| Papo Cabeça Assuntos interessantes e não necessariamente relacionados ao trance. |  | 
18-11-2009, 12:57
|  | poesia ou morte! | | Registrado em: Mar 2005 Localização: Celtx
Valeu: 2,365
Recebeu 3,607 valeus em 931 Posts
| | Desconstruindo scripts, crenças, mapas e modelos de mundo Você realmente pensa no que acha que pensa? Como você vê e reage ao mundo a sua volta? Até onde sua mente foi programada pra ser dessa forma? Onde esta o seu verdadeiro EU no meio disso tudo? A maioria das pessoas não parou pra pensar nem pra experimentar a fundo o quanto somos mecânicos e pré programados. O texto abaixo vai te ajudar a dar os primeiros passos pra criar um curto circuito em sua mente, desinstalando o que não presta e filtrando o que ainda pode ser utilizado, ou reciclado.
Algumas perguntas que podem lhe ajudar a traçar um perfil de como você vê o mundo antes de providenciar a faxina: - É o Universo um lugar amistoso? Por quê? - Você vive num Universo de escassez ou abundância? - Eu sou uma causa ou um efeito? Você faz as coisas acontecerem ou é afetado pelas coisas, na sua maioria? - Você vai se motivar internamente ou externamente? Você vai descobrir por si mesmo o que deveria estar fazendo ou vai esperar que outras pessoas escolham por você? - Você vai encarar a vida de uma perspective otimista ou pessimista? - Você vai ficar estagnado ou vai preferir evoluir conscientemente? - Qual será a sua estratégia na vida: gratificação instantânea ou sucesso a longo prazo? - Segurança ou risco? Helen Keller disse: “A vida ou é uma aventura desafiante, ou nada”. Você estará fechado ou aberto a mudanças? - Zona de conforto ou certeza? Você vai permanecer na sua zona de conforto ou irá buscar a incerteza? - Você rejeitará partes de si mesmo e criará distância delas ou você irá integrá-las no seu self de forma positiva? - Mediocridade ou excelência? Você vai ser mediano, alguém regular ou vai ser excelente, o melhor? - Você vai se prender a polaridades, a dicotomias ou vai desfrutar o paradoxo? Fracassar ou aprender? Fundamental. A forma de eliminar o fracasso é aprender dele. Se você encarar todas as experiências como estímulos que te auxiliam a crescer, não existirá mais o fracasso pra você. - Uma pergunta importante: você conhece o modelo de consciência de 8 níveis do Timothy Leary? Imagino que não. Dê uma olhada aqui. Ele dá a estrutura básica para os scripts de vida que vem a seguir. Assimile uma noção geral do sistema. Isso será suficiente. E finalmente, aqui estão os 8 scripts básicos retirados do livro do (por favor, leia todos os livros que puder dele, mas critique tudo o que ele fala. Ah, quase vou esquecendo: adote o como princípio epistemológico. Se você for religioso, dogmático e precisar de alguém que faça colapsar o seu sistema de crenças primeiro, consulte o filósofo mais próximo) I – Scripts de Bio-sobrevivência Vencedor: “Eu viverei pra sempre ou morrerei tentando.”
Perdedor: “Eu não sei como me defender.” II – Scripts Emocionais-Territoriais Vencedor: “Eu sou livre; você é livre; nós podemos ter nossas viagens separadas ou nós podemos ter a mesma viagem.”
Perdedor: “Todos me intimidam.” III – Scripts Semânticos Vencedor: “Eu estou aprendendo mais sobre tudo, incluindo como aprender mais.”
Perdedor: “Eu não posso resolver meus problemas.” IV – Scripts Sócio-Sexuais Vencedor: “Ame e faça o que quiser.” (Anon. of Ibid)
Perdedor: “Tudo que eu gosto é ilegal, imoral ou engorda.” V – Scripts Neuro-somáticos Vencedor: “Como eu me sinto depende do meu “know-how” neurológico.”
Perdedor: “Eu não posso mudar como me sinto.” VI – Scripts Metaprogramadores Vencedor: “Eu faço minhas próprias coincidências, sincronicidades, sorte e DESTINO.”
Perdedor: “Por que tenho tão pouca sorte?” VII – Scripts Neurogenéticos Vencedor: “A evolução futura depende das minhas decisões agora.”
Perdedor: “A evolução é cega e impessoal.” VIII – Scripts Neuroatômicos Vencedor: “Na província da mente, o que se acredita ser verdade é verdadeiro ou se torna verdadeiro dentro certos limites a serem aprendidos pela experiência e por experimentos.” (Dr. John Lilly)
Perdedor:”Eu não sou um vidente(paranormal) e duvido que alguém seja.”  Agora que você leu, reflita sobre tudo o que está escrito aqui, talvez ache que realmente entendeu do que eu estou falando. Mas provavelmente você ainda nem está no começo. Se você REALMENTE quiser saber como um modelo de mundo, mapa, sistema de crenças ou conjunto de scripts está profundamente enraizado na sua mente inconsciente, faça o seguinte experimento: se você for de esquerda, leia por um mês as colunas do filósofo Olavo de Carvalho, ou qualquer outro articulista do site Mídia sem máscara. Se for de direita, leia artigos do Emir Sader ou qualquer articulista do Caros Amigos. Fique atento a respostas emocionais e outros clichês comportamentais que aparecerão bem rápido. Se você for religioso, leia artigos do Richard Dawkins e Bertrand Russell . Se for ateu, leia um livro de um conservador religioso ou visite este site. Repita o procedimento de registro. Se você REALMENTE fizer esses exercícios, você começou a entender. Parabéns. Texto original de Psyhi por Daniel Rezi |  
18-11-2009, 17:48
|  | Proghedelic | | Registrado em: Aug 2005
Valeu: 2,124
Recebeu 1,796 valeus em 447 Posts
| | Re: Desconstruindo scripts, crenças, mapas e modelos de mundo
Não entendi o objetivo disso...
Ta, quebremos nossos paradigmas, vamos descontruir nossas crenças...Mas e ai? O q tiramos dessa experiencia??
Td ser-vivo eh manipulado pelo meio ao seu redor, desde o nível celular até o nível de organismo complexo. O ser-humano vai mais além, no nível psicológico e social. Mas nossas crenças nos ajudam a manter nossos objetivos, sem elas somos como um navio a deriva. O que ganhamos desconstruindo nossas crenças sem qlqr propósito ultimo??
18-11-2009, 17:55
|  | Linaaaa | | Registrado em: Jun 2004 Localização: niteroi
Valeu: 236
Recebeu 353 valeus em 109 Posts
Ter liberdade só vivendo fora de uma sociedade
__________________ " Não faça do hábito um estilo de vida ...Veja o mundo de outras perspectivas. " | 
18-11-2009, 19:27
| | Re: Desconstruindo scripts, crenças, mapas e modelos de mundo Não é pra destruir suas crenças ou algo interno por definitivo. Mas pra você conseguir vê as coisas de uma forma diferente, sem ser somente dentro dos seus “moldes”, fora do seu quadrado. Um religioso só le algo que esteja de acordo com essa religião, um esquerdista, textos com esses princípios e assim vai...
É um exercício de psicologia pra entender como funciona nossa mente e o sistema de crenças, mapas, scrips, modelos ... só serve pra reflexão! | 
18-11-2009, 20:08
|  | Proghedelic | | Registrado em: Aug 2005
Valeu: 2,124
Recebeu 1,796 valeus em 447 Posts
Nd melhor q um quadrado para sair do seu quadrado...=p
18-11-2009, 20:14
| | Re: Desconstruindo scripts, crenças, mapas e modelos de mundo Citação:
Postado Originalmente por FleK Nd melhor q um quadrado para sair do seu quadrado...=p | Não resistiu ao trocadilho né? Huahauhaa | | O seguinte usuário disse valeu para Roosevelt Soares por esse post: | | 
19-11-2009, 00:54
|  | Linaaaa | | Registrado em: Jun 2004 Localização: niteroi
Valeu: 236
Recebeu 353 valeus em 109 Posts
marcos sempre bobinho ne =p ... com certeza é sempre bom vc sair da sua zona de conhecimento .. melhor forma de vc formar as suas convicções .. nao adiantar criticar o alheio se vc nao conhece ne ? =]
__________________ " Não faça do hábito um estilo de vida ...Veja o mundo de outras perspectivas. " | | O seguinte usuário disse valeu para LiNaAaA por esse post: | | |
Usuários Ativos Atualmente Vendo Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes) | | | | Ferramentas do Tópico | Pesquisar no Tópico | | | | | Modos de Exibição | Modo Linear |
Regras para Posts
| Você não pode postar novos tópicos Você não pode postar respostas Você não pode postar anexos Você não pode editar seus posts Código HTML Não | | | plurall.com - plurall@plurall.org - 2004-2009 |