plurall

Voltar   plurall > Comunidade > Papo Cabeça

Papo Cabeça Assuntos interessantes e não necessariamente relacionados ao trance.

Resposta

LinkBack Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico Modos de Exibição Translate
  #1 (permalink)  
Antigo 06-08-2008, 09:56
aka diribuf

Valeu: 26
Recebeu 96 valeus em 32 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Kiirtan
Padrão Teólogo Responsável(?)

Não sei se vocês já viram em algum lugar da cidade um outdoor que diz assim "Templos e Instituições sem um teólogo responsável. Legal ou ilegal?"

Logo da primeira vez que vi achei muito estranho e já queria escrever a respeito. Hoje finalmente resolvi fazê-lo, mas antes, para não falar um monte de besteiras queria entrar no site da CFT (Conselho Federal de Teólogos) - o qual está indicado no outdoor - para ver qual é a proposta. Qual não foi minha surpresa ao ver que o site está fora do ar.

Bom, então vou ter que fazer minha análise sozinho. Se algo que eu disser aqui já estiver esclarecido lá, eu prometo que venho aqui e faço as devidas retificações.

Para começo de tudo vamos analisar a frase do outdoor: templos, teólogos, legal e ilegal. Eu acho que essas coisas não cabem na mesma frase por um simples motivo. Para definir se algo é legal ou ilegal devemos nos valer de leis, que estão na constituição ou no código penal, civil, essas coisas, correto? Pois bem, vivemos em um Estado laico, o que significa que governo e religião não se misturam e um não interfere no outro. A religião oficial do Brasil é o catolicismo pura e simplesmente por ser a religião da nossa pátria colonizadora (Portugal) e por ser óbvia maioria, mas nenhuma lei é baseada em preceitos cristãos e o cristianismo não tem nenhuma vantagem legal sobre outras religiões. Se tem, isso sim é ilegal, repetindo, somos laicos, diferente dos nosso amigos iranianos onde o governo e o islamismo são tão grudados com velcro. Se somos "teoricamente" laicos como podemos ter algo de ilegal a respeito de práticas religiosas?

Esse parágrafo acima tem grandes chances de já estar bem explicado lá no site que está fora do ar, mesmo assim, minha opinião está expressa. Vou aguardar a deles e depois confrontamos.

Uma outra coisa a respeito disso ser bem estranho, e no meu ver equivocado, é essa mania de ter um "responsável" em tudo. Quais seriam as atribuições de um teólogo responsável? Como isso se daria? Burocartizaríamos a espiritualidade? Igrejas e templos precisariam de alvará e CNPJ? Será que a casa onde faço yoga tem permissão para meditações coletivas aos domingos? O que um teólogo responsável teria a ver com isso tudo?

Isso me remota a uma discussão antiga, porém ainda vigente, sobre uma possível intervenção do Conselho de Educação Física sobre "atividades físicas não regulamentadas" como yoga e lutas. Em poucas palavras, eles alegam que ninguém pode dar aulas de yoga ou ser professor de kung-fu se não tiver faculdade de educação física, e não menos importante, membros pagantes do conselho, naturalmente. Nessa discussão nem vou entrar, devem ter profissionais de EF aqui que são a favor, outros contra, acho que isso rende muito pano pra manga, só para fazer um paralelo mesmo.

Para mim isso é tudo uma tentativa de dar mais ocupação a um carreira que visa principalmente a reflexão e o estudo. Que mais um teólogo poderia fazer além de estudar religiões, história, escrever livros e refletir? Talvez estejam entediados. Será que eles tem mais autoridade para "regular" uma igreja ou templo do que o próprio sacerdote da mesma? Ele seria o paladino da lei áurea da teologia e não deixaria que um determinado culto "se desviasse" ou estivesse em desacordo com os principais dogmas daquela crença? Aonde querem chegar com esse tipo de burocratização, controle e regulamentação da espiritualidade e da fé?

E outra coisa - só pra botar lenha na fogueira - que tipo de Conselho Federal tenciona ser órgão regulamentador de um sem número de pessoas e instituições sem nem sequer consegue manter um site funcionando enquanto um outdoor anuncia seu endereço na cidade toda?
Responder com Citação
  #2 (permalink)  
Antigo 06-08-2008, 10:57
*Dono da fabrica*

Valeu: 222
Recebeu 340 valeus em 113 Posts
Padrão

Bohm topico diribuF !

OLha, eu entendo todas suas colocações, e acho que a discussão toda rende muito pano pra manga...

Mas vou dizer tb que eu até achei interessante, num primeiro momento, essa colocação do outdoor.

"Templos e Instituições sem um teólogo responsável. Legal ou ilegal?"

Aprofundando a mensagem até o nível de toda essa patranha q vc disse sobre os conselhos e o sindicalismo da coisa, realmente, é de bolar....

Mas sob uma análise mais ingênua eu acho essa colocação muito válida.

Citação:
Postado Originalmente por diribuf Ver Post
Para mim isso é tudo uma tentativa de dar mais ocupação a um carreira que visa principalmente a reflexão e o estudo. Que mais um teólogo poderia fazer além de estudar religiões, história, escrever livros e refletir? Talvez estejam entediados. Será que eles tem mais autoridade para "regular" uma igreja ou templo do que o próprio sacerdote da mesma? Ele seria o paladino da lei áurea da teologia e não deixaria que um determinado culto "se desviasse" ou estivesse em desacordo com os principais dogmas daquela crença? Aonde querem chegar com esse tipo de burocratização, controle e regulamentação da espiritualidade e da fé?

Hm, não sei se estou certo, mas acho que todos que concluem o seminário já são considerados teólogos, certo ?

Por isso acho que um "teólogo" responsável por um templo não precisaria ser necessariamente um estudante da PUC que faz teologia e pega as gatinhas no festival de primavera. Ainda bem ! Precisaria sim ser alguém dentro dessa doutrina que tenha gabarito suficiente pra coordenar de forma sensata e coerente a pregação de uma doutrina, prezando pela sua integridade e fidelidade à tradição. Alguém que além da realização pessoal nessa doutrinha seja o mínimo versado pelo menos nas bases da sua tradição - o que, diga-se de passagem, é quase uma lenda hj em dia !

Se for assim como eu imagino , eu acho que é interessante sim que todo templo tenha um responsável qualificado dentro da sua doutrina para representar o estabelecimento que ele toca.

Não podemos confundir essa discussão com uma outra, a de questionar a coerência e a ética dessas doutrinas e dos seus representantes.

Eu não vou dizer que acho o papa uma pessoa sensata e bacana, mas acho legal que exista alguém que regule dentro da sua instituição a forma como as pessoas agem dentro dela. Ninguém é obrigado a ser católico, mas se a pessoa quer ser uma representante dessa religião, que o seja dentro dos parâmetros corretos e tradicionais,

caso contrário, qualquer dia ia pipocar igreja por aí com padre baixando santo pra rezar a missa. ( o que eu acho que ia ser bem bacana até rs... mas se ele quer agir assim, então declare sua subversão à tradição católica e não queira se filiar à igreja romana enquanto inventa suas próprias novas modalidades de fé )

Nesse ciclo de igrejas e templos cristãos, que é a tradição mais próxima da nossa sociedade, é mais fácil entender e visualizar como pode ser útil essa função.

Agora, realmente, nessa Nova Era de uma série de correntes orientais invadindo o ocidente, resgate de tradições tribais e xamânicas, pagãs e etc... Seria muito injusto e incoerente querer regular e julgar as atividades que essas casas e centros oferecem... Acho que pq estão num patamar de liberdade e práticas bem distantes daquelas das Igrejas católicas e protestantes tradicionais.

Enfim, pra finalizar, só vou achar mais 2 coisas rs...

1, como disse, eu acho a idéia de ter uma pessoa dessas dentro dos templos e igrejas legal. O que não é legal é tornar isso uma exigência e querer diferenciar os que tenham e não tenham essas pessoas, ou, o pior, pensar em proibir as atividades dos que não tenham. Isso é mais que não-legal, é absurdo ! Todos têm direito à liberdade de expressão, fé e culto... Se eu quiser alugar uma casa e juntar uma galera pra baixar um santinho, pregar a biblia, ou sei la o que mais, ninguém pode chegar lá e me impedir

2, acho que uma atitude muito mais válida do conselho de teologia seria abrir a cabeça para as outras religiões. Teólogo no ocidente é sempre um cristão que estuda e se aprofunda"NA VERDADE" cristã e analisa como mero observador as demais doutrinas e religiões como meras manifestações culturais de outros povos, sempre inferiores e primitivos.

Espero que todos sempre possam ser livres para se acharem com Deus pela sua própria opção de qual caminho seguir para atingir esse objetivo e usufruir desta liberdade para divulgar este caminho para os outros que sejam interessados nisto.

Seria um grande passo pra trás da humanidade querer mudar esta condição de liberdade

Mas acho tb válido que os teólogos se preocupem em prezar pela tradição cristã nas igrejas e templos, já que esta é a tradição que mais impera por aí e ao mesmo tempo é a que mais tem sua tradição denegrida e deturpada pelos seus "seguidores" e "representantes".

E espero tb que um dia os conselhos de teologia percebam que não é deles o monopólio de Deus, mas sim, no máximo, do conhecimento teórico das bases empíricas de uma doutrina religiosa e institucional.

*
ChAnT aNd Be HaPpY
Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiTweet this Post!
Responder com Citação
  #3 (permalink)  
Antigo 06-08-2008, 11:47
Progredindo.

Valeu: 7
Recebeu 0 valeus em 0 Posts
Padrão

Expandindo a discussão para outras esferas e profissões, para mim a coisa se resume em uma palavra: corporativismo. Isso é antigo e ocorre em diversos setores. Alguns membros se sentem "ameaçados" por algum motivo, seja por medo de perder mercado, por frustração de ter estudado tanto e ver alguém "não-qualificado" exercendo a mesma coisa sem um título ou por pura alienação mesmo, e tentam tornar ilegítimo o exercício de determinadas práticas por pessoas não autorizadas.
Usando o meu mundinho como exemplo, posso citar o Ato Médico, que é uma regulamentação de diversos itens que, em suma, diz o que cabe somente ao médico praticar e o que pode ser feito por outros profissionais. A questão do parto humanizado já criou mta polêmica, por exemplo: cabe somente ao médico, que fez 6 anos de faculdade e mais 2 de residência, pelo menos, de ginecologia-obstetrícia realizar um parto ou há tb outras pessoas capazes de fazer isso? Afinal, até um tempo atrás, as gestantes priam em casa. Por outro lado, qdo ocorriam complicações, nem sempre sobreviviam e hj temos recursos para evitá-las ou resolvê-las. Ou seja, não há uma resposta matemática.
Por outro lado, o que está sendo discutido diz respeito a religião que, embora tenha a ver com espiritualidade, não significam a mesma coisa. A religião é uma institucionalização da espiritualidade (se é que isso é possível) e, como tal, é toda formada por seres humanos, desde sua filosofia até suas práticas. Eu concordo com o Wonka qdo ele diz que é importante ter algum representante ou responsável por essa instituição, senão vira o samba do crioulo doido. Regras existem para estabelecer uma certa ordem e viver uma espécie de anarquia religiosa deve ser meio complicado.
Porém, acho caída essa história de legitimidade qdo se fala de religião. Como já foi dito, cada um tem direito de seguir o que quiser e não acredito que ninguém esteja apto ou no direito de dizer quem está certo ou errado. Tb acho absurda essa obrigatoriedade de haver um representante de acordo com a lei. Apesar de eu achar que um responsável ajuda a manetr uma certa ordem, ninguém deve ser obrigado a isso.
Ano que vem eu me formo na faculdade, então minha turma está decidindo coisas como colação de grau e culto ecumênico, que é uma celebração religiosa regida por representantes de diferentes religiões, para gradar gregos e troianos. Pasmem: só poderá ter padre, pastor e rabino, pois são as únicas religiões "reconhecidas" pela Igreja Católica. Poderíamos então fazer o culto fora de uma igreja, mas isso implicaria em pagar um aluguel para isso, o que alguns, como eu, não concordam. Se quisermos fazer numa igreja, budistas, kardecistas, hindus ou pessoas de qulaquer outra religião terão que se contentar com os representantes das outras instituições.
O que eu não consigo entender é pq a Igreja Evangélica é legítima e outras religiões não, aos olhos do catolicismo. Se alguém souber, me responda.
Responder com Citação
  #4 (permalink)  
Antigo 06-08-2008, 14:54
Dura Lex Sed Lex

Valeu: 85
Recebeu 97 valeus em 44 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Navarro
Padrão

Queria também dar um " Pitáco " se me permitem . . .
Acho muito interessante esse pleito dos Teólogos "Templos e Instituições sem um teólogo responsável. Legal ou ilegal?"

Muito bem colocado pelo W3õnka , Padres quando concluem o seminário se formam teólogos. E os pastores evangélicos ? Poderiam ter essa formação superior sim , isso ajudaria e muito seus milhoes de seguidores que são sabidamente a maioria formada por fiéis de baixo poder aquisitivo e cultural .

O nível de 3º grau exigido para pastores e lideres de outros cultos cristãos iria ajudar a aculturar suas respectivas Igrejas como um todo .
Que me desculpem a " xula " comparação ,guardada as devidas proporçoes , isso veio como a revindicação antiga ( hoje válida) de que todo técnico de futebol teria quer ter diploma de Ed. Física .
Responder com Citação
  #5 (permalink)  
Antigo 06-08-2008, 16:26
DJ / Colaborador

Valeu: 753
Recebeu 602 valeus em 193 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para tomfat
Padrão

Bom... eu também ja observei esses outdoors e sinceramente omeu primeiro pensamento foi positivo... Sei la, derepente alguma pessoa que nãopermita os abusos que estão cometendo em nome da religiãodo tipo "dê dinheiro para garantir um lugar no céu...". Mas depois fiquei imaginando o seguinte: Qual seria o critério para a escolha de cada teólogo?? Será que os pastores da Igreja Universal não irão chamar pessoas que seja corruptíveis?? para continuar seus exageros???

Acho que sera mais uma forma de nepotismo e não adiantará de nada, os abusos contra a população crente continuarão ser ser realizados...
http://soundcloud.com/2komplex
Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiTweet this Post!
Responder com Citação
Resposta

Favoritos

Tags
responsável , teólogo

Usuários Ativos Atualmente Vendo Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada
Modos de Exibição

Regras para Posts