Putz... tu sempre com os tópicos interessantes! Vamos lá, primeiro um pouco de teoria e dps a minha opinião.
Um dos
pré-socráticos (o Heráclito, se não me engano) criou um conceito chamado apeiron. O apeiron é o tornar-se (exemplo, vc é agora, vc morre, vira foi, então vc tornou-se sem se alterar na matéria).
Este conceito foi criado, para entre outros fins, explicar o equilíbrio das coisas. Tente imaginar a história do universo como um ponto. Pq não uma linha? dentro dela o observador encherga a história linear, fora dela se encherga a história do universo e PONTO. Para esse observador de fora (isso é uma suposição ilustrativa, tá galera), dentro deste ponto existem carniceiros da pior espécies e santos da melhor casta... existem destruições de sistemas inteiros e criação de vida... mas não importa a discrepância entre os que se contrariam, nada é absoluto, e nunca será, e por quê? Porque dentro desta linha, tudo se finda no ponto externo, q esse sim é absoluto... tudo dentro é complementar para que o elemento história do universo se torne coeso.
Não sei se deu pra entender oq eu quis afirmar, mas basicamente ( e aí vai a minha opinião), é q não existe treva fundamental e nem luz fundamental, e sim alterações destes estados dentro do ambiente. Um ser humano pode viver na luz ou nas trevas, mas ele só o fez por opção, porque em sua vida ele teve essa chance de flertar com o oposto. E é bem capaz q em certo momento tenha até se arrependido, porque somos humanos, mas não o fez. Alguns podem ter feito... outros só um pouquinho... mas enfim, não existe absoluto!
E eu tenho uma ressalva neste argumento: Não sei se seria o fundo da sua questão (q é uma questão q tá sempre na minha mente), q é se existe um jeito de ser um equilíbrio dentro do seu ser, tipo o doidão estudioso, o clubber responsável e afins. Então a minha ressalva, q eu descobri dps de dar MUITO, mas MUITO murro em ponta de faca, é q a decisão do equilíbrio não pode ser forçada. No fim não é vc q escolhe, pq o qto mais vc tentar, mais difícil vai ficar de equilibrar os lados, pq se vc tiver sucesso, vai ficar ganancioso. Então deixa ser, e corre atrás do seu, pensando sempre q tem alguém do lado q prescisa de vc e que o mundo feliz é mais bonito. Esse é o caminho real da justiça.
Bem, é isso.
PAZ e abraxxx