não havia te citado, mas como você me passou um recibinho, vamos lá:
Existir inumeros trabalhos sobre espiritismo não quer dizer absolutamente nada. Fazer um trabalho não está atrelado a se praticar ciência. Além disso, trabalho é coisa de outra religião (que emporcalha a ruas, trilhas e cachoeiras da cidade). - Não quer dizer absolutamente nada pra você, mas para milhares de pessoas no mundo, que sim!
Você não deve ter lido meu primeiro post quando fala que não conhecemos (acho que o recado é pra mim e pro Flict) essa religião que você defende, mas vou repetir. Tenho família espirita. Durante toda a infancia e adolescencia acompanhei minha mãe (médium) em inumeros centros da cidade.
Se tem alguma religião que me sinto a vontade para falar é do espiritismo. E volto a falar, nao tem nada de diferente das outras.
Quanto aos phds que seguem o espiritismo, isso é uma coisa. Comprovar cientificamente fenomenos religiosos é outra totalmente diferente. Existem inumros cientistas religiosos. Não confunda as coisas. - Eles não são somente religiosos, estudam o espiritismo como uma forma de ciência, além dos inúmeros campos da medicina, biologia, física e química que vem se confrontando com o mundo espiritual, que formam teses, fazem estudos. Porém volto a afirmar, em nenhum momento falei que existe prova cabal cientifica do espiritismo
Talvéz falte a você noção do que é ciência.
Normal, visto que para enteder sobre isso existe uma demanda de estudo, predisposição, tempo e talento. Não é algo para todos. - Não me falta essa noção, mas tenho de sobra humildade, o que você pelo visto não tem!
Mainstream da ciência?!
Nossa.... Realmente de ciência você não saca nada. - Pior que saco, Mainstream da ciência sim, ou você nega que exista um grupo de cientista que se acha o dono da verdade? E ainda, como ou disse e volto a repitir, a teorias cientificas que volta e meia são postas a prova, sendo preciso a mesma Fé de quem acredita em um Deus, para se levar a sério!
Como você disse, a discussão travou, até porque para seguir com esta eu teria que perder o tempo de uma vida te explicando o que é ciência. - Não precisa cientista, boa sorte nos seus estudos, espero que ao longo do tempo eles te façam mais reflexivos as suas discrenças e verdades. Só acho que você deve rever seus parametros, uma simples monografia é um trabalho de investigação cientifica, e poderia listar milhoes de trabalhos e teses sobre o assunto aqui, que não foram feitos sem um arduo estudo e trabalho!
Sem resentimentos amigo, apenas vejo religião como algo nocivo à nossa sociedade. Entre elas o espiritismo. - Espiritismo não é religião, repito que você não sabe o que ta falando!
Mas fique a vontade para praticar sua religião. Cada um escolhe o que é melhor para si mesmo. Jamais me meteria nessa decisão que é só sua.
- Claro fico sim, e você também ffique a vontade para por em prática seu ateísmo, também não me meteria na sua escolha!
So lembre que as religiões e o espiritismo não explicam o inexplicavél, elas explicam o que a ciência já mostrou que não existe há tempos. - A ciência explica? Não cara, a ciência nesse ponto, desenvolve estudos, que são rebatidos pelo próprio meio cientifico, então, ela não explica muita coisa ainda. Me dá um exemplo de tese cientifica amplamente aprovada que explique os fenomenos espirituais?
Mundo feito em 7 dias, céu, inferno, reencarnação, mulher vinda da costela do homem, dízimo, milagres..... Afff..... - É cara, mas uma vez você mostra sua ignorancia quanto ao asunto, visto que o espiritismo não bate em nada que você citou, tirando a reencarnação, que é totalmente plauzível e explicável.
Como estamos falando de ciência e religião, fica abaixo o link de uma pesquisa científica feita na London School of Economics and Political Science que mostra que altos índices e QI (coeficiente de iteligência) está altamente relacionado ao ateísmo. - Isso é totalmente discutível, primeiro que é uma pesquisa, sendo assim não prova nada, só estabelece alguns parâmetros, o mesmo pesquisador que a fez, também fez uma pesquisa que estabelece que os homens são mais inteligentes que as mulheres, ah? Citando o fato mensionado: "Os autores argumentam que há algumas exceções para a conclusão de que QI alto equivale a altas taxas de ateísmo. Eles citam, por exemplo, os casos de Cuba (QI de 85 e cerca de 40% de descrentes) e Vietnã (QI de 94 e taxa de ateísmo de 81%), onde há uma porcentagem de pessoas que não acreditam em Deus maior do que a de países com QI médio semelhante. Uma possível explicação estaria, segundo os autores, no fato de que "esses países são comunistas nos quais houve uma forte propaganda ateísta contra a crença religiosa". Outra exceção seriam os Estados Unidos, onde a média de QI é considerada alta (98), mas apenas 10,5% dizem não acreditar em Deus, uma taxa bem mais baixa do que a registrada no noroeste e na região central da Europa - onde há altos índices médios de QI e de ateísmo. Lynn diz que uma explicação para o quadro verificado nos Estados Unidos pode estar no fato de que "há um grande influxo de imigrantes de países católicos, como México, o que ajuda a manter índices altos de religiosidade". Mas ele reconhece que mesmo grupos que emigraram para os Estados Unidos há muito tempo tendem a ter crenças religiosas fortes e diz que, simplesmente, não consegue explicar a realidade americana." Simplesmente não consegue explicar, é, nem tudo a ciencia explica meu caro!
Pense nisso.... - Pense nisso! Why Liberals and Atheists Are More Intelligent ? Social Psychology Quarterly
Eu acho bem óbvia essa relação Dan, tendo em vista que nesses países citados a religião só é um canal para formentar um conflito secular, é só um pretexto!
E ainda sim, as religiões pregam a paz e o amor, como o próprio estudo diz, e a culpa pelos conflitos é delas? Não, é do homem, que gera conflitos e se tiver algum pretexto que facilite, melhor ainda, mas nenhuma religião nos seus princípios básicos prega ou formenta isso!
|  
27-08-2010, 16:48
Postado Originalmente por sansao Eu acho bem óbvia essa relação Dan, tendo em vista que nesses países citados a religião só é um canal para formentar um conflito secular, é só um pretexto! | Tostines vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais? Citação:
Postado Originalmente por sansao E ainda sim, as religiões pregam a paz e o amor, como o próprio estudo diz, e a culpa pelos conflitos é delas? Não, é do homem, que gera conflitos e se tiver algum pretexto que facilite, melhor ainda, mas nenhuma religião nos seus princípios básicos prega ou formenta isso! | A "culpa" nunca podera ser das religiões, afinal, religião é um conceito abstrato. Não pode "ter" nada, muito menos culpa.
A culpa é da forma com que os homens encaram a religião, como algo intocavel. "Ah, é da religião deles, então pode fazer a atrocidade que for".
Ela é IMO um conceito extremamente maléfico para a sociedade mundial.
E não confundir Fé nem espiritualidade com religião, por favor. Citação:
Postado Originalmente por sansao Espiritismo não é religião, repito que você não sabe o que ta falando! | Porque você diz isso?
"A Religião pode ser definida como um conjunto de crenças relacionadas com aquilo que parte da humanidade considera como sobrenatural, divino, sagrado e transcendental, bem como o conjunto de rituais e códigos morais que derivam dessas crenças." Religião - Wikipédia, a enciclopédia livre |  
26-09-2010, 17:32
|  | Enfim ô.Ô | | Registrado em: Jan 2005 Localização: Rio
Valeu: 53
Recebeu 367 valeus em 115 Posts
Postado Originalmente por Flict Porque você diz isso?
"A Religião pode ser definida como um conjunto de crenças relacionadas com aquilo que parte da humanidade considera como sobrenatural, divino, sagrado e transcendental, bem como o conjunto de rituais e códigos morais que derivam dessas crenças." Religião - Wikipédia, a enciclopédia livre | Acho que o Sansão quis dizer que quem é espírita segue a fé espírita, não uma religião. Não é um caderninho de 10 regras como o catolicismo. Não menosprezando o mesmo.
Se você vivencia o "divino" de alguma forma, tende a acreditar nele. Neste caso específico, você tem fé nele, não num conjunto de crenças pré-estabelecidas, nem nos rituais e códigos morais derivantes. Até porque o espiritismo não se manifesta da mesma forma para todos, não há como gerar uma codificação do mesmo.
Perdoe-me Sansão se fugi do que pretendia dizer. Mas a concepção geral que conheço é esta.
E é isso... Vlw ae!
__________________ :bleh: :drool:JUST BE YOURSELF:drool: :bleh: | | Os seguintes 2 usuários disseram valeu para Tchop por este post: | | 
27-09-2010, 19:57
Postado Originalmente por Flict Tostines vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais?
A "culpa" nunca podera ser das religiões, afinal, religião é um conceito abstrato. Não pode "ter" nada, muito menos culpa.
A culpa é da forma com que os homens encaram a religião, como algo intocavel. "Ah, é da religião deles, então pode fazer a atrocidade que for".
Ela é IMO um conceito extremamente maléfico para a sociedade mundial.
E não confundir Fé nem espiritualidade com religião, por favor.
Porque você diz isso?
"A Religião pode ser definida como um conjunto de crenças relacionadas com aquilo que parte da humanidade considera como sobrenatural, divino, sagrado e transcendental, bem como o conjunto de rituais e códigos morais que derivam dessas crenças." Religião - Wikipédia, a enciclopédia livre | Antes de discorrer sobre o espiritismo e a religião, devemos nos perguntar o que é religião. Segundo o dicionário Aurélio, religião é: 1. Crença na existência de uma força ou forças sobrenaturais, considerada(s) como criadora(s) do Universo, e que como tal deve(m) ser adoradas(s) e obedecida(s). 2. A manifestação de tal crença por meio de doutrina e ritual próprios, que envolvem em geral, preceitos éticos. Como se vê, na definição clássica de religião transparece uma dualidade que envolve uma crença num ser superior, e um aspecto de culto institucionalizado. Para Allan Kardec o que é a Doutrina Espírita? No livro O Que é o Espiritismo (2003/1864, p. 12), no seu preâmbulo afirma: “O Espiritismo é ao mesmo tempo uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática, ele consiste nas relações que se podem estabelecer com os Espíritos; como filosofia, ele compreende todas as conseqüências morais que decorrem dessas relações”. Também afirma: “O Espiritismo sendo independente de toda forma de culto, não prescreve nenhum deles, e não se ocupa de dogmas particulares, não é uma religião especial, porque não tem nem seus sacerdotes e nem seus templos” (id. Ibid, p.190). Explica ainda: “Eis porque sem ser, em si mesmo, uma religião, ele (o Espiritismo) leva essencialmente às idéias religiosas, as desenvolve naqueles que não as têm e as fortifica naqueles em que elas são hesitantes” (id. Ibid, p.107). Conclui-se destas passagens que para Allan Kardec, o Espiritismo é uma doutrina científica e filosófica de conseqüências morais, e deixa o título de religião para os cultos dogmáticos, com hierarquia sacerdotal e templos instalados para a adoração. “Kardec afirmava ser o espiritismo uma doutrina racional, pautada em fatos objetivos, sistematicamente compilados, os quais revelavam o caráter natural de determinados fenômenos até então considerados mágicos”, observa. O coordenador da pós-graduação em filosofia da Universidade de Brasília (UnB), Agnaldo Portugal, lembra que, segundo Kardec, a doutrina espírita se baseia no tripé ciência, filosofia e moral. No Brasil, o espiritismo ganhou cunho religioso, poís se misturou a religiões africanas e em crendices católica, mas o caso que não é essa a mensagem, na verdade, a religião, a fé, é uma coisa intima, que alguns espíritas desenvolvem em paralelo aos seus estudos e pesquisas. Dan, não tem nada haver isso, tostines vende mais ou blá blá blá. Guerra santa e coisas do tipo, só mascaram através da religião a ignorancia do ser humano! "Ah, é da religião deles, então pode fazer a atrocidade que for". Isso é uma fala humana, nenhuma religião diz isso, seja ela a mais controversa. "E não confundir Fé nem espiritualidade com religião, por favor. " Pode deixar que eu não confundo, apesar de estar aqui defendendo a ótica espirita, eu a defendo porque ela é altamente agregadora e está sempre disposta a escutar e rever seus parâmentros! | | Os seguintes 2 usuários disseram valeu para sansao por este post: | | |
Usuários Ativos Atualmente Vendo Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes) | | | | Ferramentas do Tópico | Pesquisar no Tópico | | | | | Modos de Exibição | Modo Linear |
Regras para Posts
| Você não pode postar novos tópicos Você não pode postar respostas Você não pode postar anexos Você não pode editar seus posts Código HTML Não | | | plurall.com - plurall@plurall.org - 2004-2009 |