plurall

Voltar   plurall > Cultura Trance > Espiritualidade

Espiritualidade Se você se interessa por Hinduísmo, Calendário Maia, Xamanismo, etc... Fale disso pra gente!

Resposta

LinkBack Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico Modos de Exibição Translate
  #1 (permalink)  
Antigo 02-05-2007, 16:28
aka diribuf

Valeu: 26
Recebeu 96 valeus em 32 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Kiirtan
Padrão Osho: Entre o Bem e o Mal

Se você clicou aqui na esperança de mais um texto legal do Osho, vai se arrepender, sorry. Trago-lhes mais uma polêmica sobre esse não menos polêmico lider espiritual que inspira tantos até hoje, no mundo todo.

Antes de mais nada, gostaria de ressaltar que apesar de tudo sempre gostei muito dele, das coisas que ele escreve. Considero o deboche dele libertador, o coloquialismo dele simplifica questões metafísicas complexas e não deixa apenas nos sacerdotes certos "conhecimentos misticos sagrados". Um dos livros que li dele (O Homem que Amava as Gaivotas) foi uma das coisas mais legais que ja li.

Sempre reconheci, desde a primeira vez que fiquei sabendo da existencia dele e li alguma coisa, que ele era uma pessoa polêmcia. Mas lideres religiosos polêmicos não são necessariamente ruins. Na verdade, acho que é premissa para um lider que traz uma nova filosofia ser polêmico. Jesus foi polêmico, Gandhi foi polêmico, Confúcio foi polêmico, Lao-tsé foi até expulso da cidade natal, polêmico até o osso. E como o Osho é muito debochado e desconstroi varias verdades inabalaveis de diversas religiões, inclusive do proprio hinduismo - falando que a meditação pregada por eles é idiota e inutil - se criou um certo desconforto quando o seu nome era mencionado em "rodas de papo espirituais". Erro meu generalizar o Osho com simplesmente mais um e ignorar o velho dito de que "onde há fumança, há fogo".

Pois bem. Vai que um dia, minha namorada comenta comigo que um amigo dela leu em algum lugar que o Osho tinha 98 Rolls-Royces. Nossa, que informação mais esdrúxula. Na hora achei ridículo, só podem inventar algo assim. Mas um dia resolvi verificar, e com uma simples busca no Google por "Osho+Rolls+royce" achei muita coisa, mais do que gostaria. O fato é que ele realmente tinha os tais Rolls-Royces e tem até uma resposta na ponta da lingua pra existencia deles. Eu sempre soube que o Osho nao era contra a riqueza material, mas isso é ridiculo, é um insulto contra a pobreza e desigualdade social no mundo todo.

Fuçando mais, descobri que os tais Rolls-Royces eram apenas a ponta do Iceberg. Não vou entrar no mérito da confirmação de tais informações. Não achei nehuma fonte 100% idônea confirmando cada coisa dita, porém, fica dificil não fazer uma conexão lógico, ainda mais vendo fotos e imagens chocantes. Li que ele era viciado em Valium, que ele foi preso e expulso dos EUA e mais varios países da Europa; foi expulso também da India, seu país natal, só conseguindo entrar lá fingindo que estava doente em um aviaõ. Além de Valium, ele era viciado em óxido-nitroso (aquela anestesia usada por dentistas), com a desculpa esfarrapada de que apenas usava para clarear a mente e se manter alerta, mas relatos dizem que ele foi ficando cada vez mais louco e no final de sua vida chegou a dizer que era fã de Hitler. Bom, melhor do que ficar falando, é mostrar. As fotos chocam, os textos mais ainda. Eis apenas alguns links:
http://www.midiasemmascara.com.br/artigo.php?sid=4362
http://home.att.net/~meditation/Osho.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Rajneesh
http://www.oshoworld.com/biography/i...8-20-rolls.txt

O pior disso tudo é gostar tanto de ler coisas de uma determinada pessoa, sempre achar que ele tinha uma visão singular da realidade, insights incriveis sobre espiritualidade e comportamento humano, pra depois descobrir que muito provavelmente ele era um safado, megalomaniaco e que não dispensava luxo nem uso de drogas.

E agora? Como fica tudo que eu absorvi dos ensinamentos dele? Devo desconsiderar? A principio acho que não. Ainda não pesquisei a fundo tudo, não sei se ele sempre foi safado, não sei se ele deixou a riqueza subir a cabeça, ou a idolatria inflar demais o seu ego. Mas agora aquela foto dele com aquelas roupas ridículas e brilhantes, relógios de milhares de dólares e dos Rolls-Royces não me saem da cabeça cada vez que escuto a palavra 'Osho'. Será que todo esse deboche, essa frieza com que ele fazia análises de outras religiões, e tudo mais que o torna um dos lideres espirituais mais "do contra" e "odiados". Será que era tudo marketing? Será que tinha por trás um viés negativo, de desejo por poder, de dominação, de doutrinação, mesmo ele que fala sempre contra doutrinas e dogmas? Sinceramente, não sei o que achar. Só sei que, depois de ver o que vi e ler o que li, Osho nunca mais vai ter o brilho que tinha quando eu o li pela primeira vez.

-----

Se alguém ai tiver fontes IDÔNEAS e/ou OFICIAIS confirmando e/ou negando qualquer das coisas que falei, ou que estão nos links, seria ótimo. Eu prefiro que estejam negando tudo, seria muito mais confortante que tudo não passasse de intriga!
Responder com Citação
  #2 (permalink)  
Antigo 02-05-2007, 17:27
Member

Valeu: 29
Recebeu 1 valeu em 1 post
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para kikoznb
Padrão

eh my brother... como ele msmo diz...
"Não se aferre a nenhuma convicção.":doh:

alohaA...(((Good Vibes)))
Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiTweet this Post!
Responder com Citação
  #3 (permalink)  
Antigo 03-05-2007, 09:19
Naty
Visitante

Padrão

Primeiro de tudo: Osho não é nenhum Deus!

Como qlq ser humano ele tem livre arbitrio e pode fazer o q quiser da vida dele, sem interferir na liberdade do outro. Então o fato de ter um monte de carros q ele quiser nao tem NADA a ver com o q ele passa através de seus livros e contestações sobre o mundo em que vivemos se isso fizer efeito de verdade na sua vida.

Nem sabemos se isso tudo eh verdade mesmo, caso for, ja parou pra pensar o momento da vida q ele fez isso, o motivo... as pessoas podem julgar o ato de alguém, mas o ato não fala por si só, tem mt mais coisa por trás... acho que a circunstância deve ser avaliada mt bem.

Não podemos ser imediatistas, devemos analizar os fatos.
Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiTweet this Post!
Responder com Citação
  #4 (permalink)  
Antigo 03-05-2007, 10:38
aka diribuf

Valeu: 26
Recebeu 96 valeus em 32 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Kiirtan
Padrão

Citação:
Postado Originalmente por Naty
Primeiro de tudo: Osho não é nenhum Deus!
Não entendi essa colocação. Eu alguma vez disse que é? Mais ainda, e se fosse? Mudaria alguma coisa nos argumentos e fatos apresentados?

Citação:
Como qlq ser humano ele tem livre arbitrio e pode fazer o q quiser da vida dele, sem interferir na liberdade do outro. Então o fato de ter um monte de carros q ele quiser nao tem NADA a ver com o q ele passa através de seus livros e contestações sobre o mundo em que vivemos se isso fizer efeito de verdade na sua vida.
Bom, você certamente deve gostar muito dele, para falar cegamente assim. Como assim não quer dizer NADA? Faça o que eu digo mas não faça o que eu faço? Que bagunça é essa? Então ele vai la nos livros e fala um monte sobre a riqueza interior, da verdadeira religião e o cacete, e na vida real é uma pessoa que preza o luxo, usa roupas extravagantes e relógios com diamantes incrustados (isso não é hipótese, tem fotos, várias). Ele não é iluminado? Não é plenamente realizado? Pra que relógio caro? Pra que Rolls-Royce? Pra que Valium? Se ele diz com tanta propriedade o que pode ser realizado através dos métodos dele, NO MINIMO ele tem que ser a prova VIVA disso, e pelo que parece, ele não era nem de perto.
Citação:
Nem sabemos se isso tudo eh verdade mesmo, caso for, ja parou pra pensar o momento da vida q ele fez isso, o motivo... as pessoas podem julgar o ato de alguém, mas o ato não fala por si só, tem mt mais coisa por trás... acho que a circunstância deve ser avaliada mt bem.
Conforme eu falei. Não tenho 100% de certeza de nenhum dos fatos, mas alguns são confirmados: ele foi SIM preso nos EUA e deportado por evasão fiscal e outros crimes. Tem foto dele na cadeia. Ele tinha SIM os tais Rolls-Royces, um dos links que coloquei é do site dele, com a resposta que ele mesmo deu para essa que é uma das polêmcias mais extravagantes a seu respeito. As outras coisas são relatos não-confirmados, mas é perfeitamente cabível que um lider espiritual que não pagava impostos, não achava errado possuir quase 100 carros de luxo em um mundo basicamente pobre e miserável (líderes TEM SIM que dar exemplo) possa ter sido expulso de outros países por práticas ilegais como surubas, outra polêmica que sempre sobrevoou seu nome, inclusive por que é dito que ele morreu de AIDS. Nada confirmado, mas só o que é confirmado já é bizarro e coloca uma pulga enorme atrás da minha pequena orelha.

Citação:
Não podemos ser imediatistas, devemos analizar os fatos.
Foi pra isso que abri esse tópico, para buscarmos explicações, confirmações, outras versões dos fatos, discutir o assunto mais amplo que compõe a tríade exemplos-ações-palavras. Sair de cara protegendo o cara não vai adiantar muito. Faça um exercicio de pesquisa, como eu fiz, antes de postar aqui. Obrigado.
Responder com Citação
  #5 (permalink)  
Antigo 03-05-2007, 11:03
Proghedelic

Valeu: 2,109
Recebeu 1,791 valeus em 444 Posts
Padrão

Alguem ja considerou a hipótese dele ser 'louco'??
E ter escrito e falado td q disse sob devaneios de achar q era uma pessoa iluminada?? É possivel, e nesse caso td mundo foi na onda dele...é possivel...
Mas pra mim esse eh mais um dakeles caso de Faça o que eu Falo, não Faça ou q eu Faço. Por mais escroto q isso seja como o Diribuf citou, eh a verdade. Ja li grandes ensinamentos dele, q se praticados de forma pura podem nos levar a uma evolução espiritual.
Não acho q td ensinamento dele deva ser negado so pelas merdas q ele fez. Pelo contrário, acho q devemos dar mais importancia ao ensinamento e não ao mestre...
Se as palavras dele ajudaram na sua qualidade e t ajudaram a ser uma pessoa melhor, pq não continuar seguindo-as??
Vo da uma exemplo bem esdrúxulo, mas q pode ser usado como analogia...
Eu curto as musicas do Michael Jackson, mesmo dps d tds as merdas q ele foi acusado de fazer. Pq eu gosto da Musica e não Dele!
Nesse caso acho q eh a mesma coisa, eu gosto dos Ensinamentos, mas nem sei, nunca vi nem nunca conheci o Mestre, pq me apegar a ele???

soundcloud.com/karmatron
soundcloud.com/djflek

"Se cada um fizesse a sua parte, ao invés de tentar mudar o mundo inteiro; que bem isto realmente seria em prol do mundo."
Responder com Citação
  #6 (permalink)  
Antigo 03-05-2007, 11:06
OM MANI PADME HUM

Valeu: 234
Recebeu 196 valeus em 79 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Hórus
Padrão

Deixarei só minha opinião, não espero que ninguem goste.

Osho tem coleção de rools royce ? novidade pra mim
mas o Mike Tyson tem de ferraris e ng fala nada ???

Kal o problema do cara que passou a vida tentando melhorar o mundo desfrutar um pouco das riquezas que esse mesmo mundo tem a oferecer.

Conheço muito pouco dele pra me denominar um FÃ, contudo todos que ao menos moveram um pelo pra tentar ser util, eu aplaudo, o que vejo em questão, não é nem só o Osho em si, mas a discriminação por ele ter tido uma coleção de rools royces, então agora quem resolve ser Bom, tem que ser mendigo ? andar de sandalia rasgada e comer restos ?

Que hipocrisia, vamos passar a julgar as pessoas pelo que elas tem ? se tem muito é pq nao sao boas ??? pkp .. me desculpa Diribuf mas voce está equivocado ao tentar retirar os créditos do cara.

http://www.namaste.com.br/medita/osho/biografia.htm

Da uma lida sobre a vida dele, e diga quem merece mais ele ou o Bill gates por exemplo.

Se ele usou a bondade dele pra ficar rico, o que temos a ver, a maioria das pessoas usa a maldade, dou parabens em dobro pra ele, que alem de ter sido bom ainda conseguiu se dar bem !!!
  #7 (permalink)  
Antigo 03-05-2007, 11:17
Proghedelic

Padrão

Marolado,
Nesse contexto q vc citou eu concordo com o Diribuf.
Imagina o Papa andando numa ferrari, no mínimo ia ser estranho...
Nada contra ele ter isso td, eu nunca falei mal do Bill Gates por ele ser bilhonário. Mas isso vai contra os ensinamento de não apegação material q o Osho e mts outros líderes espirituais pregam...
Desfrutar dos bens da vida como vc falou, eh apego material. Por isso q não eh nem um pouco facil (ou não...) se desvencilhar de tudo e se tornar uma pessoa santa...
No caso do osho, se ele dissesse q precisava de um carro para se locomover para poder pregar, pq não comprar um carro popular, e doar o resto do dinheiro conquistado por ele para pessoas necessitadas???
Cadeiras q não se adaptam as costas?? Pra mim isso eh desculpa esfarrapada...
Mas volto a dizer, não devemos negar os ensinamentos do cara por causa disso. Se postos a prova eles são validos, pq não segui-los??
Td mundo q aprendeu com ele deve ser grato a ele por isso, mesmo dps do q ele fez. Mas dizer q ele ta certo eu ostentar tanta riqueza...pra mim isso faz dele um imenso hipócrita...
E u Mike Tyson eh rico mas por enquanto nunca tentou ser nenhum santo. heheheh

soundcloud.com/karmatron
soundcloud.com/djflek

"Se cada um fizesse a sua parte, ao invés de tentar mudar o mundo inteiro; que bem isto realmente seria em prol do mundo."
Responder com Citação
  #8 (permalink)  
Antigo 03-05-2007, 11:22
OM MANI PADME HUM

Valeu: 234
Recebeu 196 valeus em 79 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Hórus
Padrão

Citação:
Postado Originalmente por FleK
Imagina o Papa andando numa ferrari, no mínimo ia ser estranho...
Nada estranho é a igreja católica ser uma das instituições mais ricas e poderosas do mundo ??? e akele monte de ouro em calices ? segundo a biblia o calice de jesus era de madeira ...
coroas em ouro ? altares em ouro ??? isso é desapego ?
  #9 (permalink)  
Antigo 03-05-2007, 11:28
Black Dog

Valeu: 2
Recebeu 11 valeus em 3 Posts
Enviar mensagem via ICQ para Bidu Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Bidu
Padrão

Calma ae galera, 100 rolls royces?? Isso não é desfrutar um pouco da riqueza né... isso é coisa de um psicopata assumido, papo de xeique de petróleo mesmo...
Conforto é uma coisa e luxo é outra...

Quem sabe daqui há um tempo o Henry Cristo (não sei se é assim q se escreve) vira pregador tb e seus principais discípulos seriam o Mike Tyson e o Bill Gates :rofl:

Agora concordo com o flek, se as pessoas conseguem tirar positividade dos ensinamentos do cara, ótimo pra quem consegue.

A puga atrás da orelha já sugou todo o sangue com a explicação da cadeira especial pra dor nas costas... pq não comprou uma kombi e instalou uma super cama ortopédica ali atrás??
  #10 (permalink)  
Antigo 03-05-2007, 11:42
Proghedelic

Padrão

Citação:
Postado Originalmente por Marolado
Nada estranho é a igreja católica ser uma das instituições mais ricas e poderosas do mundo ??? e akele monte de ouro em calices ? segundo a biblia o calice de jesus era de madeira ...
coroas em ouro ? altares em ouro ??? isso é desapego ?
Não eh atoa q hj eu não sou mais católico praticante e sigo outras doutrinas...

soundcloud.com/karmatron
soundcloud.com/djflek

Responder com Citação
Resposta

Favoritos

Tags
bem , entre , mal , osho

Usuários Ativos Atualmente Vendo Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada
Modos de Exibição

Regras para Posts