plurall

Voltar   plurall > Comunidade > Papo Cabeça

Papo Cabeça Assuntos interessantes e não necessariamente relacionados ao trance.

Resposta

LinkBack Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico Modos de Exibição Translate
  #1 (permalink)  
Antigo 26-08-2008, 18:49
Membro Avançado

Valeu: 17
Recebeu 9 valeus em 5 Posts
Padrão Preconceito vem de berço...

Outro dia estava conversando com uma amiguinha da Sophia e ela me disse que estava proibida de brincar com um outro amiguinho delas, um menino, super-educado e simpático aqui do prédio.
Curiosa e receosa, perguntei a razão da proibição.

-É que meu pai disse que ele é bicha.

Fiquei estarrecida. Como, em pleno Séc XXI, um pai pode chegar para um filho e o probir de brincar com um amiguinho por achar que ele é homossexual, ou “bicha”, como a menininha descreveu?

Inconformada e curiosa por saber o que havia feito o pai pensar que o menino era homossexual, perguntei por que achavam aquilo dele.

-Ah, porque ele só brinca com meninas e porque não bate em nenhum menino.
Aí eu não me aguentei. Perdi as estribeiras e avancei o sinal que me impedia de meter o bedelho na educação infantil alheia e disse que isso não era razão para classificar alguém como homossexual, que ele só era um menino educado e que não gostava de brigas, e talvez brincasse com as meninas justamente porque os meninos só brincassem de luta.

E disse mais, perguntei, se, caso o menino fosse realmente homossexual, que problema haveria naquilo. Expliquei que era muito, muito, MUITO errado segregar pessoas só porque são diferentes de nós, seja pela cor, opção sexual, religião, condição social e etc. Tudo isso, claro, de um modo que ela pudesse compreender.

Se o menino nunca havia feito nada de ruim para ela, e se ela gostava dele e até simpatizava com ele, não haveria problema nenhum em ser amiga dele, afinal.

Ela sorriu e finalmente disse:

-É mesmo, né?
Depois disso, elas sairam pra brincar e eu fiquei matutando sobre como preconceito, medo, ignorância e todas as escrotices do mundo são passadas às crianças pelos próprios pais.

É uma responsabilidade ENORME educar e criar uma outra criança. E o ciclo de estupidez nunca será quebrado se os pais não forem pessoas equilibradas e dispostas a rever seus conceitos e valores.

Socorro.

Fonte: Super Bebê

O texto acima não é meu, é da Gabi, mas ela toca num ponto delicado da educação infantil. Pais preconceituosos fabricam filhos preconceituosos. Dia desses preciso fazer um post sobre isso, por hora fica só a reflexão. Impossível não lembrar do filme Ma Vie en Rose. A imagem do post é do filme.
Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiTweet this Post!
Responder com Citação
  #2 (permalink)  
Antigo 26-08-2008, 20:21
Moderador Global

Valeu: 49
Recebeu 21 valeus em 8 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Gatta
Padrão

Citação:
Postado Originalmente por Leandro Marins Ver Post
É uma responsabilidade ENORME educar e criar uma outra criança. E o ciclo de estupidez nunca será quebrado se os pais não forem pessoas equilibradas e dispostas a rever seus conceitos e valores.
Crianças nascem...
Crianças choram...
Crianças dão trabalho....
Crianças precisam de educação....
Crianças aprendem a falar...
Crianças dão mais trabalho...
Crianças são crianças, e para que elas ao menos se tornem adultos mais conscientes, elas precisam de pais mais conscientes...

Talvez por isso tenhamos nos dias de hoje, tantos fatos absurdos e "seres humanos" totalmente autistas ao ponto de agirem impulsivamente sem ao menos pensar nas consequências...

Pais sem noção = filhos sem noção, pois são nada mais nada menos que reflexo daqueles que lhes "educam".

Pré-conceito é gerado em tudo hoje em dia... cabe a nós termos o mínima de senço em saber mostrar isso para os filhos..

Sou muito critica quando se diz respeito a ter um filho! E sei q serei a mae mais chata do universo!

Tenho pena de quando meu filho nascer! se é q ele nao vai desistir quando souber a mae q vai ter!! :doh:

Nada vale mais do que o amor de um filho...e é o q os mesmos pensam em relação a seus pais. :love:
♪ F I R E _ S T O R M ♪
|::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: ::::::::::::::::::::::::::|
Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiTweet this Post!
Responder com Citação
  #3 (permalink)  
Antigo 27-08-2008, 12:22
poesia ou morte!

Valeu: 2,365
Recebeu 3,607 valeus em 931 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Roosevelt Soares Enviar mensagem via Yahoo para Roosevelt Soares
Padrão

Preconceito é preguiça de pensar, analisar e falta de senso critico perceptivo. Fora que também esconde “medos” internos...se a pessoa não consegue lidar com seus problemas internos ela não é capaz de lidar com eles no mundo externo.
Não há duvida que educar uma criança de forma consciente gera crianças e adultos conscientes.
A mente vive vários processos repetitivos e habituados a padrões no dia a dia e poucos infelizmente tem o trabalho de pensar em algo antes de sair repassando um pensamento e assim acontece com o preconceito. Se você parar pra analisar, você vai perceber que preconceito é um ato de burrice declarada.

O burro fala com a certeza do que não sabe, não pensou, só ficou ali, pela margem do superficial, do que captou sem digerir. Por mais que você não concorde com atos homossexuais, ou não vá com a cara de negros, branquelos ou seja la o que sua psique (recalque pra min) impeça de lidar pacificamente com aquilo, no mínimo deve haver tolerância, principalmente quando se esta em posição de “pais”, de educar um filho pro mundo. Pois o mundo não gira ao redor de min, de você nem de ninguém. Desde cedo tem que preparar as crianças pra lidarem com a diversidade. Estimular preconceitos é carimbar um certificado de sofrimentos futuros (e nem tão futuro assim).

Responder com Citação
  #4 (permalink)  
Antigo 27-08-2008, 12:53
-= | Ilunga |=-

Valeu: 183
Recebeu 187 valeus em 43 Posts
Padrão

Citação:
Postado Originalmente por Roosevelt Soares Ver Post
Desde cedo tem que preparar as crianças pra lidarem com a diversidade. Estimular preconceitos é carimbar um certificado de sofrimentos futuros (e nem tão futuro assim).
Além de prepara-las para lidarem com a diversidade, temos que prepara-las também para serem formadores de opinião.

Deixa-las olharem ao seu redor e criarem suas próprias idéias a respeito do mundo que as cerca. Digo isso porque tenho um filho que esta numa idade onde esta pré-disposição a formação de opinião esta muito aguçada, e nem sempre a idéias dele e os seus gostos se igualam aos meus e nem por isso eu vou poda-lo.

Quando vejo que é algo relativo apenas a gostos, cito como exemplo o musical, ele gosta de pagode e diz o quanto gosta e porque gosta pra mim e para todos, mesmo sabendo que eu não curto este estilo, e eu acato porque quero que ele tenha firmeza nas suas palavras e opinões e não se torne um adulto sem opinião formada.

E dar o bom exemplo dentro de casa faz MUITO a diferença. Uma coisa é vc brincar com os amigos na rua, usar de termos pejorativos com eles porque os adultos se entendem, ou pelo menos deveria. A gente sempre espera o bom senso e discernimento de todos depois de uma certa idade.

E geralmente pais preconceituosos são provenientes de famílias preconceituosas, isso para eles se tornam tão comum que se livrar deste tipo de vício, porque sim, o preconceito em muitos casos é um vício, é muito complicado. E vivemos em uma sociedade que não é muito tolerante.

Só posso dizer que eu tenho orgulho da minha família, da educação que me foi dedicada e tento fazer o melhor para o meu filho também, essa é a minha forma de ajudar a acabar com este de disparate, é fazer a minha parte.
:thumb:

"... Eu prefiro ser, essa METAMORFOSE AMBULANTE. Do que ter aquela VELHA OPINIÃO FORMADA sobre tudo..."

"Se não puder ajudar, atrapalhe. O importante é PARTICIPAR!!!" =D
Responder com Citação
Resposta

Favoritos

Tags
berço , preconceito , vem

Usuários Ativos Atualmente Vendo Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada
Modos de Exibição

Regras para Posts