| Ecologia Projetos ecológicos, divulgação, etc... |  | | 
22-06-2006, 03:43
| | | Patriotismo sazonal - uma outra visão É chegada época de Copa do Mundo e como sempre, todos nós q sempre nos habituamos a meter o pau no nosso país, em todas as posições possíveis do kamasutra, (perdão pela expressão), nos tornamos patriotas fervorosos clamando pelos gols e balançando nossas bandeirolas. Não vou nem dizer q é hipocrisia, deixa quieto.:huh:
A própria prefeitura, apoiada por enormes e carésimos banners da coca-cola e sabe-se lá mais quantas empresas loucas por divulgação de sua marca em meio a uma época tão "quente" para o comércio, estimulam o "enfeitamento" das ruas (se é q existe essa palavra e se é q ela siginifca realmente isso nesse contexto :blink: ).
Será q sou a única q odeia barbantes com fitinhas e bandeiras penduradas, extendidas por MILHARES DE QUILÔMETROS pela cidade? As pessoas acham realmente bonito um monte de plástico pendurado no fio de luz? Troncos de árvores pintados com tinta, mts vezes contendo metais pesados q são absorvidos e podem intoxicar e até mesmo matar essas plantas e toda a fauna q vive ali junto da árvore?
Ok, é uma belezura né, a galera toda reunida na rua, churrasquinho e cerveja gelada, jogo rolando no telão, torcida torcendo.
E quando a Copa acaba?
Algum brasileiro de memória fraca se lembra de 4 anos atrás? Alguém se lembra de como ficam as ruas?
Alguém alguma vez se deu ao trabalho de retirar esses "enfeites" do alto dos postes e fios de luz e árvores?
Eu sequer me dou ao trabalho de armar árvore de Natal pq sei q não vou ter saco pra desarmar nada, quanto mais milhares de nós de barbantes em fios de luz e galhos e arames e tudo mais q possa segurar. As ruas ficam competindo entre si pra ver qual rua é a mais emporcalhada e a qual comporta mais toneladas de plástico pendurado..
Bem, podem deixar registrado aí...
Assim q a Copa acabar, ninguém se mexerá pra retirar a sujeirada e as milhares de toneladas de plástico produzido q de fato gerou mts empregos e rendeu mts milhões pro comércio, além de obviamente ter gasto mt petróleo, poluído mt a atmosfera e a água do mar e feito a alegria das crianças (uhul), vão aparecer no RJ tv 500 mil garis recolhendo toneladas de plástico jogados na sarjeta, bueiros entupidos com a 1ª chuva forte e aterros sanitários abarrotados de verde e amarelo. E viva o hexa!
Enquanto mts nem tem oq comer por aí, os vizinhos exaltados reúnem-se para fazer uma vaca enorme e gastar em plástico. Já imaginaram se todo esse dinheiro gasto com essas coisas desnecessárias tanto pelas pessoas quanto pelo governo, fosse revertido pra educação, saúde ou qq outra coisa do tipo?
Apenas compartilhando da minha revolta ao ver plásticos pendurados por todas as ruas, prédios, carros e até mesmo dentro da minha própria faculdade de Biologia... Acho q eu é q sou pouco patriota.. deve ser isso, sei lá.. |  
22-06-2006, 04:04
|  | Membro Avançando | | Registrado em: Mar 2005
Valeu: 15
Recebeu 64 valeus em 21 Posts
| |
ola! topico mto bom...
jah falei nesse assunto varias vezes com meus amigos, eu pessoalmente axo bem pequeno dentro das possibilidades de ser humano fikar em busca de uma pseudo vitoria, um suposto triunfo em cima de supostos rivais...
mas a vitoria eh necessaria, seja de onde for, o povo ker ganhar, naum se sabe de kem nem pq, soh ganhar, aih ao inves de agir para realizar melhoras efetivas para todos(humanidade), o povo fika buscando o hexa...
a sujeira gerada por esse tipo de manifestação eh apenas um reflexo do tipo de pessoas q habitam nossas cidades, inconsequentes, sujas, burras...
qual a graça de jogar papel picado pela janela pra comemorar q um cara de amarelo passou uma bola por uma linha? isso eh mais importante do q ter um ambiente limpo para se viver?
| 
22-06-2006, 08:54
|  | AGNI DJ SET | | Registrado em: Jan 2005
Valeu: 36
Recebeu 54 valeus em 8 Posts
| | Concordo com vc Julia ! A quantidade de lixo é absurda, o pior é q a coleta seletiva não existe no Rio de Janeiro, muito desse lixo poderia ser reciclado, mas ninguém ou nenhuma empresa se incomoda com isso. O dinheiro gasto com essas firulas eh surreal, aumenta as vendas do comércio, só q pensar em reutilizar e reciclar esse material tah longe da nossa cultura. Só discordo de quem fala que só somos patriotas em copa do mundo. Vou falar por mim. Eu amo futebol, amo mesmo, vou a estadios desde de criança, com meus 11 a 12anos de idade, ia no maraca duas vezes por semana, assistia a todos os jogo possiveis, mesmo o meu time não jogando. É o esporte que mais gosto, a paixão nacional. Vc acha que não fico orgulhoso quando vejo todos esses craques na minha seleção ???? Lógico só tem maluco brabo, não tem time melhor...O brasileiro eh apaixonado pelo futebol, o q q tem a gente unificar a torcida e sair gritando pela rua BRASIL tanann BRASIL tananan ??? rs... Com todos os problemas que nosso País vive, nada mais do que justo é chegar na copa do mundo, reunir os amigos e familia, beber a cervejinha gelada fazer aquele xurras maneiro eh cair na Folia... Não hoje e nem amanha, sempre vou ser brasileiro, amo minha familia e meus amigos, minhas praias e minhas montanhas meu cerrado e minha floresta.... Eh HEXAA PORRA....... abraçosss |  
22-06-2006, 09:05
|  | Member | | Registrado em: Mar 2006
Valeu: 0
Recebeu 0 valeus em 0 Posts
| |
Cara isso tudo tem o apoio do governo e de grandes empresas!
Enquanto as pessoas estao festejando, bebendo cerveja e vinho palmares na garrafinha de plastico elas esquecem dos problemas do País! Assim como fizeram com a historia do Garotinho e sua greve de fome para mudar o foco da roubalheira de milhoes que ele e sua conjuge estavam envolvidos.
Pra que dar educação pra um povo se pode dar festa e depois manupulá-los facilmente !?!?
[]s
| 
22-06-2006, 09:37
|  | Member | | Registrado em: Nov 2004
| |
Sem contar q os enfeites são brégas pra caralho ahuahuahuhauha.
Eu sou radicalmente contra o patriotismo, seja em nível de copa do mundo, ou seja em nível de Getúlio Vargas. Acho q por si só, o patriotismo é um sentimento egoísta e burro. O patriotismo ignora a realidade das coisas, move guerras imbecis, exclui ao invés de incluir.
Eu não quero o bem só para os naturais do meu país, quero o bem para tod@s, todos os gêneros, todas as nacionalidades, enfim, TODOS! Enfeitar a rua pra dizer q ama o Brasil é foda... Enquanto neguinho tá ganhando milhões e milhões pra jogar bola a maioria do povo assiste da tv, como se ganhasse algo junto.
[]'s
__________________ ... se eu fosse burro, não sofreria tanto. *** "Privatizaram sua vida, seu trabalho, sua hora de amar e seu direito de pensar.
É da empresa privada o seu passo em frente, seu pão e seu salário. E agora não contente querem privatizar o conhecimento, a sabedoria, o pensamento, que só à humanidade pertence." Bertolt Brecht |  
22-06-2006, 09:53
|  | MODERADOR | | Registrado em: Jan 2005 Localização: Rio de Janeiro
Valeu: 1,525
Recebeu 986 valeus em 351 Posts
| |
Bom, acho que temos que separa em daois focos o assunto.
1° - O lado da consciência, eu concordo com tuo o que vc disse, só não tinha pensado tão a fudno, acho meio dificil de iaminar que esses plásticos pendurados numa rua consigam juntar 1 tonelada, sei lá, ele é tão levinho... Mas não é isso que eu quero falar, o lado negativo da Copa é: O desfoque que a população fica em relação aos problemas do país, vc pode ver que PELO MENOS 15 minutos do Jornal Nacional é para a copa, as pessoas só falam de copa, às vezes eu me pergunto, "pq o jornal fica 10 minutos faldno que o brasil ganhou o jogo de hj se o MUNDO interio já sabe disso????" é meio apradoxal, concordam? E o resto do país? No que deu a confusão do MLST? Temos 7 candidatos para governador, quem são eles? ninguém fala dessas coisas, esse é o maior dos problemas, juntamente com a causa ecológica, que o Brasil nunca teve.
Porém não podmeos esquecer a paixão nacional que é futebol, eu so daqueles que só assiste futebol em época de copa, sou Vascaíno mas nem sei como o Vasco foi no último campeonato... Mas sabe, irei ilustrar isso que eu pensao numa rave, imaginem um Infected, vão 10 mil pessoas para assisti-lo, pq? pq eles o adorão, ele hipnotiza o público que tem apixão pelo psy.... É o mesmo que acontece com o pessoal do futebol, nós de raves em dai de rave ficamos animado para a rave e vamos para os eventos super felizes e tal, isso aocntece na copa, porém é num país de 180 milhões de pessoas, fora os fãs do resto do mundo, se fosse o pais interio fã de rave, toda seman teríamos mini raves na guadra do salgueiro....
é questão de PAIXÃO, e contra a paixão, NINGUÉM é capaz... já dizia Spinoza...
Namastê
|  
22-06-2006, 09:54
|  | Seja livre! | | Registrado em: Jan 2005
Valeu: 11
Recebeu 13 valeus em 8 Posts
| |
As diversões existem desde épocas remotas, Império Romano é um exemplo. Com suas batalhas sangrentas...aaaf... como era caído isso.
Hoje nós temos vários tipos de diversão. E o futebol é apenas mais uma. E como o Brasil é campeão mais vezes que todo mundo, nada mais normal do que a preferencia brasileira pender para o futebol. E festeja da forma mais inconsciente possivel. :doh:
Mas estamos falando de um país sem educação política alguma, sem senso ecológico e outras muitas deficiências.
Noções básicas de ecologia podiam ser ensinadas na escola. Os problemas devem ser resolvidos na raiz.
Mas essa luta tem que continuar sempre. Consciencia ecológica é o que há.
| 
22-06-2006, 10:00
|  | Klatu Barada Nikto | | Registrado em: Jul 2004
Recebeu 6 valeus em 3 Posts
| | Citação: |
Postado Originalmente por Gian Eu sou radicalmente contra o patriotismo, seja em nível de copa do mundo, ou seja em nível de Getúlio Vargas. Acho q por si só, o patriotismo é um sentimento egoísta e burro. O patriotismo ignora a realidade das coisas, move guerras imbecis, exclui ao invés de incluir.
Eu não quero o bem só para os naturais do meu país, quero o bem para tod@s, todos os gêneros, todas as nacionalidades, enfim, TODOS! | Interessante sua colocação Gian, e vejo da seguinte forma.
O patriotismo é um reflexo de conservadorismo, de self valorization, de vamos preservar (e muitas vezes DISSEMINAR) a nossa "cultura própria".
Hoje, o tal patriotismo tá muito mais vinculado a uma cultura (maior parte das vezes de consumo, sim) do que a uma "pátria".
Quando existem confrontos entre nações, sejam através de conflitos esportivos (confrontos pacíficos) ou guerras (confrontos armados) a tendência é que haja um real separatismo e escolha de lados, tanto por envolvidos quanto por "espectadores".
Acho que a tendência é que isso diminua de uma forma crescente.
Pode ser bom no sentido de que uma "cultura global" se faz cada vez mais presente, com a diminuição de distâncias, velocidade na informação, etc. e isso faz com que haja uma cultura "em comum" entre as nações. Ela pode ser entendida hoje, como ORIENTAL / OCIDENTAL; LAICA / RELIGIOSA; etc.
Essa cultura global, teoricamente aproximaria os povos e nações, colocando os seres humanos em prioridade à divisão de povos e nações.
Pode ser no mal sentido, se muitas culturas "nanicas" forem ameaçadas por essa cultura global, e perderem sua continuidade, seja por idioma, rituais próprios, crenças, costumes, etc. Essa cultura global "engoliria" as tradições menores, bem como idiomas em extinção.
De qualquer forma, o desenvolvimento do esporte mundial, através de disputas regionais e mundiais fortalece a competição e o tal desenvolvimento do "patriotismo".
Quanto à sujeira......bem, a gente vive numa mega país, capitalista, consumista, e que não precisa de muito motivo pra fazer festa, ou aproveitar feriado.
E, infelizmente, a produção de lixo faz parte da vida de um país, mesmo que seja gerado por costumes locais ou culturais.
Ainda tamos a muitos anos luz pra pensar que algum país iria ter uma consciencia ecológica coletiva a ponto de evitar um consumo desnecessario de recursos naturais, seja água ou petróleo.
O único que eu conheço é Israel, mas novamente, é cultural, onde a população controla FERVOROSASMENTE o consumo de água no país, onde voce pode ser advertido por um estranho num banheiro público por lavar as mãos com a torneira aberta, por exemplo.
Quanto ao plástico, se a humanidade ainda não tem alternativas ao combustível fóssil, como esperar que haja uma consciencia de auto preservação?
Uma análise que mistura um pouco de antropologia e conciencia coletiva.
Abs
Fabio
__________________ Trip2 - Travel & Fun Transporte, Logística e Produção de eventos 2003 / 2010 |  
22-06-2006, 10:28
|  | Member | | Registrado em: Nov 2004
| | Citação: |
Postado Originalmente por Fabio Pode ser bom no sentido de que uma "cultura global" se faz cada vez mais presente, com a diminuição de distâncias, velocidade na informação, etc. e isso faz com que haja uma cultura "em comum" entre as nações. Ela pode ser entendida hoje, como ORIENTAL / OCIDENTAL; LAICA / RELIGIOSA; etc. Essa cultura global, teoricamente aproximaria os povos e nações, colocando os seres humanos em prioridade à divisão de povos e nações. Pode ser no mal sentido, se muitas culturas "nanicas" forem ameaçadas por essa cultura global, e perderem sua continuidade, seja por idioma, rituais próprios, crenças, costumes, etc. Essa cultura global "engoliria" as tradições menores, bem como idiomas em extinção. | Então, apesar de contrário ao "sentimento patriótico" sou 100% a favor da preservação das culturas regionais, pq acredito q estas compreendem um vasto banco de dados para nos entendermos melhor. Enteder as nossas raízes é essencial.
Quanto ao lado ruim da "cultura global"... Bem, isso é o q mais me preocupa pq, da forma como vemos hj, o q ocorre é uma tentativa de pasteurização da cultura mundial em prol do dinheiro. É tipo vc comer um Big Mac no Brasil, e comê-lo tb na China, com exatamente o mesmo sabor.
Esse "big stick" existe até hj. Há uma corrente de pensamento no mundo "globalizado" q se interessa por destruir as culturas regionais e impor um "way of life" falsamente global. Seus gdes bastiões são as coorporações transnacionais e os meios de comunicação de massa.
Isso pra mim é muito perigoso. Até pq, esse "way of life" se restringe ao consumo, ignora a cultura. Tudo é pasteurizado pela máquina...
[]'s
__________________ ... se eu fosse burro, não sofreria tanto. *** "Privatizaram sua vida, seu trabalho, sua hora de amar e seu direito de pensar.
É da empresa privada o seu passo em frente, seu pão e seu salário. E agora não contente querem privatizar o conhecimento, a sabedoria, o pensamento, que só à humanidade pertence." Bertolt Brecht |  
22-06-2006, 15:40
| | | Citação: |
Postado Originalmente por Fabio
Quanto ao plástico, se a humanidade ainda não tem alternativas ao combustível fóssil, como esperar que haja uma consciencia de auto preservação?
Uma análise que mistura um pouco de antropologia e conciencia coletiva. | Meio contraditório isso não é?? Tipo, se não tem alternativas ao combustível fóssil, justamente teria q se esperar uma consciência de preservação, ué.
Mas o pior mesmo é q se tem váriasss alternativas ao combustível fóssil... Elas só não são exploradas.. :unsure:
bjs | |
Usuários Ativos Atualmente Vendo Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes) | | | | Ferramentas do Tópico | Pesquisar no Tópico | | | | | Modos de Exibição | Modo Linear |
Regras para Posts
| Você não pode postar novos tópicos Você não pode postar respostas Você não pode postar anexos Você não pode editar seus posts Código HTML Não | | | plurall.com - plurall@plurall.org - 2004-2009 |