plurall

Voltar   plurall > Comunidade > Papo Cabeça

Papo Cabeça Assuntos interessantes e não necessariamente relacionados ao trance.

Resposta

LinkBack Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico Modos de Exibição Translate
  #1 (permalink)  
Antigo 12-08-2009, 18:40
DJ

Valeu: 618
Recebeu 947 valeus em 222 Posts
Padrão O groove divertido

Fala galera do Plurall

Ultimamente tenho me divertido muito com uma questão que é bem simples, mas que muitos amantes de musica e em especial e-music se enrolam pra responder.
Afinal, o que é um GROOVE?
Dando uma breve navegada na rede, podemos ver as definições mais esdrúxulas do mundo, algumas mais plausíveis e algumas raras respostas corretas sobre o que é groove.
No Yahoo respostas, por exemplo, temos algumas respostas do tipo: “Groove é o balanço da música, o ritmo que contagia”. Meio sem pé nem cabeça a resposta não é mesmo? Ainda podemos ler na mesma fonte: “Groove significa um som mais tonificado” O que será que o sujeito quis dizer?! Seguindo no Yahoo respostas é possível ler: “Sei que é um estilo de música, mas que música?”.
Saindo um pouco do mundo virtual e nos aproximando do mundo real, proponho um exercício: Pergunte a um amigo o que é groove para ele. Já fiz essa experiência, e posso afirmar que é uma brincadeira bem divertida! Estava no UP desse ano e me aproximei de um conhecido durante o LIVE do Sun Control The Species (por sinal um dos melhores live de trance progressivo que ja vi) e comentei inocentemente: O som do cara tem um groove muito peculiar né não?! E a resposta que obtive?! Segura a pérola: “Cara, groove só no fullon groove”. Depois dessa, virei e segui meu rumo pista a dentro.
Falando em denominações que nada mais são do que meras convenções localizadas, algumas são muito engraçadas. Entre elas a supracitada fullon groove é uma das que mais dói o ouvido. O que quer dizer fullon groove?! Convido todos a criar suas definições. Quer dizer que é um trance mais dançante? Ou que é um som mais “grooveado”? Melhor parar por aqui.
Ano passado, durante aula de teclado, estava conversando com meu professor. O tema da aula era análise de grooves e composição de grooves. Não sei por qual motivo resolvi falar que existia uma denominação fullon groove na cena eletrônica. Pra piorar tentei explicar o que, por convenção, se chama de full on groove. Nossa!! Foi um ataque de risos dele! E em seguida um ataque de risos meu. Como se pode subdividir um estilo musical em fullon groove?! Quer dizer que os outros tipos de full on não têm groove? Quer dizer que qualquer outra música não tem groove?
Para que a definição de groove não parta de minha boca, prefiro utilizar a definição do Vinicius Preu, grande tecladista e meu professor de teclado: “groove é uma seqüência de acordes que juntos definem a composição de determinado trecho musical”. Exatamente isso, simples desse jeito. Dessa forma fica bem mais fácil entender que qualquer música tem groove, seja ele interessante ou não. Fica fácil entender que fullon groove não pode ser uma definição na medida em que qualquer fullon tem seu groove. Fica mais fácil ainda entender que groove não é o som mais tonificado e nem um estilo musical.
Fica o convite para o debate sobre o tema.

Paz
Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiTweet this Post!
Responder com Citação
Os seguintes 8 usuários disseram valeu para Janzito por este post:
  #2 (permalink)  
Antigo 12-08-2009, 20:40
Member

Valeu: 390
Recebeu 207 valeus em 60 Posts
Padrão Re: O groove divertido

Po Jan, tu ta de bobeira lek, essa parada de groove ja ta defasada !! A moda agora é o "tech"... é um tal de Tech-House, Minimal-Tech, Full On High-Tech...

Mas entrando no seu debate, o que a galera costuma chamar de Full On Groove é o som do Zen Mechanics, Trsitan, Burn in Noise... é um Full On mais "sério", sem aquelas viradas firulentas...

Não vou nem entrar na discussão se isso é certo ou errado, mas a "divisão" que fazem é essa...
Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiTweet this Post!
Responder com Citação
Os seguintes 4 usuários disseram valeu para hugo_wolf por este post:
  #3 (permalink)  
Antigo 12-08-2009, 21:00
Membro Avançado

Valeu: 337
Recebeu 170 valeus em 61 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para vsorj

Também não sabia o que era “groove” musicalmente. Até ler a sua explicação. Mas como o amigo acima falou, quando falam fullon groove logo me vem a cabeça Tristan, First Stone, AMD... Tem um outro nome pra esse estilo?
Responder com Citação
O seguinte usuário disse valeu para vsorj por esse post:
  #4 (permalink)  
Antigo 12-08-2009, 21:00
Enfim ô.Ô

Valeu: 53
Recebeu 367 valeus em 115 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Tchop

Citação:
Postado Originalmente por Janzito Ver Post
Para que a definição de groove não parta de minha boca, prefiro utilizar a definição do Vinicius Preu, grande tecladista e meu professor de teclado: “groove é uma seqüência de acordes que juntos definem a composição de determinado trecho musical”.
Eu não tenho formação musical, e sempre tive o meu entendimento parco do que era quando diziam que algo tinha um "groove legal", mas vou utilizar o que você mesmo postou: seguindo a definição dada, dá para entender que em certas músicas esses acordes são mais "valorizados", ou seja, se sobressaem melhor na melodia de efeitos e tal?

Foi assim que sempre entendi a coisa. Tem várias músicas que primam pelos milhares de efeitos sobrepostos. Eu prefiro as que os utilizam sim, mas que dão destaque à melodia ( não to falando de tracks que utilizam voz, canto, isso é outra coisa ).

Bom, de qualquer forma, bem legal este tipo de informação para quem não tem formação musical, muito bom mesmo Jan

E é isso... Vlw ae
O seguinte usuário disse valeu para Tchop por esse post:
  #5 (permalink)  
Antigo 12-08-2009, 22:31
poesia ou morte!

Valeu: 2,365
Recebeu 3,607 valeus em 931 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Roosevelt Soares Enviar mensagem via Yahoo para Roosevelt Soares

Hehehe…boa Janzito!
É como o hugo falou, hj o Tech é que esta na moda hauhau.
Groove, Tech, Psicodélico, Nu etc...é bem complicado de colocar em palavras principalmente quando um termo passa a circular como um vicio de expressão abstrata que generaliza uma informação sem antes compreender o conteúdo. Em um papo rápido, compreender esses vicio é mole, mais na verdade nem é tão simples.

Ouvi uma historia de que o groove na verdade foi ganhando atenção por causa das ranhuras do disco de vinil, o sulco por onde a agulha passa pra captar as vibrações e transformar em som. Muitos acreditavam que alguns discos eram mais bem prensados, então gerava um grave mais porradão, em conseqüência o som tinha mais groove...rs...

Groove pra min é manter uma base que vá se repetindo (geralmente no tom grave), porém se transformando, swingando, acrescentando elementos que vão do grave ao agudo (geralmente em tons médio e agudo), até o momento em que ela fica cheia, e começa a ter variações dos elementos acrescentados, dando o balanço ao som. Isso tudo é bem relativo tb... o que é balanço pra você? Pode surgir varias perguntas aqui... coloquei 3 exemplos de “groove” no fullon que eu gosto...se fosse colocar o groove de um Funky, seria diferente por causa do tempo da musica que faz sua base ser mais quebrada .

A amostra de som Groove1/2/3 mostra bem o exemplo de acréscimo (ou o inverso) que também existe outro termo pra definir, mas não vamos entrar nesse assunto pra não confundir.

4shared.com - online file sharing and storage - download groove1.mp3

4shared.com - online file sharing and storage - download groove2.mp3

4shared.com - online file sharing and storage - download groove4.mp3

A amostra 5 é um groove que eu odeio e que facilmente falaria que falta groove apesar dele estar la huahaua

4shared.com - online file sharing and storage - download groove5.mp3

"groove é uma seqüência de acordes que juntos definem a composição de determinado trecho musical”.

Isso pra min é tão abstrato quanto o termo groove, pois ao ouvido , em determinados estilos, isso sempre vai "soar" diferente.
Mas essa sem duvida é uma daquelas discussões que não acabam nunca hhuahuaa

Última edição por Roosevelt Soares; 13-08-2009 às 09:22.
Responder com Citação
Os seguintes 6 usuários disseram valeu para Roosevelt Soares por este post:
  #6 (permalink)  
Antigo 13-08-2009, 02:17
Membro Avançado

Valeu: 337
Recebeu 170 valeus em 61 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para vsorj

Então, se eu entendi o FullonGroove tem motivo para ser chamado assim, porque ele possui essa características. Correto?
Responder com Citação
O seguinte usuário disse valeu para vsorj por esse post:
  #7 (permalink)  
Antigo 13-08-2009, 11:14
DJ

Valeu: 618
Recebeu 947 valeus em 222 Posts
Padrão

Citação:
Postado Originalmente por hugo_wolf Ver Post
Po Jan, tu ta de bobeira lek, essa parada de groove ja ta defasada !! A moda agora é o "tech"... é um tal de Tech-House, Minimal-Tech, Full On High-Tech...

Mas entrando no seu debate, o que a galera costuma chamar de Full On Groove é o som do Zen Mechanics, Trsitan, Burn in Noise... é um Full On mais "sério", sem aquelas viradas firulentas...

Não vou nem entrar na discussão se isso é certo ou errado, mas a "divisão" que fazem é essa...
Fala ai Hugo!

To ligado os artistas que muitos definem por fazer um "fullon groove". O que me deixa mais puto que é justamente o tipo de fullon que mais gosto...Zen Mechanics, Trsitan, Burn in Noise, AMD, Journey, Headroom, Flip Flop, Avalon, Bamboo Forest, entre outros. Se ligou que pra definir um som mais sério adotaram a denominação de fullon groove? Sem pé nem cabeça, concorda?
Quanto ao Tech, nem vou perder meu tempo com essa definição mais perdida ainda. Tech ta servindo pra tudo.... e pra nada.

Paz

Citação:
Postado Originalmente por Roosevelt Soares Ver Post
Hehehe…boa Janzito!
É como o hugo falou, hj o Tech é que esta na moda hauhau.
Groove, Tech, Psicodélico, Nu etc...é bem complicado de colocar em palavras principalmente quando um termo passa a circular como um vicio de expressão abstrata que generaliza uma informação sem antes compreender o conteúdo. Em um papo rápido, compreender esses vicio é mole, mais na verdade nem é tão simples.

Ouvi uma historia de que o groove na verdade foi ganhando atenção por causa das ranhuras do disco de vinil, o sulco por onde a agulha passa pra captar as vibrações e transformar em som. Muitos acreditavam que alguns discos eram mais bem prensados, então gerava um grave mais porradão, em conseqüência o som tinha mais groove...rs...

Groove pra min é manter uma base que vá se repetindo (geralmente no tom grave), porém se transformando, swingando, acrescentando elementos que vão do grave ao agudo (geralmente em tons médio e agudo), até o momento em que ela fica cheia, e começa a ter variações dos elementos acrescentados, dando o balanço ao som. Isso tudo é bem relativo tb... o que é balanço pra você? Pode surgir varias perguntas aqui... coloquei 3 exemplos de “groove” no fullon que eu gosto...se fosse colocar o groove de um Funky, seria diferente por causa do tempo da musica que faz sua base ser mais quebrada .

A amostra de som Groove1/2/3 mostra bem o exemplo de acréscimo (ou o inverso) que também existe outro termo pra definir, mas não vamos entrar nesse assunto pra não confundir.

4shared.com - online file sharing and storage - download groove1.mp3

4shared.com - online file sharing and storage - download groove2.mp3

4shared.com - online file sharing and storage - download groove4.mp3

A amostra 5 é um groove que eu odeio e que facilmente falaria que falta groove apesar dele estar la huahaua

4shared.com - online file sharing and storage - download groove5.mp3

"groove é uma seqüência de acordes que juntos definem a composição de determinado trecho musical”.

Isso pra min é tão abstrato quanto o termo groove, pois ao ouvido , em determinados estilos, isso sempre vai "soar" diferente.
Fala Roosevelt

Concordo com vc quando diz que groove é manter uma base que vá se repetindo. O restante dos elementos de uma track são pads que não constituem um groove (na e-music em geral os pads são notas estendidas, quando muito um acorde estendido), são samples que isoladamente não dizem muito, ou mesmo um efeito que também não é um groove. Um loop de condução também pode ser considerado um groove, pois apresenta notas em sequência determinando uma levada.

Debate ta bom!!

Paz

Então Roosevelt

Cara, não acho que tenha nada de abstrato na definição.
Se eu pegar um compasso de 4 tempos e em cada tempo tirar um acorde temos um groove. Tipo: Sol / Dó / Fa / Dó (nem vi que sonoridade isso dá, só joguei 4 acordes em sequencia) ta feito o groove! Essa questão não tange à interpretação do ouvinte. Groove é um termo técnico pra definir uma sequencia de acordes que gera uma levada.

Vamos debatendo!!
Paz

Última edição por gerk; 13-08-2009 às 13:06. Motivo: unindo posts
Responder com Citação
O seguinte usuário disse valeu para Janzito por esse post:
  #8 (permalink)  
Antigo 13-08-2009, 11:40
a m b i e n t

Valeu: 790
Recebeu 1,664 valeus em 472 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Flict

Na história da musica o termo "Groove" passou a ser usado na criação do "swing"... Aquele feeling em que algumas notas são colocadas ritmicamente em durações inexatas... Criando um ritmo "swingado" (hehehe, dificil de explicar sem tocar).

Nessa época os músicos de Jazz começaram a se referir a galera que tocava com swing como se eles estivesse "into the groove" (algo como "encaixado"), ritmicamente falando.

O que importa mesmo para a gente é que o "groove" sempre se refere a qualidade rítmica de uma musica. Teoricamente, quanto mais "swingado" e "funkeado", mais "groove" tem a musica. Portanto, teoricamente, a disco-music tem mais groove que a maioria dos heavy-metal, a black-music tem mais groove que a musica clássica e etc.

Maaaaaaas... Como praticamente tudo na musica é subjetivo, tem gente que escuta groove em locais que outros não. Tem gente que acha até "Groove reto" no dark! :-)

Falando de musica eletronica, na minha opinião Groove é tudo que te faz dançar.

Flict DJ Sets (Soundcloud)
Responder com Citação
Os seguintes 2 usuários disseram valeu para Flict por este post:
  #9 (permalink)  
Antigo 13-08-2009, 11:52
poesia ou morte!

Valeu: 2,365
Recebeu 3,607 valeus em 931 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Roosevelt Soares Enviar mensagem via Yahoo para Roosevelt Soares

Citação:
Postado Originalmente por Janzito Ver Post
Fala Roosevelt

Concordo com vc quando diz que groove é manter uma base que vá se repetindo. O restante dos elementos de uma track são pads que não constituem um groove ...
Na verdade não me referia aos pads e sim a parte de percusão, pratos, bateria... quando bem encaixados, não da forma tecnica, mas com a intenção de quebrar uma sonoridade "quadrada", "dura", cria uma levada mais dançante..

...rs...confuso tudo isso. Não tem como sintetizar uma explicação.

Responder com Citação
Os seguintes 2 usuários disseram valeu para Roosevelt Soares por este post:
Resposta

Favoritos

Tags
divertido , groove

Usuários Ativos Atualmente Vendo Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada
Modos de Exibição

Regras para Posts