plurall

Voltar   plurall > Comunidade > Papo Cabeça

Papo Cabeça Assuntos interessantes e não necessariamente relacionados ao trance.

Resposta

LinkBack Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico Modos de Exibição Translate
  #31 (permalink)  
Antigo 15-04-2009, 15:14
poesia ou morte!

Valeu: 2,365
Recebeu 3,607 valeus em 931 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Roosevelt Soares Enviar mensagem via Yahoo para Roosevelt Soares
Padrão Re: Festa Infinita "O entorpecente mundos das raves"

Bruxo. Reserva o meu então!!!! Ai ja deposito pra vc a grana do sedex tb e vc me envia. Estava pra comprar mas esse mês gastei alem da conta no sebo.

Esse livro ja podia estar aqui no Rio. Procurei e não tem mesmo em lugar nenhum o livro fisico...só encomenda...uma bosta.

manda pra min sua conta: roosevelt@plurall.org

Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiTweet this Post!
Responder com Citação
O seguinte usuário disse valeu para Roosevelt Soares por esse post:
  #32 (permalink)  
Antigo 15-04-2009, 21:33
Sigo o Som

Valeu: 409
Recebeu 223 valeus em 63 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Rodolfooo

Por que a verdade incomoda?

Na última sexta-feira, em pleno feriado de Páscoa, com o porta-malas do meu moribundo Corsinha recheado de exemplares do “Festa Infinita”, me aventurei por estradinhas sinuosas, me perdi um bocado, mas finalmente cheguei ao local onde estava começando mais uma edição da rave Respect. Perto de Suzano, no interior de São Paulo.

Eu havia sido gentilmente convidado pelos organizadores da festa (que também tem ajudado muito na divulgação do livro) para fazer uma espécie de noite de autógrafos. Fiquei por lá até uma 5h30 da manhã. Foi a primeira vez que pisei numa rave após a publicação do livro e, tenho de admitir, não foi das experiências mais agradáveis.

A parte de conversar sobre o livro com desconhecidos até que foi divertida. Vendi uma meia dúzia de exemplares, fiz propaganda, dedicatórias, etc. Mas o que me incomodou foi ser olhado por certos personagens como se eu os houvesse traído ou coisa assim.

E aqui, não custa esclarecer. O “Festa Infinita” não é um livro de denúncia. Não pretende julgar ninguém, condenar ninguém, reforçar estereótipos ou perpetuar preconceitos. Pretende apenas retratar, a partir de ângulos diversos, esse grande universo em que se desenrolam as raves.

Dito isso, voltemos aos narizes torcidos. Pessoas que antes me saudavam efusivamente perguntando do livro, nessa noite fingiram não me conhecer. E outras, com quem eu vinha até criando relações de amizade, me cumprimentaram friamente.

E o motivo, meus caros leitores, é “a verdade”. Incrível, mas as pessoas realmente se surpreenderam porque escrevi “a verdade”. E me disseram isso com todas as letras: “pôxa, mas você abriu demais a vida das pessoas”, ou: “podia ter dado uma aliviada pra gente”, ou ainda: “cara, você falou que fulano de tal fuma maconha”.

Vejam, caros leitores, na apuração deste livro eu nunca me disfarcei para obter informações. Pelo contrário, sempre me apresentei como jornalista, disse que estava escrevendo um livro, informei o nome da editora e gravei as entrevistas sempre com consentimento do entrevistado. Agora, todos se surpreendem quando topam com a verdade.

Pessoas que me fizeram longos discursos em prol da liberdade, que me convidaram a partilhar baseados e insistiram veementemente diante das recusas, que condenaram a hipocrisia da sociedade e a manutenção da ilegalidade (que sustenta corruptos e criminosos) agora ficam assustadas quando trato o tema de forma franca e aberta.

Se as cinzas de Timothy Leary não houvessem sido lançadas no espaço, ele certamente estaria rolando no túmulo diante de incongruências como esta.

Fonte: Antes da Estante - Os bastidores de um livro-reportagem

"A felicidade não é uma estação onde chegamos e sim uma maneira de viajar."

"Pela lei universal da ação-reação todo amor que você der a alguém será devolvido a você de alguma forma."

Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiTweet this Post!
Responder com Citação
Os seguintes 6 usuários disseram valeu para Rodolfooo por este post:
  #33 (permalink)  
Antigo 16-04-2009, 20:52
Controle Visual

Valeu: 1,560
Recebeu 2,012 valeus em 674 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Orion .. Enviar mensagem via Skype para Orion ..

Citação:
“podia ter dado uma aliviada pra gente”, ou ainda: “cara, você falou que fulano de tal fuma maconha”.
Me desculpa, mas se o cara dá meu nome no livro de forma que me prejudique, ele voltava da festa sem barraca...

O Timothy Leary rolaria ao ver alguém tomando anfetamina pra entender a psicodelia...

"Mas isso era apenas fantasia...
O muro era muito alto, como você pode ver.
Não importa o quanto ele tentasse, ele não poderia se libertar
E os vermes comeram seu cérebro..."

http://meadiciona.com/vjorion

Responder com Citação
Os seguintes 3 usuários disseram valeu para Orion .. por este post:
  #34 (permalink)  
Antigo 17-04-2009, 07:56
Controle Visual

Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Orion .. Enviar mensagem via Skype para Orion ..

Deixei um recado lá no blog dele...

Vê aí se eu viajei:

Olha eu não li o livro, mas uma coisa é você dar o nome de alguém associado a uma subversão penal, sabendo que isso pode acarreta em problemas como a privação da liberdade.

Se o objetivo for prejudicar o cara, tudo bem pode ser feito e é dentro da lei, mas se vc tem uma relação de cumplicidade com a pessoa, ou de amizade não tem pq associar ela a algo probido de forma explícita.

O próprio timothy leary que estaria se rolando segundo vocês, ficou preso por mais de 5 anos por causa da ponta de um cigarro de maconha. É claro que o cigarro serviu como bode expiatório pro cala a boca que queriam dar nele.

Pois bem se a Polícia Federal estiver procurando um bode e o livro tiver sido escrito da maneira que estou imaginando, vários bodes foram arrumados...

Você usa o termo verdade para relatar o seu livro, vc deve parar com isso, pois o que tem lá dentro é a sua interpretação subjetiva da realidade da cena. Você experimentou com os seus sentidos e reconstruiu com seu cérebro. És esperto o suficiente para saber que seu livro não contém a verdade e sim a sua visão.

Até porquê você nunca poderia atingir a verdade através de um comprimido de ecstasy..

Vc critica o fato das pessoas se sentirem ofendidas, mas eu como participante ativo do movimento psicodélico, me sinto ultrajado vendo você usar o ecstasy para fazer propaganda do seu livro.

Você não precisava ter usado ecstasy, não é o paraíso artificial do ecstasy o paraíso artificial originalmente proposto pelo Trance Psicodélico.

A Associação da psicodelia com ecstasy vagabundo é a causa da degradação da cena e você como bom investigador já entendeu certo?!!!!

Responder com Citação
Os seguintes 4 usuários disseram valeu para Orion .. por este post:
  #35 (permalink)  
Antigo 17-04-2009, 08:29
MODERADOR

Valeu: 1,525
Recebeu 986 valeus em 351 Posts
Enviar mensagem via ICQ para Renan Reis Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Renan Reis Enviar mensagem via Yahoo para Renan Reis Enviar mensagem via Skype para Renan Reis

Bom gente, não cheguei a ler o livro mas ao ler esta última citação dele posso fazer certas conclusões.

Antes de tudo sobre este último post do Órion. Ele disse o certo, o autor fez uma intepretação, mas órion, veja bem, acho que a "verdade" que ele quis dizer não era sobre a cena em si, e sim ao fato de, "sim, as pessoas se drogam", e isso é uma verdade.

Agora, a maior crítica que faço e o fato dele citar nomes. Ele tem uma formação de jornalista e quis fazer o trabalho de um antropólogo. ele pecou em dois pontos, NUNCA mas NUNCA diga o nome de seus informantes sem o consentimento dele, isso é uma ausência de ética da pesquisa de campo e somente por este elemento toda a sua pesquisa poder ir por água a baixo, principalmente se ele atribui alguma forma de juízo de valor, o que é COMPLETAMENTE inadmissível.

talvez pra ele falta uma bagagem antropológica,

Fiquei triste com este posicionamento dele que faz jus as afirmativas que um jornalista nunca pode ou consegue fazer o trabalho de um antropólogo!

Mas novamente, para fazer qualquer tipo de afirmação antes de tudo tenho que ler, isso que falei são interpretações do que foi disponibilizado aqui!
  #36 (permalink)  
Antigo 17-04-2009, 09:56
a m b i e n t

Valeu: 790
Recebeu 1,664 valeus em 472 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Flict

Orion, depois posta aqui a resposta dele!
Estou curioso para saber o desenrolar disso... ;-)

Flict DJ Sets (Soundcloud)
Responder com Citação
O seguinte usuário disse valeu para Flict por esse post:
  #37 (permalink)  
Antigo 17-04-2009, 10:00
Controle Visual

Padrão

Citação:
acho que a "verdade" que ele quis dizer não era sobre a cena em si, e sim ao fato de, "sim, as pessoas se drogam", e isso é uma verdade.
Verdade, mas o significado que ele dá ao uso de drogas em determinado contexto, o trás de volta ao reino da interpretação...

Citação:
Agora, a maior crítica que faço e o fato dele citar nomes. Ele tem uma formação de jornalista e quis fazer o trabalho de um antropólogo. ele pecou em dois pontos, NUNCA mas NUNCA diga o nome de seus informantes sem o consentimento dele, isso é uma ausência de ética da pesquisa de campo e somente por este elemento toda a sua pesquisa poder ir por água a baixo, principalmente se ele atribui alguma forma de juízo de valor, o que é COMPLETAMENTE inadmissível.
É isso que eu estou falando é anti-ético. É como eu entrevistar uma prostituta que leva vida dupla secreta como empresária e puta e colocar uma foto dela na capa.

Contudo a gente ainda não leu o livro, podemos estar falando bobagem, precisamos de uma resenha urgente!

Resposta dele:

Citação:
Tomás Chiaverini said, on Abril 17, 2009 at 1:53 pm Orion, Não aceito críticas cegas. “Não li, não gostei e ainda tenho um monte de coisa pra dizer”, pra mim é quase uma afronta. Entretanto, se quiser ler e depois entrar novamente aqui, terei prazer em conversar contigo.
Minha resposta:
Citação:
Orion said, on Abril 17, 2009 at 2:06 pm Correto, você está certo irei ler o mais rápido possível para fazer uma crítica com uma visão integral da situação…
Sim ele está certo, agora eu preciso ler isso aí! Alguém sabe aonde vende?

Edit:

O primeiro capítulo está disponível aqui:

Festa Infinita – O entorpecente dos mundos das raves

E o livro aqui:

http://www.livrariasaraiva.com.br/pr...pro_id=2631874

Mais respostas

Citação:
PS: Vi o fórum de discussão de vocês no Plurall e peço que releiam o texto que postei no meu blog. TODAS as pessoas que tiveram o nome citado no livro sabiam que isso aconteceria. Ninguém pode ser implicado legalmente pelo que escrevi.
Agora, volto a insistir meus caros, passei um ano e alguns meses apurando, escrevendo, pensando e repensando, sonhando (literalmente) com este trabalho. Enfrentei noites de insônia tentando encontrar a melhor maneira de traduzir esse complexo universo em livro. Mais do que isso, passei uma vida inteira me preparando para ser capaz de escrever um livro com qualidade.
E vocês desatam a criticar sem ler uma página sequer do livro, acusam-me de ser antiético, de fazer juízos de valor, de usar o ecstasy para fazer propaganda, de tentar atingir a verdade através de uma droga, de resumir o universo do trance a uma anfetamina… Eu pergunto: de onde tiraram essas informações? Do release de alguma livraria?
Mais respostas

Citação:
Foi tirado da discussão que ele gerou antes mesmo de ser lançado!
Por isso a sua atitude de colocar o primeiro capítulo foi boa, eu li e posso dizer que estou gostando…
A sua narrativa é boa e até aonde eu li ela me coloca na festa.
Realmente a discussão sem ler vai ser ingênua e desonesta com seu trabalho, por isso vou pedir para dar uma segurada na discussão até que alguém tenha lido e possa fazer um resenha séria.

“Mas, para aquela porção de ravers que inaugura
a pista, o som até poderia ser um pouco mais alto, e
eles pulam, pulam, pulam, cada vez mais envolvidos
pela música e fechados em si mesmos. Pulam com
os braços erguidos, soltos acima da cabeça, giram ou
oscilam de um lado para o outro, sem se importar
com coreografias ou passos, apenas deixando o cor-
po fluir conforme a sensação provocada pelo som.”

Isso aqui é interessante você descreveu a Dança do Ausente, entra aqui se tiver afim de entender melhor isso:
Dança do Ausente
Tomás entenda, a psicodelia já foi tão espancada pela sociedade, que essa hostilidade e desconfiança por parte de seus membros é uma reação natural, o pecado é reagir tendo apenas conhecimento parcial da ação que motivou a reação…
Bem, é o que disse vamos segurar a nossa opinião até que alguém leia e possa resenhar o livro pra gente!

Última edição por Charlie LG; 18-04-2009 às 12:34.
Responder com Citação
O seguinte usuário disse valeu para Orion .. por esse post:
  #38 (permalink)  
Antigo 17-04-2009, 11:42
a m b i e n t

Valeu: 790
Recebeu 1,664 valeus em 472 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Flict

Ineteressante...
Essa polemica toda está me deixando com vontade de ler o livro! :-)

Edit: Na livraria Galileu está vendendo em 5x de R$7,98.
Livraria Galileu

Flict DJ Sets (Soundcloud)

Última edição por Flict; 17-04-2009 às 11:48.
Responder com Citação
O seguinte usuário disse valeu para Flict por esse post:
  #39 (permalink)  
Antigo 17-04-2009, 13:11
poesia ou morte!

Valeu: 2,365
Recebeu 3,607 valeus em 931 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Roosevelt Soares Enviar mensagem via Yahoo para Roosevelt Soares

Ainda não li e não refleti sobre o livro mas defendo em parte o autor.

Se ele diz que o tempo todo se identificou, nada mais normal do que entender que ele iria falar daquilo que estivesse vendo, ouvindo e pensando sobre as situações que desenrolavam a sua frente.
Temos uma paixão louca pela fantasia, somos viciados em criar novos mundos, realidades paralelas e isso se torna muitas vezes um labirinto de realidades com caminhos “pré-aprovadas”, e “descartados”, onde vamos selecionando realidades que gostamos e descartando as demais... Porem o bom de nossa parte é que não negamos as demais, apenas colocamos no fundo do bau.

O autor provavelmente expôs uma dessas realidades... se o cara tem coragem pra fumar um back na frente dele, fazer todo um discurso como ele cita sobre “hiprocisia”, “liberdade” e depois vê o seu reflexo exposto no livro se sente ofendido... pra min essa pessoa que se sentiu ofendido agiu pior do que se o autor tivesse atacado o movimento psicodélico....

Vivemos um movimento ou brincamos de mutantes? Hora um cidadão bem sucedido no mundo comercial, hora um psicodélico alucinado... não sei .. acho estranho.

Temos que nos proteger do sistema e saber lidar com “inteligência” com a realidade da maioria que infelizmente tem o poder de controlar a vida de outros indivíduos. Entra ai uma questão de sobreveivencia e entendo isso, obvio. Mas ai me vem uma pergunta... o que eles queriam que o autor fizesse? Que o autor escrevesse sobre experiências místicas, visões angelicais, sentimentos trancendentais? Ora... é uma visão de fora, não é um livro escrito por um índigo. É o encontro, uma comunicação entre dois mundos. É um dialogo complexo e uma hora ou outra ele teria que começar.

Mas enfim… segunda finalmente o livro estara em mãos e poderei entender melhor a visão do autor.

Responder com Citação
Os seguintes 5 usuários disseram valeu para Roosevelt Soares por este post:
  #40 (permalink)  
Antigo 17-04-2009, 22:51
Controle Visual

Citação:
Vivemos um movimento ou brincamos de mutantes? Hora um cidadão bem sucedido no mundo comercial, hora um psicodélico alucinado
Acho que a gente é meio mutante, eu por exemplo das 9 da manhã as 18 da noite eu finjo que sou normal, e durante o resto do tempo eu sou um psicodélico alucinado vestindo a minha rídicula fantasia de humano!

Acho que até um pintor acaba tendo que viver essa esquizofrenia dualista.

Última edição por Orion ..; 17-04-2009 às 22:56.
Responder com Citação
Os seguintes 4 usuários disseram valeu para Orion .. por este post:
Resposta

Favoritos

Tags
festa , infinita

Usuários Ativos Atualmente Vendo Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada
Modos de Exibição

Regras para Posts