plurall

Voltar   plurall > Comunidade > Papo Cabeça

Papo Cabeça Assuntos interessantes e não necessariamente relacionados ao trance.

Resposta

LinkBack Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico Modos de Exibição Translate
  #1 (permalink)  
Antigo 01-12-2010, 15:06
DJ

Valeu: 618
Recebeu 947 valeus em 222 Posts
Padrão Endeusamento dos responsáveis

Corre corre, gritos, choro, fuzis, sangue, mortes, mandados, sofrimento e esperança.

Para algum carioca isso é novidade? A não ser que você seja um alienado completo esse cenário não é algo inédito.
Culturalmente, imposição geográfica de uma terra de morros, mar, florestas e praias, nós, cariocas, carregamos uma incrível capacidade de nos misturarmos. De sunga e biquíni a beira mar quem é rico e quem é pobre? Num bloco de carnaval com o sol esturricando nossos miolos no centro da cidade quem é rico e quem é pobre? De noite na Lapa bebendo uma cerveja sentado no meio fio de uma rua estreita e mal cuidada, eu te pergunto: Quem é rico e quem é pobre?
Faz parte de nossa cultura sermos diferentes, mas sermos todos um numa situação de repressão e medo que um poder, dito paralelo, nos impõe todos os dias em nosso cotidiano.
Eu nasci no Rio Comprido endereço da Casa de Portugal, um dos hospitais que mais comportam partos para a população de bairros como Tijuca, Grajaú, Rio Comprido e cercanias. Após uma breve passagem de 1 ano morando em Vila Isabel, minha família se mudou para a Tijuca e por lá fiquei por toda minha infância e adolescência.
Muita satisfação de carregar nas costas o título de “Tijucano”. Sim, orgulho de saber que me entendi como gente na Zona Norte da cidade, num bairro cercado por morros e comunidades, mas que não deixa de ser um local amado por seus moradores. Qual outro bairro da cidade que “carimba” em seus moradores uma denominação de referencia ao bairro que vive? Vocês conhecem “Ipanemenses”? “Copacabanenses”? “Grajaúenses”? Não, somente “Tijucanos”. E pra quem não conhece a área que vem desde o Alto da Boa Vista até o Viaduto Paulo de Frontain, tenho dito que nós “Tijucanos” adoramos nossa “área”. É o nosso título, que representa o que somos de onde viemos e para onde podemos ir.

Nesse cenário de formação de valores e personalidade que pude conhecer minha história de entendimento do que vivemos na cidade maravilhosa.

Mais precisamente em 1995, época que carregava meus 15 anos nas costas, que comecei a me aventurar numa realidade que sempre esteve ao meu lado. Pra quem é criado na Zona Norte existem algumas atividades que são indissociáveis. Uma delas é o Baile Funk. Falar de Funk hoje em dia é falar de sacanagem e superficialidades, entretanto há 15, 20 anos atrás não. O Funk era um movimento novo buscava aceitação das classes e falava de violência e amor em suas letras. Os “Rasteiros” os “Melodys” e os raps de comunidade davam o tom. Não havia um, desde o Borel até o Turano, passando pela praça Saens Pena, que não fosse suscetível ao ritmo.
Funk eu comecei a escutar em 1990 na saudosa Manchete FM. O Big Mix começava sua história de sucesso e DJ Malrboro era um suburbano desconhecido da grande massa. Assim fui me envolvendo até chegar ao ano de 1995, com meus 15 anos. Já freqüentava bailes no “asfalto” e crescia internamente a necessidade de conhecer o reduto do ritmo que tanto escutava e dançava. Portanto me reuni com mais dois amigos e lá seguimos para o famoso Baile do Salgueiro que acontecia toda a Sexta Feira no descampado do alto do morro. Point que além dos Bailes tinha jogos de futebol, apresentações culturais de moradores e, infelizmente, muito consumo de drogas.
Essa aventura de subir o Salgueiro até hoje me marca. Foi meu primeiro Baile em comunidade e meu primeiro contato com um universo paralelo que ficava ao lado da minha casa. Que chocante ver todos aqueles barracos, subir ladeiras de barro, ver gente fumando maconha e cheirando pó ali do meu lado sem o menor pudor e por fim ver todo o “movimento” das bocas de fumo e seus chefes. Nesse momento, quando avistei o primeiro traficante que coordenava a boca mais baixa do Salgueiro, que comecei um raciocínio que dura até hoje.
Se eu estou vendo, ao vivo e a cores, que todos os traficantes são totalmente despreparados do ponto de vista do combate, são todos muito mal nutridos, têm dificuldade de usar um rádio comunicador, mal agüentam segurar uma arma (em geral enferrujada), estão sempre machucados, e que não tem menor noção de tática de deslocamento e de fuga, como que a polícia não sobe aqui e acaba com esse salseiro marginal?

Juro que para um jovem de 15 anos em 1995 essa questão ficava sem resposta.

Depois de ver essa mesma realidade no Borel, na Formiga, no Turano, na Árvore Seca, na CDD, no Jacaré e mais numa quantidade considerável de comunidades cariocas eu tive que admitir para mim mesmo: A polícia não sobe nas comunidades e acabar com essa palhaçada porque não quer. Só me faltava saber o motivo para que o poder público não acabasse com o domínio nas comunidades exercido por um exército feito por crianças, jovens e adultos mal-nutridos, semi-analfabetos e sem o menor treinamento tático.

A resposta para essa questão não demorou muito para me achar. Nem tive que procurar muito, pois a resposta para minha questão veio a mim de maneira natural.

Já freqüentador de bailes de comunidades há mais de um ano eu tive o desgosto de avistar, já com 16 anos, o que hoje todo mundo vê em filmes. A viatura da polícia subindo a ladeira do Chapéu Mangueira, juntamente com mais duas Mercedes, para pegar o seu “arrego”. Não havia constrangimento na ação. Eles estacionaram a viatura ao lado da quadra poli esportiva da comunidade, saíram do carro, cumprimentaram algumas pessoas que saíram das Mercedes e foram direto para a boca de fumo. Lá trocaram idéias amistosas com os traficantes, beberam cerveja, pegaram uma sacola de papel pardo (com alguns milhares de reais) e partiram se despedindo dos marginais com abraços e avisos de que semana que vem voltariam a se encontrar.

Realmente não precisava de mais respostas. Tudo claro para o adolescente que buscava suas respostas para o estado enfermo social que vivíamos e ainda vivemos.

Quase 15 anos depois vemos uma espetacular ação das polícias e forças armadas da cidade e país para travar uma “guerra” contra o tráfico de drogas. Chama o BOPE, chama a Marinha, chama o Exercito, chama o Papa, chama GERAL! É a nossa hora! A hora do poder público!

Sinceramente, é pra rir ou pra chorar??

Qual é a pegadinha, qual é a piada? O confronto entre quem se entende desde sempre ou poder público reaver o que sempre esteve sob seu controle?

Longe de mim aqui querer falar mal da política das UPPs, das incursões na Cruzeiro e no Alemão. Vejo isso como um ponto de partida para resgatarmos o que nós mesmo deixamos escapar há 3 décadas. Exatamente, NÓS!!! Ou alguém aqui vai querer se eximir de responsabilidade sob o que acontece debaixo de nossos narizes.

Mas eu não tenho nada a ver com isso! Essa guerra é dos drogados e dos corruptos! Tanto que não votei em ninguém que ai está, eu sempre anulo meu voto! Solta uma bomba no Alemão e acaba com isso!

Lembrou de algum conhecido seu quando leu o parágrafo acima? Reconheceu-se na afirmação?
Problema nosso é problema nosso e não dos outros. Exercer seu papel de cidadão já é muito e nessa hora nada melhor que um grande debate social, aonde todos os setores da sociedade opinem, pensem e apontem direções conjuntas. Segmentação só atrapalharia.

O processo de reconstrução da imagem da polícia no RJ é deveras importante e já está acontecendo. Isso é um marco para uma sociedade que sempre viu nossa polícia como bandida. Entretanto não criemos uma cortina de fumaça. Já estão sendo denunciados arrombamentos, abuso de poder, roubo e estupros por parte dos policiais envolvidos na tomada da Cruzeiro e Alemão. Será que nem nesse momento, em que todas as atenções estão voltadas para as autoridades, eles vão conseguir evitar o hábito de serem bandidos??
Que o crime nas comunidades é apenas a ponta do problema, que existem políticos e empresários envolvidos no tráfico, que nossas fronteiras são uma zona, isso já sabemos. Que devemos atacar essas questões que não se vê no dia a dia do crime também já sabemos. Pacificar as comunidades e oferecer oportunidades e qualidade de vida também faz parte do processo e tudo deve ser feito de forma conjunta e organizada, entretanto não me parece ser essa a questão que deve ser amplamente debatida nesse momento.

E nossa polícia, amigo? Gostaria de saber isso. E nossa polícia? Tem jeito?

Como diria Jack, vamos por partes e não soltar discursos aproveitadores como alguns políticos e jornalistas estão soltando. Como é uma parte e depois a outra, eu diria que a gora é hora de falar da nossa polícia que está começando a ser endeusada, quando na verdade eles fazem parte do processo de destruição da cidade.
Como que eu vou falar de fronteiras, colarinho branco, políticos e tráfico internacional (crimes que precisamos da polícia para combater) se debaixo do meu nariz a polícia continua sendo bandida como eu via há 15 anos atrás nas minhas aventuras de funkeiro adolescente?

Novamente, como diria Jack, vamos por partes.....

Mais do que nunca, PAZ
Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiTweet this Post!
Responder com Citação
Os seguintes 5 usuários disseram valeu para Janzito por este post:
  #2 (permalink)  
Antigo 01-12-2010, 16:11
Proghedelic

Valeu: 2,124
Recebeu 1,796 valeus em 447 Posts
Padrão Re: Endeusamento dos responsáveis

Muito bom seu texto Jan! Mt bom mesmo, merecia ser publicado!!

Mas infelizmente são poucos hj que conseguem ver todo o teatro por trás dessa mega-operação.

Tbm não sou contra essa política das upps, comparadas ao nosso passado, garotinhos, alvaro lins, mas pra trás ainda, brizola, to achando tudo isso q ta acontecendo agora ótimo!! Bem vindo seja o senhor Zé Beltrame!

Mas no q toca a questão que vc colocou, não acho q a culpa seja dos polícias, meu amigo quero ver vc invadir morro td dia, fica na mira de fuzil com o salário q eles ganham! Nossa polícia é a mais mal paga do PAÍS!!! E a q mais se faz necessária, junto com São Paulo, Salvador, Recife e outras cidade com alto índice de criminalidade.

Isso ja virou cultural, polícial não entra no corporação sem se corromper, ou pelo menos se manter em silencio absoluto. Ou vc dança conforme a musica ou dança de outro jeito.

Pra mim a melhor solução seria fazer como o Giuliane(não sei c ta certo) fez em Nova York, mando todo mundo embora, TODO MUNDO!! Dps contratou novos polícias, mudou os eskemas ja viciados e hj em dia a cara de nova york eh outra. Sem conta com a valorização do policial, começando com o salário. Policial qd termina o expediente tem q deixar o colete e as armas no batalhão, sendo q boa parte mora em comunidade com presença do tráfico, e ai como faz??

Sobre a questão dos traficantes, e todo esse sadismo sanguinario que se viu sendo manifestado pelos nossos amigos da classe média/alta que torceram bastante pro helicóptero da polícia passar fuzilando tds akeles traficantes que fugiam pelo morro, peço pra que divulguem esse documentário! Ngm é feliz nessa vida e são poucos q conseguem sair dela!

YouTube - Dancing With The Devil - Part 1/10 - GRAPHIC IMAGES - Brazilian Gangs Doc

soundcloud.com/karmatron
soundcloud.com/djflek

"Se cada um fizesse a sua parte, ao invés de tentar mudar o mundo inteiro; que bem isto realmente seria em prol do mundo."
Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiTweet this Post!
Responder com Citação
Os seguintes 2 usuários disseram valeu para FleK por este post:
Os seguintes usuários disseram que esse post é caído para FleK:
  #3 (permalink)  
Antigo 01-12-2010, 17:24
DJ

É isso ai Flek

Não estou dizendo que a culpa é só da polícia. O que acredito é que ela deveria ser a próxima "parte" (lembra o Jack) a ser debatida e mudada.

Fica ainda aquela indagação: Pode um policial justificar um crime ou trabalho mal feito sob a alegação que ganha mal, sendo que ele sempre soube quanto ia ganhar? Antes mesmo de passar no concurso?

Quanto ao prefeito de NY Rudolph Giuliani, realmente foi isso. "Zerou" a polícia pra implantar o que eles chamam de tolerancia zero. Estive em NY antes e depois do seu mandato e senti diferença, mas acho que nossos problemas demandam soluções nossas definidas pelo debate da sociedade e vergonha na cara das autoridades.

Mas estou vendo uma luz no fim do túnel e isso é ótimo!

PAZ
Responder com Citação
O seguinte usuário disse valeu para Janzito por esse post:
  #4 (permalink)  
Antigo 02-12-2010, 12:02
DJ - 021

Valeu: 59
Recebeu 182 valeus em 82 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para pedrah

a constituição federal deveria ter sido atualizada ha muito tempo, dessa forma seria mais facil confiar em tudo que esta acontecendo. a pergunta eu faço é:
e depois das olimpiadas e copa do mundo ?
generalizar " teatro da corrupção " é uma visão de quem vive no fantastico mundo de bob

EU ACREDITO EM DIAS MELHORES

" Retrodelic Long Life "
Responder com Citação
  #5 (permalink)  
Antigo 05-12-2010, 15:34
DJ

Pior de tudo é não parar de aparecer denúncias contra a polícia.

Será que tem jeito?
Responder com Citação
  #6 (permalink)  
Antigo 17-01-2011, 09:58
Member

Valeu: 107
Recebeu 84 valeus em 31 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Dricalmeida

Citação:
Postado Originalmente por Janzito Ver Post
Pior de tudo é não parar de aparecer denúncias contra a polícia.

Será que tem jeito?

E o que se deve fazer para tentar contornar este estado de coisas? Deve-se incentivar a libertinagem, tal como faz a televisão e os cinemas? Quais os caminhos que se devem tomar para não cair em uma degradação generalizada que se estar passando hoje em dia? Os trabalhos de televisão não são de todo condenáveis, o mesmo ocorre com o cinema, os out doors, ou qualquer sistema de divulgação. A questão é como estão sendo veiculadas as suas atividades e divulgadas àqueles que ainda não despertaram para a vida. As coisas devem ser feitas de maneira e em local, onde as pessoas são conscientes para não haver distorção dos fatos, de tal modo que a moral e a ética, sejam preservadas a uma elevação da família, e não uma dizimação das raças a troco de nada, mas em busca da infelicidade dos povos.

Temos que mudar todo o sistema...
Eu acredito que apartir do momento que tentarmos em nosso cotidiano mostrar etica e cidadania tudo poderá mudar num futuro que não posso dizer se próximo ou pro nossos netos,e bisnetos... a questão é sabermos plantar um sementinha por cada lugar que passamos... a educação, compaixão, respeito e moral é a base.
Não podemos somente achar que tudo parte de fora, é sim do interior para o exterior, vamos refletir o que estamos fazendo e contribuindo para essa corrupçao desenfreada.

OH MANY PEME HUM -
Om Tare Tuttare Ture Soha!
A paciência, compaixão, amor, dedicação, antiapego e antiraiva, são pequenos atributos para tentar chegar a Iluminação. PAz interna, paz externar, paz no mundo agora e sempre!!!
Responder com Citação
O seguinte usuário disse valeu para Dricalmeida por esse post:
Resposta

Favoritos

Tags
dos , endeusamento , responsáveis

Usuários Ativos Atualmente Vendo Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada
Modos de Exibição

Regras para Posts