plurall

Voltar   plurall > Cultura Trance > Espiritualidade

Espiritualidade Se você se interessa por Hinduísmo, Calendário Maia, Xamanismo, etc... Fale disso pra gente!

Resposta

LinkBack Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico Modos de Exibição Translate
  #1 (permalink)  
Antigo 10-06-2010, 20:10
Controle Visual

Valeu: 1,560
Recebeu 2,012 valeus em 674 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Orion .. Enviar mensagem via Skype para Orion ..
Padrão O Bem dentro do Mal

Na minha visão de mundo não existe o mal e o bem como formas definidas universais e cada macaco possui em si ambas as tendências que de forma alguma se dissociam, quiça se complementam. O Ser experimenta sempre um modelo hibrído de ambas tendências, podendo ao tomar conhecimento de ambas trabalhar para o desenvolvimento maior de um aspecto de alguma. Além do que o conceito de mal e bem é flexível de acordo com a ética da sociedade onde ocorre o evento, que nem sempre (quase nunca) está de acordo com a cosmoética.

A idéia que me surgiu em forma de dúvida e que repasso para vocês é a seguinte:

É possível q entre aqueles q caminham pela sombra, e em meio as suas práticas, o bem possa ser manifestado?

Na minha opinião, sim, porque não vejo a existência do mal absoluto, msm naquele que é capaz de manifestar completamente o mal, este mal não é manifesto por todo o tempo, podendo naturalmente surgir manifestações de amor durante todo o resto do tempo, onde a sombra não está em voga porém manifesta em conjunto..

No campo da realidade ordinária, um exemplo do bem praticado dentro do mal seria, um assalto, um bandido baleado e o seu comparsa que não desiste de resgatar o colega ferido até que seja abatido também.

"Mas isso era apenas fantasia...
O muro era muito alto, como você pode ver.
Não importa o quanto ele tentasse, ele não poderia se libertar
E os vermes comeram seu cérebro..."

http://meadiciona.com/vjorion

Última edição por Orion ..; 10-06-2010 às 20:16.
Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiTweet this Post!
Responder com Citação
O seguinte usuário disse valeu para Orion .. por esse post:
  #2 (permalink)  
Antigo 10-06-2010, 23:14
Member

Valeu: 107
Recebeu 84 valeus em 31 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Dricalmeida
Padrão Re: O Bem dentro do Mal

Eu acredito no bem da seguinte forma, desde que não esteja fazendo mal a ninguém. e respeito os belos principios de ética.
Tudo depende do sujeito e objeto. rsrs

OH MANY PEME HUM -
Om Tare Tuttare Ture Soha!
A paciência, compaixão, amor, dedicação, antiapego e antiraiva, são pequenos atributos para tentar chegar a Iluminação. PAz interna, paz externar, paz no mundo agora e sempre!!!
Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiTweet this Post!
Responder com Citação
  #3 (permalink)  
Antigo 11-06-2010, 10:45
Ohm, on and on...

Valeu: 186
Recebeu 206 valeus em 78 Posts
Padrão Re: O Bem dentro do Mal

Putz... tu sempre com os tópicos interessantes! Vamos lá, primeiro um pouco de teoria e dps a minha opinião.

Um dos pré-socráticos (o Heráclito, se não me engano) criou um conceito chamado apeiron. O apeiron é o tornar-se (exemplo, vc é agora, vc morre, vira foi, então vc tornou-se sem se alterar na matéria).

Este conceito foi criado, para entre outros fins, explicar o equilíbrio das coisas. Tente imaginar a história do universo como um ponto. Pq não uma linha? dentro dela o observador encherga a história linear, fora dela se encherga a história do universo e PONTO. Para esse observador de fora (isso é uma suposição ilustrativa, tá galera), dentro deste ponto existem carniceiros da pior espécies e santos da melhor casta... existem destruições de sistemas inteiros e criação de vida... mas não importa a discrepância entre os que se contrariam, nada é absoluto, e nunca será, e por quê? Porque dentro desta linha, tudo se finda no ponto externo, q esse sim é absoluto... tudo dentro é complementar para que o elemento história do universo se torne coeso.

Não sei se deu pra entender oq eu quis afirmar, mas basicamente ( e aí vai a minha opinião), é q não existe treva fundamental e nem luz fundamental, e sim alterações destes estados dentro do ambiente. Um ser humano pode viver na luz ou nas trevas, mas ele só o fez por opção, porque em sua vida ele teve essa chance de flertar com o oposto. E é bem capaz q em certo momento tenha até se arrependido, porque somos humanos, mas não o fez. Alguns podem ter feito... outros só um pouquinho... mas enfim, não existe absoluto!

E eu tenho uma ressalva neste argumento: Não sei se seria o fundo da sua questão (q é uma questão q tá sempre na minha mente), q é se existe um jeito de ser um equilíbrio dentro do seu ser, tipo o doidão estudioso, o clubber responsável e afins. Então a minha ressalva, q eu descobri dps de dar MUITO, mas MUITO murro em ponta de faca, é q a decisão do equilíbrio não pode ser forçada. No fim não é vc q escolhe, pq o qto mais vc tentar, mais difícil vai ficar de equilibrar os lados, pq se vc tiver sucesso, vai ficar ganancioso. Então deixa ser, e corre atrás do seu, pensando sempre q tem alguém do lado q prescisa de vc e que o mundo feliz é mais bonito. Esse é o caminho real da justiça.

Bem, é isso.

PAZ e abraxxx
Well, what's wrong with a little destruction?'

Última edição por tHiaGo_cAtalDi; 11-06-2010 às 10:49.
Responder com Citação
Os seguintes 2 usuários disseram valeu para tHiaGo_cAtalDi por este post:
Resposta

Favoritos

Tags
bem , dentro , mal

Usuários Ativos Atualmente Vendo Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada
Modos de Exibição

Regras para Posts