Enquanto o Brasil nao acorda para esse problema, nós, pessoas instruidas e com muito informaçao a disposiçao, temos obrigaçao de dar o exemplo em nossas casas,
prédios, bairros, empresas...
Na minha casa fazemos a coleta seletiva, temos varias lixeira, para cada material e após varias conversas em reuniao de condomínio convecemos ( no plural pois minha mae é a pessoa mais conciente de sua responsabilidade que eu conheço e faz questao de mostrar esses pontos importantes por onde passa, graças a Deus ! imagina se ela nao fosse assim, acho q eu seria mto revoltada...rsrs ) e o lixo do predio de 18 andares e 4 aps por andar passou a ser separado e os condominos sao obrigados a separar para reciclar.
Outra coisa que acho fundamentarl fazermos, como já se faz em muitos paises, é cada um ao ir ao supermercado, levar a sua propria sacola evitando assim que gastar mais sacola plastica pra casa e que se produza / venda mais plastico.
Um outro ponto que sempre achei mto estrando sao as sacolas plasticas que sao compradas só para lixeira.
Porque nao usam aquelas que já se tem em casa ?
Na minha casa compramos lixeiras aonde cabem as sacolas tradicionais de supermercado que fomos juntando e usamos como saco de lixo, é uma boa opçao de uso.
Me lembro qdo estive na Suissa, alem da coleta ser obrigatoriamente seletiva, ela é identificada.
Cada saco de lixo vem com um fecho aonde tem um numero que corresponde a aquela residencia e se vc nao fizer como manda a regra, vc é multado, por nao estar respeitando as leis.
Alem disto o brasileiro tem que lembrar que a rua, só pq nao fica dentro da sua casa, nao pode jogar papel, palito, copo, nada no chao ! As pessoas por mais esclarecidas que sejam, qdo estao na rua nao lembram destas coisas.... comem chilcete e jogam o papelo no chao !
Nao tem aonde jogar, nao tem lixeira perto, poe o papel na bolsa, ou no bolso e depois joga na lixeira ! simples nao, mas uma questao de educaçao !
E a praia entao !! fico mto impressionada qdo acontece da praia ir até tarde, como nos dias de verao e a comlurb nao passar... Na manha seguinte é CHOCANTE ver a quantidade de lixo que ficou lá
As pessoas ( ainda bem que tem gente que recolhe, joga no lixo ou leva pra casa , eu sempre tenho 1 sacolinha dentro da bolsa de praia pra levar o meu lixo ) largam lá os palitos, copos e papeis que receberam. Os barraqueiros, vendedores entao, a maioria sao piores ainda , pois eles vendem e nao se dao nem ao trabalho de recolher o lixo, mas isso vai mudar, pois o choque de ordem na praia obrigará quem vende a também recolher o lixo.
Enfim, ainda acredito nos seres humanos, em que podemos mudar, aprender, rever os conceitos !!
Espero ter dado algumas ideias para que, além destas empresas que estao surgindo com um proposito tao bacana e positivo, cada um possa colaborar e fazer a sua parte.
Por um mundo melhor !
Sempre !!!