| Papo Cabeça Assuntos interessantes e não necessariamente relacionados ao trance. |  | 
25-10-2011, 05:25
| | Membro Avançado | | Registrado em: Nov 2005 Localização: Petrópolis
Valeu: 29
Recebeu 27 valeus em 19 Posts
| | Redes sociais, games e demência temporária Caros amigos esta entrevista esta na NewScientist e achei interessante compartilhar com vocês. O jornal OGLOBO faz referência a ela na edição de Terça-feira 18 de Outubro de 2011 em DIGITAL E MÍDIA. "Declarações feitas por uma eminente neurologista britânica, a baronesa Susan Greenfield, estão reacendendo uma velha polêmica no mercado de games. Disse ela na quinta feira passada que os cérebros de crianças que brincam de jogos de computador podem ser danificados por essa atividade, fazendo-as sofrer até de demência temporária. Segundo ela, não só os games, mas tambpem o hábito de ficar navegando em sites como facebook também tem o mesmo efeito nocivo. A declaração de Susan enfatizou o que disse em agosto ao ser entrevistada pelo NewScientist." Entrevista na NewScientist: Susan Greenfield: A vida online esta mudando nossos cérebros Nós precisamos falar sobre como o mundo digital esta mudando nossos cérebros, diz a neurocientista e primeira diretora do Royal Instituition do Reino Unido. Você acha que a tecnologia digital esta tendo um impacto nos nossos cérebros. Como você responde para aqueles que dizem não haver evidências para isso? Quando as pessoas dizem que não há evidências, você pode virar de volta e dizer, que tipo de evidência você poderia imaginar que houvesse? Nós vamos ter que esperar por vinte anos e ver que as pessoas estão diferentes das gerações precedentes? Às vezes você simplesmente não pode ir a um laboratório e ter a evidência durante uma noite. Eu penso que há suficientes indicações que nós devíamos falar bastante ao invés de nos estressarmos sobre o fato de não podermos provar instantaneamente em um laboratório. Então que evidência existe ? Existem várias evidências, por exemplo, o recente artigo "Anomalias micro estruturais em adolescentes com desordem de vício em internet” No Jornal PLoS One. Nós sabemos que o cérebro humano pode mudar e o meio ambiente pode mudá-lo. Há um aumento de pessoas com desordem de espectro autista. Existem as bofetadas-divertidas que aumentaram com o apelo do Twitter, Eu penso que isso mostra que a atitude das pessoas com as outras e consigo mesmas está mudando. Mais alguma? Há o recente artigo no jornal de alto impacto Neuron, no qual ela diz que existem dados que o cérebro irá mudar. Ela também analisa a evidência mostrada com a questão da violência, distração e o vício em crianças, ligadas à perversão da tecnologia. O que faz as redes sociais e jogos de computador diferentes das tecnologias precedentes e qual a temeridade que elas despertam? O fato de que as pessoas estão usando a maior parte das suas horas acordadas usando elas. Quando eu era uma criança, televisão era o centro da casa, assim como o piano Victoriano era. È muito diferente o uso de uma televisão, quando você está sentado em volta e aproveitando com outros, comparando com quando você está no seu quarto e olhando o computador até duas ou três da manhã sozinho. Então não são as tecnologias em si mesmo que estou criticando, mas como elas são usadas e o tempo estendido que as quais são usadas. Eu não digo que a tecnologia decompõe o cérebro, eu nunca faria esse julgamento de valor. A tecnologia digital foi defendida, em termos de bem estar, pelo relatório do Nominet Trust mês passado. O que você pensa sobre isso? Eu dou as boas vindas a esse relatório. É um meticuloso e compreensivo conjunto de fatos e informações. Mas inevitavelmente ele não pode alcançar conclusões muito firmes. Eu acho que ele foi usado para questões furtivas, como apenas dizer: “Bem, está tudo OK então”, mas eu penso que esta muito longe de estar tudo OK. Eu nunca encontrei um familiar ou professor que nunca pensou que não devíamos falar sobre isso. Apenas restringir o acesso das crianças a internet não ajuda o bastante. Ao contrário disso eu devo perguntar: “O que nós podemos oferecer às crianças que é mais excitante,? Nós devíamos estar planejando um meio ambiente em três dimensões para as nossas crianças ao invés de pô-las na frente de um em duas dimensões. Perfil: Susan Greenfieldé professora de farmacologia sináptica na Universidade de Oxford, e primeira diretora do Royal Instituion do Reino Unido. Ela recentemente falou no Hay philosophy festivalsobre a ameaça do embaraço cerebral do usuário de tecnologias. Fonte: http://www.newscientist.com/article/mg21128236.400-susan-greenfield-living-online-is-changing-our-brains.html
Última edição por cörner; 25-10-2011 às 05:32.
|  
25-10-2011, 22:58
|  | Proghedelic | | Registrado em: Aug 2005
Valeu: 2,124
Recebeu 1,796 valeus em 447 Posts
| | Re: Redes sociais, games e demência temporária
Fico impressionado como hoje não vejo mais crianças jogando bola e brincando na rua. Não socializam com seus vizinhos. Coisa q era extremamente corriqueira a uns 5 anos atrás +ou-.
E olha q nesse tempo a segurança até melhorou do q era antes...
Mas sinceramente. Deixando o terror de lado. Esse é um fenômenos que teremos que nos adaptar e olhar passar pelos nossos narizes como algo q está muito além do nosso controle...
05-11-2011, 15:35
| | Membro Avançado | | Registrado em: Nov 2005 Localização: Petrópolis
Valeu: 29
Recebeu 27 valeus em 19 Posts
| | Re: Redes sociais, games e demência temporária
Verdade FleK...
você vê as pessoas uma do lado da outra podendo conversar, se abraçar, interagir, mas estão enfiadas com seus gadgets...tipo: `"peraí que eu estou enviando uma mensagem pro seu Twiter"...
q isso!!!...já que está do lado porque enviar uma mensagem????
antigamente as pessoas ficavam em volta da fogueira, depois foi a televisão, como a pesquisadora falou (a fogueira moderna), o que era menos pior do que a internet, pois pelo menos as pessoas estavam juntas...
esse projeto individualista mata a emotividade e a sensibilidade das pessoas...estamos cada vez mais apáticos.
Realmente e infelizmente FleK, está fora de nosso controle, essas coisas são os espelhimos pós-modernos (fazendo alusão à troca de espelhinos por ouro entre os portugueses e os índios de Pindorama), nos dão isso como se fosse grandes coisas (a tecnologia) e nos tiram o melhor da vida.
Paz!!!
|  |
Usuários Ativos Atualmente Vendo Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes) | | | | Ferramentas do Tópico | Pesquisar no Tópico | | | | | Modos de Exibição | Modo Linear |
Regras para Posts
| Você não pode postar novos tópicos Você não pode postar respostas Você não pode postar anexos Você não pode editar seus posts Código HTML Não | | | plurall.com - plurall@plurall.org - 2004-2009 |