plurall

Voltar   plurall > Comunidade > Papo Cabeça

Papo Cabeça Assuntos interessantes e não necessariamente relacionados ao trance.

Resposta

LinkBack Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico Modos de Exibição Translate
  #1 (permalink)  
Antigo 03-05-2005, 20:36
Banido

Valeu: 0
Recebeu 0 valeus em 0 Posts
Padrão Modelo Repressivo de Combate às Drogas

Rio, 02/05/2005

O modelo repressivo de combate às drogas, muito bem simbolizado pela chamada "guera contra as drogas", comprovadamente falhou. E ñ é exagero afirmar que, ao contrario do q propiciou o crescimento, em todo mundo, do comércio e do consumo de substãncias ilícitas.

As organizações criminosas passaram a investir altas somas na produção e na distribuição de drogas, principalmente a cocaína e os derivados do ópio (morfina e heroína). esse mercado promissor levou à formação de grandes blocoas demafiosos e traficantes multinacionais q se espalharam por todos os continentes. O capital de giro do tráfico mundial, estimado entre us$ 500 e 800 bilhões por ano, incrementou outras atividades criminosas, tais como trafico de armas, contrabando, terroriamo, querras e querrilhas, golpes de Estado, e tb atividadeslicítas que se operam em bancos suíços, bolsas de valores, penetrando até mesmo no espaço político, em eleições regionais e nacionais.

O agravamento dessa situação, que põe em risco a democracia e a economia mundiais, vem exigindo soluções ousadas, pq a dimensão do problema ñ admite timidez, e e inovadoras, já q o tradicional modelo repressor mostrou-se incapaz de resolver o problema. Dentro desse quadro que se discute a proposta de legalização das drogas.

Esse tema tem sido amplamente debatido no Brasil, porém o significado de algumas expressões ñ tem sido veiculado adequadamente. legalização, descriminalização, descriminação, liberação ou liberalização ?è importante saber o significado de cada termo. Neste texto, procuro orientar os leitores sobre a distinção de dois deles: a legalização das drogas e adescriminalização do uso de drogas. O primeiro prevê a regulamnetação das atividades de produção e comércio das drogas d; o segundo retira o controle do uso de drogas do Direito Penal, remetendo-o para o Direito Civil, mantendo, contudo, a proibição do uso e do comércio.

Diferente do que se tem pensado, o histórico da proibição das drogas ñ está ligado necessariamente a problemas c/ à saúde pública. Na verade, foram análises estratégicas, de caráter econômico e político, que levaram as nações a iniciar um controle rígido da produção de drogas. A preoucupação originária era qto ao ópio fumado na Índia e na China, que permitia avanços da política colonialista inglesa.

Ao final da Primeira Guerra, passaram a vigorar os termos da primeira convenção internacional para o controle das drogas. E foi nessa época que o Brasil aprovou sua primeira legislação a respeito. A *******, surgida com a chegada dos escravos, era então associada à vagabundagem, pois os negros que a utilizavam reagiam ao trabalhop forçado. A cocaína, da mesma forma, era associada aos negros do sul dos Estados Unidos, daí a carga de preconceitos oriunda do sistema de hegemonia branca e escravocrata.

O desenvolvimento da lesgislação brasileira, era em razão dos tratados internacionais que influenciaram os principais artigos da Lei Federal de Entorpecentes ( lei 6368/76 ), é um tema de relevância inquestionável.

n As consequências da modificação da lei, seja para a descriminalização do uso, seja para a legalização das drogas, são alternativas viáveis que podem, de fato apresentar bons resultados. Por tratar-se de um assunto polêmico e delicado, ñ existem verdades prontas e acabadas. assim, uma alteração profundana política de combate às drogas é oportuna. O Estado ñ deve se propor a combater as drogas, mas sim controlá-las, antes q o controlefique definitivamente nas mãos do crime organizado.

Finalmente, espero estar contribuindo para elucidar o debate em torno da questão das drogas, que muitas vezes torna-se nebuloso devido à manipulação e, por que ñ dizer, á má fé de alguns setores conservadores, o que gera desinformação e mantém o preconceito. O tema é amplo e relevante e ñ tenho a pretensão de esgotá-lo aqui.

Leandro Casca
Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiTweet this Post!
Responder com Citação
  #2 (permalink)  
Antigo 03-05-2005, 22:35
Drunk Asshole

Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Beto AquaTrance
Padrão

Opa, Falando sobre esse lance de legalizar e controlar as drogas, é completamente inviavel. E o pais tem sim que combater as drogas, o motivo mais importante e porque iria isolar o Brasil no cenario internacional, visto que a legalização transformaria o pais em um territorio livre para produção de drogas, e ja que elas sao proibidas na maior parte dos paises, as consequencias diplomaticas e consequentemente comerciais seriam desastrosas e acabariam com o país. Isso nao reflete minha opinião pessoal, visto que realmente acredito que cada individuo é soberano para fazer as escolhas em sua vida e ninguem tem nada haver com isso. E minha opiniao.
  #3 (permalink)  
Antigo 04-05-2005, 03:22
Membro Avançado

Enviar mensagem via Windows Live Messenger para JUANA ANTUNES
Padrão droga

Como diza tia Camis...

*** moderando ***

Cultura é importante, faz revermos e repensarmos muita coisa, aprender outras...

Opinião a gente forma tb ouvindo experiências e com a opinião argumentada dos outros.

A pouco tempo atras teriamos vetado este tópico mas pela maturidade demonstrada pelos usuários que entenderam os motivos de nossa postura sobre não falar de drogas, resolvemos dar um voto.

Não vou trancar o tópico mas peço CONSCIÊNCIA E DISCERNIMENTO a todos que forem postar aqui.

Vivemos num país que tem uma politica de repressão as drogas, as mesmas são ilegais e pior... sofremos repressão por associarem DROGAS a CENA TRANCE.

Não queremos vetar ninguém de se expressar mas peço encarecidamente que pensem bastante antes de escrever coisas que possam vir a prejudicar ainda mais o que temos lutado pra conquistar... NOSSO ESPAÇO!

No momento é só...

PS: ninguém aqui precisa saber de nenhuma experiência pessoal, ninguém aqui PODE fazer apologia, pois é ilegal, creio q todos aqui tem um mínimo de bom senso. Muitas vezes é melhor se calar num determinado momento pra ter razão na hora de falar em outro.

Nós escolhemos a informação como nossa arma
Nós escolhemos o crime de burlar e desafiar quaisquer leis que vocês criem para nos impedir de celebrar a nossa existência
:yes: ilot: :grin:
Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiTweet this Post!
Responder com Citação
  #4 (permalink)  
Antigo 04-05-2005, 13:37
Drunk Asshole

Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Beto AquaTrance
Padrão

Ninguem tem interesse em discutir esse assunto? Ou tem receio de se posicionar frente ao tema? Acho muito importante, pois isso é um problema que me incomoda muito, visto que varios eventos deixam de ocorrer devido a sua associação com o consumo de entorpecentes...

Tem mais uma coisa, espero que as pessoas tenham maturidade para entender minha opinião e não me julgar.
Acretido que isso vai gerar bastante polêmica, então, caso eu não tenha conseguido me expressar corretamente, perguntem, vamos trocar idéias de forma saudavel.
Digo isto porque acho sinceramente que os produtores deveriam estar engajados com o poder publico e colocar sim policiais fardados nas festas, acredito que soh assim a cena vai ganhar credibilidade da sociedade e dos formadores de opiniao (:wacko: :thurp: ) que tanto influenciam a cabeça da maior parte da população em torno do preconceito com as raves. Se você quer ou gosta de utilizar tais substancias, nao recrimino, mas tambem nao precisa fazer propaganda, afinal, voce não é criminoso, e ao se deparar com a policia, não pode de forma alguma se sentir um fugitivo acuado ou um criminoso. Muito menos, ao comentar com outras pessoas, amigos e familia que gosta de trance e raves, ser taxado de drogado ou similares (digo isso pq não uso nada e sofro este tipo de preconceito, alias, mesmo se usasse, ninguém teria o direito de julgar minhas atitudes com relação a minha própria vida).
  #5 (permalink)  
Antigo 04-05-2005, 14:38
MODERADOR

Valeu: 1,525
Recebeu 986 valeus em 351 Posts
Enviar mensagem via ICQ para Renan Reis Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Renan Reis Enviar mensagem via Yahoo para Renan Reis Enviar mensagem via Skype para Renan Reis
Padrão

tipo, há sim o ijeresse de discutir isso, com já propus anteriormente, ams meu tópico foi bloqueado, que seja, sempre tive ciência ou desconfiança de que as drogas são vinculadas a governo e desejois capitalistas, a saude nunca esteve com enfase,e a violência num estada da lucros ao próprio, mas tipo, acredito que o tema seja sensivel, pis tenho certeza que alguém aqui usa alguma drogas, não importa o motivo, mas se não for cuidadoso estara finaciando o crime o estdo tb... é podre esse pensamento, mas o estdo quer sim violência e tb não quer... ams acredito eu qeu o lucro dele seja bom...

acho q as drogas estragam muitas coisas sabe, e seu uso deve ser muito cuidadoso, a proibição da mais gosot ao ussuarios usarem, já o cntrole iria facilitar as coisas, tendo assim os usuarios liberdade de uso, mas não libertinagem de uso, pois nesse, eles poderiam utilizar na qiantidade que for e da maneira que quiserem... e isso seria errado, quebraria a nossa letrinha R de respeito do PLUR...

mas acho que por riscos devemos tomar cuidado e ter ciencia que a mente da sociedade não esta evoluida o suficente para a legalização....ísso é o que eun penso
  #6 (permalink)  
Antigo 04-05-2005, 15:12
Member

Padrão

Citação:
Postado Originalmente por Beto AquaTrance
Opa, Falando sobre esse lance de legalizar e controlar as drogas, é completamente inviavel.
Pera ai meu amigo legalizar e controlar sao coisas diferentes:

:matrix:

Legalizar o consumo, hoje, é inviável sim. Seria algo muito chocante a sociedade se isso fosse aprovado hoje. acho que legalizar não é uma boa, vide o q acontece com o álcool (isso é legalizado eu posso falar aqui), vagabundo no bar enchendo a cara pega o carro e faz m..., imagina com coisa pior.

Porem já transitava na câmara (com boa chance de ser aprovado, mas um certo Severino engavetou ) um projeto de lei q atualizava esta questão. Não mais tratando o usuário como traficante e não mais considerado uma pequena quantidade como crime, mas punindo com mais rigor os traficantes. Isso seria um grande avanço, obrigando assim os governos a criarem novas políticas de repressão, hoje as rotinas policiais se voltam a reprimir a venda aos consumidores finais, facilitando a corrupção(rosinha e garotinho). Isso seria o certo: combater o trafico e diminuir a punição aos usuários(penas alternativas por exemplo), se isso fosse adotado uma pequena equação econômica, famosa lei da oferta e procura quanto menos droga no mercado maior o preço, maior o preço menos gente consome
  #7 (permalink)  
Antigo 04-05-2005, 17:45
MODERADOR

Valeu: 1,525
Recebeu 986 valeus em 351 Posts
Enviar mensagem via ICQ para Renan Reis Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Renan Reis Enviar mensagem via Yahoo para Renan Reis Enviar mensagem via Skype para Renan Reis
Padrão

poxa, esse severino é um idiota mesmo em... essa sua alternativa seria uma boa mesmo em... teria um controle e a diminuição do uso de drogas iria aukmentar de aconrdo com o tempo... pena que idiotas estão de prersidêncai da câmara né...
  #8 (permalink)  
Antigo 04-05-2005, 18:21
Membro Avançado

Padrão resposta

Citação:
Postado Originalmente por luis cairo
Não mais tratando o usuário como traficante e não mais considerado uma pequena quantidade como crime, mas punindo com mais rigor os traficantes.
Isso seria o certo: combater o trafico e diminuir a punição aos usuários(penas alternativas por exemplo)
Em compensação vamos pensar na cena aqui do Rio, o cara q vai lá no morro comprar, vai ser mais abusado na hora q for repreendido por policiais e q consequentemente vai ser mais esculachado pelos mesmos q são destreinados e mal pagos. _ Violência_

Será que é legal ser tão passível com o usuário praticamente isentando ele de retaliação? De alguma forma isso é um primeiro passo pra aceitação do uso das mesmas e de certa forma até banalização das drogas... Aí, eu como mãe penso, meu Deus... por mim dane-se, mas se eu ver minha filha fazendo loucuras alucinada eu vou ficar desesperada. Os riscos q se corre por incoscequencia é absurdo, o mal que se causa a saúde é irrecuperavel. Minha opinião de mãe.

Citação:
Postado Originalmente por luis cairo
se isso fosse adotado uma pequena equação econômica, famosa lei da oferta e procura quanto menos droga no mercado maior o preço, maior o preço menos gente consome
Será? Pois vejo que quanto mais caro, mais assaltos rolam, mais os viciados se perdem causando mais violência. Porque quanto mais viciante a droga, mais cara. Antigamente existia droga de rico e droga de pobre, hj todos querem ao menos experimentar o caro. _ Violência_

Eu levantei estes pontos pela seguinte questão: uma coisa é querer liberar a *******, outra é legalizar as drogas em geral e outra é banalizar as drogas como se não houvessem consequencias pelo seu uso. Droga vicia, droga alucina, droga destrói a saúde, droga te faz perder a noção e muitas vezes até a consciência.
Uma coisa é ver com olhos de usuário, outra é ver com olhos de mães, pais, família, amigos... Por aí...

Esquenta o debate que eu volto a escrever...

Nós escolhemos o crime de burlar e desafiar quaisquer leis que vocês criem para nos impedir de celebrar a nossa existência
Responder com Citação
  #9 (permalink)  
Antigo 04-05-2005, 18:21
Junior Member

Padrão Educação !

Acho que antese tudo falta educaçao ao povo para que comece a acontecer alguma conversa no sentido de descriminalização e até mesmo num futuro,da legalização ! Povo sem educaçao nesse sentido é igual a povo sem consciencia dos verdadeiros riscos que as drogas oferecem...temos quecmeçar pelas escolas com uma politica de prevenção e falando abertamente spbre o uso de drogas...começando também pela educaçao em casa com pais mais abertos a falar sobre esse tipo de assunto....sem educaçao não dá !!! Falta mto ainda pro Brasil !

POWER TO THE PEOPLE ! :thumbsupu
Responder com Citação
  #10 (permalink)  
Antigo 04-05-2005, 19:56
Membro Avançado

Padrão o ponto da questão

Exatamente o ponto da questão...

Um governo que só busca medidas paliativas, nada adianta tentar combater tráfico e violência sem antes dar base e estrutura ao povo.

Educação

Dentro da nossa parte, dentro da nossa realidade tb não cabe a nós esperar sempre atitudes governamentais, no mínimo perpetuar a consciência dos riscos e cuidarmos uns dos outros sem discriminar, buscar paz, amor, união e respeito.
Se a droga é uma realidade, acho q mais q discutir sobre formas de legalizar e discriminar se torna mais importante falar sobre as consequencias do uso indiscriminado, conscientizar e por fim tb idéias básicas de primeiros socorros. Afinal se é realmente uma comunidade onde somos responsáveis uns pelos outros não adianta discriminar mas prevenir e cuidar.

Responder com Citação
Resposta

Favoritos

Tags
combate , drogas , modelo , repressivo

Usuários Ativos Atualmente Vendo Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada
Modos de Exibição

Regras para Posts