plurall

Voltar   plurall > Comunidade > Pesquisas

Pesquisas Queremos saber sua opinião.

Resposta

LinkBack Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico Modos de Exibição Translate
  #1 (permalink)  
Antigo 01-09-2006, 10:10
* Admin *

Valeu: 216
Recebeu 216 valeus em 62 Posts
Padrão Seria o preço dos grandes eventos de música eletrônica tão caro assim?

Com o BOOM das festas de música eletrônica no Rio de Janeiro, houve uma necessidade por parte das produtoras fazer com que as festas tivessem duração cada vez maior, o que faz com que tenha de haver uma demanda maior de artistas presentes para tocar nas festas.

O público está ficando mais e mais exigente a cada festa que passa. Sempre pedindo por novos nomes e novos projetos, mesmo que ainda haja uma repetição massiva de artistas, as produtoras vem tentando trazer novos DJ’s para agradar o público, o que demanda um certo custo.

Porém isso acaba por refletir em nossos bolsos, devido o aumento do preço dos ingressos que o público vem pagando.

Será que a exigência do público, em ter festas cada vez maiores e com novos artistas está sendo refletida de maneira correta nos valores pagos hoje em entradas?

O tópico tem como proposta direcionar uma discussão sobre o preço dos ingressos dos grandes eventos de música eletrônica. Sempre que surge uma nova festa, o público não pensa duas vezes antes de reclamar do preço dos mesmos.

Estou propondo este espaço para todos debaterem, de forma SAUDÁVEL e SEM DISCUSSÕES AGRESSIVAS, as relações Custo x Beneficio de se ter uma festa de grande porte, coma duração que temos hoje e com o número de artistas que hoje vem ao Brasil para tocar.

[opiniao pessoal]

Fazendo uma breve análise Custo x Benefício, devemos parar e repensar um pouco nos valores hoje propostos pelas produtoras, ou melhor dizendo: até onde pode ir o preço de um ingresso?

Hoje, uma entrada de cinema (inteira) custa R$18,00; valor este pago para assistir à um filme de 2h. Mas juntando ao cinema, vamos agregar outros gastos como pipoca, refrigerante e etc.

Ir a um restaurante hoje custa caro. É difícil você conseguir ir jantar em um restaurante e pagar um preço barato (porém isso é possível sim).

Um show de rock, por exemplo, que tem seu ingresso, digamos, a R$60,00 por 2h de show!

Ou trazendo para o “nosso lado”, um ingresso a R$40,00 por uma festa de sei lá, 18h de duração.

Talvez o preço dos ingressos estejam correspondentes as exigências impostas pelo público, quando pedimos artistas novos, mais duração nas festas e etc. Vale lembrar também que hoje, trazer um artista para cá custa caro;

A mundo da música eletronica é um mundo caro (de uma forma geral) onde os artiostas tornam-se cada vez mais exigentes com equipamentos e etc, e isso acaba se refletindo no preço que eles cobram para tocar em festas pelo mundo.

Postei esses exemplos somente para comparar a relação custo x beneficio entre outras formas de entretenimento, fora da e-music.

Não estou dizendo que os ingressos são baratos não, estou apenas fazendo uma comparação com diversas formas de entretenimento, onde TAMBÉM, pagamos MUITO CARO!!!!

:thumb:
Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiTweet this Post!
Responder com Citação
  #2 (permalink)  
Antigo 01-09-2006, 10:23
aka diribuf

Valeu: 26
Recebeu 96 valeus em 32 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Kiirtan
Padrão

Sendo curto e grosso, depois talvez eu elabore mais.

Eu não acho 50 reais tão caro para um evento que traz varios artistas no line-up, tem 18h de duração e uma boa estrutura.

O que quebra é chegar lá e pagar R$ 15 de estacionamento, R$ 4 na cerveja e R$ 3 numa pizza que é pouco maior que um cremecracker. Isso tudo somado faz com que eventos de musica eletrônica hoje em dia, seja uma das formas mais caras de entretenimento de todas, fazendo com que se gaste EM MÉDIA R$ 100 por evento. Tem que diminuir TUDO, o preço do ingresso é só o ovo da serpente.

Algumas comparações que você fez não cabem. Por exemplo, show de rock, com "apenas" 2 horas. O cachê de UM artista de peso como Pearl Jam por exemplo, paga o cachê do line-up de um festival inteiro e ainda sobra para umas 3 XXXP Ed. Especial. Não dá pra comparar uma coisa com outra. Também achei o preço do ingresso do PJ caríssimo, mas paguei e fui amarradão, o show foi foda demais e também pecou em estrutura.

A parada é um pouco por aí, tudo é caro pra caralho, mas bem que podiam ser menos mercenários - R$ 15 de estacionamento é o fim da picada.
Responder com Citação
  #3 (permalink)  
Antigo 01-09-2006, 10:46
ADMINISTRADOR

Valeu: 250
Recebeu 918 valeus em 166 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para wilmar Enviar mensagem via Skype para wilmar
Padrão

É complicado, não estou em nenhum fórum sobre rock ou MPB pra ver como se portam os clientes desse tipo de evento. Mas o que vejo é que há um parâmetro d eigualdade no que o Cris falou. Grandes shows de rock ou MPB cobram o mesmo valor aproximado de alimentação e bebidas, tal qual de estacionamento.

Fazer uma planilha de custos é complicado. Pruma rave o cara traz 10 artistas gringos e gasta 5 mil dólares com cada um, prum grande show de rock, memso com a duração menor ele traz um artista e gasta 100 mil dólares só com ele. Isso obviamente a grosso modo. O custo do artista de psy em geral é irrisório comparativamente a outros eventos. Porém, como o Cris disse, eu não acho 40 reais pruma festa grande cm estrutura e com um puta line um preço tão alto, a questão de eu ter ou não essa grana são outros quinhentos. O fato de eu ganhar pouco não significa que o evento não valha aquele preço, significa apenas que está alem do meu alcance financeiro.

O show da Norah Jones que teve no Brasil por exemplo. Pra 1500 felizardos que pagaram 200 reais numa meia entrada. Fazendo as contas de músicos e cachê nem foi caro, mas obviamente estava muito acima da minha capacidade financeira.

O que encarece bares e alimentação na minha opinião é a terceirização. É muita dor de cabeça pra org da festa fazer isso tbm, por isso terceirizam, e como as empresas terceirizadas precisam dessa renda pra sobreviver aproveitam pra fazer o maior lucro possível.

É complicado resolver o problema. Mas no fim das contas acho que a maior reclamação do publico em termos gerais seja o aumento do preço nos últimos tempos. Ou seja, o fato de que há dois anos se pagava muito menos do que agora. Porém isso tem motivos óbvios, não tínhamos lines como esse da euphoria agora por exemplo 2 anos atrás, fora que com a popularização os cachês subiram e isso encareceu mais ainda as festas.

Acho que cabe pensar que essa história de ganância dos produtores pura e simplesmente é muito simplista e limitada e que há de se avaliar as coisas em termos mais gerais pra se ter um diagnóstico melhor da situação.

Não vejo mudanças a curto prazo nessa questão não.
Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiTweet this Post!
Responder com Citação
  #4 (permalink)  
Antigo 01-09-2006, 11:33
Black Dog

Valeu: 2
Recebeu 11 valeus em 3 Posts
Enviar mensagem via ICQ para Bidu Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Bidu
Padrão

Na verdade a incoerência está no aumento abusivo das festas nos últimos 2 anos. Pagar R$ 50 de preço inicial, quando se costumava pagar R$ 25...

O fato do line up ser maior pela maior duração da festa e isso custar mais caro, tem dois lados tb, pois as pessoas ficam mais tempo na festa e consomem mais... Sei que o bar é terceirizado, mas duvido que as grandes produtoras não tenham participação do mesmo...

Concordo com o Diribuf, que o ingresso em si nem é o mais caro, os gastos acessórios é que são absurdos, 15 de estacionamento, e pelo menos uns 50 de bebidas e comida encarece o negócio demais...

Mas isso é lei de mercado, as produtoras vão continuar aumentando o seu preço enquanto ainda tiver gente disposta a pagar...

Tb não vejo mudança para isso no curto prazo, já que o público vai continuar exigindo estrutura e "grandes estrelas" no line up.

É muito difícil analisar o custo de uma festa sem conhecer a planilha de custos, mas podemos tentar traçar comparações. Diribuf, quanto vc pagou pelo ingresso do BOOM?? se eu não me engano foram uns 60 euros né?

E aí eu queria que alguém me respondesse, como é possível fazer um festival como o BOOM, com o line up totalmente bombástico, na Europa onde o custo geral das coisas é muito mais caro, a mão de obra é muito mais cara... Mas mesmo assim o ingresso custa no máximo R$ 200???

As produtoras daqui estão tendo uma margem bastante significativa...
  #5 (permalink)  
Antigo 01-09-2006, 11:48
aka diribuf

Valeu: 26
Recebeu 96 valeus em 32 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Kiirtan
Padrão

Citação:
Postado Originalmente por Bidu
É muito difícil analisar o custo de uma festa sem conhecer a planilha de custos, mas podemos tentar traçar comparações. Diribuf, quanto vc pagou pelo ingresso do BOOM?? se eu não me engano foram uns 60 euros né?

E aí eu queria que alguém me respondesse, como é possível fazer um festival como o BOOM, com o line up totalmente bombástico, na Europa onde o custo geral das coisas é muito mais caro, a mão de obra é muito mais cara... Mas mesmo assim o ingresso custa no máximo R$ 200???

As produtoras daqui estão tendo uma margem bastante significativa...
O preço é R$ 200 se você converter. E converter não é a maneira mais exata de fazer essa análise. MESMO convertendo, 200 reais é um bom preço para o MEGA festival que era. Sem converter (que creio eu, é a maneira certa) chegamos ao valor de 60. Sim, imagineim um festival custando 60 reais, por que o povo de lá ganha em euros. Você deve comparar o valor do festival ao valor da cerveja por exemplo: 60 reais pelo ingresso, 2 pela cerveja. Ingresso = 30 cervejas.

Aqui, com tudo caro pra caraleo essa comparação fica longe. Vejamos o UP. Ingresso (preço inicial) 200 pratas, vamos colocar uma cerveja cara de 4 reais, ou seja: ingresso = 50 cervejas. Digamos que eles coloquem um preço camarada de 3 reais. Ingresso = 67 cervejas.
Responder com Citação
  #6 (permalink)  
Antigo 01-09-2006, 13:23
ADMINISTRADOR

Valeu: 250
Recebeu 918 valeus em 166 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para wilmar Enviar mensagem via Skype para wilmar
Padrão

Bidu, apenas para esclarecimento, geralmente as grandes produtores não tem participção no lucro do bar não. O que eles fazem é vender a concessão do BAR, ou seja, o cara paga 50 mil (por exemplo) para montar um bar e o lucro fica pra ele. É uma grana limpa que entra pra produtora, sem riscos e trabalho envolvido. Vantagem pros dois lados.

Agora, não precisam responder a minha pergunta, mas pensem no interior de vocês: Alguém, tendo um lucro absurdo nas festas que produz, diminuiria esse lucro por questão de idealismo?

Talvez alguns fizessem isso, mas esse não é um pensamento EMPRESARIAL comum. Só vão tender a abaixar preços no momentos em que o sucesso dos eventos diminuir. E isso não parece seer algo que ocorrerá brevemente.
Responder com Citação
  #7 (permalink)  
Antigo 01-09-2006, 13:44
Banned

Valeu: 0
Recebeu 2 valeus em 2 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para drope
Padrão

E quanto ao boom esse num é o preço integral do ingresso. Esse ingresso de 65 era um ingresso especial pra pobre subdesenvolvido hehehe tinha que dar número do passaporte e o escambau...
Responder com Citação
  #8 (permalink)  
Antigo 01-09-2006, 13:48
Klatu Barada Nikto

Valeu: 0
Recebeu 6 valeus em 3 Posts
Padrão

E o custo do BOOM é BEM menor, levando-se em conta que TUDO é vindo da Europa, que é logo ali do lado de Portugal. Passagens internacionais são MIXARIA pra eles.

Artistas, fornecedores, TUDO vem de lá.

Minto, rolou uma TONELADA de polpa de açaí congelada importada do Brasil.

Responder com Citação
  #9 (permalink)  
Antigo 01-09-2006, 13:56
Membro Avançado

Valeu: 5
Recebeu 3 valeus em 2 Posts
Padrão

Bom galera, pra começar achei o topico muito interessante, porem a meu modo de ver o custo x beneficio depende só e somente da organização do evento, pois o kra cobrar R$ 50,00 numa festa em q o line esta cheio de gringo é admissivel, agora cobrar R$ 4,00 numa garrafa de agua ou uma lata de cerveja é um absurdo, eles se aproveitam de que iremos ficar lá em média 8 horas e precisaremos de bebida e alimentos para poderem ganhar, talvez se isto fosse revisto, as coisas melhorariam. Agora para um país onde um salario-minimo é R$ 350,00 gastar R$ 100,00 - 150,00 numa noite é um absurdo, mais infelizmente vivemos assim e para podermos nos divertir temos que fazer este sacrificio.
Gostaria que os organizadores das grande festas, tivessem um pouco mais de consciencia e revissem os seus conceitos.
  #10 (permalink)  
Antigo 01-09-2006, 13:59
Black Dog

Valeu: 2
Recebeu 11 valeus em 3 Posts
Enviar mensagem via ICQ para Bidu Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Bidu
Padrão

Citação:
Postado Originalmente por Fabio
E o custo do BOOM é BEM menor, levando-se em conta que TUDO é vindo da Europa, que é logo ali do lado de Portugal. Passagens internacionais são MIXARIA pra eles.

Artistas, fornecedores, TUDO vem de lá.

Minto, rolou uma TONELADA de polpa de açaí congelada importada do Brasil.

Fabio, eu concordo em parte em relação as passagens internacionais, já que essas são rateadas por todo mundo que booka os artistas que vem pro Brasil. Mas OK o custo de passagem do BOOM é bem menor...

Os fornecedores do BOOM são locais e os fornecedores das festas e festivais brasileiros tb são locais. Mas e a mão de obra das festas?? O custo da hora trabalhada certamente é muito mais caro na Europa do que é aqui...

Quanto ao que o Wilmar falou, eu tenho certeza que a única coisa que limita a margem de lucro das produtoras brasileiras é a disposição do público em pagar pelo evento... enquanto a gente pagar eles continuam aumentando...
Resposta

Favoritos

Tags
assim , caro , dos , eletrônica , eventos , grandes , música , preço , seria , tão

Usuários Ativos Atualmente Vendo Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada
Modos de Exibição

Regras para Posts