plurall

Voltar   plurall > Comunidade > Papo Cabeça

Papo Cabeça Assuntos interessantes e não necessariamente relacionados ao trance.

Resposta

LinkBack Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico Modos de Exibição Translate
  #1 (permalink)  
Antigo 17-06-2009, 14:16
poesia ou morte!

Valeu: 2,365
Recebeu 3,607 valeus em 931 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Roosevelt Soares Enviar mensagem via Yahoo para Roosevelt Soares
Padrão Incesto é debatido nos cinemas

Incesto é a relação sexual ou marital entre parentes próximos ou alguma forma de restrição sexual dentro de determinada sociedade. É um tabu em quase todas as culturas humanas, sendo por isto considerado um tabu universal. Em alguns casos é punido como crime, em outros é considerado “pecado” (como o é para as maiores religiões do mundo) e em outros é simplesmente motivo de zombaria, existindo porém sempre um constrangimento acerca de um tipo de casamento. Na maior parte dos países o incesto é legalmente proibido – mesmo que haja consentimento de ambas as partes.

São consideradas incestuosas, geralmente, as relações entre pais e filhos, entre irmãos ou meio-irmãos, ou entre tios e sobrinhos. As relações entre primos, na maioria dos países, não são consideradas incesto, já que é permitido o casamento entre eles. Em alguns países ou jurisdições, entretanto, este tipo de casamento é proibido por lei, derivando daí o caráter incestuoso do ato, nestes casos.

Com estréia no ultimo dia 12 de junho “A Festa da Menina Morta” é, como o próprio diretor gosta de dizer, um filme corajoso. Em seu primeiro trabalho atrás das câmeras, o ator Matheus Nachtergaele desenvolveu um argumento muito sugestivo – o culto a um santo, por conta de um milagre opaco, numa cidade ribeirinha do Amazonas. E realizou isso de uma forma arrojada, poética, sem concessões.

O filme acabou ficando famoso por conta de uma cena forte, de incesto, entre os dois protagonistas da história, o Santinho (Daniel de Oliveira) e seu pai (Jackson Antunes). Em Cannes, onde “A Festa da Menina Morta” foi exibido, muitos espectadores se retiraram da sala depois da cena.

No inicio desse mês, também vazou na rede, o vídeo promocional do filme “Do Começo ao Fim” causando enorme polêmica na internet. Dirigido por Aluízio Abranches, de “Um Copo de Cólera” e “As Três Marias”, o filme mostra a relação incestuosa entre os meio-irmãos Francisco e Thomás, vividos pelos atores João Gabriel Vasconcellos e Rafael Cardoso. No elenco, estão ainda Julia Lemmertz, como mãe dos rapazes, e Fábio Assunção como o pai de um deles.

Veja o video:

Apesar das cenas dos irmãos trocando carinhos no banho e na cama, Abranches faz questão dizer que não fez um “filme gay”, e nem saberia dizer se os personagens que criou são necessariamente homossexuais.

O fato de Francisco e Thomás serem meio-irmãos não foi uma forma de aliviar a história. “Não tinha nem o que aliviar ali”, diz o diretor, que também assina o roteiro. “Quando jovem fui um ávido leitor de Eça de Queiroz e reli ‘Os Maias’ várias vezes, talvez na esperança de que alguma vez os protagonistas fossem ter um final feliz”, diz.

“No meu filme, queria uma história de amor entre irmãos que não tivesse que acabar em sangue, como sempre acontece”, diz Abranches, que não vê problemas numa relação como a retratada no filme: “estou esperando alguém me dizer porque não poderia acontecer”.

Uma das características do filme que mais deve causar desconforto, segundo o diretor, é o fato de a relação de Francisco e Thomás ser tratada como algo perfeitamente normal. “Quero poder levantar uma discussão sobre esses dois tabus, mas sem focar neles; em nenhum momento no filme isso [a viabilidade do romance] é posto em discussão”.

Ele também acredita que a relação incestuosa retratada não é mais polêmica do que o fato de serem dois homens. “Já li comentários indignados por causa do incesto, mas tenho certeza de que o que incomoda mais é a relação entre dois rapazes. A homossexualidade é mais tabu que o incesto intre irmãos”, acredita o diretor.

= = =

Confesso que apesar de eu ser extremamente “cabeça aberta”, ao ver o vídeo promocional do filme “Do Começo ao Fim”, tive vários sentimentos de repudia e indignação. Não pelo relacionamento homossexual tratado no filme, mas pelo diretor expor de forma “incomoda e sexual” um amor entre dois irmãos, que a meu ver, deveria ser um amor diferente, de admiração, respeito e sem nenhum sentido sexual.

Pensei, pensei, pensei e no final disso tudo, passei a aceitar melhor esse amor proposto no filme, afinal é um amor consentido, que não faz mal a ninguém.
Mas de forma alguma, consegui aceitar esse relacionamento como normal.
...
um dos atores diz no final do vídeo promocional "pra entender nosso amor, seria preciso virar o mundo de cabeça pra baixo"...

Nesse ponto ainda tenho muito que aprender, afinal de onde vem esse sentimento de “normal” e “anormal”
...

E vocês, o que pensam sobre isso?

Última edição por Roosevelt Soares; 17-06-2009 às 15:20.
Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiTweet this Post!
Responder com Citação
O seguinte usuário disse valeu para Roosevelt Soares por esse post:
Resposta

Favoritos

Tags
cinemas , debatido , incesto , nos

Usuários Ativos Atualmente Vendo Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada
Modos de Exibição

Regras para Posts