plurall

Voltar   plurall > Comunidade > Papo Cabeça

Papo Cabeça Assuntos interessantes e não necessariamente relacionados ao trance.

Resposta

LinkBack Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico Modos de Exibição Translate
  #1 (permalink)  
Antigo 04-08-2008, 10:10
poesia ou morte!

Valeu: 2,365
Recebeu 3,607 valeus em 931 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Roosevelt Soares Enviar mensagem via Yahoo para Roosevelt Soares
Padrão Em defesa do erro

Seria interessante, falarmos um pouco sobre a palavra CRÍTICA.
Ao contrário do que alguns pensam, criticar não quer dizer necessariamente que se deve apontar apenas erros.
A princípio CRÍTICA nada mais é do que ANÁLISE... e não confundam crítica com RECLAMAÇÃO.

Quem não gosta de opinar e de criticar alguém ou alguma coisa? Quantas foram as críticas que já não lemos e discordamos, quantos artistas já não reclamaram dos críticos e quanta polêmica as críticas já não produziram?

A etimologia de "crítica" vem da palavra grega krimein, que significa "quebrar" e também influenciou na formação da palavra "crise". "A idéia da crítica é 'quebrar' uma obra em pedaços para se pôr 'em crise' a idéia que antes se fazia daquele objeto, através de uma análise". Para tanto, é necessário entender as partes do objeto que será analisado para justamente descrevê-lo dentro de sua própria interpretação e de acordo com o contexto em que se encaixa.

O publico da musica eletrônica é extremamente critico.
Após a consolidação dos fóruns de ME como importantes point’s virtuais, formadores de opiniões e provedores de informação, criticar virou uma febre. Parece que todos têm a receita do sucesso, mas não tem.

Errar é experimentar e evoluir. Somos todos humanos e não somos capazes da perfeição. É impossível agradar a todos.
Vale lembrar que quando se diz que algo esta perfeito, nada mais é que uma descrição feita através de uma ótica pessoal que foi conduzida até essa sensação da mesma forma quando definimos algo como ruim. Muitos interesses e sentimentos puramente guiados pelo prazer pessoal influenciam essas avaliações.

Criticar é fundamental pra alcançar uma evolução principalmente quando vem acompanhada ou visando direcionar pra soluções.
Se você só é capaz de apontar erros sem enxergar soluções, você é tão incapaz quanto o gerador de sua crítica. Se você é capaz de enxergar soluções e não é capaz de apontar-las em sua crítica, você esta sendo puramente egoísta.

Infelizmente o que mais cresce em nosso meio (musica eletrônica) são criticas baseadas no “eu sou o maximo”, “eu faria melhor”. É possível que na prática essas mesmas pessoas “criticas”, cometeriam os mesmos erros ou até piores.

Não estou querendo ir contra a crítica, mas acredito que o foco no sentimento de experimentação e no curtir o momento dentro de suas possibilidades e que apenas dependem de NÓS e nada mais, esta sendo esquecido.
Errar pode ser tão prazeroso quanto à perfeição pode ser entediante.

Fica um pensamento:

Antigamente tínhamos ótimas festas no estado e hoje temos um mar de ótimos críticos e defensores da moral ética e dos bons costumes da hipocrisia donos da receita do sucesso.
Será que vale a pena toda essa busca de transformação do humano pra “maquina” e de experimentadores naturais pra seguidores de formulas artificiais e intocáveis?
Sera que perdemos o tezão em experimentar, em estar fora dos padrões, fora das margens do que é ou não é correto? Ou apenas estamos trazendo a busca pela estabilidade como reflexo da falta dela no dia-a-dia?

Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiTweet this Post!
Responder com Citação
  #2 (permalink)  
Antigo 04-08-2008, 11:20
*Dono da fabrica*

Valeu: 222
Recebeu 340 valeus em 113 Posts
Padrão

Muito Bohm sr. RooseveLT ! :clap:

hehehe acho que eu sou meio burróide e não to conseguindo pensar em nd à altura pra CRITICAR as idéias que vc trouxe pra nós nesse tópico.

Mas de qualquer forma, só de ler já é mto intrigante, valeu³ pela contribuição... Eu desconhecia a etmologia da palavra crítica... Mas é perfeita a idéia, eu sempre ví a crítica dessa maneira...

Eu, como quase todo ser humano, adoro criticar... muitas vezes não formalmente... Mas minha mente pisciana é extremamente crítica... o tempo todo eu gosto de analisar as coisas... como vc descreveu, eu gosto de "desencaixá-las" para entender cada componente delas...

Esse é um exercício mental muito interessante... como eu tb adoro desenhar, eu tô sempre ligado na geometria que existe em cada coisa da vida... essa é uma crítica/análise muito interessante ! Inclusive isso era uma das coisas que me fascinava muito na decor psicodelica do trance...

Eu não me contentava em olhar pras mandalas, domos, panos, tendas e estruturas e apenas "aceitar" o resultado final confuso desses elementos... Eu ficava parado horas olhando pra eles e tentando "desencaixar" suas partes na minha cabeça, pra entender justamente como eles se encaixavam e montavam juntos o aspecto final da decor.

Hahaha mas acho que isso não tá mto no rumo da discussão que vc propôs sobre críticas mais concretas e objetivas né rs... Perdão

Acho que sua observação transcende mto mais que a própria cena, mas quase tudo que existe no mundo.

As críticas não têm sido construtivas em nenhum meio pq as pessoas não sabem criticar... Eu tb não sei, e esse tópico já ajuda a aprender mais sobre como fazer isso

Outra coisa é que acho tb que falar mal é um "mal" natural do ser humano, e nem acho que falar mal das coisas seja um pecado tão grande... o problema é que as pessoas se contentam em apenas falar mal, achando que isso já é uma crítica eficiente, e aí o o potencial que elas podem ter para de fato analisar as coisas da vida acaba ficando de lado.

Acho que pode-se continuar a falar mal das coisas ( até pq o que não falta é coisa ruim nessa era de ferro ),

Mas as pessoas têm que lembrar que além de falar mal seria interessante que elas tb CRITICASSEM as coisas com essa visão analítica e construtiva

Isso seria muito válido para a melhora e superação de problemas em muitas coisas no mundo, inclusive aí na cena trance rs

Citação:
Postado Originalmente por Roosevelt Soares Ver Post

Sera que perdemos o tezão em experimentar, em estar fora dos padrões, fora das margens do que é ou não é correto?
Ou apenas estamos trazendo a busca pela estabilidade como reflexo da falta dela no dia-a-dia?

:clap:

*
ChAnT aNd Be HaPpY
Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiTweet this Post!
Responder com Citação
  #3 (permalink)  
Antigo 04-08-2008, 12:05
aka diribuf

Valeu: 26
Recebeu 96 valeus em 32 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Kiirtan
Padrão

Muito boa Roosevelt. Isso já foi discutido aqui em outros tópicos exatamente nesse contexto que você propôs de separar crítica da reclamação.

Eu acho que a formatação dada as tais reclamações é que ultimamente transforma cada um dos participantes das festas em reclmadores e "críticos" em potencial. Ao tornar o review uma parte obrigatório de cada festa e o impor um formato para esse review, cria cada vez mais pessoas que adoram reclamar, mas não propõe nada de novo e que continuam a frequentar os eventos de que tanto falam mal.

Um crítico de cinema ou de música é obrigado por sua profissão a ouvir e assistir cada nova obra lançada no inuito de criticar e analisar friamente aquela obra com o objetivo de pegar as diversas partes que são produtos da análise (analisar também é sinônimo de "dividir") e qualificá-los. O som estava bom, direção de arte ruim, roteiro mediano, protagonista brilhante, baixista deixou a desejar, mas a harmonia e o estilo setentista estão ótimos. Tudo isso são coisas que vemos sempre em resenhas em revistas e jornais por aí.

Eu nunca concordei muito com essa ocupação de "crítico profissional". Tem uma frase ótima do comediante americano Richard Pryor que diz "Eu nunca conheci alguém que dizia quando era criança 'Quando crescer, quero ser um crítico'". Nem eu. Críticos profissionais são pessoas que escrevem bem e os quais as pessoas consideram "entender do assunto". Entender arte é deveras complicado, julgar mais ainda.

Por algum motivo entenderam que julgar e entender de tudo que envolve uma festa ou evento é simples e que qualquer um, qualquer um mesmo, pode fazer. Até o debiloide que nunca foi a uma festa ou festival na vida, que joga lixo no chão e que passou o evento inteiro completamente alucinado de bala e doce acha que pode criticar o evento. Vem aqui, faz o review apontando falhas da produção, no line, faltaram lixeiras e o som estava baixo e tinham muitos fritos e pessoas "nada a ver". Aí fica realmente complicado.
Responder com Citação
  #4 (permalink)  
Antigo 04-08-2008, 12:07
DJ

Valeu: 184
Recebeu 148 valeus em 39 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para badolato021
Padrão

muita gente não entendo o verdadeiro significado dessa palavra.

passei a entender essa palavra como algo construtivo.
+ ja fui da turma que não entendia isso...

Comparo a palavra CRÍTICA como a palavra EVENTO.
Muitos acham que é muito fácil fazer um EVENTO.
+ poucos entendem que um EVENTO, é uma EVENTUALIDADE.
Pode dar super certo. + tb pode dar tudo errado.

enjoy...

:rock::rock::rock:
Responder com Citação
  #5 (permalink)  
Antigo 04-08-2008, 15:12
MuNdO SeM VoLtA

Valeu: 1,935
Recebeu 1,519 valeus em 434 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Sililil
Padrão

Sim, muitos poucos entendem realmente o que está por trás do significado da palavra crítica.
Tanto os criticantes, quanto os criticados.

E aí forma-se um bolo de opiniões, algumas contrárias, outras revoltadas e um bate-torce sem começo nem fim.
E é óbvio que chegar e criticar "levando a esmo o próprio entendimento do assunto" é fácil demais, qualquer debilóide chega e faz sem mesmo ter o conhecimento de causa.

Mas eu me pergunto o tempo todo o que faz cada um externar a tal crítica criada dentro de si!
Porque eu, assim como o Wonka, tenho uma mente fértil-pisciana IMPOSSÍVEL.
Paro e observo cada atitude, cada detalhe, monto e desmonto antes de formar minha opinião.
MAS NA MAIORIA DAS VEZES GUARDO PRA MIM.

Não é no egoísmo, nem na falta de voz de gritá-la ao mundo, simplesmente guardo.
E tenho pensado oito vezes mais, antes de permitir aos outros conhecer minha crítica, porque realmente é mais bonito você apresentar uma crítica, desde que ela seja acompanhada de uma possível solução.
Essa seria a crítica-construtiva!

Não? :thumb:

Em tempo: EXCELENTE TÓPICO.
Amigo Roosevelt escreve MUITO BEM! E gera discussões inteligentes... :clap:

>>"TeMos a aRtE
pARa quE a VerDadE
nãO noS DeStRua"
NiEtZsChe <<

Responder com Citação
  #6 (permalink)  
Antigo 04-08-2008, 18:33
Membro Avançando

Valeu: 15
Recebeu 64 valeus em 21 Posts
Padrão

critica...

eh como a natureza de tudo, vc pode aceitar e aprender com ela, msm q discorde, msm que concorde, ou ateh msm fazendo uma critica ah critica... o importante eh que esta venha a somar...

mas oq vem acontecendo com os criticos profissionais das reivix eh que a ciritca vem apenas para subtrair, criticam-se as festas, dizendo q esta horrivel e naum vale mas a pena ir, mas sempre aparece um convite vip, ou um dj mto irado, ou q qdesculpa pra ir, aih vai e diz ficou rindo mto dos fritos e dos nadaver...

intaum, vc critico profissional das noitadas eletronicas dos fritos nadaver (espero q vc nunca tenha sido um frito, pq se foi, vc eh um pela saco q tem vergonha de se divertir, ficou velho pra isso neh?) deveria ir pra festas pra somar, vc eh roots das antigas? tem a maior vaibi? vai lah pra frente da caixa de som e mostra pra quem esta errado como eh q se faz!!!!

pare de subtrair e some, leve seu malabares, seu amigos, sua roupa colorida, seu bixinho de pelucia, vah lah e se divirta...

mas se vc nuam gosta mais desse tipo de evento, soh gosta msm de festival ou de pvt dos amigos... pq vc critica??? naum vejo ninguem vindo aki fazer criticas da BITCH, ou do show da Ivete, ou da peça q ta passando no sesc... o plurall eh pivre, pode-se fazer cirticas a qq tipo de evento, ou assunto, ou pessoa publica...

vlw roose, mto bom o topico, espero naum ter fugido do ssunto, pelo q entendi, uma analize da critica voltada para a ME...
Responder com Citação
  #7 (permalink)  
Antigo 04-08-2008, 22:47
Membro Avançado

Valeu: 226
Recebeu 147 valeus em 50 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Gisastar
Padrão

Criticar é natural do ser humano...
Só que as pessoas esquecem que até p/ criticar é preciso conhecimento da causa e embasamento... Falar do que não se sabe, do que não se entende é mole... Tem gente aqui que parece até papagaio, repete tudo o que já foi dito anteriormente só pra ter "opinião".
Opinião de verdade é pra poucos, critica construtiva também. Eu prefiro me manter de boca fechada a mandar um papo que não faz sentido nenhum...
Adaptando livremente Renato Russo: quem fala demais normalmente não tem nada a dizer.
Responder com Citação
  #8 (permalink)  
Antigo 25-08-2008, 19:06
Enfim ô.Ô

Valeu: 53
Recebeu 367 valeus em 115 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Tchop
Padrão

Acredito que opinião todos tem o direito de ter, mas ter sua opinião reconhecida como crítica no sentido que o Roosevelt trouxe já são outros quinhentos.

Não dá pra impedir as pessoas de quererem ser ouvidas, de serem levadas em consideração. Mas o que estas pessoas não entendem é que se realmente não se embasarem em algo realista e analítico suas opiniões serão meramente isto e não uma crítica, e pior, serão infundadas. Saber a diferença entre uma coisa e outra faz parte do crescimento intelectual de cada um, e nem todos realmente conseguem chegar a um resultado 100% correto. Até porque o correto para alguns é o errado para outros, depende de seu ponto de vista.

Só levando para a realidade da ME, vejo sempre as mesmas palavras contra a produção, contra um trabalho, que como foi dito no primeiro post, é baseado na tentativa e erro. Quando fazemos algo, sabemos que podemos errar, somos humanos, assim como uma eventualidade pode dar errado. E o erro, se realmente for do desejo de quem o pratica, leva à evolução.

Agora pense bem, levando para a sua realidade: O que você prefere ser, perfeito e preso à este estado estático de perfeição, ou imperfeito e livre para ser o que quer que sua evolução faça de você?

Pense antes de opinar. Assim é que se nasce uma crítica.

E é isso... Vlw ae:thumb:
  #9 (permalink)  
Antigo 26-08-2008, 12:28
no céu com diamantes

Valeu: 284
Recebeu 122 valeus em 34 Posts
Padrão

Falou o filósofo do Plurall!! Vc sempre manda MTOO Bem, meu primo!

Concordo com tudo que vc diz, e acho que os críticos sem fundamento estão por aí em todos os aspectos, ñ apenas no mundinho eletrônico. Uma vez um amigo comentou comigo: "Esse povo de rave ñ tá satisfeito com nada, reclama q o lugar é longe, q o som tá baixo, q a grama ñ é verde o suficiente"... É compreensível, pq "antigamente" era tudo lindo, tudo uma vibe... Mas as coisas mudam, inclusive a cor da grama daquele lugar onde vc curtiu uma PVT 5 anos atrás... E se as coisas mudam e eu, vc e todo mundo não faz nada pra criar uma mudança positiva, é óbvio que as coisas só tendem a piorar...

Recentemente passei por uma situação como essa na minha vida pessoal, tive que lidar com críticas - análises = reclamações... Creio que a equação mais correta seria crítica + análise + sugestões - reclamação = solução. Muitas vezes criamos uma certa expectativa em algo e ao vermos que as coisas não andam da maneira com que imaginamos, passamos a criticá-la. Devemos deixar a vaidade de lado e aceitar sugestões, por mais que a gente ache que nossas atitudes são corretas, sempre tem alguém que pode acrescentar algo. Às vezes as melhores idéias surgem das situações mais inusitadas. Sou a favor de críticas e sugestões, acredito que vc pode tirar uma idéia excelente de algo que aparentemente não tem nada a ver (brainstorm!). "EU FARIA" não tá com nada. Ninguém faz nada sozinho. Esse deveria ser o U do PLUR... Pra mim a letra mais importante, pq sem união não rola amor e respeito, muito menos a paz...

Respeito aqueles que preferem se calar, inclusive eu mesma tenho me calado diante de certas situações. Mas se acreditamos em algo, se temos um objetivo, devemos fazer por onde. Inclusive, aceitando as críticas e usando-as para buscar as soluções.
Responder com Citação
  #10 (permalink)  
Antigo 06-09-2008, 20:40
Progredindo.

Valeu: 7
Recebeu 0 valeus em 0 Posts
Padrão

Tão ruim quanto crítica sem proposta de solução é uma crítica sem atitude de mudança.
Afinal, acho excelente que as pessoas critiquem, gostaria até que mais gente criticasse as coisas (ops, isso não é uma crítica?!? rs), mas acho que além de falar, devemos fazer. Que ótimo que temos espaço para analisar cada item de uma festa, mas se vc vai, critica e retorna... vai, critica e retorna... vai, critica e retorna...tá na hora de pensar sobre seus valores.

Quanto à etimologia da palavra, que corresponde a quebrar para pôr em crise e, sendo assim, analisar, eu acho válido pensar que a soma de todas a partes não necessariamente forma o todo. Análise nada mais é que o oposto de síntese e, de acordo com o pensamento cartesiano, podemos enxergar algo através da observação de cada uma de suas partes. No entanto eu acho essa visão limitada, apesar de ser mto difícil um outro modo de observação, até por força do hábito.

Bem, tentando tornar o que eu disse mais claro, existe uma analogia que eu gosto mto de usar para ilustrar o que eu tô dizendo. Se vc pensa num tapete, sabe que ele é unicamente formado por linhas. Entretanto, se vc juntar todas as linhas que o compõe, na quantidade exata e nas cores exatas, elas nunca serão um tapete. Existe uma combinação, algo que não é material, que levou a esse resultado.

Colocando dentro do nosso universo, vc pode ir a uma festa e criticar num review cada item da mesma, num intuito de criticar o todo, que é a festa. Porém, não necessariamente se vc unir todos os elementos, isso resultará na sua "nota" para a festa, na sua impressão. Existe algo além dessa soma, que une tudo isso de um modo para uma pessoa e de outra forma para outra. É preciso uma visão holística da realidade, então a análise, por mais que seja útil, não traduz a realidade, é apenas um olhar.
Responder com Citação
Resposta

Favoritos

Tags
defesa , erro

Usuários Ativos Atualmente Vendo Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada
Modos de Exibição

Regras para Posts